Dicas

4 dicas simples para você dormir melhor!

30/11/2016

Quando criança, achava que dormir era a maior perda de tempo (e olha que acordava bem cedinho para ir pra escola naquela época). Mas aí o tempo foi passando e as responsabilidades aumentando – hoje, como muita gente, sou fã de uma soneca! Não tem coisa melhor para repor as energias. Mas como anda a qualidade do seu sono? Nesse post, dou 4 dicas simples para você dormir melhor!

Antes de mais nada, vale dizer que sono é coisa séria. Se você não está dormindo bem e isso tem atrapalhado sua vida, vale procurar um médico! Eu mesma fiz aquele exame cheio de aparelhos para mapear como andavam minhas horas deitada na cama. Podem ser identificados problemas de respiração, ronco, apneia, movimentação excessiva (que não permitem o descanso completo), estágios do sono instáveis, sonambulismo, etc. Por isso, fique atenta!

Ok, agora vamos lá:

Garantir a escuridão

dormir melhor

Pessoalmente, não consigo dormir na claridade. E isso tem uma razão: ambientes sem interferência de luz estimulam a melatonina, um hormônio presente em nosso corpo que estimula o sono. Quando morava na casa dos meus pais, meu quarto tinha uma veneziana, que é uma mão na roda pra deixar o quarto bem escuro. Já aqui no meu apê as janelas são simples, por isso comprei um rolô com blackout – fecho ele um tempo antes de ir dormir e não acendo a luz. Pra quem está sem opção, vale usar aquelas máscaras nos olhos. Já levei em viagens quando não sabia como seria a entrada de luz do cômodo!

Evitar estímulos eletrônicos

dormir melhor

Já errei muito nesse quesito e fiquei achando que estava com insônia quando, na verdade, era minha cabeça que estava cheia por conta dos estímulos eletrônicos! Ver TV, assistir a uma série no laptop ou ficar mexendo no celular antes de ir dormir não ajudam em nada. Primeiro, porque o cérebro fica em atividade, atrasando o processo. E, segundo, porque (mais uma vez) a luz atrapalha a melatonina, importante reguladora do sono. É difícil, mas a gente precisa se policiar!

Tomar um banho relaxante

dormir melhor

Eu amo tomar banho, vocês sabem (quantas resenhas de sabonete líquido já fiz na história desse blog? hahahaha). Mas pra mim ele nunca funcionou pra me acordar, a não ser que seja bem gelado. E, como sou fã de água quentinha, prefiro então me enfiar embaixo do chuveiro à noite! Fico muito relaxada e o soninho vem naturalmente. Agora, se depois de colocar o pijama eu for fazer outra coisa, já era – o efeito se perde e fico a mil de novo (MAGINA, THAIS, VOCÊ É TÃO CALMINHA, risos).

Preparar uma cama confortável

dormir melhor

O que é conforto varia de pessoa para pessoa, né! Mas, para mim, é ter um colchão nem muito duro, nem muito mole, um travesseiro de densidade média para encostar a cabeça e outro bem fofinho para abraçar (resquícios de quando eu dormia com algum bichinho de pelúcia) e roupas de cama que permaneçam frias – sério, odeio sentir tudo esquentar quando tô deitada! Procure conhecer as coisas que você gosta e as coisas que você não gosta na cama (UH LÁ LÁ, hahahaha – você entendeu). Assim vai ser mais fácil ter um lugar para onde quer voltar toda noite. Ah, e eu arrumo minha cama sempre! É essencial.

E aí, gostou das dicas para dormir melhor? Qual é a sua infalível?

Fotos: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

19 comentários

  • responder Anne 30/11/2016 às 15:39

    Com certeza desligar o celular antes de dormir faz toda a diferença… parece que não, mas fico bem agitada quando fico no celular!
    Adorei as dicas <3

    http://www.simpleness.com.br

  • responder Lara 30/11/2016 às 16:37

    Thais, adorei suas dicas! Outra coisa que funciona pra mim é colocar um difusor no quarto exalando essência de lavanda. Aliás, vale qualquer coisa com cheirinho de lavanda, vela, talco, creme hidratante, etc. Segundo a aromaterapia, ela tem propriedades relaxantes e estimulantes do sono, fora que, para o meu gosto, é um aroma muito agradável e que remete, mesmo, a tranquilidade. Beijos!

  • responder Isabel 30/11/2016 às 17:19

    Thaís eu já conhecia todas essas dicas, de modo que li bem rapidinho, mas uma coisa me chamou a atenção: qual é o tecido que esquenta menos, ou que pelo menos prolongue o frio dons lençóis? Tô precisando muito! Beijo!

    • responder Cris 30/11/2016 às 23:07

      Perdão, nao sou a Thais, mas amo lençóis em percal 180 fios é bem geladinho.

    • responder Thais Marques 19/01/2017 às 16:12

      Isso mesmo, os lençóis de percal costumam ser 100% algodão, que esquenta menos do que os tecidos sintéticos! 😉

  • responder Marina Simon 30/11/2016 às 17:27

    Olá!
    fiquei curiosa pra saber de que são essas roupas de cama que permanecem frias…???

    • responder Thais Marques 19/01/2017 às 16:10

      Explico! Roupa de cama com material sintético esquenta pra burro, por isso fico com os de 100% algodão, que prolongam a sensação fria! 🙂

  • responder Jaqueline Ribeiro 30/11/2016 às 20:59

    Essas dicas são ótimas e com certeza dão muito certo. Eu uso um app que emiti sons relaxantes pra dormir, é ótimo.
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

  • responder Julia Kubrusly 30/11/2016 às 21:12

    Dormir pra mim não costuma ser um problema, a não ser quando a ansiedade, ataca, aí fico a mil e não consigo desligar. Mas se preciso dormir mais cedo que o normal e o sono não vem, costumo fechar os olhos, tentar relaxar, desligar de tudo e me concentrar na respiração. Em geral consigo dormir rapidinho…
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Márcia Daniella 30/11/2016 às 22:13

    Pra mim, escurinho é fundamental pra dormir muito bem

  • responder debora 30/11/2016 às 23:29

    Ah…como é bom ter uma boa noite de sono.

  • responder Rosana de Castilhos Peixoto 01/12/2016 às 12:03

    Pra mim, assistir série/filme serve como sonífero! Evito ficar em redes sociais ou vendo vídeos curtos, porque aí tenho que me movimentar para ir trocando, mas do contrário, durmo em seguida. É a melhor coisa quando estou com insônia e as técnicas de relaxamento não funcionam.

    Uma dica que aprendi com meu acupunturista é contar de 100 a 0. Se contarmos de 0 a 100, o cérebro vai no automático e acabamos contanto sem deixar de pensar em outras coisas. Já ao contrário, tem que haver um esforço e fica difícil pensar em outra coisa ao mesmo tempo. Enquanto isso, vou pensando em cada músculo e tentando relaxá-los…

  • responder Miriã Andrade 01/12/2016 às 21:50

    Tomr banho antes de dormir é essencial pra mim, relaxa bastante mesmo e durmo super bem! 😉

  • responder Gabriela R. Salomon 02/12/2016 às 14:08

    Nossa, tomar banho antes de dormir é vida! Maravilhoso! kkkkk Além de ter mais que 6 horas e pouco para dormir :/

  • responder Hora do sono: uma seleção de produtos para ajudar a dormir bem! 08/09/2017 às 11:49

    […] mesmo é que a gente tenha um certo ~ritual~ antes de dormir – inclusive, falei sobre isso num post aqui do blog, ó! Aproveita para ler! E os itens dessa seleção que fiz agora podem fazer parte dele. Umas […]

  • responder Pulou Carnaval? Então não perca minhas dicas para se recuperar! – Moda com Elisangela 15/02/2018 às 18:04

    […] Hoje não é dia de começar aquela série nova (La Casa de Papel, estou olhando pra você) ou de se perder em vídeos no Youtube. Você precisa de sono de qualidade! Por isso, tenho algumas sugestões. Elas foram retiradas de um post mais completo que fiz sobre o assunto. Se quiser ler mais, clique aqui! […]

  • responder Quer dormir bem e acordar mais disposta? Não perca minhas dicas! 31/05/2018 às 12:03

    […] bem é algo que só acontece se você cultivar alguns hábitos saudáveis antes de ir para a cama. Nesse post, listo 4 que considero bastante importantes. Tudo simples de fazer, viu? […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB