Dicas Viagem

Boipeba: tudo o que você precisa saber para conhecer a ilha!

16/02/2020
boipeba

Depois de contar tudinho a respeito de Morro de São Paulo por aqui, chegou a hora de dar todas as informações sobre Boipeba, outro paraíso baiano!

boipeba

Onde fica Boipeba?

A ilha de Boipeba encontra-se no município-arquipélago de Cairu, na Bahia. É vizinha à ilha de Tinharé, onde fica Morro de São Paulo. A localidade fica a cerca de 80 quilômetros de Salvador.

Como chegar?

Se você acompanhou o post que escrevi sobre Morro de São Paulo, deve saber que o trajeto para essa região não é dos mais fáceis. No caso de Boipeba, não há embarcação direta saindo de Salvador. Portanto, é preciso passar por Morro ou por Valença e então trocar de transporte! Todo o rolê de barco dura quase 6 horas, por isso, prepare-se!

Outra sugestão é fazer a famosa rota semi-terrestre. Somando-se aos barcos, há opções de ônibus e carro – em geral, jipes 4×4. Considerando que eu e minhas amigas primeiro ficamos em Morro de São Paulo, a ida para Boipeba foi feita a partir dali, de lancha. Compramos o que seria o passeio em torno da ilha e pedimos para ficar na Boca da Barra, onde nos hospedamos. Na volta, bem aventureiras que somos, pegamos o jipe!

Em termos de conforto, é obviamente melhor ir de avião. Mas custa caro! Então, minha sugestão é mesmo dar uma passadinha em Morro de São Paulo e de lá ir pra Boipeba com uma embarcação – o passeio é gostoso e geralmente o pessoal para em piscinas naturais. Se você não tiver problema com o sacolejo do jipe e um pouco de areia na cara, faça como a gente e volte assim! Passamos por lugares lindíssimos.

boipeba

Boipeba x Morro de São Paulo

Boipeba e Morro de São Paulo são radicalmente diferentes. E, ao contrário do que li em sites de viagem por aí, são destinos que podem, sim, ser escolhidos pela mesma pessoa! hahahaha Todas nós concordamos que seria sensacional curtir Morro por alguns dias e depois descansar de verdade em Boipeba. Se você é uma viajante bipolar, aproveite e vá pros dois lugares!

Minha impressão sobre Boipeba foi de que pude frequentar, efetivamente, legítimas praias da Bahia. Lá é TUDO mais sossegado! É como se o tempo passasse devagar, sabe? Há muito espaço para o silêncio, a contemplação e o contato com a natureza. Senti também que me aproximei melhor do modo de viver local – há poucos turistas e os acontecimentos são, digamos, mais originais. Acho que a palavra simplicidade define bem. <3

boipeba
Fonte: ilhadeboipeba.org

Como se orientar?

Comentei agora pouco que os barcos chegam pela Boca da Barra, né? É nessa região que está situada Velha Boipeba, ou seja, a vila onde estão os restaurantes, barzinhos e toda a infra-estrutura de serviços do lugar. Assim como Morro de São Paulo, em Boipeba não circulam carros. Por isso, se faz tudo a pé, então a proximidade é sempre bem-vinda!

A ilha possui várias praias: Boca da Barra, Pedrinhas, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema, Cova da Onça, Ponta dos Castelhanos… É possível chegar a todas elas caminhando ou de barco. Se você for do tipo econômica e gostar de andar, se joga! Os trajetos incluem belas porções de areia à beira mar, trilhas em fazendas de coqueiros de encher os olhos e até manguezais!

Foi assim que eu e minhas amigas nos viramos. Tanto que aguentamos andar até, no máximo, Moreré. Acabamos não conhecendo as demais praias, mas só esses rolês já valeram muito a pena. Inclusive, no dia em que fomos até lá, tivemos que negociar a volta de barco, porque a maré estava subindo no fim do dia. Foi tudo meio sem planejamento, mas deu certo.

boipeba

Praia da Boca da Barra

Nossa pousada (mais pra frente falo melhor sobre ela!) ficava de frente para a praia da Boca da Barra. Tomar café da manhã ou deitar na rede tendo uma vista como aquela vista era maravilhoso, mas não diria que era o melhor local para banho! Ali, há o encontro do mar com o rio do Inferno, então rola uma correnteza sinistra. Por causa disso, a água é também mais escurecida, não tão azul, sabe?

Praia das Pedrinhas

Aqui, o nome já diz tudo: uma praia repleta de pedras! Péssima para mergulho, mas boa para fazer umas fotos diferentes.

boipeba

Praia de Tassimirim

Tassimirim já começa a deixar as coisas mais interessantes! Na maré baixa, dá para aproveitar a formação de piscinas naturais entre os recifes. Não seria uma praia onde eu passaria o dia, mas é possível curtir um pouco. Ah, e não esqueça de levar sua canga, porque praticamente não há barracas ali!

Praia da Cueira

Agora sim uma praia que vale muito a visita! Passamos um dos dias só na Cueira. A infra-estrutura é bem atraente: tem mesas, cadeiras e guarda-sóis disponíveis graças ao restaurante do Guido, que serve apenas a melhor lagosta que já experimentei na vida, sério! Não dá vontade de ir embora: comida boa, cervejinha gelada, música ao vivo… E, para completar, aquele visual maravilhoso!

boipeba

Praia de Moreré

Essa foi, pra gente, a cereja do bolo. Caminhamos até lá em outro dia da viagem! Para você ter ideia, a partir da Boca da Barra são mais ou menos uns 6 quilômetros! Mas valeu a pena cansar as pernas na areia, viu?

Moreré é aquele cartão postal que você cria na sua cabeça quando alguém fala nas praias da Bahia. Mesmo! A começar pelas piscinas naturais de água transparente e com temperatura super agradável. Aí tem também aquela porção de coqueiros verdinhos e uma faixa de areia fina e clara!

Logo no começo da praia, paramos na barraca Moreré. Ela não oferece espreguiçadeiras, mas tem mesinhas à beira mar abrigadas do sol e redes. O lugar é simples, já aviso! Agora pensa numa comida boa! A casquinha de siri estava surreal. Aliás, a impressão que tenho é de em qualquer local da Bahia a gente sai satisfeito nesse sentido.

Mais adiante, demos um pulo também no restaurante Paraíso. Que lugar gostoso! Lá, dá tranquilamente para passar o dia todo descansando e observando o mar. Basta sentar numa das mesas cobertas ou esticar a canga no gramado (foi o que fizemos, recomendo!). Tem sorvete artesanal, água de coco, comidinhas… Foi a partir dali que voltamos de barco.

boipeba

Onde ficar?

Mais uma vez, depende muito do bolso e do seu gosto! É tudo super pé na areia, mas as hospedagens vão desde pousadas mais roots até aquelas bem natural-chic, passando por hostels descolados.

Tem também a questão da localização. As praias todas são mais desertas e sossegadas, então tem mais a ver com o desejo (ou a falta dele) de se locomover de um lugar pro outro e da vontade (ou não) de experimentar mais opções de lazer além do lugar de hospedagem.

Nós adoramos ficar na Boca da Barra, porque, apesar de distante de Moreré e das praias adiante, dava pra fazer tudo por ali. A proximidade com a vila local deixou tudo mais genuíno! E a nossa pousada era uma graça. Se chama Nascente do Sol, tem quartos para até 4 pessoas com rede particular, wi-fi e ar condicionado. Bom atendimento e café da manhã digno, viu?

Pousada Nascente do Sol: (75) 3653-6083

boipeba

O que comer?

Boipeba foi o lugar em que mais petiscamos, acho! Então, além das dicas que já dei na parte das praias, vale mencionar alguns lugares.

Ponto da Barra

Na Boca da Barra, jantamos um dia no Ponto da Barra, que tem pizza no cardápio. Não foi a melhor que comi na vida, mas estava gostosa. Foi bom para dar uma pausa pontual no tempero baiano! O lugar é bem intimista à noite, com música ao vivo e luz de velas.

Ponto da Barra: (75) 99912-0013

Praça Santo Antônio

Entrando em Velha Boipeba, tem a vila com várias opções gastronômicas. Na praça Santo Antônio, rola uma feirinha livre com acarajé, tapioca e outras iguarias baianas, além de música ao vivo, artesanato local… É muito bacana ficar por lá, recomendo!

Restaurante Zumbi dos Palmares

Esse lugar foi um achado. Da cozinha pequena de uma pessoa só, sai uma moqueca e um bobó de camarão SUPER bem servidos e de comer rezando! Sério, que saudade de sentir aquele gostinho!

Restaurante Zumbi dos Palmares: (75) 3653-6237

boipeba

O que fazer em Boipeba?

DESCANSAR. Essa é a melhor coisa pra fazer lá, hahahaha! Mas também existem algumas outras coisinhas mais. Falando de vida noturna: o máximo que você vai ver nesse sentido é a feirinha na praça e, dependendo do dia, um forró no Abaquar, que é um hostel bem legal em Velha Boipeba.

O bom mesmo é aproveitar o dia até a chegada do pôr-do-sol que, aliás, é espetacular. Vimos na Boca da Barra, mas o mais legal é subir até O Céu de Boipeba, uma hospedaria aberta para visitantes. A entrada é por trilha na praia de Tassimirim, mas vá com alguém que conheça, porque sem guia é fácil se perder! A vista é lindíssima: dá pra ver o sol, o mar e a vila de cima, por vários ângulos diferentes, como num mirante!

Em termos de passeios, acho que a melhor recomendação é fazer a volta pela ilha mesmo, parando nas piscinas naturais. Mas tem mais algumas atividades, como canoa pelo mangue, caminhada guiada, observação da baleia jubarte, quadriciclo… Vi tudo isso na agência Coco Dendê.

Abaquar Hostel: (75) 3653-6263

boipeba

Resumindo

Se você está em busca de um lugar tranquilo, com praias praticamente desertas, muitas belezas naturais, boa comida e a legítima forma de viver dos moradores, seu lugar é Boipeba!

Poderia ter facilmente ficado mais uns dias lá, porque é muito maravilhoso. Espero que tenha gostado das minhas dicas de viagem!

você pode gostar também destes posts

2 comentários

  • responder Nadya Hatsue 15/09/2020 às 19:33

    Um dos destinos (se não “o” destino) que mais gosto do litoral brasileiro.

  • responder Celma 19/12/2021 às 07:59

    Olá!
    Voltar de barco pra Boipeba,
    Com trator e tantos quadriciclos, saindo de Moreré, não vou uma boa escolha. Perderam em não ir ao Bainema e a
    castelhanos , pois vale muito a pena atravessar o mangue. Para os desavisados, a noite em Moreré e show. Vale combinar um triciclo pra ida e volta se tiver hospedado em Boipeba, ou se hospedar e Moreré mesmo, que conta com ótimas pousadas. E a noite funcionam ótimos locais pra um rolê, como o bar do Giba, o Espaço Muitu Bem (assim mesmo “Muitu”) e o @casafiltro que é um restaurante e hamburgueria, que, confesso é de longe o melhor hambúrguer da vida, e tem opções vegetarianas tb. Tem aquela cerveja bem gelada, e os melhores drinks da ilha. Sem falar da Ana e o Pedro, donos do restaurante, que são demais. Vale conferir.
    Abraço!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB