Reflexão Vídeos

5 dicas para quem quer fazer terapia!

28/01/2018

Faço terapia desde que tenho 19 anos. Pensando nisso, achei que seria bacana compartilhar minha experiência com vocês sobre o assunto – na visão do paciente, é claro!

5 dicas para quem quer fazer terapia!

Para quem quiser me ver/ouvir falar, basta dar o play no vídeo que gravei pro nosso canal no Youtube! Mas vai ter versão escrita por aqui também, olhem só:

Dica #1: Terapia é para todos

Vamos abandonar o pensamento ultrapassado de que ir em psicólogo é coisa de gente louca, pelo amor! TODO mundo nesse mundo têm suas questões – e contar com o auxílio de um profissional é uma maravilha. Pensem que será uma pessoa preparada para guiar vocês no processo de autoconhecimento. A partir disso, pensamentos melhoram, atitudes ficam mais assertivas e paz de espírito vai chegando!

Dica #2: Empatia é palavra-chave

Saibam que não é assim, de primeira, que vão conseguir abrir a vida para um terapeuta. A relação entre psicólogos e pacientes vai sendo construída no decorrer do processo! No entanto, se perceberem que não tiveram empatia suficiente com o profissional escolhido, não tenham medo de partir para outro! Às vezes, algo não passa segurança ou até mesmo a abordagem psicoterapêutica* não é para vocês.

*Assim como em diversos campos do conhecimento, a psicoterapia possui caminhos variados para o tratamento de uma pessoa. Durante minha vida, já experimentei muitas abordagens, entre familiar sistêmica, gestalt e comportamental (onde estou atualmente). Empatia também é apreciar a condução do processo. Eu, por exemplo, simplesmente ODIEI psicanálise, mas isso sou eu – o que não funciona para um pode funcionar para outro!

Dica #3: Terapia é investimento

Investimento de tempo e de dinheiro – nessa parte, não vejo como gasto, mas como uma despesa de autocuidado. Infelizmente, pouquíssimos são os profissionais que atendem via plano de saúde. Porém, esqueci de mencionar no vídeo que algumas universidades oferecem acompanhamento psicológico gratuito à comunidade. Os terapeutas são os alunos em formação. Fica como opção para quem não está podendo investir nisso agora, né? Com boa vontade, sempre há um caminho.

Dica #4: É preciso comprometimento

Se tempo é investido, não preciso nem dizer que comprometimento é fundamental! Terapia não é só aquela horinha semanal passada com o psicólogo, não. É para reverberar todo santo dia, seja numa decisão a ser tomada, numa forma de reagir a algo, no jeito de pensar sobre si e sobre os outros… Portanto, mantenham sempre na cabeça as novas descobertas que surgirem, proponham novas questões nas sessões e, sobretudo, façam a lição de casa (coisas que o terapeuta pede)!

Dica #5: Não há hora marcada para acabar

Pois é, terapia não tem hora marcada para acabar. Não comparem jamais o processo de vocês ao de outras pessoas! Cada desenrolar é um, certo? O negócio é curtir a jornada e progredir, claro. Cada pessoa que me acompanhou ajudou nas minhas descobertas e sou grata a todas! Hoje, faço terapia para continuar no caminho. Se um dia receber alta, maravilha. Mas se não receber, está tudo bem também!

E então, gostaram das dicas? Espero ter incentivado todo mundo a buscar terapia! Como disse ao fim do vídeo, prefiro não passar os contatos da minha terapeuta (nem das anteriores) em função da nossa proximidade. Mas tenho certeza de que há excelentes profissionais prontos para atender vocês em Curitiba e no restante do Brasil. Bom domingo para vocês! <3

Leiam todos os nossos textos de reflexão aqui!

você pode gostar também destes posts

11 comentários

  • responder Estela 28/01/2018 às 10:36

    Também não curto psicanálise. Acho que cada pessoa (e seus problemas específicos) deve ter uma abordagem que se encaixe melhor, mas eu acho que a cognitivo-comportamental deve funcionar para a maioria. É também a que gente sente resultados logo de início…

  • responder Márcia Daniella 28/01/2018 às 12:35

    Bacana a abordagem do assunto.

  • responder MARLA 30/01/2018 às 12:56

    Obrigada por esse post, Thaís.

    infelizmente, ainda estamos longe de reconhecer os cuidados com a saúde mental como parte da qualidade de vida. Perder o preconceito e encontrar um profissional e uma abordagem que te deixem confortável é o primeiro passo. Fiz terapia em um determinado momento da vida e foi transformador. Desejo que mais e mais pessoas tomem essa decisão.
    Beijos,
    MARLA

  • responder Dica para o final de semana, sustentabilidade e conhecimento! Veja os links da semana! – Universo Secretárias 02/02/2018 às 08:57

    […]     3. Dicas para quem está pensando em fazer terapia […]

  • responder Patricia 02/02/2018 às 15:54

    Thaís, adoro estes textos que vc anda postando sobre autoconhecimento!!
    Comecei a fazer psicoterapia ano passado. E se soubesse que ia me fazer tão bem esse auto cuidado com minha saúde mental, tinha começado há muito tempo.
    Também não curti a psicanálise. A linha cognitivo-comportamental foi a ideal para mim.

  • responder Joana Claudia Carvalho Teixeira 03/02/2018 às 17:36

    Achei ótimo o artigo e estou numa fase em que estou meia estagnada na psicoterapia… Não sei se devo deixar mas tenho medo de não encontrar outro profissional com quem me sinta bem.

    Beijo

    • responder Suzana 22/02/2018 às 21:58

      Estou na mesma, Joana!
      A abordagem que frequento é a psicanálise, não estou gostando, é que chego no consultório e fico 50 minutos “despejando”, tem hora que fico falando sempre a mesma coisa. Porém, tenho medo de não me identificar com outro profissional…

  • responder Quer fazer terapia mas está sem grana? 25/04/2018 às 21:03

    […] para todos. Inclusive, já falei sobre o assunto por aqui certa feita (para verem/lerem, é só clicar aqui). Pensando nisso, reuni dicas preciosas que recebi sobre lugares de todo o Brasil que oferecem […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB