Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Como você sabe, a Casa de Pinterest está de volta! Durante essa semana, eu e meus pais fizemos uma verdadeira força-tarefa para pintar a sala inteirinha (o que compreende área de jantar, escritório e parte de TV, já que o conceito do meu apê é aberto). Mostrei tudinho no Snapchat – inclusive, que tal aprender a mexer no aplicativo e seguir a gente no CoisasDeDiva para ver conteúdo em primeira mão?

Foi por lá que mostrei a maravilha que são os free printables – afinal, já estou naquela fase deliciosa de pensar na decoração das paredes recém-coloridas! Perguntei se alguém queria entender melhor sobre o assunto e choveram mensagens dizendo que sim! Então pronto, aí vai o post para quem deseja encontrar as opções mais legais para usá-las como quiser depois!

O que são free printables?

free printables

Basicamente, esse nome em inglês se refere a qualquer material gráfico imprimível com a pré-autorização do autor. A única restrição é que ele seja usado apenas para fins pessoais – ou seja, não está permitido que seja comercializado de nenhuma maneira, seja direta ou indiretamente. Super importante respeitar, não é? Afinal, o trabalho de um designer não é qualquer um que faz. São anos de estudo e prática para chegar nas belezuras que vemos por aí! (Sá, essa é pra você! <3)

Onde encontrá-los?

Calma, eles são mais fáceis de achar do que Pokémons (#risos #piadanerd)! O lugar que melhor concentra links de free printables é o nosso amado Pinterest. Para usar o site, é preciso fazer um breve cadastro. A partir daí, é só alegria! Na busca, coloque o termo e dê um enter – você vai encontrar trocentas mil opções, desde materiais gráficos para organização até para festinhas de aniversário, passando por ilustrações ou frases decorativas.

free printables

Os resultados de uma busca no Pinterest são assim!

Como o que mais me interessa é esse último item, gosto de refinar a busca. Por exemplo: se quero encontrar um pôster para imprimir com tom de coral, escrevo assim: “free printables coral wall art”. E aí vão surgindo resultados mais compatíveis com aquilo que desejo! Se você não fala inglês para poder traduzir o que quer para a língua nativa do Pinterest, não faz mal: pode buscar em português também! Só mantenha o termo “free printables” dessa maneira, pois não há tradução para ele.

free printables

1, 2 e 3, na ordem da montagem!

Depois que chegar onde deseja (num quadrinho interessante, vamos dizer), dá para colocar um pin sobre o material (1), de maneira a salvá-lo numa pasta dentro do Pinterest para uma futura consulta ou download. Mas, se a ideia for baixar na hora mesmo, você precisa clicar em cima da foto uma vez e, depois que a janela de destaque (2) abrir, outra. Com isso, será direcionada ao site ou blog de origem (3)! É lá que vai estar o post com as instruções para download!

Como baixar os arquivos?

free printables

Não vou mentir que, em geral, os sites ou blogs que oferecem free printables são todos em inglês. Mas comumente a palavra download está bem à vista por lá! Quando clicar, pode ser que você seja direcionada a alguma nuvem de armazenamento de arquivos ou ao Google Drive. Não tem muito segredo, é clicar para baixar! Algumas vezes, abre-se uma nova aba no navegador com a imagem, então basta pressionar com o botão direito e dar um salvar. Em outras, o arquivo tem download automático. Enfim, tudo depende da fonte que disponibilizou a arte!

E para checar a qualidade de impressão, como faz?

free printables

Você vai precisar ter algum programa de edição de fotos (o Photoshop é o mais usado) para ver quantos dpi (dots per inch, ou pontos por polegada) possui a imagem. Isso é o que determina se a impressão será de alta qualidade! Geralmente, quem disponibiliza free printables se preocupa com isso, mas eu cheguei a pegar alguns arquivos com qualidade inferior.

Para quem tem Photoshop, basta usar o comando Control+Alt+I (no Windows) para abrir as informações. Lá vai estar o dpi da imagem. ATENÇÃO: se ele for menor do que 300, não adianta querer aumentar digitando esse número no campo, porque vai ficar ruim do mesmo jeito! Quer dizer, ruim mesmo é algo relativo, até dá para tentar manter o valor de dpi que veio com o arquivo, sem aumentar – mas pode ser que não fique perfeito, entende?

Como faço para redimensionar a imagem?

Como emoldurar um milhão de ilustrações ou frases custa uma dinheirama, eu alterei o tamanho de alguns arquivos para caberem em molduras padrão. As mais comuns são A3 (30 x 42 cm), A4 (21 x 30 cm) e A5 (14 x 20 cm). Outro bom embasamento são os tamanhos de fotografias, como 10 x 15 cm.

free printables

Lembre-se de alterar apenas uma variável no tamanho da imagem! A outra você corta manualmente para chegar no tamanho padrão desejado.

Para fazer isso no Photoshop, você precisa jogar o valor de altura ou largura desejado na janela de informações da imagem (precisa mudar para centímetros, porque geralmente está em pixels). Um muda de acordo com o outro, por isso, escolha um dos dois e ajuste a outra variável “na mão” mesmo, com aquele retângulo de corte que vem no programa. Na hora de salvar, escolha a resolução máxima!

Onde posso imprimir?

Se a sua impressora é daquelas porretas, chiques e maravilhosas, dá para imprimir em casa mesmo. Mas, se essa não é a realidade, gráficas de impressão digital (ou seja, que imprimem poucas cópias sob demanda) dão conta do recado. Estou pensando em levar meus arquivos na Tecnicópias, que fica no Centro de Curitiba. Fica pronto na hora e não sai caro, basta escolher um papel bacana com uma gramatura média – isso ajuda a economizar sem apelar pro sulfite comum!

Thais, como você sabe de tudo isso?

Porque sou uma deusa, uma louca, uma feiticeira do design! HAHAHAHA, claro que não. Na verdade, já atendi como assessora de imprensa o sindicado das indústrias gráficas daqui e tive que aprender muita coisa na marra. Depois, trabalhei por dois anos como editora de revistas, então convivi bastante com designers que me ensinaram muito (Sacha e Debs, meu eterno agradecimento <3).

Ufa! Parece trabalhoso, mas na verdade colecionar free printables é uma delícia depois que você pegar o jeito! Dá para ter um material muito bonito nas paredes gastando menos do que comprando na loja.

Aqui, a Sá mostra a belezinha que ficou sua parede de quadros, também chamada de gallery wall! Se você quer comprar tudo pronto, ela indica 10 lojas muito maneiras!

Ah! Assim que os quadrinhos forem efetivamente para minhas paredes, mostro algumas dicas para harmonizá-los, combinado?

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
35 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Simone Ferreira

    Aeee!!! Estou nesta mesma etapa da decoracão, já fui na Leroy e comprei umas molduras e agora preciso das artes…. comprei algumas na Urban Arts, mas estas free printables são legais até pra variar mais!

    • Isso aí! Não esqueça de redimensionar as imagens pro tamanho das molduras – vão ficar ótimas! 🙂

  2. Sacha Dourado

    Nada como uma casa decorada com a nossa cara.
    Show esse post Thais.
    Passei muito anos no aluguel e nunca me animei em deixar a casa com a minha cara, sei la. Hoje em dia como a casa é nossa as coisas estão caminhando, mas a passos lentos, nao temos dinheiro pra deixar tudo do jeito que queremos, mas o negocio é sempre estar fazendo algo. Pintei as paredes do jeito que queria, agora é encontrar o sofá dos sonhos que caiba no orçamento.

    • Menina, essa parte do sofá é um terror. Foi um PARTO encontrar um na metragem que precisava e com preço acessível. Boa sorte na procura! 🙂

  3. Thais sua linda
    eu amoo decoração, porem aqui em casa nao tem como mexer em nada rsrsrs
    meu quarto entao so Deus na causa

    • hahahahaha, mas por que, mulher? Nem um quadrinho novo na parede rola?

  4. […] quem gosta de quadrinhos na decoração PRE-CI-SA ler esse post da Taís. Ela fala, sobre printables, onde encontrar, como baixa e redimensionar para deixar sua casa com […]

  5. Erika

    Esses dias levei umas imagens que eu queria por no quadro, e lá ajustaram do tamanho que queria, deu um probleminha porquer saiu maior, dai teve que imprimir de novo, só que eu levei o quadro para não dar erro novamente, gostei do resultado final.

  6. Fernanda Gabriela

    Tá aí um treco que eu não sabia q existia! Vou ler mais sobre isso. Quero uns para por na parede do escritório de casa… Valeu, Thais!!!!!!

  7. Miriã Andrade

    Adorei a ideia e com certeza colocarei aqui em casa também! 😉

  8. Thai desse jeito você quer acabar com a minha vida miga!
    Eu já tô no dilema da cor da parede do meu quarto ae me vem você com esse post? AUAHUHAU
    Adorei as idéias o Pinterest realmente é a mão na roda na hora de procurar referência para tudo desde cor/corte/penteados de cabelo até quartos,decoração. Eu mesma tenho uma pasta com o nome “quarto dos sonhos” eu fico vendo idéias e colocando…quero nem ver na hora de colocar em prática.
    Que mal lhe pergunte,quanto custou cada moldura na leroy? Você comprou moldura e porta-retratos?
    Beijos Thai

    • Comprei apenas molduras de parede mesmo, Ká! Os preços variam, mas sai uns 30 reais a tamanho A4 (21×30 cm) e 17 reais a quadradinha (20×20 cm)!

  9. Márcia Daniella

    Que dica maravilhosa! Já fiquei apaixonada por esse do exemplo! Amo cavalos marinhos

  10. Mariana Lindenberg

    Oi, Thais!!! Adoro vc e as meninas do Coisas de Diva!!! Quando vc desata a falar no snapchat é o maior barato!!! Rsrsrs
    Uma dúvida: quem não tem photoshop usa qual programa para checar a resolução e mexer no tamanho? Obrigada!!! Bjos!

    • hahahahaha, imagina se não sou tagarela, né! Olha só, estou muito acostumada com o Photoshop, que você pode baixar de graça na versão teste (depois tem que pagar). Uma alternativa pode ser o Polarr, mas eu não sei se ele tem a função de verificar a qualidade da imagem ou não. É totalmente gratuito, então não custa baixar pra ver! 😉 Mas use no computador pra salvar a imagem, viu?

      http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/polarr-app.html#descricao-opiniao

  11. Marília

    Thais, adorei esse post!
    Estava há tempos procurando dicas de pôster, valeu!
    Qual seu perfil no Pinterest? Gostaria de ver alguns dos printables que vc sugeriu.
    Bjs

    • Então! No dia eu salvei tudo direto, sem pinar! :\

  12. Michele Bdz

    Nossa…achei super interessante..
    realmente muitos detalhes que nós, meras mortais, nem imaginávamos!!!

    Vou me atirar nessa!!!

    • hahahahaha, meras mortais que agora sabem como fazer pra dar certo! Manda ver, Mi!

  13. Débora Costa

    Adorei esse post. Fiquei super animada quando vi no snap e amei que virou post. Estou querendo uns quadrinhos pro meu ateliê de costura. Vou pesquisar no pinterest.
    Só uma dúvida, existe um free photoshop? Se não qual outro programa posso usar?
    Bjs

  14. Já salvei algumas ideias em uma pasta de inspiração, mas não sabia como procurar essas imagens, já tô no pinterest catando novos quadrinhos hahahah.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  15. […] Free printables: o que são, onde encontrar e como usar! […]

  16. lara

    Os melhores posts sempre!

  17. […] O blog ”Coisas de Diva” tem um post recente e super completo sobre printables. Confira aqui. […]

  18. Gabriela R. Salomon

    Perfeito! Amei o passo a passo, Thais 🙂

  19. […] A Thais – do Coisas de Diva, deu uma dica super legal sobre como fazer em casa esse tipo de qu… […]

  20. […] quanto para encontrar ilustrações lindas para baixar, mandar imprimir e emoldurar – aqui a Thais explicou bem certinho como fazer. E, claro, você pode usar a internet para ver tutoriais de ‘faça você mesmo’, ou […]

  21. […] Uma forma bacana de decorar o quarto sem gastar muito é apostar na decoração das paredes com quadros, fotos, bandeirinhas e o que mais a imaginação permitir. Dá para encontrar molduras em conta em lojas do tipo Mini Preço e, na internet, você encontra algumas artes legais que é possível fazer o download de graça. Thais contou nesse post como encontrar essas ilustrações gratuitas na internet e como imprimi-las certin…. […]

  22. […] Uma forma bacana de decorar o quarto sem gastar muito é apostar na decoração das paredes com quadros, fotos, bandeirinhas e o que mais a imaginação permitir. Dá para encontrar molduras em conta em lojas do tipo Mini Preço e, na internet, você encontra algumas artes legais que é possível fazer o download de graça. Thais contou nesse post como encontrar essas ilustrações gratuitas na internet e como imprimi-las certin…. […]