Resenhas Sinceras

3 anos depois: será que eu ainda faço low carb?

01/09/2020

Se você me acompanha há mais tempo pelo CDD, deve se lembrar de que, em maio de 2017, eu comecei a fazer low carb. Como esse é um assunto que volta e meia ressurge, resolvi fazer um update mais de 3 anos anos depois! Para assistir ao vídeo, é só dar o play aqui embaixo ou continuar para ler 9 perguntas e respostas feitas por quem nos segue no Instagram!

Caso você não tenha acompanhado, alguns avisos! O primeiro é que tive acompanhamento profissional desde o começo e acho isso de extrema importância se sua ideia for mudar a alimentação. O segundo tem a ver com as razões pelas quais eu iniciei o processo, que explico bem no primeiro vídeo gravado para nosso canal do Youtube sobre o tema. Aqui, é possível ver a playlist completa com esse conteúdo e também como foi o desenvolvimento de tudo, numa espécie de diário!

Mas então vamos lá. Vou colocar as perguntinhas em títulos para poder responder uma a uma!

Você faz low carb ainda? Conseguiu incluir como hábito para a vida ou foi fase?

Acho difícil dizer”sim” ou “não” para essa questão porque, em algumas refeições do dia, acabo comendo de maneira low carb por ter acostumado o paladar com esse tipo de alimentação. Mas não posso dizer que é algo intencional, uma vez que hoje me concentro em comer de maneira saudável, seja LC ou não! Na minha alimentação, entraram coisas que não são consideradas na estratégia, como os grãos, por exemplo.

Por quanto tempo você fez? Quantos quilos perdeu?

De maneira acompanhada, por um pouco menos de 2 anos. Depois disso, abri espaço para outros alimentos, mas sempre buscando manter o equilíbrio. Pelos registros que consegui achar aqui, comparando maio de 2017 a outubro de 2018, foram 13,1 kg de gordura perdidos. Depois disso, não controlei mais minha constituição corporal. O que sei é que, atualmente, estou sempre com o mesmo peso estabilizado, que gira em torno dos 72 kg – às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos.

Usou alguma estratégia além da low carb para emagrecer?

Meu peso perdido mais expressivo foi quando mudei apenas a alimentação – mas isso é meu organismo, certo? Cada pessoa responde de um jeito. Depois de um tempo, comecei a fazer musculação e engrenei na academia, o que me manteve com mais massa magra e menos gordura. Apenas no fim de 2018 é que fiz terapia vitamínica na nutróloga, mas foi por um curto período de tempo e não posso dizer que foi o fator primordial para MEU emagrecimento (em caixa alta para lembrar disso mais uma vez).

Você se cobrava por não seguir a alimentação à risca sempre?

Não porque eu não estava com pressa nenhuma. Como já comentei antes, meu objetivo era voltar ao meu peso habitual, aquele estável que comentei acima. Eu estive totalmente focada por alguns períodos de tempo, o que me ajudou, claro. Mas, ainda assim, sabia que faz parte da vida abrir uma ou outra exceção e não me culpava por absolutamente nada!

Qual a parte mais difícil da low carb para você?

Acho que foi logo no começo, quando só comia comida industrializada e fast food, porque me vi tendo que ir pra cozinha, organizar refeições, aprender coisas novas… Isso passou logo também, especialmente quando comecei a ter resultados que me deixavam animada. Claro que, vez ou outra, senti falta de comer aquele doce, uma massa, enfim, coisas que não fazia parte da alimentação. Porém, posso dizer com tranquilidade que não foi um martírio pra mim porque fazia substituições que me deixavam feliz também.

O que você mais gostava de comer dentro da low carb?

Pra mim, uma das melhores coisas da LC é que entram leite e derivados, além da gordura. Ou seja: se ia comer, sei lá, um chuchu, colocava bacon e deixava ele gostoso. Ou, então, se o prato do dia era couve flor, tacava queijo e deixava uma delícia! Enfim, eu achava as coisas gostosas, até mesmo o chocolatinho 70% cacau ou aquelas pastinhas com zero açúcar pra comer com alguns tipos de fruta, como morangos, por exemplo, que compõem a alimentação.

Como voltar para a “linha”? Tem uma maneira não “dolorosa”?

Gostei que a seguidora colocou entre aspas as palavras, porque se é uma martírio, precisa ser revisto – de verdade! Mas consegui entender o que ela quis dizer. Pra mim, o que funcionou muito bem foi curtir numa boa quando comia algo não previsto na estratégia e, já na refeição seguinte, retomar normalmente. Ou seja, buscava não ficar com aquele pensamento de “ahhh, agora que eu comi a coisa x, vou comer y e z também”, sabe?

Alguma dica para café da manhã low carb?

Comi MUITO ovo cozinho, mas porque às vezes tinha preguiça de fazer outras coisas e porque gostava mesmo! Hoje, enjoei. Ainda assim, existem várias receitinhas de pães e bolos LC pra quem curte muito esse tipo de comida pela manhã! Eu sempre colocava aquilo que queria comer no Google pra ver se havia opções adequadas pra estratégia. Dava certo!

Qual o melhor doce low carb para TPM?

Pra mim, chocolate 70% dava conta do recado! E, como disse, algumas frutas mais as pastinhas doces, tipo pasta de amendoim, beijinho zero açúcar… Agora não vou me lembrar as marcas porque faz muito tempo que não compro, senão indicava!

Perguntinhas respondidas? Espero que tenha gostado!

você pode gostar também destes posts

7 comentários

  • responder Aline 01/09/2020 às 14:55

    O aumento do consumo de alimentos gordurosos, como bacon e queijo, não fez seu colesterol aumentar?

    • responder Laís 02/09/2020 às 07:31

      Fiquei nessa dúvida também. Imagino que pra quem comia fast food e “alimentos” ultraprocessados em geral tenha sido um avanço. Mas fiquei pensando que pra quem já come de forma saudável, esse low carb seja uma piora…

    • responder Thais Marques 09/09/2020 às 12:11

      Essa é uma pergunta bem comum e tem bastante informação a respeito por aí – comigo não aconteceu e acho que é melhor você ler a opinião de especialistas 🙂

  • responder Isabela 03/09/2020 às 07:43

    Olá Coisas de Diva! Receitas super praticas e rapidas de low carb!
    Confira aqui: http://bit.ly/receitaslowcarbfaceis.com.br

  • responder Betty Theo 05/09/2020 às 07:43

    Amo viver em lowcarb, sou cetoadaptada já, faço cetogênica desde março, pra mim foi a benção na saúde, agora já estou em manutenção de peso, uma vez ou outra faço uma refeição livre. Não sinto mais falta dos alimentos que me deixaram inflamada e doente do passado. Curei pressão alta, meu filho está se curando de diabetes tipo 2 e isto é a vitória, lowcarb/cetogênica é vida. Ah e os exames só melhoraram, tinha triglicérides de 206 foi para 48, feliz, super indico e com acompanhamento de profissionais.

  • responder Clarice 21/10/2020 às 09:48

    Acompanhamento profissional é ótimo, com certeza, mas não consigo ver necessidade de ir a um médico para perguntar se posso parar de comer pizza e hamburguer e começar a comer comida feita em casa com carne e verduras… ;). Nem sempre é fácil achar um profissional que não te mande comer de 3 em 3 horas (ainda mais em Curitiba!) e te enche de bolacha, arroz e macarrão integral (ecaaaaa).

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB