Corpo Vídeos

5 dicas para começar a correr

27/03/2017

Olha só quem está toda animadinha de novo com a corrida! Já faz algum tempo que voltei a me exercitar e hoje juntei algumas dicas para quem está querendo correr também.

#1 Comece com ajuda

Por mais que não tenha intenção de correr muito, sempre é bom dar uma checada na sua saúde e no condicionamento físico. Também recomendo fortemente que comece a correr com um grupo, na academia ou com o auxílio de um profissional. Eu comecei com as aulas na Bodytech e depois me inscrevi num grupo aqui de Curitiba chamado Equipiazza, o qual recomendo fortemente. Algumas academias formam grupos de corrida de rua, dê uma pesquisada ai na sua cidade. Chamar um amigo para te acompanhar na jornada também é uma boa ideia.

#2 Procure um tênis específico

Machuquei meu tornozelo porque usava um tênis que não era apropriado para mim. Depois disso, larguei de ser econômica demais e fui atrás de um modelo específico para minha pisada e que fosse de uma marca boa. Acabei comprando um modelo da Asics, que é o verdinho que aparece no vídeo abaixo. Não era o modelo mais caro da marca, mas mesmo assim, achei que gastei bastante. Mas pelo menos não tenho mais dor no tornozelo!

Procure por lojas especializadas em tênis e faça um teste de pisada, isso vai ajudar a escolher um modelo bom para você.

#3 Respeite seu corpo

Cuidado para não se empolgar demais ou querer acompanhar o ritmo de outra pessoa. Se algo começar a doer, fale com o profissional que te acompanha. É normal ter dores musculares quando a gente começa uma atividade física, mas isso não pode te incomodar por tempo demais. Para quem começa a correr, também é comum ter dores na canela, mas fique de olho para ver se o problema está demorando demais para sumir e se seu tênis é apropriado para a prática.

Se tudo der certo, a dor na canela some em alguns dias de treino.

#4 Tire motivação do fundo do seu ser 🙂

Meu maior problema com a corrida é a preguiça. Se estiver muito quente, muito frio, muito escuro ou com um mínimo sinal de chuva, já é motivo para não querer sair de casa. Desculpas é o que não faltam! Foi até por isso que abandonei o exercício ano passado, todo dia eu tinha uma boa desculpa e não saia da frente do computador.

Dessa vez arranjei um lugar que realmente gosto de ir, que acho bonito e que me dá prazer. Estou indo num parque perto de casa e que não tem subidas! 🙂 Além disso, enfiei na minha cabeça que me exercitar é um bem que estou fazendo pra mim, é um agrado que dou para meu corpo. Isso está ajudando bastante e ando muito mais motivada. Não vejo mais a corrida como uma obrigação chata, mas como um prazer.

#5  Tenha uma lista de músicas preferidas

Sou meio ruim para montar playlists, mas o Spotify tem uma aba chamada “running” com um monte de playlists diferentes. Ainda estou em busca da minha preferida, mas quanto mais você gosta da música, mais empolgação vai ter para terminar aqueles 5 minutinhos.

Veja bem, não sou atleta e nem uma super corredora. Vou ali no meu ritiminho de quase “andando rápido”, mas percebi que isso está me fazendo muito bem. Sempre me acho uma VENCEDORA quando completo um objetivo, seja ele ir até a esquina sem andar ou finalmente conseguir correr os 5km sem parar. No vídeo abaixo mostrei mais sobre essa minha volta para a corrida.

Atualmente estamos com 6 vídeos por semana no nosso canal com todos os assuntos que já amamos aqui no blog, só que agora, em movimento. Se inscreva para ficar por dentro de tudo.

Se tiver um grupo de corrida ou mais dicas para nos dar, deixe aqui nos comentários!

você pode gostar também destes posts

20 comentários

  • responder Márcia Daniella 27/03/2017 às 14:07

    Amoooo as dicas de vcs, mas essa eu vou pular, rs, rs. Correr não faz parte dos meus planos, rs, rs.

  • responder Fabiana 27/03/2017 às 14:18

    Oi Sá,
    Correr é algo que sempre quis fazer, mas confesso que nunca consegui, seja por preguiça ou pro dificuldades em correr mesmo.
    Mas nas duas últimas semanas eu tentei passar da caminhada para a corrida e não é que está dando certo?
    Percebi que o problema era que eu queria correr muito de cara e isso, lógico que não dá certo.
    Estou num ritmo que é praticamente um andar acelerado, um trote mesmo, mas está dando certo.
    Estou fazendo um terço do meu percurso já correndo e semana que vem vou aumentar mais um pouquinho.
    Estou bem contente com a disposição que sinto depois e também por estar conseguindo fazer algo que sempre desejei.
    Beijos
    Fabiana

  • responder Michele Bdz 27/03/2017 às 14:25

    Ter as músicas favoritas é realmente uma opção e tanto….

    Eu tenho dificuldades ainda pq sinto demais minhas canelas (a tal de canelite)… e sinceramente não sei como resolver… :/

  • responder Natália Vilaca 27/03/2017 às 14:28

    Ótimas dicas! Nunca consegui correr, mas malho todo dia!rs

    Espero sua visita no http://www.saberestetica.com!

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 27/03/2017 às 15:01

    amanha estarei na academia

  • responder Carina 27/03/2017 às 15:12

    “Tire motivação do fundo do seu ser”.

    É por isso que adoro esse blog, vocês são gente como a gente! <3

  • responder Vânia 27/03/2017 às 20:40

    Eu tava começando a correr em casa mesmo para treinar o fôlego sabe? Daí quebrei o dedo do pé tem duas semanas e voltei a estaca zero, mas quero muito conseguir correr, principalmente para afinar as pernas hahaha

    http://www.ziperchique.com.br/2017/03/novidades-de-marco-semana-3.html

  • responder thalita olivetti 27/03/2017 às 21:59

    Adorei as dicas…estou começando a me aventurar na corrida… 🙂

  • responder Luciana 27/03/2017 às 22:38

    Fui tentar começar a correr: ganhei um problema nos joelhos e uma proibição completa de exercício físico. Acabei engordando e estou fazendo um tratamento há meses. Minha “sorte” é algo sem limites.

  • responder Gabriela 27/03/2017 às 22:50

    Que legal, tb estou voltando a corrida. Tive q parar durante a gravidez, hoje meu menino tem 1 ano e 7 meses. Ainda não consegui voltar como era antes, mas estamos na luta. Correr como antes está nas metas desse ano.

  • responder Marina T 27/03/2017 às 23:00

    Pra quem quer começar um exercício tb recomendo fortemente o CrossFit pois não é nada maçante. No início é bem difícil e a motivação tem que vir de dentro. Exercício é um agrado para seu corpo msm

  • responder Juliana 28/03/2017 às 08:44

    Eeeeeeeee!!! Que bacana, parabéns pela conquista!!! Essa sensação de vitória e dever cumprido é boa demais, por isso amo a corrida.
    Tem uma dica pra melhorar a canelite: tentar pisar de “antepé” (pousando com a metade do pé pra frente e deixando seu pé mais perto do corpo). Dá uma olhadinha nesse vídeo, esse cara é bacana:

    https://www.youtube.com/watch?v=slGOaZuxWYQ

    bjsss e Parabéns!

  • responder Pollyana 28/03/2017 às 12:48

    Admiro quem corre, mas sou tão desastrada, faço natação e já levei um baita tombo na beira da piscina, imagina se fosse na rua. :s

  • responder Maria 30/03/2017 às 10:21

    Realmente correr faz muito bem pra nós e essas dicas são ótimas pra quem esta começando agora! Parabéns

  • responder Miriã Andrade 31/03/2017 às 20:43

    Que orgulho, hein, Sá?! Eu to motivada também, mas vou começar a correr dentro de casa mesmo, hehe, comprei uma esteira e já comecei os meus treinos, mas por enquanto estou na caminhada um pouquinho mais intensa, hehe.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB