Receitas

Risoto na low carb? Conheça a massa de konjac!

26/10/2017

Quem viu o super post sobre low carb que fiz em parceria com a Dra. Debora Froehner, minha nutróloga, sabe que risoto não entra nesse estilo de alimentação por conta do arroz! Mas e se eu dissesse que tem um jeito de matar a vontade de comer o tal prato italiano com zero carboidrato?

Conheça a massa de konjac!

Konjac, para mim, era aquela esponja pro rosto que a Sá resenhou por aqui há alguns anos! hahahaha Mas, como estamos falando de um tubérculo, não parece tão estranho assim que seja usado para fins alimentícios também. É com a raiz dessa planta, comum no sudeste asiático, que se faz a massa de konjac. Com ela, dá para criar um monte de apresentações, incluindo o arroz do meu risoto!

massa de konjac

A marca que tem autorização para trabalhar com esse ingrediente no Brasil é a Konjac Massa MF, que, além do arroz, faz também uma variedade de macarrões, de cabelo de anjo a espaguete, entre outros. Pelo que li no site, a tal massa de konjac possui apenas 9 calorias a cada 100 gramas e tem zero carboidrato, sódio e gordura. É sem glúten, tem baixo índice glicêmico e é rica em fibra natural.

Ok, mas e na prática?

massa de konjac

Achei tudo isso muito maravilhoso e resolvi preparar um risoto usando a massa de konjac no formato de arroz. Na embalagem, está escrito que é preciso drenar o conteúdo e lavar em água corrente por 15 segundos – é que há um aroma meio estranho no produto mesmo, uma coisa meio MAR (o que em tese não teria nada a ver, hahahaha), sei lá. Mas isso sai assim que ele é lavado!

massa de konjac

A massinha vem pronta para o consumo. Depois desses passos, resolvi pegar o que tinha na geladeira e criar um risoto pra chamar de meu. Então usei o óleo de uns tomates secos que tinha por aqui para fritar a cebola e, em seguida, coloquei os próprios tomates para dar uma fritada também. Adicionei o arroz e deixei ele absorvendo a deliciosidade por uns 3 minutos, para em seguida colocar um tiquinho de molho de tomate pra dar cor. Corrigi o sal, deixei mais 2 minutos e voilà!

massa de konjac

O risoto – enquanto tempero – ficou uma delícia! O que estranhei foi o VEÍCULO (no caso, o arroz que não era arroz). A massa de konjac é bem gelatinosa, então, apesar de ter pegado um gosto bom, foi engraçada de comer – você fica mastigando eternamente, sabe? De qualquer forma, como eu jamais pensei que ficaria com uma textura idêntica ao do original, não me decepcionei.

Acho que esse tipo de produto pode ser uma boa para de vez em quando, naquele ímpeto de dar uma variada no cardápio. É fácil de fazer e dá uma saciedade absurda – eu não aguentei comer a tigelinha que usei pra foto inteira! O inconveniente é que não custa barato: 270 gramas são vendidos a R$ 22 na loja online indicada pelo fabricante. Sei que também tem na Mundo Verde porque foram eles que me mandaram o arroz para experimentar!

você pode gostar também destes posts

8 comentários

  • responder Barbara 26/10/2017 às 13:40

    O macarrão é melhor, Thaís! Experimenta só.
    Eu faço com molho branco pra low carb e dá uma boa enganada!
    O que eu mais gosto é o cabelinho de anjo, mas já provei todos e achei super ok!
    Beijos

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 26/10/2017 às 15:20

    Thais
    a cara ficou otima, e neste momento estou aqui em meu trabalho comendo um pedaço de banana cozida e com pensamento nesse prato kkkk
    pena ser tão carinho ne?
    beijos

  • responder Juliana Melissa 26/10/2017 às 15:54

    Meninas, tudo bem? Amo o blog de vocês e vejo todos os posts (todos mesmo!) pelo Feedly. Mas acho que mudou algo na publicação esses dias, porque agora eu não consigo ler o post todo por lá. Me facilita muito a vida usar o Feedly! Podem me ajudar?? Obrigada!!!!

    • responder Thais Marques 30/10/2017 às 16:19

      Oi, Juliana! Mudamos o sistema para meio post, uma vez que nosso conteúdo está sendo copiado indevidamente e isso pode ajudar a aplacar o problema. 🙁

  • responder Márcia Daniella 26/10/2017 às 20:34

    Interessante. Bom saber que isso existe

  • responder Miriã Andrade 27/10/2017 às 21:31

    Fiquei impressionada com a beleza desse risoto, amo tomate seco, hahaha. Fiquei com vontade de experimentar! 😉

  • responder Hoje a gente tirou o dia para fazer você passar vontade... 10/11/2018 às 15:04

    […] Konjac Massa MF: R$ 25,00 em média (já comprei no Angeloni e na Mundo […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB