Cosméticos Resenhas Sinceras

Desodorante natural: minha experiência de um mês usando desodorante cristal [2023]

08/10/2023

[Post originalmente publicado em abril de 2020, atualizado em outubro de 2023]

O desodorante natural que a gente conhece como Cristal (ou Crystal) não é exatamente novo. Mas comecei a usar tem pouco tempo. Aliás, esse nome é por conta de uma marca, Crystal, que produz esse tipo de desodorante. E aí acabou que ele ficou conhecido pelo nome – mais ou menos o que a gente faz com máscara de cílios e rímel, sabe?

Nomenclaturas a parte, esse post é para contar minha experiência com esse produto. Há algumas semanas, desde que o período de isolamento social começou por aqui, resolvi aproveitar para fazer um teste longo com o produto. Será que funciona?

Desodorante natural: mas o que é desodorante cristal?

desodorante natural

O desodorante cristal é uma alternativa natural aos desodorantes tradicionais e é feito principalmente de alúmen de potássio, um mineral natural. Ao invés de mascarar o odor ou bloquear os poros, como muitos antitranspirantes fazem, o desodorante cristal atua criando uma camada fina na superfície da pele que ajuda a prevenir o crescimento de bactérias responsáveis pelo odor.

Como resultado, ele combate o mau odor sem interferir no processo natural de transpiração do corpo. Por ser livre de fragrâncias sintéticas, álcool, parabenos e outros químicos, é frequentemente recomendado para pessoas que buscam opções mais naturais e menos agressivas para a pele.

Ah, vale lembrar que o alúmen no nome dele não indica que esse é o mesmo alumínio presente nos antitranspirantes, ok?

Por que o alúmen de potássio é eficaz contra o mau odor?

O alúmen de potássio é eficaz contra o mau odor graças às suas propriedades antibacterianas. O mau odor associado à transpiração não é causado pelo suor em si, que é majoritariamente composto por água, mas sim pela ação de bactérias presentes na pele. Essas bactérias decompõem os ácidos no suor, produzindo compostos que têm cheiros desagradáveis.

Ao aplicarmos a barra de alúmen de potássio na pele, ela forma uma camada protetora que impede a proliferação dessas bactérias. Sem a presença excessiva delas, a decomposição do suor é reduzida, e consequentemente o mau odor também. Além disso, o ambiente salino criado pelo alúmen de potássio não é propício para a proliferação bacteriana, o que ajuda a manter as axilas mais frescas e livres de odores por um período mais prolongado.

Como usar?

desodorante natural

A utilização dele é simples. Basta molhar um pouco a pedra e passar na pele. Há quem indique fazer esse processo duas vezes – molhar, passar, esperar secar, molhar, passar de novo. Confesso que fiquei com um pouco de preguiça, costumo passar uma vez só. Em geral, aplico duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Funciona mesmo?

Eu já tinha feito alguns testes por períodos curtos com ele – de até uma semana mais ou menos. Mas acabava interrompendo o uso por ficar com medo de que ele me deixasse na mão em dias muito cheios ou quentes. Essa foi a primeira vez que usei por semanas a fio. E isso é importante porque, especialmente se você usava antitranspirantes direto, como era meu caso, leva um tempo para que o corpo se habitue.

E eu tenho curtido bastante. Não diria que sou uma pessoa que sua muito, mas também não faço parte do time das que não suam nem no calor de 40 graus. Acho que estou na média. E nesse período, achei que o desodorante tem funcionado super bem.

desodorante natural

Pra mim, entre os pontos mais positivos estão o fato de que ele não deixa textura na pele e nem mancha roupas. Esse meu também não tem cheiro (apesar da foto do mangostim na embalagem), então não briga com outros perfumes. Também imagino que ele dure muito, uma vez que segue intacto quanto ao tamanho.

Ah, claro, ele também é uma alternativa mais natural aos antitranspirantes, uma vez que não inibe uma função natural do corpo. Vou continuar usando, sim, minha experiência até agora é bastante positiva.

Adaptação ao desodorante cristal

Quando você migra para o desodorante de cristal, pode passar por um período de adaptação que dura algumas semanas. Nesse intervalo, seu corpo reage à falta das substâncias químicas comuns em antitranspirantes e desodorantes convencionais, como os sais de alumínio que bloqueiam os poros e impedem a transpiração.

Ao usar o desodorante de cristal, os poros antes obstruídos começam a liberar o suor e as toxinas acumuladas. Esse fenômeno pode levar a um aumento temporário na transpiração e a mudanças no odor. No entanto, com o uso contínuo, o desodorante de cristal ajuda a equilibrar a flora bacteriana da pele, regulariza a transpiração e estabiliza o odor. Durante essa fase de adaptação, é crucial ter paciência e dar tempo ao corpo para se ajustar.

Onde comprar?

Esse desodorante que aparece nas imagens do post foi comprado na Tailândia. Comprei em uma lojinha de cosméticos por lá, devo ter pego cerca de US$ 1. Por aqui, indico os da marca Lafe’s, que tem várias versões de desodorantes naturais – cristal, spray, stick. Confira algumas versões abaixo – para comprar é só clicar nos quadrados.

Desodorante natural: meu relato em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá!  Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

16 comentários

  • responder Carina 15/04/2020 às 12:12

    Eita, U$1! Baratex! Comprei um mini na iHerb por 18 conto. Ainda não comecei a usar todos os dias, porque tenho outros por acabar, mas essa pedra parece que vai durar eternamente! Conta pra gente quando acabar??

    • responder Paula 05/07/2020 às 13:26

      Você comprou no iHerb e chegou no Brasil? nunca compre por esse site, queria saber se é confiável

      • responder juliane 02/10/2020 às 11:28

        oi Paula!
        sempre compro os produtos neste site e é super seguro, de 9 vezes que pedi uma foi taxada apenas.
        pode condiar

  • responder Caroline 15/04/2020 às 16:36

    não me adaptei e voltei a usar o que estava habituada que é um da Alergoshop

  • responder Carla 15/04/2020 às 17:01

    Fiz a transição para esse desodorante no ano passado e gostei bastante! No verão mais pesado não segura tão bem, mas aí troco pra um desodorante mais power só nos dias de calor escaldante que eu tenha que fazer várias coisas no mesmo dia – no restante dos dias fico com esse. Comprei na Lohas Store, tem de várias marcas. É carinho, mas dura incrivelmente, coisa de 1 a 2 anos!

  • responder Clézia Mafra 16/04/2020 às 07:06

    Vi a venda no Amazon, não dessa marca específica, mas de outras marcas.

  • responder Matheus 16/04/2020 às 22:30

    Quer aprender como fazer uma make como uma profissional de verdade?? Acesse o link abaixo e descubra como:

    https://go.hotmart.com/I27037564C

  • responder CAMILA FERNANDA DALL'AGNOL 23/04/2020 às 22:48

    Eu tb trouxe da Tailândia. Gostei muito!

  • responder Monique Soares 23/05/2020 às 00:30

    Eu tenho alergia a desodorante, e pra piorar tenho muito odor, mas não transpiro tanto. Já usei diversos, o único que ajuda na alergia e a segurar mesmo é desodorante vermelho da vichy, mas 79 pra usar um mês não está dando. Comprei um assim no mercado livre e tentarei fazer a transição agora nesse período que não está tão quente e estamos em isolamento. Tomara que dê certo!

    • responder Ana Carolina 30/03/2021 às 19:27

      e ai, deu certo?

  • responder Luciana 13/06/2020 às 11:52

    Algum tempo estava procurando por um review sobre este desodorante até por ser mais natural. Adorei as dicas. Obrigada

    • responder Ana 02/06/2021 às 17:07

      Comprei na shopee por 23 reais, sinto para aqueles dias mais corridos que só da tempo de passar pela manhã ele não aguenta muito não, mas é uma ótima alternativa

  • responder Luciana 09/10/2020 às 08:38

    Eu chamo de desodorante vitalício. Uso desde 2014 quando tive câncer. O primeiro durou 2 anos pq caiu e quebrou. O segundo já tem 3 anos e meio e segue praticamente intacto. Uso todos os dias e nunca passei perrengue de maio cheiro com ele. O custo beneficio nem se compara com os tradicionais. Testem para ver!

  • responder Lafe's: testei um desodorante cristal que dá para encontrar no Brasil 30/10/2020 às 09:39

    […] talvez já tenha visto que o primeiro post que eu fiz sobre esse tipo de produto era falando de um desodorante que eu trouxe da Tailândia. Agora com o da Lafe’s fica mais […]

  • responder Genaine 17/12/2022 às 09:27

    Senti falta de vc dizer sobre o cheiro mesmo, se ele resolve ou não! Tipo, vc tem muito CC? E ele resolveu? Ou nós primeiros dias vc teve CC com ele e depois parou? Ou vc não tem muito CC e por isso ele resolveu? Senti falta de ser mais clara nessas informações.

    • responder Lina 06/02/2023 às 11:55

      Eu suo bastante e o cheiro de CC é forte!! Estou usando o da lafes faz uma semana e está bem quente ultimamente. Pra mim funciona bem, por umas 8-10 horas (como diz na embalagem). Na academia sinto que não vai segurar então eu passo duas vezes antes de ir.. Molho a axila, passo e deixo secar. Aí repito o processo.

    deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB