Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Quantas vezes você deixou de usar uma peça novamente num curto espaço de tempo pensando que os outros iam reparar? E quantas vezes se sentiu na obrigação de comprar algo novo para demonstrar que se importava com a ocasião? Mais: quantas vezes passou a achar o que tinha obsoleto em função do que viu numa amiga, numa revista ou numa conta qualquer do Instagram?

Em tempos tão consumistas, ansiosos e efêmeros, repetir roupa é um grito de liberdade. Nesse post, vou dar a você 5 motivos para que faça isso com o maior prazer e deixe para trás, de uma vez por todas, essas bobagens que foram embutidas na nossa cabeça durante anos!

Ao repetir roupa, você…

#1 Exercita sua criatividade

Menos é mais, pode acreditar. Prova disso são os armários-cápsula e o minimalismo, né? Com menos peças (que, por consequência, vão se repetir bastante), você colocar sua cabeça para funcionar. Um vestido vira blusa quando usado com uma saia; um lenço vai no cabelo, na bolsa, no pescoço. Consegue visualizar como isso é melhor do que ter 50 mil coisas que nunca faz ideia de como combinar?

#2 Dá valor à sua opinião

Como é chato ficar se importando com aquilo que os outros pensam e até falam! Deixa esse povo para lá, mulher! O importante é que você se conheça e valorize sua opinião. A partir daí, repetir roupa se torna até um statement (perdão pela palavra em inglês, mas acho ela muito boa), uma declaração explícita, mesmo que não seja preciso dizer nada para que ela aconteça.

#3 Cuida do meio ambiente

Quem viu aquele documentário chamado True Cost (tem na Netflix ainda, acredito!) sabe: os tecidos são altamente poluentes. E isso vem desde o algodão, que é cultivado cheio de pesticidas e outros tóxicos, até as roupas prontas que são descartadas, passando pelas rebarbas da indústria têxtil. Ou seja: se você repete, ajuda – mesmo que um pouquinho – o mundo a não ficar atolado com tantos problemas.

#4 Poupa dinheiro

Até porque, minha amiga, estamos em crise, não é mesmo? Sair gastando descontroladamente em função de um não-repetir não faz nem um pouco bem para a saúde financeira. Tem tanta coisa além daquele vestidinho novo para outro novo compromisso! É claro que dinheiro se usa do jeito que cada um bem entender, mas compreender as razões por trás dos gastos pode ser revelador.

#5 Consome conscientemente

Sabe por que? Porque em vez de comprar 3 blusinhas xis, você vai escolher uma que vai durar por mais tempo para aturar as repetições. E aí vai começar a se ligar mais na qualidade das coisas, de onde elas vêm, a razão do preço… Enfim, vai ficar mais crítica em relação ao que consome – e com toda razão, afinal, já passou da hora de a gente exercitar isso na vida!

Portanto, repetir roupa com uma frequência alta é uma ideia a ser muito considerada. Para finalizar o assunto, aí vai um vídeo que fiz comentando o motivo pelo qual isso não tem nada de feio:

Bom domingo!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
17 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. […] O texto acima foi extraído do blog Coisas de Diva. Acesse o artigo original no endereço:5 motivos para você repetir roupa (e muito!) […]

  2. […] O texto acima foi extraído do blog Coisas de Diva. Acesse o artigo original no endereço:5 motivos para você repetir roupa (e muito!) […]

  3. Dani

    Perfeito o post! Thanks for sharing!

  4. Letícia Bombassaro Ceratti

    É verdade, Thais! Isso é uma cultura errada de consumismo! Obrigada pelo texto.

  5. Aline

    É por isso que tanto admiro a Kate Middleton, mesmo pertencendo à realeza britânica, repete bastante roupa, desconstruindo essa falsa ideia de que para ser elegante, sempre tem que vestir algo novo.
    Amo o estilo dela, alia minimalismo, praticidade, sofisticação.
    É uma cultura muito nossa a de que querer sempre estrear algo novo em formatura, casamento, natal, fim de ano. Por que não dar uma cara nova ao que já temos? Fazer combinações diferentes? Sou super a favor do minimalismo nesses tempos de consumismo frenético!

  6. Clézia

    Esse post caiu como uma bomba bem na minha cabecinha rs, putz sou consumista ao cubo, sobretudo com roupas, tenho um guarda-roupa cheio e pior compro as coisas sem pensar nas combinações, ou seja termino tendo um armário abarrotado de coisa que não combinam entre si. E confesso que no alto dos meus quase 36, ainda compro mta roupa de boyzinha, sei que devemos usar o q nos faz felizes, mas às vzs fico imaginando que se o Esquadrão da Moda me pegasse ia me excomungar e jogar todo o meu guarda-roupa direto no caminhão do lixo, sem nem passar por aquela lixeirinha deles kkk. Mas 2018 vou tentar mudar, me empenhar em gastar menos grana com roupa, mas enquanto ele não chega, já comprei minha roupa de Natal e Ano Novo, ano que vem eu mudo rs

    • Beatriz

      Eu era assim, Clézia, o que me fez dar uma controlada foi parar pra analisar meu guarda-roupa e separar tudo que eu não usava pra doar! Quando vi quanta coisa eu mal usei, pensei no dinheiro gasto a toa e agora penso muuuito mais antes de sair comprando roupa! Penso sempre se preciso mesmo, se vou usar bastante e se tenho algo no armário que já desempenhe a função daquilo que penso em comprar. Tem ajudado muito a economizar, não entupir o armário e comprar outras coisas mais legais com o que eu gastaria nisso 🙂

  7. Andrea

    Nunca entendi muito bem essa coisa de não “poder” repetir roupa. Qual a lógica? Se eu tenho uma roupa e que ainda por cima eu gosto muito, eu vou é usá-la mesmo, até acabar e, se conseguir, compro outra igual quando isso acontecer. 😀

  8. eu adorei o tema desse video
    REPITO SUPERRRR

  9. Realmente dificíl insistir em repetir a msm roupa, mas concerteza quando livramos deste vicio , nos tornamos mais criativas economizamos ao msm tempo…

  10. Márcia Daniella

    Eu repito, mas também tenho muitas roupas e realmente preciso reavaliar minha postura de compra. Sou muito impulsiva e compro o que depois não vou usar.

  11. […] 5 motivos para você repetir roupa (e […]

  12. Elis

    Amei muito bom!

  13. […] 5 motivos para você repetir roupa (e […]

  14. […] ? 5 motivos para você repetir roupa (e muito!) […]

  15. Nunca entendi isso, muita gente tem esse preconceito, que não deveria existir! Obrigada pelo post.

  16. […]     2. Motivos para repetir, sim, as roupas! […]