Viagem

5 coisas que aprendi viajando sozinha

29/10/2019

Para quem não tem costume, viajar sozinha pode ser uma ideia assustadora. Como eu já tive algumas experiências assim, hoje posso te contar com sinceridade o que aprendi viajando sozinha.

Em setembro tive a oportunidade de ficar um mês em Toronto, ano passado passei um final de semana em São Paulo e em 2016 estive em um resort em Goiás por alguns dias. Em todas essas vezes eu viajei sozinha e cada uma dessas viagens foi diferente. Uma viagem para estudar, outra para passeios culturais e outra para descansar, em todas elas eu viajei desacompanhada e posso te dizer com sinceridade que vale muito a pena.

5 coisas que aprendi viajando sozinha

Eu acho que viajar com amigos ou parentes é super divertido e ter companhia praticamente o tempo todo deixa a viagem muito mais bacana. Mas as vezes, por obra do acaso, seus amigos não podem te acompanhar, não tem a mesma disponibilidade que você ou não querem ir para o mesmo lugar.

Nesse caso, acho que vale muito a pena ir sozinha mesmo. Eu não deixaria uma oportunidade legal de viagem passar apenas por não ter companhia para ir comigo. Essas são algumas coisas que acho importante levar em consideração.

#1 Você vai precisar de planejamento

Viajar sozinha quer dizer que, bem…, você está sozinha. E que qualquer coisa que acontecer, você vai precisar resolver sozinha. Por isso acho super importante fazer toda uma pesquisa antes de viajar.

Escolher bem o lugar para onde ir, onde se hospedar, ver o que as pessoas falam sobre o local na internet, ver no Google Maps como faz para chegar no hotel e nas principais atrações. Ver se os locais terão internet, se precisa de um chip diferente no celular, fazer seguro de viagem… Ou seja, se antecipar a tudo que pode precisar.

Mas calma que isso não é complicado de fazer, hoje na internet tem um monte de blogs e sites de viagem com informações a vontade. Você só vai precisar de alguns dias para virar uma especialista sobre o seu destino de viagem, pode ter certeza.

5 coisas que aprendi viajando sozinha

#2 Fazer sua agenda é libertador quando estiver viajando sozinha

Quem nunca viajou com um grupo de amigos que não conseguia chegar a um consenso de onde ir ou onde comer? As vezes acontece. Viajar sozinha não tem desses problemas e você pode fazer seu itinerário da forma que quiser.

Planejou ir no museu mas no meio do caminho tinha uma loja de cacarecos pra casa que ficou louca? Opa, é possível ajustar o passeio. Foi no restaurante e achou que a música estava alta demais? Sem problemas, só trocar de restaurante sem nem precisar argumentar. Poder fazer um cronograma com base em apenas seus gostos é sensacional!

5 coisas que aprendi viajando sozinha

Além disso, acho bem interessante ter meio que um cronograma diário dos lugares que você gostaria de passear, comer, fazer compras. Isso te ajuda a se locomover pela cidade, ocupar o tempo e não ficar com carinha de TO PERDIDA no meio da rua. O que nos leva ao terceiro ponto.

#3 Segurança acima de tudo

É meio triste dizer isso, mas é importante estar atenta a sua segurança onde quer que você esteja. Independe da cidade para onde viajou, preste atenção nos arredores, não deixe suas coisas sem que alguém esteja tomando conta, fique de olho em pessoas com atitudes suspeitas.

Infelizmente, em lugares muito turísticos, mulheres desacompanhadas viajando sozinhas podem ser alvo de abordagem de estranhos. Mas oh, por mais que isso soe alarmante, eu nunca tive problemas de segurança viajando sozinha. Mas pra gente, ainda é necessário sempre estar atenta no que está acontecendo.

#4 Viajar sozinha não é sinônimo de solidão

Se você não tem problema em fazer passeios sem ninguém ou ir num restaurante sozinha, vai tirar a viagem de letra. Nesses casos, um livro, ouvir um podcast ou até mesmo o celular podem te dar o que fazer enquanto espera por alguma coisa. Mas para quem não consegue imaginar esta ideia, existem outras possibilidades.

Você pode viajar numa excursão, por exemplo. Ou se hospedar em um albergue onde possa encontrar outras pessoas que estão viajando sozinhas. Nada te impede em fazer amigos durante a viagem e convidar algumas pessoas para te acompanhar durante o dia. Normalmente nessas duas possibilidades, sempre tem gente querendo fazer os mesmos passeios ou conhecer os mesmos lugares que você. E até uma boa oportunidade de testar suas habilidade social para fazer novos amigos!

5 coisas que aprendi viajando sozinha

#5 Viajar sozinha é uma forma de auto cuidado

Como comentei ali em cima, nunca deixaria passar uma oportunidade legal de viagem só por não ter companhia. Acredito que viajar nos engradece e nos traz a oportunidade de conhecer coisas novas, inclusive conhecer mais sobre nós mesmas.

Seja provar uma comida nova, ouvir uma música que nunca tinha escutado antes, ver como o pessoal se veste na rua ou aprender uma palavra nova, viajar nos abre um mundo que a gente não conhecia antes. Parece que vemos o mundo com outros olhos, independente de para qual lugar você escolha viajar, você sempre vai voltar sendo uma pessoa diferente do que era antes. Vai por mim!

Aqui no blog tem um monte de posts sobre as viagens que já fizemos, as vezes com amigos, as vezes viajando sozinhas. Vale a pena ver.

você pode gostar também destes posts

6 comentários

  • responder Bartira 29/10/2019 às 11:05

    Sabrina adorei suas dicas! Começo desse ano fui pra Salvador sozinha, com cara e coragem..kkk Fiquei na casa de um rapaz pela plataforma couchsurfing e foi incrível essa experiência. Passa por alguns perrengues mas é bem como vc disse, nos amadurece de tal forma. Faria de novo! Ah teve uma vez que fiz excursão de réveillon com grupo de agência e foi maravilhoso também, faz amizades e depois até conheci melhor um rapaz da viagem. É ótimo pois tenho histórias pra contar!!

  • responder Bianca 30/10/2019 às 15:24

    Post maravilhoso. Viajei sozinha após o término de um relacionamento que hoje percebo que foi péssimo pra mim. Essa viagem me ajudou demais a me reencontrar, sabe? E depois disso me fortaleci. Adoro seus textos Sabrina. Beijo!

  • responder Débora 30/10/2019 às 19:41

    Já perdi as contas de quantas vezes viajei sozinha, dentro do Brasil e no exterior… Chegou num ponto da vida, que solteira, às vezes, não encontro companhia para viajar, seja por incompatibilidade de agenda, diferenças de interesses ou poder financeiro de amigas e familiares… Decidi que a vida é curta para ficar esperando companhia e decidi ir sozinha. Tenho ótimas experiências, não me arrependo nem um pouco. Concordo que ter companhia é ótimo, mas viajar sozinha me permite construir a viagem no meu ritmo, apreciando o que me interessa. Acho que é necessário estudar bem o destino e pensar na segurança pessoal, como você colocou.

  • responder Renata 31/10/2019 às 18:18

    Já fui várias vezes ao RJ sozinha e amo! Quero ir pra outros lugares tb. Acho legal ter companhia, às vezes, mas tb gosto de ir sozinha e aproveitar td do meu jeito.

  • responder Camila 02/11/2019 às 16:19

    Esse ano eu viajei sozinha para encontrar uma amiga da faculdade, moro em Ji-Paraná/RO ela em Araçatuba/SP. Viajei de ônibus sozinha, passei 2 dias am Sampa capital e foi uma experiência única enriquecedora!!!!
    Já estou me planejando para voltar ano que vem a São Paulo novamente 🙂

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB