Cabelos

Cabelos com luzes: tudo que aprendi nesses muitos anos de cabelo descolorido

04/03/2020

Opa, falou em cabelos com luzes, falou comigo mesma. Tenho os fios descoloridos desde… Bom, na verdade nem lembro desde quando, acredito que pelo menos há uns 18 anos. Nesse meio tempo, já tive o cabelo mais claro, mais natural, já retoquei com mais frequência ou menos frequência. Tudo isso faz com que o resultado final fique bem diferente.

cabelos com luzes

Atualmente eu retoco menos as luzes, o que quer dizer que minha raiz natural loiro-escura vai aparecendo mais. Como esse é um assunto bastante perguntado por aqui, resolvi reunir dicas e inspirações neste post.

Cabelos com luzes: quem pode usar?

Todo mundo que quiser :). Claro, é preciso ressaltar que as luzes nada mais são do que uma técnica que envolve descoloração, tintura ou ambos. Na maioria dos casos, envolve descoloração. Essa é uma técnica bem diferente de pintar os fios, pois é basicamente o contrário. É retirar o pigmento dos fios.

Por isso, o resultado da técnica no seu cabelo sempre vai depender da cor natural dele. Se você tem cabelos naturalmente pretos, vai ser muito mais difícil chegar ao platinado, por exemplo, do que uma pessoa que tem fios castanho claros.

cabelos com luzes
Meu cabelo como está atualmente – meu último retoque foi no início de novembro, há quatro meses.

Quanto mais contraste houver entre seu cabelo natural e a cor das luzes que você quer, mais agressiva será a química. E quanto mais agressiva a química, mais danificado fica o cabelo. Por tanto, confie sempre no profissional que escolheu para realizar a técnica para que não haja risco de corte químico.

Ah, falando nisso, é melhor que você escolha um só tipo de química. Evite fazer procedimentos como alisamento + descoloração. Isso aumenta muito as chances de corte químico e cabelo elástico.

Se alguém quiser indicação de profissional aqui em Curitiba, quem é responsável pelo meu cabelo é o Joel Tracz, do Torriton do Pátio Batel.

Cabelos com luzes: inspire-se

Meus cuidados básicos

cabelos com luzes

Já falei aqui nesse post sobre alguns cuidados básicos que tenho com os cabelos. A minha rotina segue essencialmente a mesma: não lavo todos os dias, evito água muito quente e secador. Além disso, uso MUITA máscara – não faço cronograma certinho, mas intercalo opções hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Cabelo descolorido tem que cuidar MESMO!

Os produtos que estou usando são sempre os que já postei aqui no blog. Recomendo sempre as linhas da Wella e Redken para cabelos danificados.

Mas e o shampoo violeta?

Esse é um produto bastante conhecido de quem tem luzes nos fios e, consequentemente, um dos campeões entre perguntas que recebo. Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, há uma série de produtos como shampoos, condicionadores e máscaras feitos especialmente para neutralizar tons amarelados ou alaranjados que vão surgindo nos fios descoloridos.

cabelos com luzes

E eles são, em geral, de um tom bem profundo de violeta, pra rebater o amarelado. Por mais que sejam bem eficazes, pra falar bem a verdade, não sou uma grande fã. Não é que eu não use, não é isso… Uso eventualmente, se olho para as pontas dos fios e sinto que estão um pouco mais amareladas do que gostaria. Atualmente, tenho usado essa linha da Amend uma vez por mês ou até menos.

O motivo que me faz não usar tanto, além do fato de que não sinto tanta necessidade, é que acho que o uso excessivo desses produtos deixa um tom que não me agrada nos fios. Um pouco acizentado demais.

E as pontinhas?

Outra questão importante é sobre as pontas. Quem já teve cabelo descolorido sabe bem: elas ficam mais ressecadas, frágeis, até espigadas. E para evitar isso não tem muito segredo: hidratação, máscaras hidratantes, óleos finalizadores, leave-in hidratante… Eu uso tudo isso e mesmo assim não dá para evitar totalmente.

As pontas ressecadas vão aparecer. E nesse caso, o melhor a fazer é cortar. O cabelo é uma matéria morta, por mais que a gente tente ao máximo não danificar, não há forma de fazer com que aquele fio volte a ser o que era antes da química.

você pode gostar também destes posts

7 comentários

  • responder Helena Scanavini 05/03/2020 às 16:09

    Marina, vc não tem problema com frizz?? desde q comecei com as luzes, brigo com o frizz! rsrs mesmo hidratando, mascara 1x/semana pelo menos…
    Se deixo secar naturalmente, ai q eles se apossam da minha cabeça mesmo! rsrs

    • responder Marina Fabri 06/03/2020 às 17:19

      Tenho, sim, mas confesso que não me importo muito… Passo uma gotinha de algum óleo e pra mim tá ok.

    • responder Wilma serra 11/04/2021 às 14:46

      Cabelo tá quebrado, qual o melhor procedimento

  • responder Queratina líquida para os cabelos: o que é e para que serve 02/04/2020 às 13:05

    […] Cabelos com luzes: tudo que aprendi nesses muitos anos de cabelo descolorido […]

  • responder Shampoo Tio Nacho Antiqueda Clareador 03/04/2020 às 15:56

    […] Cabelos com luzes: tudo que aprendi nesses muitos anos de cabelo descolorido […]

  • responder Máscara matizadora: testei a Ice Blonde da Amend 06/04/2020 às 10:01

    […] Cabelos com luzes: tudo que aprendi nesses muitos anos de cabelo descolorido […]

  • responder Máscara matizadora: testei a Ice Blonde da Amend | Blog 06/04/2020 às 17:15

    […] Vamos falar hoje sobre uma máscara matizadora? Esse tipo de produto que é muito amado e idolatrado por quem tem cabelo descolorido e que eu… Não dou muita bola! Haha, sim, eu quase não uso produtos matizadores na minha rotina de cuidados. Até comentei isso por aqui tem pouco tempo. […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB