Bem-estar Dicas Vídeos

Facilite sua vida fazendo uma mudança minimalista!

04/02/2020

Está saindo de uma casa – ou até mesmo de uma cidade – para outra? Aposto que sua cabeça anda a mil pelo tanto de coisas que precisa fazer! Pois hoje venho ajudar você com um assunto no qual me tornei perita depois de sair de Curitiba para morar em São Paulo: mudança minimalista!

Mudança minimalista?

Se você costuma assistir a vídeos no Youtube (aproveitando, temos um canal lá!), já deve ter se deparado com o tema minimalismo alguma vez. Mas, se esse conceito ainda lhe parece novo, sugiro que dê uma olhada nesse conteúdo que já fiz antes para entender melhor!

Fato é que o conceito pode ser aplicado para qualquer área da vida, inclusive para a mudança. Inclusive, apostar nisso vai ser maravilhoso se você não quiser dor de cabeça na hora de transportar suas coisas de um lugar para outro! Entenda: uma vida com menos apego material (o que não significa nem de longe se torna, sei lá, uma monja) torna tudo mais leve – não somente em termos de espaço físico, mas de espaço mental também!

Por onde começar?

O primeiríssimo passo para uma mudança minimalista começa, então, pelo desapego. Diria que pelo menos um ou dois meses antes do grande dia é necessário iniciar a limpeza de excessos materiais da sua vida! Para isso, eu me organizei da seguinte maneira:

mudança minimalista

O print aqui em cima vem diretamente do meu Google Docs, mas você pode montar uma planilha onde achar melhor! Eu prefiro colocar lá para poder acessar e editar sempre que necessário, inclusive do celular.

Estrutura básica da planilha:

Data de inclusão da tarefa | Categoria | Tarefa | Prioridade | Complexidade | Tempo estimado de execução | Status | Prazo

Veja que a estrutura esmiúça absolutamente TODAS as etapas do processo. Quanto mais dividido em mini tarefas, melhor. Só assim você vai ter a sensação de sempre estar fazendo algo em prol da sua mudança minimalista sem se cobrar tanto (ou enlouquecer mesmo, hahahaha), uma vez que não dá para parar toda a vida para resolver o desentralhe da casa.

Para mim funcionou muito bem! Organizei tudo por cômodos e, antes de começar, reservei um tempo para eliminar a bagunça colocando tudo em seus devidos lugares: o que é do quarto, vai no quarto; o que é do banheiro, no banheiro… E assim por diante!

Conforme ia resolvendo a situação de cada lugar, selecionava as coisas para jogar fora, reciclar, doar ou vender. Se quiser ver um conteúdo apenas sobre isso, me conta nos comentários que eu faço, combinado? Tenho boas dicas para dar porque corri atrás de meios sustentáveis, que ajudaram pessoas e me renderam dinheiro para me desfazer daquilo que tinha.

Mas já adianto que meu olhar sobre as coisas estava muito mais criterioso. A gente não tem noção do quanto acumula durante a vida, né? Isso que já tinha uns bons anos que mudei minha relação com o que possuo! O segredo do minimalismo está em rever a forma de consumir, que é o maior gerador de excessos. Pense como um ciclo: uma hora você vai ter que quebrá-lo!

Quais os resultados?

Pela minha experiência, a mudança – mesmo interestadual – foi a mais tranquila que já tive! Inclusive muito mais do que quando me mudei de um apartamento para outro, em 2017. Poupei não somente energia mental, mas dinheiro também. Pense: quanto maior o volume de caixas e plástico bolha, mais grana você precisa empatar no transporte.

Minhas caixas vieram absurdamente organizadas para cá porque eu sei exatamente o que possuo! E digo mais: tenho o que me basta, não preciso de mais. Isso é libertador, garanto para você! Fora que hoje a gente vive numa baita crise de espaço – os apartamentos estão cada dia menores e, mesmo assim, o valor do metro quadrado só aumenta!

Então fica o questionamento: você precisa MESMO de tanta coisa? Repense sua forma de consumo, aquilo que já está ali parado (seja por apego emocional ou excessos anteriores) e aproveite uma mudança minimalista para se tornar, de fato, uma pessoa minimalista! Tenho certeza de que o processo vai ser enriquecedor para sua experiência de vida. <3

Em vídeo

Camiseta Amaro | Óculos Prada | Batom Nude Castanheli quem disse, berenice?

você pode gostar também destes posts

3 comentários

  • responder Larissa 05/02/2020 às 13:19

    Adorei! Mudei de apartamento ano passado e fiz exatamente dessa forma. Doei mta coisa e comprei super pouco para o apto novo… cada vez mais vejo que preciso de menos coisas, tanto em roupas quanto de coisas para a casa!

  • responder Thais Marques 11/02/2020 às 18:38

    Como é BOA essa sensação, né? <3

  • responder Ana 24/11/2021 às 14:02

    Oi, Thais! Vou mudar de estado em breve com família (marido e filho pequeno). Sempre fui da turma do desapego, mas meu marido não é muito não rs
    Comecei a fazer uma planilha para organizar a mudança baseada nessa sua.
    Você chegou a fazer um post mais detalhado sobre esse tema? Se sim, pode colar o link aqui, por gentileza?
    Grande abraço!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB