Cosméticos

Qual a ordem certa dos produtos para a pele? Confira

28/03/2020
ordem certa dos produtos

Se tem uma coisa que sempre gera dúvidas é qual a ordem certa dos produtos para a pele. Especialmente entre quem está começando a entrar no mundo do skincare. Recentemente recebi algumas dúvidas sobre esse assunto via Instagram e resolvi transformá-las em um post por aqui.

Meu intuito é apenas falar de forma geral sobre a sequência de produtos. Aí cada um pode adaptar a ordem com o que tem em casa ou com o que a dermatologista tiver indicado. Mas é claro, se quiser indicações de produtos, aqui no blog não falta.

Também já mostrei por aqui minha rotina de cuidados pela manhã e à noite, caso alguém queira ver o passo a passo.

Ordem dos produtos pela manhã

ordem certa dos produtos

A rotina da manhã é bem mais simples. Isso porque você só vai precisar higienizar o rosto para remover resquícios de algum produto ou alguma oleosidade que tenha surgido. Assim o rosto fica como uma tela em branco pra receber tratamentos e maquiagem, caso você queira.

Com a pele limpa, recomendo ou um hidratante facial de textura leve ou uma vitamina C. Essas são as opções mais fáceis para esse momento. Depois, é hora do protetor solar e aí sim, caso seja sua escolha, maquiagem.

“Mas meu BB Cream ou base já tem FPS, preciso aplicar protetor mesmo assim?”. Sim! Para que o filtro solar (ou produto com FPS) tenha a eficácia prometida, é preciso aplicar uma quantidade específica. Basicamente, é uma colher de chá para o rosto. Acho difícil que alguém aplique uma colher de chá de base ou BB Cream no rosto – parece pouco, mas não é. Pode fazer o teste aí.

Por via das dúvidas, não dispense o protetor.

E para remover tudo?

ordem certa dos produtos

Vamos começar então com a ordem certa dos produtos para a limpeza da pele. Aqui a gente pode encontrar variações. Tem gente que prefere demaquilante bifásico, por exemplo. A minha sequência – que pra mim funciona super bem – é a que vou mostrar aqui.

Se eu estiver usando muita maquiagem – bastante base, por exemplo – começo removendo o grosso com uma água micelar. Depois, uso um óleo de limpeza que serve para derreter toda a maquiagem e resíduos. Especialmente produtos resistentes ou à prova d’água, como máscara de cílios. Aí é a vez do sabonete facial.

“Mas por que usar dois (ou até três) tipos de removedores de maquiagem?”. Bom, os resíduos e produtos que a gente aplica na pele são muito resistentes. Usando um óleo e um sabonete, você remove todos os tipos desses resíduos. É tipo aquele experimento que a gente fazia no colégio, de que água e óleo não se misturam, lembra? O óleo vai remover alguns resíduos, o sabonete outros.

A última etapa do processo de limpeza pra mim é o tônico. Existem tônicos com as mais diversas funções. Atualmente tenho usado um com ácido glicólico porque adoro esse ativo.

Hora do tratamento

ordem certa dos produtos

A pele limpinha é importante não apenas para a saúde e aparência dela própria. É importante para que os produtos que a gente aplica depois sejam efetivos de fato. E nessa hora, você tem uma gama enooorme de produtos que pode usar. E posso voltar a falar desse assunto no futuro também, dando algumas possibilidades.

Basicamente, você pode simplesmente aplicar um hidratante e ir dormir. Simples assim. Mas caso queira aplicar algum outro tipo de produto – um anti-idade, por exemplo, ou um óleo, há uma regra simples. Vá sempre do mais leve para o mais denso.

Você pode aplicar um sérum, por exemplo, que tem textura bem fluida e depois um produto anti-idade. Caso vá aplicar óleo, ele é sempre o último na sequência.

Qual a ordem dos produtos? Em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá!  Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

9 comentários

  • responder Alexandre 28/03/2020 às 11:26

    Interessante salientar que essa quantia de protetor solar é pra a cabeça, o que inclui toda a regiao(considerando que vc seja careca), então só pro rosto é aproximadamente meia colher de chá, outra forma, que acho até mais precisa(colher não é uma medida mt precisa) é utilizar 2 camadas do protetor solar(aplicar uma camada normal, sem economizar, mas sem exagerar, e repetir)

    • responder Marina Fabri 31/03/2020 às 16:26

      Eu linkei o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia no post, o indicado é uma colher para o rosto mesmo.

  • responder Jac 28/03/2020 às 14:57

    Marina, por favor onde vc achou esse mini Oleo da Missha? Eu só uso ele, mas pea levar em viagem acho muito ruim o pote enorme

    • responder Marina Fabri 31/03/2020 às 16:25

      Comprei no tester korea, ele vem numa embalagem com 4 frascos de 100 ml cada.

  • responder Carina 29/03/2020 às 16:31

    Será que a ordem de certos produtos não dependem, também, do princípio ativo dele? Vitamina C, por exemplo, acho que diminui a eficácia se usados com alguns outros componentes, não?

  • responder Fernanda Oliveira 30/03/2020 às 18:06

    Muito legal e gostaria de salientar que a vitamina C, vem sendo bem recomendada principalmente para nós que vivemos no Brasil (muito sol), para prevenir o envelhecimento. Podemos variar a rotina, fabricando os próprios sabonetes em casa: http://www.abreai.com/aprenda-a-fazer-sabonetes-artesanais

  • responder Miucha 30/03/2020 às 21:25

    Eu costumo usar a água micelar como último passo de limpeza tanto pela manhã como à noite.
    À noite, é CO, sabonete, água micelar para tirar os últimos resíduos e os creminhos.
    E eu não uso uma colher de chá de protetor solar, mas minha dermato deu a seguinte dica: aplicar uma camada, esperar uns dois minutinhos e aplicar de novo. Assim, você usa uma quantidade adequada e o protetor não faz a make esfarelar

  • responder Cuidados com a pele aos 30 anos: antissinais que eu usei e recomendo 10/08/2020 às 10:14

    […] Para essa listagem selecionei apenas produtos cuja descrição indicasse alguma ação anti-idade. Alguns deles também tem ativos hidratantes (como o ácido hialurônico, por exemplo). E sim, de forma geral os produtos que são apenas hidratantes também ajudam nessa função antissinais, uma vez que a reposição de água e nutrientes ajuda a preencher linhas finas que vão surgindo na pele. Posso fazer uma listagem dessas também de hidratantes, mas hoje vou me concentrar nesses dez aqui embaixo. Se você tem dúvida a respeito da ordem de aplicação dos produtos, falei sobre aqui. […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB