Reflexão Vídeos

Minha opinião sobre regras de maquiagem!

19/01/2019

Hoje mesmo tenho um casamento para ir. Decidi – quase que como sempre – me arrumar sozinha para a ocasião. Só faço questão de experimentar antes os produtos e combinações que vou usar para não me atrapalhar inteira na hora! E foi no momento de teste prévio que parei para gravar um vídeo.

O tema? Nada de tutorial: nele, dou minha opinião sobre regras de maquiagem! E não somente aquelas que são esperadas de nós em determinado evento, viu? Comento também sobre o que (ainda) se proíbe ou que é mandatório por aí, por mais que estejamos bem mais livres das amarras criadas pelo padrão.

Espero que goste!

Lendo os comentários do nosso canal (e você, já é inscrita?), percebi que estamos definitivamente cansadas de seguir regras de maquiagem – ou, melhor, estamos cansadas de seguir regras. Ponto.

A liberdade feminina anda mais valorizada do que nunca nos dias atuais e isso é ótimo. Mas, olha, acho que ainda há muito o que se melhorar. Especialmente quando falamos sobre julgamento alheio. Inclusive, acabei não entrando nisso no vídeo e achei que seria um bom complemento para agora.

Sobre julgamento alheio

Para começar, é sempre bom que a gente reveja os nossos pré-conceitos. Se queremos exercer nossa expressão para o mundo sem amarras, devemos deixar de julgar quem decide fazer o mesmo, não é?

Ok, sendo realista, há um longo caminho até todo mundo pensar assim. E digo mais: infelizmente, as tais regras de maquiagem ainda existem porque são alimentadas pelo medo do julgamento.

Por muitas vezes, ele está explícito, esfregado na nossa cara mesmo. Mas o pior, para mim, é aquele velado, muitas vezes até despretensioso. Ele não é nada na hora, mas quando se junta com outros forma uma nuvem invisível em volta da gente que volta e meia sopra umas brisas do tipo (experiência própria):

  • Chegar se desculpando para a manicure porque a cutícula está “um caco”;
  • Dar satisfação para semi-conhecidas sobre sua cara lavada: “menina, hoje foi tanta correria que eu só tive tempo de passar protetor solar no rosto”;
  • Se sentir mal numa situação em que as mulheres estão todas de salto e você não: “gente, que vergonha, vim toda desarrumada de sapatilha aqui [risos nervosos]“.

E assim ad infinitum.

Eu, por exemplo, já me desamarrei do “certo” e do “errado” e faço as coisas à minha maneira. Se as pessoas aprovam ou desaprovam não é problema meu. Mas ainda convivo com meu próprio fantasminha do julgamento, sabia? Aquele que é fruto de anos buscando me adequar, como tantas outras mulheres.

Hoje, policio meus pensamentos. Se me vejo caindo numa das armadilhas ali de cima, começo a correr atrás do meu senso imediatamente – e não do senso comum.

E você, o que acha desse assunto? Me conta nos comentários!

você pode gostar também destes posts

9 comentários

  • responder Maria Elisa 19/01/2019 às 12:36

    Eu concordo muito com você!! Nós temos que nos desprender dos julgamentos, da própria cultura que fomos criadas (machista e mulheres consideradas rivais umas das outras) e usar aquilo que você gosta, que te faz bem e que você entende por adequado! eu sou a louca do blush e do rímel, abuso mesmo! e as pessoas às vezes com esse julgamento falam para você, te magoam e você tem que lidar com isso e se impor. É um desafio diário!

  • responder Mariana 19/01/2019 às 18:06

    Viva a maturidade! É cansativo demais

    viver montada

  • responder ZILANDRA 20/01/2019 às 17:06

    SEMPRE COERENTE EM TUDO QUE FALA

  • responder Pollyana 21/01/2019 às 09:14

    Gosto de pele bem feita, batom super colorido e quase nada nos olhos e sou assim em todos os eventos ou compromissos, numa segunda chuvosa estou com meu batom vinho e é assim que gosto 🙂

  • responder Thais Marques 21/01/2019 às 19:22

    Maria Elisa, perfeito comentário! Seguimos lutando! <3

  • responder Aniegela 23/01/2019 às 11:32

    Detesto contorno em meu rosto, quando me olhava no espelho (e o maquiador tinha feito isso) pensava: que terra foi essa que jogaram na minha cara? Sei que tem vários tons de contorno mas blush e seus derivados não me agradam. Também não gosto de iluminador (minha pele oleosa tem brilho próprio hauhauhau). Por esses motivos não pago ninguém para fazer minha make pois na minha cidade toda mulher sai kardashianizada dos salões.

  • responder Maquiagem Profissional 30/04/2019 às 16:24

    Concordo com você!

  • responder Jônatas Joabe da silva santos 20/09/2020 às 07:43

    Você tem dificuldade em fazer a sua própria make?
    acesse o link abaixo e aprenda passo a passo detalhes de produtos e técnicas para facilitar o seu aprendizado.
    https://go.hotmart.com/C40243432A

  • responder Gabriela N P Souza 12/01/2021 às 04:32

    aqui tem a solução dos seus problemas e ainda está com desconto.
    link: https://is.gd/Cr29yK

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB