Cosméticos

Como cuidar da pele à noite: minha rotina atual

08/12/2019
Como cuidar da pele à noite

Já dividi com vocês por aqui minha rotina de cuidados com a pele pela manhã, certo? Pois hoje é dia de mostrar como cuidar da pele à noite – ou seja, a rotina de skincare que sigo antes de dormir.

Importante dizer: essa é a minha rotina de cuidados, com o que dá certo para mim. Posso recomendar produtos que gosto e que funcionam pra minha pele, mas é importante se consultar também com seu dermatologista de confiança, ok?

Demaquilar

Começo sempre removendo a maquiagem. Aqui na foto abaixo coloquei várias opções – é tudo pra dizer que sim, estou sempre variando de marca ou textura do produto, mas a ordem segue mais ou menos a mesma.

Coloco um pouco de água micelar em um cantinho de uma toalha de algodão (toalha mesmo, tipo de rosto). E aí com delicadeza removo o “grosso” da maquiagem, como base, bb cream, batom. Atualmente estou usando a água micelar da Davene, que é muito boa. Mas sou grande fã também da Bioderma – e uso também o que eu tiver disponível, pode ser Nivea, L’óreal, etc.

Como cuidar da pele à noite

Depois chega a hora do óleo ou balm de limpeza. Já expliquei certinho tudo sobre double cleanse aqui. Basicamente, massageio um pouco do óleo ou balm no rosto todo, focando mais nos olhos, para remover bem a máscara de cílios, delineador e etc. Quando estiver tudo bem derretido, enxáguo com água. Gosto do da Missha, do da Clinique, do da The Body Shop, do da Banila… Enfim, já testei uma infinidade por aqui!

Essa limpeza em várias etapas segue mais ou menos a lógica do que a gente aprendia na aula de química: o óleo e a água não se misturam. Ou seja, alguns resíduos vão sair com óleo de limpeza, outros só com sabonete facial.

Limpar

Aí chega a hora do sabonete facial. Alterno entre vários! Dentre os tradicionais, tenho usado esse da linha Make B de O Boticário (a embalagem mudou, a minha é antiga) e o da Sallve. São muito bons porque não agridem nem ressecam minha pele.

Como cuidar da pele à noite

Eventualmente alterno com um sabonete enzimático coreano – tenho esses da Tosowoong e da Cosrx. Eles têm uma formulação diferente, com ativos diferentes – por isso são em pó (são instáveis em meio aquoso). São feitos para ‘quebrar’ moléculas que formam cravos – fazem uma limpeza mais pesada, mas também sem agredir.

Como cuidar da pele à noite

Para fazer a espuma com os sabonetes em pó, rola usar as mãos ou um espumador (o do meio aqui em cima) desses, que deixa a espuma beem densa. Uso sempre com meu Foreo – sou apegada a ele, sim, sinto que deixa a pele limpinha e bonita.

E, terminando a limpeza, a última etapa é o tônico, que aplico com os dedos ou algodão.

Tratar

Depois de tuuuudo isso, com a pele bem limpinha, vêm os tratamentos! Aplico ou o Mineral 89 da Vichy ou Immortelle Reset da L’occitane como um passo intermediário. Eles são leves e feitos para serem aplicados antes de algum produto de tratamento. Enquanto o Mineral 89 hidrata e é muito leve, o da L’occitane serve para diminuir a aparência de cansaço na pele. E funciona real!

Como cuidar da pele à noite

Aí é hora de algum hidratante específico para a área dos olhos. Aí coloquei como exemplo o da linha Oils of Life da The Body Shop e o Pot Pourri da minha xará Marina. Porém, se a situação estiver tensa, apelo também para o Nivea latinha, que amooo.

Para finalizar, aplico um óleo facial. Meus dois favoritos atuais são esse da Biossance de Vitamina C, Squalano e Rosas e esse da linha Chronos da Natura.

Rotina de cuidados à noite: em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá!  Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

2 comentários

  • responder Laura 09/12/2019 às 14:58

    Marina, a minha rotina é bem parecida com a sua. A única diferença é que eu uso água micelar depois do óleo e do gel de limpeza, para tirar eventuais resíduos desse produtos também.

    Minha questão é outra: sei que o seu trabalho é testar um monte de coisas e por isso, vários produtos abertos ao mesmo tempo.
    Exatamente por isso, você se preocupa em não usar o produto depois de vencido o tempo considerado ideal para ele ser usado? A data de validade do produto depois de aberto e não aquela data de validade geral que é a regra aqui no Brasil.
    Eu me preocupo bastante com essa validade pós abertura (ainda que a data de validade geral seja maior). Gosto de usar produtos “frescos” na minha pele, com ativos bem “ativos” (hehehehe). Se o fabricante diz que a validade pós abertura é de 1 mês (como uma vitamina C da Vichy, por exemplo), quando der 31 dias que abri, vou jogar fora, não importando a validade geral e a quantidade de produto ainda existente.
    Você consegue seguir esse sistema? Essa validade de abertura é importante para você ou segue a linha do “se não cheira mal, estou usando?

  • responder Bianca 13/12/2019 às 00:45

    Esse limpador da Salve, depois de 15 dias usando, ficou com um cheiro de estragado, terrível. Não recomendo, ainda mais com o recall de outro produto. Isso é muito sério!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB