Autodesenvolvimento

Organização mensal: como faço a minha!

10/09/2020

Todo dia primeiro é a mesma coisa por aqui: tiro algumas horas do dia para fazer minha organização mensal! Me sinto super bem quando estou com a vida em ordem – nas finanças, no trabalho e na esfera pessoal (metas, dia a dia). Por isso, quero inspirar você a tentar também! Não tenho nenhum método milagroso e realmente acho que o melhor jeito de fazer isso é aquele que funciona para a sua personalidade. Mas quem sabe uma dica ou outra pode ajudar, né? Vamos lá!

organização mensal

Um lembrete: sou super analógica com essas coisas – preciso ver tudo no papel, marcar, dar check… Sei que não é o melhor pras árvores, mas é com planners e cadernos que me organizo, não tem jeito!

Finanças

Fico de olho no dinheiro durante todo o mês, mas é no dia primeiro que paro para fazer alguns cálculos. Tenho contas que vencem justamente nessa data, então de todo jeito teria que acessar meu banco pra fazer os pagamentos. Costumo me organizar entendendo as coisas de um jeito simples, mas que julgo ser eficiente (pelo menos pra mim).

  • A pagar: São as despesas fixas, aquelas que não variam (ou variam pouco) todos os meses, como aluguel, condomínio, luz, gás, internet e por aí vai.
  • A receber: É a previsão do montante que terei disponível no mês – geralmente, tem variação.
  • Despesas variáveis: Uma estimativa de gastos com coisas do tipo supermercado, farmácia, compras, etc.
  • A guardar: Aquele dinheiro que não será gasto e servirá para a realização de alguma meta de curto, médio ou longo prazo. Aqui, entra desde uma previdência privada até um móvel novo pra casa que desejo comprar à vista (sou mais desse time)!

E, sim, vai tudo na ponta do lápis mesmo! hahahaha Não tenho o costume de usar planilhas ou aplicativos de finanças. Funciona bem pra mim desse jeito, então mantenho. Como disse, faço revisões pontuais para ver se minhas previsões estão corretas e se as coisas estão indo como o planejado, claro.

Trabalho

Não sei se você sabe, mas além de ser criadora de conteúdo no CDD há quase 12 anos, também sou jornalista! Escrever é a coisa que mais curto fazer na vida e, volta e meia, faço alguns frilas para empresas e marcas que precisam se comunicar melhor por meio dela. 🙂 Por isso, tem épocas em que concilio uma jornada dupla de trabalho, o que requer, obrigatoriamente, organização!

Na verdade, mesmo se estiver sem nenhuma outra tarefa além do que já faço por aqui e nas nossas redes sociais, gosto de ter uma visão macro dos meus conteúdos do mês. Então, todo dia primeiro, paro para fazer o calendário de publicações do blog, do Instagram, do Youtube e da nossa newsletter semanal (inscreva-se!), com um detalhamento de temas, formatos, coisas que vou precisar… Deixo tudo programado!

É com esse preparo que eu consigo ir criando os conteúdos ao longo do mês. Vou dividindo as tarefas relacionadas ao longo das semanas e, consequentemente, dos dias, de maneira a ir construindo um pouco de cada vez até chegar nas versões completas para postar. Em geral, reviso isso toda segunda-feira pra ajustar uma coisa ou outra!

Vida pessoal

Pra fechar, temos então organização mensal da minha própria vida, aquela de pessoa física mesmo, sabe? hahahaha E aqui entram duas coisas: minhas metas e meu dia a dia. Falando sobre o primeiro item, costumo deixar um tempinho só pra pensar (e escrever) aquilo que quero em relação a mim mesma, minha casa, meu dinheiro…

Mas só isso não basta, viu? Também penso no que vai me fazer chegar lá, o que envolve organização do tempo e de recursos, bem como prazos. É aquela coisa: só ficar sonhando não leva a gente a lugar nenhum – claro que é importante e eu acredito muito na lei da atração, porém, tem que dar uma forcinha prática, né?

Em relação ao meu dia a dia, que é onde, de fato, as coisas se constroem, o momento é de revisão. Vejo como andam meus horários semanais dentro de um tripé: tempo livre para mim, tempo de trabalho e tempo de descanso (tipo dormir ou não fazer absolutamente nada mesmo). Tá, nada verdade coloco na equação um quarto elemento, que são as tarefas da casa, porque elas também tomam tempo e precisam estar a nosso serviço – e não dominar nossa vida!

Um aviso

Já disse antes, mas não custa repetir: isso aí é o que funciona pra mim! E, não, não sou um robô que entra em pane se não fizer as coisas exatamente daquele jeito milimetricamente calculado. Deus me livre disso, aliás! hahahaha Imprevistos acontecem, tem dias em que estou sem a menor vontade de realizar alguma coisa… Enfim, vida normal, né?

Pra mim, essa é a melhor coisa de planejar: você não se deixa ser engolida pelo dia a dia, deixando seus sonhos e coisas importantes de lado sem nem perceber. Se realizar um décimo do que está ali, pode acreditar, já é lucro! Então, nada de comparações. O que vale é a maneira que funciona melhor pra você. <3

Em vídeo

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Letícia 03/12/2021 às 21:52

    Amei… amo conteúdos sobre organização e estou pronta para me inspirar…

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB