Dicas Vídeos

Celebrante de casamento: o que é e por que contratar?

27/04/2019

Se você está noiva, com certeza colocou no seu planejamento a contratação de alguém para conduzir a cerimônia. Dependendo da sua religião, pode ser pastor, padre, rabino… E por aí vai. Ou então você pensou em algo mais formal e veio a ideia de um juiz de paz. Mas será que conhece o que faz um celebrante de casamento? Confira a seguir.

O que é celebrante de casamento

O celebrante é alguém que conduz a cerimônia de casamento. Não confunda com cerimonialista, porque esta é a figura que organiza todos os detalhes do grande dia, como decoração, som, entradas até o altar…

Pense no celebrante de casamento como um mestre de cerimônias não-civis e não-religiosas. Não-civis porque não são realizadas por um juiz de paz, pessoa com o poder de oficializar uma união civil entre duas pessoas. E não-religiosas porque não são feitas por representantes de alguma crença. Pode até haver menções a Deus, mas sem especificação de religião.

Por que contratar um

Atualmente, há muitos casamentos sendo realizados fora de igrejas e templos. O local da cerimônia é o mesmo da recepção. Há celebrações super íntimas, para poucos convidados, ou ao ar livre, por exemplo.

Em geral, quem opta por esse tipo de modalidade não se apega muito aos formatos super tradicionais de cerimônia. É aí que entra a figura do celebrante de casamento, uma pessoa disposta a festejar o amor dos noivos na presença de família e amigos do jeitinho que mais combina com eles!

Como funciona o trabalho

A parte mais interessante é que o casamento acontece de maneira personalizada. Ou seja: tudo o que for importante para o casal entra! Da avó conduzindo uma oração até o noivo mandando um rap nos votos (inventei essa, mas tudo é possível, né? hahahaha).

Em geral, os noivos fazem contato e solicita-se que passem informações sobre o casamento, como data, local, número de convidados… A partir disso, o celebrante confirma a disponibilidade e passa um orçamento. Junto com ele, há o passo a passo do trabalho, que envolve algumas etapas.

É preciso encontrar os noivos para conhecê-los melhor. Assim, o celebrante entende o estilo do casamento e o que o casal deseja no grande dia para então apresentar as possibilidades de celebração.

Outro ponto importante é a entrevista, onde os noivos contam sua história de amor. O momento é perfeito para o profissional ter insights, observar a forma como o casal se trata e, claro, obter o material da celebração em si.

A cerimônia é escrita especialmente para aqueles noivos. No entanto, algumas partes não mudam, como o “sim”, os votos e a troca de alianças, partes que simbolizam o casamento. Mas ainda assim é tudo adaptável aos desejos do casal! Confiança é a chave, já que fica muito mais legal quando o conteúdo da celebração é surpresa para todos.

Aí vem o grande dia, no qual o celebrante de casamento conduz o festejo. Perceba que há muito trabalho prévio envolvido. Não é só chegar lá e sair falando um monte de coisas!

Vídeo completo sobre celebração de casamentos

Gravei um vídeo com mais detalhes sobre o assunto. Se você for observadora, deve ter notado que a moça falando ao microfone na capa sou eu mesma! Sim, comecei a celebrar casamentos para amigos e hoje faço isso de forma profissional. Se quiser me contatar pedindo orçamento, basta manda e-mail para thais@coisasdediva.com.br!

Me convidaram para celebrar um casamento. E agora?

Se você foi convidada para celebrar o casamento de algum casal especial e aceitou o desafio, não se desespere: fazer as mesmas etapas que descrevi acima pode ajudar. Também recomendo um material-base mais técnico sobre as etapas e detalhes de uma cerimônia – junto com muita pesquisa, ele me ajudou quando comecei, em 2017!

você pode gostar também destes posts

5 comentários

  • responder Dai 28/04/2019 às 00:22

    Caraca que mulher multifacetada! Arrasou!!!

  • responder ZILANDRA 29/04/2019 às 15:59

    Adorei Thais sua linda, aqui em minha cidade, eu não sabia dessa profissão, o video ficou show

  • responder Rafael Lessa 24/11/2020 às 12:52

    Thais, adorei! Seu vídeo ficou show!!!

  • responder Melina 18/02/2021 às 23:59

    Gosto muito do trabalho do Celebrante Wedding Omar Zaracho que faz Casamentos e Renovação de Votos na Praia em Armação dos Búzios RJ

  • responder Rafael Lessa 08/09/2021 às 20:05

    Arrasou! Gostei demais!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB