Corpo Resenhas Sinceras

Lafe’s: testei um desodorante cristal que dá para encontrar no Brasil [2023]

11/09/2023

Vocês lembram que já falei sobre desodorante cristal por aqui antes, né? Isso porque minha primeira experiência com esse tipo de produto tinha sido com uma opção que comprei na Tailândia… Ou seja, não era tão fácil assim de encontrar. Acontece que de lá pra cá, vimos uma popularização desse tipo de desodorante por aqui. O Lafe’s, por exemplo, felizmente já é facilmente encontrado até em farmácias! Mas funciona tão bem quanto o outro? Vamos descobrir!

[Esse post foi escrito em outubro de 2020 e atualizado em 2023]

O que é desodorante cristal?

O desodorante cristal é uma alternativa natural aos antitranspirantes tradicionais. Ele é feito de alúmen de potássio, um mineral encontrado na natureza. O modo como o desodorante cristal funciona é interessante: ao umedecê-lo com água e aplicá-lo na pele, forma-se uma fina camada de sal mineral que age como um bloqueador natural de odor.

O alúmen de potássio tem propriedades adstringentes e antibacterianas que ajudam a inibir o crescimento das bactérias responsáveis pelo odor corporal. Além disso, ele não contém fragrâncias ou produtos químicos, o que o torna uma opção hipoalergênica para pessoas com pele sensível.

Mas vale a pena ressaltar: desodorante é diferente de antitranspirante. Desodorante (como é o caso do Lafe’s) apenas impede o mau odor. Já os antitranspirantes costumam agir de forma a impedir (ou diminuir) a transpiração.

Desodorante cristal Lafe’s

Expliquei aqui em cima mais ou menos o que é o desodorante cristal, mas se você não conhece, recomendo que dê uma lida aqui nesse post, que foi o primeiro que fiz. Para usar o desodorante cristal (vale pra qualquer um, seja o da Lafe’s ou outros), é só umedecer a pedra e passar nas axilas. Ele não tem cheiro, não deixa textura e não mancha roupas. Só é preciso ter cuidado para não derrubá-lo porque ele é frágil e pode quebrar.

Importante dizer que quem usa antitranspirante tradicional pode passar por um período de adaptação de 15 dias.

O que achei dele?

Antes da resenha, vou contar um pouquinho da minha experiência com o desodorante cristal. Em março, comecei a usar justamente para conseguir contar para vocês sobre esse tipo de produto, fazer posts e vídeos, por exemplo. Realmente achei que iria usar por alguns meses e depois acabar voltando para os tradicionais. Mas o que aconteceu foi que eu gostei tanto, me adaptei tão bem que continuo usando. Até tentei usar outro esses tempos e acabei voltando pro cristal. Amei real!

Basicamente, a única diferença entre o desodorante da Lafe’s e o meu que eu trouxe da Tailândia é que o da Lafe’s é bem maior. Mas a experiência é exatamente a mesma. Eu costumo aplicá-lo à noite e pela manhã e não tenho problemas com odores, mesmo quando faço exercícios. Como ele é um desodorante e não antitranspirante, você sente que está transpirando – mas confesso que depois que me adaptei, sinto que até suo menos.

Além disso, pra mim é ótimo o fato dele não deixar textura na pele – nunca mais manchei blusas ou sutiãs com desodorante. Ah, nesses meses todos usando, sinto que a pedra vai diminuindo de tamanho, mas é bem lentamente. Ou seja, mesmo que esse desodorante seja mais caro do que um tradicional, ele vai durar anos, acredite. No fim das contas, acaba sendo ainda mais barato.

Alúmen de potássio é o mesmo alumínio dos antitranspirantes?

O alúmen de potássio é uma forma diferente de alumínio em comparação com o alumínio comumente encontrado em antitranspirantes tradicionais. Nos antitranspirantes tradicionais, você normalmente encontra sais de alumínio, como cloreto de alumínio ou cloridrato de alumínio, que agem obstruindo temporariamente os dutos das glândulas sudoríparas para reduzir a transpiração.

Por outro lado, o alúmen de potássio funciona principalmente controlando o odor corporal, mas não interfere significativamente na transpiração. O alúmen de potássio não é considerado da mesma maneira que os compostos de alumínio nos antitranspirantes tradicionais, e geralmente é considerado uma opção mais natural. É importante notar que, como com qualquer produto, algumas pessoas podem ser sensíveis ao alúmen de potássio, então é aconselhável fazer um teste de pele antes de usar.

Minha pedra está cheirando mal, o que fazer?

De vez em quando recebo mensagens de pessoas relatando que usam o desodorante cristal, mas que com o tempo ele começou a cheirar mal. Se isso aconteceu com você, lave-a com água morna e sabão neutro, certificando-se de secá-la completamente antes de guardá-la em um local seco e arejado. A limpeza regular ajudará a evitar odores futuros. Lembre-se de que a pedra de alúmen é natural e não contém fragrâncias, então a higiene adequada é essencial para mantê-la sem odores desagradáveis. Se o odor persistir, considere substituir a pedra.

Composição

Preço e onde comprar

Essa minha versão é a de 120g, que é bem grande, e custa cerca de R$ 89. Mas além dessa, tem versões menores também para quem preferir testar antes. O de 85g custa R$ 69.

você pode gostar também destes posts

28 comentários

  • responder Vania 30/10/2020 às 21:56

    Ja tinha ouvido falar e já estava querendo testar. Seu post goi a desculpa perfeita. Acabei comprando outros produtos que queria muito testar também (shampoo e condicionador em barra, por exemplo) e pra não pagar frete. Kkkkkk
    Torcendo pra gostar pq será uma praticidade.
    Beijos.

    • responder Alexsandra Benevides 01/11/2020 às 14:15

      Aqui em casa, eu e meu marido, começamos a usar este tipo de desodorante, usamos o da marca Alva já a dois anos e 1/2 e agora que precisamos comprar outro (ou seja o preço é salgado no começo, mas se usar direito, tomando cuidado para não cair dura mais de 02 anos com duas pessoas usando).
      Parceria para o resto da vida com este tipo de desodorante.

      • responder Raissa 19/10/2022 às 21:18

        Eu fiquei com cheiro ruim na axila não sei pq

  • responder Maria José torres de souza lima 31/10/2020 às 15:02

    Onde comprar no Rio de Janeiro?

  • responder Mariana Tratoria Spectaculare 01/11/2020 às 13:25

    Passa uma pedra no suvaco??

  • responder Viviane 01/11/2020 às 19:03

    Comprei na maior expectativa Desodorante cristal Lafe’s mas infelizmente tive alergia. Testei por varias vezes com dias de descanso, mas todas a vezes a minha axila irritou com bolinhas, vermelhidão e ardor. Só estou colocando a minha experiência para assim saber que não é hipoalergenico

    • responder Leticia 20/02/2022 às 22:14

      Viviane, também tive alergia. Fiquei arrasada porque realmente é uma ótima opção, mas sem condição de aguentar a ardência e vermelhidão que fica.

    • responder Flávia 15/01/2023 às 12:05

      Puxa, achei que era só eu que estava sentindo essa coceira e vermelhidão, o produto em si é ótimo, adorei o fato da durabilidade dele na pele, inclusive tento em vista que eu precisava usar desodorante masculino. Acabo passando ele 1 vez ao dia somente. Vou tentar mais um tempo e ver se realmente é o desodorante ou o fato de usar a lâmina de depilação

  • responder Thata 03/11/2020 às 15:03

    Meninas, momento desabafo: acho que vencemos o desodorante aqui em casa! rs Eu e meu marido testamos a versão da Lafes muito animados desde março. Estava funcionando muito bem, mas começamos a perceber em agosto que a pedra estava cheirando CC! Tentei buscar informações no google sobre maneiras de higieniza-la, mas não encontrei. Não faz sentido se o alúmen de potássio é bactericida, não é verdade? Ficamos bem desapontados…. Alguém já vivenciou isso? Tem dicas?

    • responder Marina Fabri 04/11/2020 às 14:32

      Comigo não aconteceu, mas eu tentaria lavar a pedra com sabonete mesmo.

    • responder Verdê Cosméticos 08/02/2021 às 17:57

      Oi Thata!
      Nós sempre indicamos aplicar o desodorante com a axila recém lavada. Se precisar reaplicar, o ideal é higienizar a axila antes, mas como a Marina disse, você pode lavar a pedra com um sabonete que o cheiro sai 🙂

    • responder Larissa 02/07/2021 às 08:04

      Oi, Thata! Aqui em casa estamos passando pela mesma situação, já lavei o cristal e mesmo assim o cheiro persiste. Já não sei o que fazer, estou pensando em desistir desse tipo de desodorante, infelizmente. Se fez alguma coisa com o seu e puder passar a dica, seria ótimo!

      • responder vanessa 29/11/2021 às 11:45

        tem q borrifar álcool nele q o cheiro de cc sai

    • responder Girlane 10/07/2021 às 20:49

      Li em outros sites que só pode ser aplicado com a pele limpa, reaplicar não pode.

    • responder deborah 02/02/2022 às 23:35

      Thata, comigo aconteceu a mesma coisa! já lavei com sabonete e o cheiro não sai… e sempre passei após o banho ( o que significa axila limpa, sem odores )!! Alguém tem dicas para resolver???

  • responder Marcileia 30/11/2020 às 06:22

    Marina, quando você diz que usa de noite e de manhã é após o banho? Ou por exemplo você toma banho a noite, usa o desodorante e quando acorda na manhã seguinte repõe?
    Obrigada

    • responder Marina Fabri 30/11/2020 às 08:36

      Quer dizer que uso de manhã e à noite mesmo hehe, independente se tomei banho.

  • responder Melhores produtos de 2020: achado do ano 12/01/2021 às 09:30

    […] março, comecei a usar esse tipo de desodorante (expliquei tudo aqui e aqui, se você tem curiosidade, aproveita e já lê) para conseguir contar para vocês, fazer posts e […]

  • responder Desodorante Lafe's em spray: testei a versão de Lavanda 28/05/2021 às 09:30

    […] Justamente por isso, resolvi testar uma nova versão: o Lafe’s em Spray. Já tinha usado o cristal e esse tem o mesmo ativo na composição (alumen de potássio), só que […]

  • responder Aline 30/05/2021 às 03:26

    qual a marca desse rosinha,procuro e não acho, por favor mande o link dele ou o nome ou uma loja virtual que o venda por favor

    • responder Marina Fabri 30/05/2021 às 17:17

      Não tenho link, foi comprado na Tailândia. É exatamente igual ao que está no post.

    • responder Cíntia 28/05/2023 às 09:01

      Comprei achando que seria uma ótima e resolveria o problema de mais cheiro deu alegria é não segurou .

  • responder Zulmara 06/07/2021 às 12:42

    Será que criança de 9 anos pode usar?

  • responder Maria Aparecida Caetano de Souza 22/03/2022 às 18:54

    Estou passando por problemas familiares e, devido ao estresse e ao suor tb, estava com mto ‘CC’. Descobri este desodorante por acaso e resolvi testar. 5 dias de uso e acabou o mau cheiro nas axilas. Estou mto satisfeita.

  • responder Viviane 14/01/2023 às 18:01

    Eu tive alergia, parecia que tinha passado sal nas axilas, tentei voltar a passar, mas queimou ainda mais e realmente não dá pra reaplicar sem tomar banho, pra mim não dura muito tempo sem que fique sem odor.
    Para algumas pessoas funciona para outras não, infelizmente.

    • responder Flávia 15/01/2023 às 12:08

      Para mim acontece o mesmo efeito, parece que passo sal, uma pena pois a proposta do produto é ótima

    • responder Alessandra Lopes 01/04/2023 às 22:17

      Estou usando a 3 meses e achei maravilhoso, porém no último mês aconteceu esse lance da pedra cheirar mal.
      E também nunca utilizei o produto sem antes tomar banho.?

    deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB