Dicas culturais e gastronômicas

Será que é bom? Experimentei 3 fondue prontos de mercado

09/09/2018

Em nome do bloguismo investigativo, resolvi me aventurar no mercado, desta vez provando 3 marcas diferentes de fondue de queijo, daqueles que a gente compra pronto. Sendo assim, as marcas que provei foram Cruzília, Tirolez e Pomerode.

Todos eles funcionam da mesa forma, a embalagem é tipo um sachê grande. Mas todos os 3 são bem pastosos, quase como um creme. Para fazer é só aquecer numa panela ou num recipiente específico para fondue e pronto.

Temos 6 vídeos por semana no YouTube, nos acompanhe por lá!

Versão de queijo pronto de mercado

Vou te falar que fiquei bem decepcionada com essas versões prontas. Pois por mais que sejam gostosinhas, não chegam aos pés do fondue caseiro ou daqueles que a gente come em restaurante. Achei que o Cruzilia e o Pomerode tem um sabor meio ácido, meio com aroma de vinho, mas de um jeito meio artificial.

O da Tirolez foi o que eu mais gostei e o que mais tem sabor de queijo, até brinquei dizendo que ele tinha gostinho de abraço. Vale a pena ver o vídeo acima.

Como fazer fondue de queijo caseiro

Já que as versões de mercado não são tão boas e custam caro, vale a pena tentar fazer em casa seu próprio fondue. Certamente você conseguirá fazer algo mais saboroso e sem gastar tanto dinheiro. Abaixo você encontra algumas opções de fondue de queijo para fazer em casa.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • 350 g de queijo gruyere ralado
  • 350 g de queijo ementhal ralado
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 1 copo de Requeijão
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • pão em cubos (semi-italiano ou ciabatta)
  • batatas bolinha cozidas
  • lombo defumado fatiado
  • mini cebolas em conserva

Modo de preparo:

  1. Em uma panela esfregue o dente de alho e coloque o vinho.
  2. Então, acrescente os queijos, o amido de milho e misture bem. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, até que os queijos estejam derretidos e tenha formado uma mistura homogênea.
  3. Acrescente o Requeijão, a pimenta-do-reino e misture bem.
  4. Transfira para uma panela de fondue, coloque sobre o fogareiro e mantenha a chama média.
  5. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando um cubo de pão ou uma batata na ponta do garfo de cabo longo (próprio para fondue) e mergulhando-o na fondue. Por fim, coloque sobre um prato e deguste om os acompanhamentos de sua preferência.

Veja também: Drinks com vodka: as 10 receitas mais fáceis e gostosas de 2023.

Onde comprar aparelho de fondue

Você pode preparar seu fonsue e servir diretamente numa vasilha ou até mesmo na panela. Mas o queijo costuma endurecer rápido, não dando tempo para degustar a refeição com calma.

Neste sentido, se você for fã de fondue, vale a pena investir num aparelho específico para degustar seu alimento. Você encontra os aparelhos de fondues em lojas de produtos para casa e até mesmo em alguns supermercados. Existem opções de vários materiais e também de preços variados.

Como sugestão, indicaria o Aparelho de Fondue Elétrico 2,4 Litros da Oster que custa R$300 e ou o chiquérrimo Aparelho com 8 Peças em Ferro Fundido Le Creuset que custa R$2000.

você pode gostar também destes posts

5 comentários

  • responder Mauren 10/09/2018 às 11:11

    Oi Sabrina! Faço o de queijo com metade queijo prato e metade queijo caro de fondue !! vinho branco, noz-moscada, e fica delicioso e puxa – puxa como feito em Gramado….

  • responder Josiane 16/04/2021 às 15:44

    O Fondue da colônia Witmarsum são pedaços de queijo ralado mesmo e não pasta. É uma delícia! O melhor que já comi!

    • responder Gustavo Fabiano 28/09/2021 às 08:32

      Olá Josiane,tudo bem ? Você é de SP? Onde comprou o fondue Witmarsum ?

  • responder Lauri 30/06/2023 às 11:19

    O Tirolez foi um dos piores que já comi

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB