Apartamento da Sá Decoração Publieditorial

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke *

05/02/2018

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

Depois do “tour” pelo apartamento, fiquei devendo falar mais sobre meu fogão e meu forno elétricos, lembra? Pois começando pelo começo, os modelos deles da marca Franke são os seguintes: Cooktop Indução e Forno Smart 66.

Eu escolhi colocar os dois equipamentos porque moro num prédio muito antigo que não tem encanamento a gás, então a opção era colocar os elétricos ou perder espaço de armários para a instalação de um botijão . Como meus ambientes são pequenos e já falta armário normalmente, pesquisei um pouco e resolvi apostar nos modelos que te mostro agora.

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

Cooktop Indução Franke

Esse cooktop tem 4 zonas de aquecimento: uma para panelas pequenas, uma para panelas grandes e 2 zonas com função ponte chamadas de Flex Zone. Nessa zona Flex é possível usar panelas maiores ou até as duas zonas ao mesmo tempo com as mesmas configurações.

O cooktop funciona por indução, ou seja, as panelas precisam ser especiais para este tipo de fogão. Eu já tinha um jogo antigão de inox que, coincidentemente, deram certo no fogão. Também comprei outro jogo de panelas novos com teflon, que achei com facilidade. Hoje em dia é bem fácil de achar panelas para este tipo de cooktop, mas o truque é ter um imã com você. Se ele grudar no fundo da panela, pode usar!

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

A diferença do fogão elétrico normal para o de indução é que, nesse segundo, a perda de calor para o ambiente é menor, o que acarreta menos gasto com a luz. Eu moro sozinha, trabalho em casa e faço minhas refeições por aqui mesmo, então tenho um gasto moderado. Minha conta de luz teve um aumento sim nesse primeiro mês de uso, mas em compensação não estou gastando com gás.

O cooktop tem um painel Digital Touch com comandos deslizantes onde posso aumentar ou diminuir a potência de cada zona. São 11 níves – até 9, mais a função turbo e a “manter aquecido”. Experiência própria: nunca deixar no 9 a não ser que vá ferver água. Sim, já queimei algumas coisas nessa potência altíssima!

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

O comando é bem intuitivo, é só colocar a panela sobre a área de cozimento, selecioná-la no painel e escolher a potência que quer cozinhar. Parece estranho, mas a gente se acostuma super rápido e no fim se surpreende em como o cooktop é moderno. Nunca me queimei com o uso e acho bem difícil que isso aconteça, já que a perda de calor para o ambiente é pequena e o cooktop fica com um sinal luminoso com o aviso de superfície aquecida mesmo depois de desligado.

O cooktop é bem bonitão, fácil de limpar e não risca com facilidade. Por mais desastrada que seja, é só passar um paninho úmido no final dos trabalhos domésticos e tá limpo. Sem complicação e sem precisar de produtos específicos para limpeza.

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

Como o cooktop tem uma potência alta, fizemos uma instalação elétrica especial para ele durante a reforma. Com o manual em mãos, o pessoal adequou a fiação para mim, então na hora de instalar, o técnico só conectou os fios. Não foi preciso fazer nenhuma adequação especial na marcenaria e o corte no granito foi feito pelo próprio pessoal da marmoraria. Eu passei as medidas para eles e deu tudo certo. O equipamento não esquenta, nem a pedra e nem os móveis.

Antes de passar para o forno, te digo que me surpreendi com a potência e a rapidez que o cooktop funciona. Se quiser, pode ferver água a jato ou, se preferir, também pode cozinhar em temperatura baixinha, tudo vai da vontade do freguês. Não percebi nenhuma diferença no sabor ou na preparação dos alimentos. É basicamente igual cozinhar no fogão a gás, mas de um jeito mais moderninho.

Forno Smart 66 Franke

O Forno Smart 66 tem capacidade para 60 litros e 6 funções de cozimento. Ele tem duas resistências, uma superior e uma inferior e também um sistema de ventilação interno, o que espalha melhor o calor e permite que os alimentos assem de forma mais rápida e homogênea. Nessas funções dá para escolher quais resistências a gente quer ligada, se quer ou não a ventilação funcionando e também se deseja usar a função grill ou não. A temperatura vai de 0 a 240 graus e no visor é possível acionar o timer e a função e cozimento futuro.

Já nos primeiros usos já percebi que ele assa bem mais rápido que o normal e também não tem muita perda de calor para o ambiente. Minha sensação é de que ele “veda” melhor o calor do que nos fornos convencionais. Toda vez que vou cozinhar já coloco o timer para metade do tempo normal para não correr o risco de queimar minhas invenções culinárias.

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

Todos os fornos da Franke possuem Ventilação Tangencial, o que quer dizer que eles têm uma ventoinha interna que resfria as paredes e a porta do forno. Os dois grandes benefícios que isso proporciona é a segurança de não ter superaquecimento e também de permitir a construção de módulos menores, já que ele não necessita de grelhas de ventilação. Veja que aqui na cozinha, o forno está logo abaixo do cooktop sem precisar de espaços extras de ventilação. Mais uma vez, nunca tive problemas de móvel ou da pedra aquecida com o uso do forno. Também não precisei de nenhuma adequação especial na marcenaria e o pessoal já fez os nichos do tamanho que eu precisava. Mas claro que passei o manual com as medidas para o marceneiro antes!

O design dele é italiano e o acabamento é impecável. Outra coisa bacana é que é possível remover a porta e o vidro interno do forno para limpeza. Tudo isso de um jeito fácil e sem complicação. Para ele também precisamos fazer uma instalação elétrica especial, já que assim como o cooktop, o forno tem 220v. Já que falei de potência, este forno tem um consumo médio de 1,2 kWh, para uma temperatura de 200oC, ou seja, dá para usar sem medo da conta de luz.

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

Dosador de sabão

Outra coisa bacana que tenho por aqui é o dosador de sabão da Franke, que fica embutido na bancada e elimina a embalagem de detergente sambando sobre a pia. Achei bonito, prático e fácil de usar, já que dá para fazer a recarga dele pela parte de cima mesmo. Veja nas fotos!

E se quer saber, eu mesma fiz a instalação dele! Só precisei pedir para o pessoal da marmoraria fazer o furo no lugar certinho do granito e pronto!

Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke

Vídeo com o funcionamento dos equipamentos!

No vídeo abaixo você consegue ver um pouquinho do uso dos equipamentos aqui em casa e também vê a resposta para todas as perguntas que as leitoras deixaram nas minhas redes sociais. Acho que respondi todas as dúvidas!

No nosso canal tem 6 vídeos na semana, se inscreva para não perder nada.

você pode gostar também destes posts

23 comentários

  • responder Flávia 05/02/2018 às 21:13

    Tenho um fogão e um forno bem semelhantes a este seu, porém de outra marca. Os produtos realmente são muito bons. O meu cooktop tem até um timer que após o tempo estipulado desliga automaticamente. Recomendo.

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 06/02/2018 às 09:19

    sua casa tão aconchegante
    da vontade morar ai
    rsrsrs
    beijos linda

  • responder thuany 06/02/2018 às 11:47

    Qual a cor desse mármore?
    Please…

  • responder Eliz 06/02/2018 às 12:01

    Olá! As panelas não escorregam nesse cooktop? é a principal reclamação que eu vejo deles.
    E quando vc coloca uma panela grande na frente, ela não atrapalha pra mexer no controle da temperatura?

    • responder Sabrina Olivetti 06/02/2018 às 13:59

      Não entendi a questão sobre escorregar. Ela não fica grudada, então você pode movê-la cobre o cooktop. Mas ela não escorrega sozinha, não.

  • responder Kaa 06/02/2018 às 16:06

    Sonho por um fogão assim! Tão lindo e prático… só de não precisar mais ariar as bocas, né?! kkk *.*

    Vou salvar teu link aqui pra poupar a pesquisa do próximo forno e fogão porque sei que tu deve ter pesquisado bem antes de escolher e já me poupa esse trabalho.

    Beijos e obrigada!!

  • responder Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke * – Moda com Elisangela 06/02/2018 às 18:09

    […] O texto acima foi extraído do blog Coisas de Diva. Acesse o artigo original no endereço:Tudo sobre meu cooktop de indução e forno elétrico da Franke * […]

  • responder Vanessa 07/02/2018 às 18:46

    Sabrina, depois de alguns meses de uso, volta pra contar pra gente se compensa financeiramente ter um equipamento desses elétrico, por favor!

  • responder Maisa 20/02/2018 às 15:40

    Olá, onde você comprou o cooktop? To encontrando dificuldade para encontra-lo

  • responder Luciene 05/04/2018 às 20:35

    Olá Sabrina
    Gostaria de saber se esse cooktop tem perigo de alguém de levar choque elétrico se a panela estiver molhada ?

  • responder Luciene 05/04/2018 às 20:41

    Olá Sabrina,
    Gostaria de saber se o cooktop tem perigo da pessoa levar um choque elétrico se a panela estiver molhada ou nossas mãos e tb o vidro do cooktop?

  • responder Leandra 09/04/2018 às 13:21

    Meu fogão e pias também são Franke, adoro as coisas deles, e esse forno é meu SONHO de consumo rs. Ainda não tive como comprá-lo, porque custa mais de R$ 2.500,00 e nunca entra na promoção 🙁 ;(. Foi bom saber que você gosta dele! Vou repensar minha escolha rs.
    Beijos

  • responder LUCIENE 15/04/2018 às 15:15

    Obrigada Sabrina bjs

  • responder FLÁVIA ALMEIDA 05/09/2018 às 09:32

    Olá, bom dia!
    Li seu post, achei maravilhoso.
    Estou numa dúvida cruel entre comprar um Cooktop da FRANKE ou Brastemp (esse, com alguns depoimentos negativos nos vídeos q assisti no Youtube), o que vc me diz dessa marca?

  • responder DANIELLE S borgholm 04/01/2019 às 08:44

    Por favor, peço gentilmente informar qual o aumento do consumo de energia por mês pelo fato de se adotar um modelo de indução. É importante para seguir com a compra, pois li que consome tanto quanto um chuveiro elétrico que consome muito. Muito obrigada,

  • responder gabriela 16/12/2019 às 17:40

    Oi, obrigada pelas palavras, era exatamente o que buscava! E depois de 1 ano, continua tudo bem com o cooktop? Não arranhou, nem grudou sujeira que não sai mais?

  • responder MARIA INES 13/02/2020 às 10:12

    Olá! O que mais penso sobre esse cooktop é se fica a marca das panelas no vidro com o tempo. Já vi cooktops com aquela marca redonda que não sai mais. O que vc me diz sobre isso?

  • responder Higor 06/10/2020 às 19:05

    Olá esse modelo tem quatro fios 1 marrom 1 preto 1 azul e 1 verde qual desse fios eu ligo ele em 220v sendo que aqui 220v agente consegue entre duas fases. No caso se for assim o neutro cabo azul ficaria solto?

  • responder kat bia 29/12/2020 às 16:33

    Fogão por indução é ótimo, né! Gosto bastante também, deixa a cozinha com design moderno e é muito vantajoso. Eu gosto da marca que escolhi, que é esse aqui: http://www.quantaproducts.co/produto/QTFGI270/fog.html

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB