Maquiagem

Respondendo às principais dúvidas de maquiagem das leitoras do app Coisas de Diva

27/08/2019

Como você bem sabe, nós temos um aplicativo onde as leitoras podem acompanhar o conteúdo que fazemos e ainda participar de missões fotográficas e temas específicos.

O post de hoje foi feitos especialmente para quem nos acompanha por lá, que participa tão lindamente do aplicativo e transformou nosso app num canto quentinho para a gente se apoiar e trocar informações.

Dia desses, as meninas falaram sobre as coisas mais complicadas no mundo da maquiagem e hoje vou tentar ajudar em 3 deles: como passar delineador, como aplicar cílios postiços e como fazer o contorno facial.

Respondendo às principais dúvidas de maquiagem das leitoras do app Coisas de Diva

#1 Como passar delineador

Você vai me odiar se eu disser que a gente só aprende a fazer as coisas depois de treinar muito? Pois é, não tem jeito! Para todas essas coisas que vou falar hoje, a única forma de aprender é: treinando.

Sabe aquele dia que você está em casa de bobeira e sem nada pra fazer? Pega um delineador baratinho e vai pra frente do espelho treinar. Foi só assim que eu aprendi a usar delineador.

Respondendo às principais dúvidas de maquiagem das leitoras do app Coisas de Diva

Começando do começo, existem vários tipos de delineadores: líquidos com aplicador de feltro ou de pincel, lápis, canetinhas, em gel e até em pó. Meu conselho para quem está iniciando no processo é: evite os líquidos. Como eles são menos consistentes, o risco de borrar já na primeira encostada na pele é grande. Neste caso é melhor optar por algo mais cremoso e que deslize bem, por isso sempre indico os delineadores em creme ou gel. Mas se você não quer gastar dinheiro já de cara, um pincel chanfrado umedecido e passado numa sombra preta já é uma bela forma de quebrar um galho. E funciona!

Respondendo às principais dúvidas de maquiagem das leitoras do app Coisas de Diva

Para fazer o rabinho final do delineador, imagine uma linha que vai do canto externo do seu olho até a ponta da sobrancelha. Você pode seguir essa linha imaginária e levar o traço até onde achar melhor. Vale um curtinho ou até um mais exagerado, vai do seu estilo. Outra dica é imaginar que a linha inferior do olho continua para o lado, faça o traço como se fosse uma continuação dessa linha. Pode levar o rabinho até o côncavo, essa parte mais funda do olho, assim não tem erro.

Veja aqui mais dicas de como escolher e como aplicar o delineador. E também, acompanhe quais são meus delineadores preferidos do momento.

O vídeo abaixo da Mari Maria pode ajudar.

#2 Como colocar cílios postiços

Primeiro de tudo, você vai precisar de um par de cílios postiços e uma cola. Para escolher que tipo de cílios comprar, pense, para que você quer os cílios. Para ficar com fios alongados? Para dar muito volume? Para cada resposta desta existe um par de cílios adequados, geralmente o “benefício” está escrito na embalagem. Vale comprar aqueles baratinhos para começar a testar.

Respondendo às principais dúvidas de maquiagem das leitoras do app Coisas de Diva

Agora você precisa de uma cola. Eu já usei um monte delas e infelizmente só achei uma que é boa: a Duo, que custa R$55. Dificilmente eu indico loucamente algo caro, mas notei que o segredo do sucesso para usar cílios postiços é ter uma cola boa. Primeiro que ela vai funcionar de primeira e deixar os fios no lugar. Segundo que os fiozinhos vão ficar grudados por bastante tempo, sem descolar nos cantos. Vai por mim, se você gosta muito de usar os cílios artificiais, vale investir nesta cola.

Neste post você encontrará mais dicas de como aplicar cílios postiços e nesse tem ainda mais truques extras.

Meus truques para a hora de aplicar são:
01. É difícil mesmo colar essa desgraça e cansei de colar cílios no meio do olho e desistir do rolê todo depois de me irritar imensamente. Até hoje, tem dias que a coisa não vai. Mas o treino é sempre uma opção.

02. Eu acho melhor fazer toda a maquiagem do olho e depois partir pros cílios. Depois da cola secar, dou uma arrematada com o delineador para cobrir eventuais falhas ou excesso de cola que ficou fora do lugar.

03. Outro truque é esperar a cola secar um pouco antes de aplicar os cílios. Deixe ela ficar um pouco pegajosa antes, assim os cílios não vão ficar sambando enquanto você tentar deixar ele no lugar.

04. Mire o mais perto dos cílios originais possível e vai sem medo. Você vai errar 57 vezes até começar a pegar o jeito no negócio. Não tem como, só com treino a gente aprende essas coisas. Vai por mim, ninguém nasce sabendo nada!

Veja abaixo o vídeo da Bru Tavares para pegar passo a passo de como aplicar os cílios.

#3 Como aplicar contorno no rosto

Primeiro de tudo preciso dizer que fazer o contorno não é algo essencial. Se você está feliz com a sua maquiagem, ou sem o uso dela, segue o baile que está tudo bem. Meu conselho seria até “desencane do contorno”, mas eu não estaria ajudando ninguém desse jeito, risos.

Teoricamente, a técnica de contorno facial serve para iluminar algumas áreas do rosto e “disfarçar” outras com tons mais escuros. Tudo isso é complicado porque cada pessoa tem um formato de rosto e, para cada formato, existem área diferentes para iluminar e escurecer, então tudo isso acaba ficando complexo.

Respondendo às principais dúvidas de maquiagem das leitoras do app Coisas de Diva

Basicamente existe cinco áreas onde você pode aplicar o pó ou base de contorno: na testa bem rente aos fios de cabelo, nas laterais e abaixo do nariz, na diagonal abaixo das maçãs, na linha do maxilar e nas laterais do rosto. Dá só uma olhada na imagem abaixo para entender melhor:

Respondendo às principais dúvidas de maquiagem das leitoras do app Coisas de Diva

Vale dizer que o contorno precisa ser muito suave, usando produtos que sejam uns dois tons acima da cor da sua pele e o efeito deve ser um degradê de cores imperceptível. Lembre que a ideia é só realçar o rosto, exagerando na cor você pode deixar o visual muito esquisitão. Por isso vale testar em casa antes de usar a técnica para aquela super festa! Como eu disse, é complicado!

A Ju Goes deu algumas dicas no vídeo abaixo que podem ajudar.

Espero ter ajudado!

você pode gostar também destes posts

3 comentários

  • responder Viviane Cipriano 27/08/2019 às 22:08

    Cílios são um desafio pra mim, o primeiro olho fica bom e o segundo desanda :p. Contorno ainda estou treinando. Confesso que ainda tenho dúvidas sobre contorno e bronzear 🙁

  • responder Denise 31/08/2019 às 21:46

    Eu só consigo usar delineador em gel os outros não vai de jeito nenhum.

  • responder Luana Pereira 03/09/2019 às 07:41

    Minha maior dificuldade é deixar um lado igual ao outro. Rsrs

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB