Dicas Unhas

Unhas artificiais: prós e contras!

04/04/2016

Tenho visto um montão de blogueiras e youtubers com unhas artificiais, daquelas bem compridas e lindas! Eu mesma já estive nesse barco antes, quando fiz o alongamento na antiga Nailtrends, pelas mão da Lorena. Coloquei o acrílico em 2013 e fiquei um ano e quatro meses com ele, até o dia em que quis voltar ao natural.

Nesse post antigão, conto como foi colocar as unhas artificiais.

Olhando as unhas dessas meninas, me deu até saudades de quando as minhas eram longas, não quebravam por nada e seguravam o esmalte por mais de uma semana! Confesso que, ultimamente, dei uma relaxada com os cuidados e as minhas estão sempre curtinhas, fracas e com a cutícula por fazer.

Aí que estou com me ensaiando pra fazer tudo de novo. Mas, antes, achei que seria legal relembrar os prós e contras das unhas artificiais – acrílico, gel, porcelana… Acho que uma visão realista sobre o negócio pode ajudar quem está afim de fazer também, né? Como tudo na vida, há coisas boas e ruins nesse processo. Vamos lá?

Aqui tem um post completíssimo da Sá com o processo todo de colocar e tirar as unhas de acrílico.

Unhas artificiais: os prós

Unhas da Sá

Sabem aquela pessoa que raramente conseguia fazer a unha passar da carne? Eu! Nunca roí, mas meu formato natural não é longo e eu tenho a mão bem quadrada, grande e gordinha. Adorava a sensação de alongamento geral que as unhas me proporcionavam! Pode parecer a maior besteira, mas de alguma forma me sentia mais adulta.

Outra coisa é que, depois que passei pelo processo de alongar as unhas artificialmente, as manutenções mensais vieram e o que restou ali foram as naturais, só que com uma camada protetora de acrílico. Isso impedia que elas quebrassem e o crescimento era ótimo! Raramente tinha problemas com elas.

Minhas unhas

O esmalte durava horrores também – parece que ele ajuda qualquer produto a fixar, entendem? E o visual, mesmo sem esmalte, era brilhante, como se fosse base! Uma vez, coloquei glitter nas pontas usando dentro do próprio acrílico e foi muito legal, porque mesmo sem nada por cima as unhas pareciam lindas.

Fora que, nesse momento, estou me coçando para usar um formato de unha que seria impossível com o que tenho naturalmente. Tô pensando em deixá-lo mais oval e pontudo, tipo garras afiadas mesmo! hahahaha Acho que fica lindo, só não sei quanto tempo demoraria pra me acostumar sem me arranhar inteira!

Unhas artificiais: os contras

Tudo muito lindo, tudo muito bom, mas há contras no processo, sim, claro. O primeiro deles tem a ver com a manutenção. Ia todo santo mês no salão para tirar as cutículas, refazer uma ou outra unha, repassar a camada de acrílico em todas, pintar… É um treco demorado e requer que você tenha disponíveis pelo menos duas horas.

Unhas da Sá após a retirada

Chegou um ponto em que eu tinha preguiça disso tudo e resolvi tirar. E o que aconteceu eu não posso dizer que foi surpresa, porque já esperava: minhas unhas ficaram fraquíssimas. Acho que não tem como exigir que elas sobrevivam depois de um tempão abafadas com produtos e então mergulhadas na acetona pura, né!

Demorou um período para que voltassem ao normal. Cuidei bastante com óleo de cravo, endurecedor, creminho pras cutículas… Melhorou, mas a gente tem que lembrar que as unhas das mãos crescem apenas 3 milímetros por mês, em média. Então até elas se renovarem completamente, no meu caso, levou uns 3, 4 meses.

Minhas unhas logo depois de tirar o acrílico

Uma coisa que eu acho válido mencionar é que algumas pessoas, como a própria Sá, têm problemas com as unhas que caem aleatoriamente. Tenho a impressão de que isso acontece porque a constituição natural delas é muito oleosa. E aí, com o descolamento, a possibilidade de desenvolvimento de fungos aumenta. Então, fiquem de olho!

Sobre as unhas serem muito artificiais: acho que o próprio nome já explica, né? Elas nunca vão ter a mesma aparência que as naturais, não adianta. Inicialmente, ficam mais grossas nas pontas. E aí, com o passar das manutenções e só o banho de acrílico, ganham uma aparência um pouco mais fina.

Para verem mais detalhes das unhas recém-tiradas, vão até esse post!

Coisas importantes

Vamos combinar que sempre há um ônus e um bônus para qualquer procedimento de beleza, né? Então, usar unhas artificiais é uma questão de se animar com o que elas trazem de bom e saber enfrentar as coisas chatas também. Indico para quem estiver com vontade de fazer que vá a um salão de confiança, converse com o profissional e tire todas as dúvidas. As alérgicas precisam ter a atenção redobrada e pedir para ver todas as fórmulas dos produtos usados! Pessoalmente, eu nunca tive nenhum problema, mas é legal saber de antemão.

Minhas unhas eu coloquei na Nailtrends, aqui em Curitiba, com a Lorena. O salão não existe mais, mas o contato dela é (41) 9800-7755 e se for mesmo refazer vou agendar um horário. A Sá fez as dela muito tempo atrás no Pietra Nail Bar, também aqui na cidade! Quem quiser recomendar salões ou profissionais, manda ver também!

você pode gostar também destes posts

63 comentários

  • responder Priscila 04/04/2016 às 14:25

    Meu Deus, depois de ver como as unhas ficam quando tira as postiças, nenhum pró vale a pena. Podia falar pra usar para uma festa, mas pagar o valor que custa pra ficar apenas poucos dias, ainda assim, continua não valendo.

  • responder Heloisa Carvalho 04/04/2016 às 14:32

    Hummm. Pensando em adotar a stiletto? Eu consegui deixar as minhas assim, naturais – vitória! Não achei difícil de acostumar, não me arranhei (só o marido ;P), acho que quebra menos (nenhuma quebrou ainda), mas o esmalte tende a sair mais fácil.
    Acho bem complicada essa questão das unhas artificiais, não sei se vale a pena por causa do dano que elas acabam causando nas naturais… Acho que quem for fazer tem que estar com isso muito claro na cabeça.
    Mas quem for fazer, faça com os produtos adequados! O que eu já vi de tutorial na internet ensinando a fazer com super cola, trigo, sal…
    Eu ainda prefiro cuidas das minhas unhas naturais e eventualmente usar postiças.

    • responder Thais Marques 06/04/2016 às 20:24

      Credo, gente! Esse povo não tem mais o que inventar, né?

      • responder Marina 02/08/2020 às 15:51

        A medição untral 2,5 MG é excelente para unhas frágeis.
        Outra dica é o silicio orgânico

  • responder Fernanda Gabriela 04/04/2016 às 14:59

    Minhas unhas são finas e fracas e já tentei de tuuudo para fortalecer. Só ainda não apelei para as artificiais, mas gosto nem de pensar no meu pós unhas de acrílico. rsrs

    • responder Fernanda 04/04/2016 às 15:31

      Fe, já tentou aquele tratamento noturno da Colorama?
      Em casos mais extremos, pantogar?
      Eu tomei pantogar pros cabelos, mas as unhas viraram garras! Sempre cresceram bem, mas eram bem fininhas e quebravam por qualquer coisa!
      Beijos!

    • responder Michele Bdz 05/04/2016 às 12:50

      Qual médico pode indicar a fórmula pra eu mandar fazer o pantogar?
      Ou só pelo que tenho de bula resolve?

    • responder Thais Marques 06/04/2016 às 20:26

      Quero tentar uma solução que dizem que funciona: base de alho! Você corta um dente e coloca na base fortalecedora… Mas, como nem tudo é perfeito, fica cheirando, né? De qualquer forma, tô disposta a tentar!

    • responder Michele Bdz 08/04/2016 às 15:18

      Não sabia dessa Thais, mas vou tentar tb..rs

  • responder Silvia Duque 04/04/2016 às 15:41

    Oi Thais, tudo bem? Tinha o mesmo problema, minhas unhas eram fracas e não cresciam muito. Ai resolvi parar de tirar a cutícula (só empurrava e passava muito Bepantol pomada nas cutículas e em cima das unhas para hidratação – faço isso há 2 anos) e também comecei a tomar a vitamina Centrum, como recomendação médica para a saúde em geral, ou seja, nada relativo as unhas, foi realmente para dar uma fortalecida ao organismo, já que sou fumante. Para minha surpresa, minhas unhas começaram a ficar fortes e começaram a crescer. Hoje tenho que cortar de 15 em 15 dias senão ficam muito compridas e estão ótimas. Quando a vitamina acaba e fico um tempo sem tomar, minhas unhas começam a lascar e, é só eu voltar a tomar que elas ficam fortes novamente. Não estou afirmando que foram esses fatores que me ajudaram, mas que mudaram……mudaram….rs
    Bjs triplos!!!!

    • responder Ozzy 04/04/2016 às 16:41

      Depois que parei de tirar a cutícula, minhas unhas estão super fortes e crescem muito também!
      Acho que vale muito a pena tentar parar de tirar a cutícula antes de partir para as artificiais(que só vão piorar mais o caso).
      Abs

    • responder Maria 04/04/2016 às 17:54

      Não sei se é efeito placebo, mas comigo também as unhas ficam mais fortes quando tomo o Centrum diariamente. Quanto às cutículas, devo ter tirado umas duas vezes na vida só – sempre fui um desastre nessa tarefa: minhas unhas sempre ficavam mais bonitas com as cutículas do que com a lambança que eu fazia ao tentar tirá-las. Rsrs…

    • responder Thais Marques 06/04/2016 às 20:39

      Adorei os relatos, meninas! 🙂

  • responder Mariana 04/04/2016 às 15:53

    Gente, depois que parei de tirar as cutículas minhas unhas pararam de quebrar e começaram a crescer muuuito mais fortes e mais rápido. e tbm comecei a usar o prime cuticle, me salvou haha

  • responder Myrian 04/04/2016 às 16:44

    Puxa nem sabia que dá para não tirar as cutículas. Fazer unhas com cutículas não fica feio? Minhas unhas são muito fortes e têm uma base comprida. São bonitas. Mas, uma vez, ao quebrar uma delas eu a refiz com gel pois tinha uma festa bafo para ir. O tal gel demorou mais de mês pra sair todo da unha e a unha ficou com as pontas esfarelando. Não me arrisco mais. Acho que unhas artificiais só as postiças que você põe, vai à festa, e depois tira, sem danificar as suas naturais. Gato escaldado tem medo de águra fria..rsrsrs

    • responder Fabiana 04/04/2016 às 17:26

      Não fica feio não, ao contrário, quando as cutículas estão bem hidratadas, elas nem aparecem, não tiro há mais de dois anos, mas hidrato todos os dias, na hora de pintar, eu apenas empurro com um palito. Elas existem, mas como mantenho sempre hidratadinha, mal dá para perceber. Ficam perfeitas.

    • responder Maria 04/04/2016 às 17:55

      É mesmo. Minhas cutículas também são bem finas. 🙂

    • responder Heloisa Carvalho 05/04/2016 às 07:32

      Dá pra ficar sem tirar, sim! A Marina mesmo não tira já tem um tempão, procura pelos posts dela falando sobre isso! Eu também já não tiro tem 1 ano, mais ou menos, não notei melhora nem piora na unha e estando bem hidratadas, não atrapalham em nada no resultado final da manicure.

    • responder Bruna 05/04/2016 às 10:09

      Dá sim! Dá um google no blog Unha Bonita, lá tem umas dicas de como não tirar e mantê-las bonitas. O segredo é hidratar muito.

    • responder Thais Marques 06/04/2016 às 20:45

      Leitoras que respondem <3

  • responder mariana balan 04/04/2016 às 18:00

    realmente, fica muito lindo! mas acho que só vale a pena pra quem não conseguiria ter um “unhão” naturalmente – pra mim, os contras acabam pesando mais que os prós.

    beijos!

    • responder Thais Marques 06/04/2016 às 20:46

      Tava com saudade dos seus comentários, dona Mariana Balan! E amei essa fotinho nova! <3

  • responder Ana Alice 04/04/2016 às 18:13

    Eu uso unha de gel há uns dois anos e adoro!! Às vezes também me dá preguiça de ir no salão, mas dai lembro que é só uma vez por mês!! E estou sempre de unhas feitas e com esmalte!! Faço com a Diana do Lady Nails, (3527-9188) no Bacacheri, ela trouxe a técnica da Itália, só usa produtos importados e arrasa!! Recomendo!!

    • responder Jéssica Bueno 05/04/2016 às 12:15

      Qual o preço aproximado Ana?!

      Obrigada ;**

  • responder Michele montrucchio 04/04/2016 às 18:54

    Tem as unhas de fibra de vidro, são excelentes. Ficam mais naturais q as demais e aqui em Curitiba é difícil achar quem faça no torriton da sete de setembro a josiane faz.
    E eu sou craque nisso já usei todos os tipos e faço isso uns 10 anos no mínimo.

  • responder Vânia 04/04/2016 às 19:54

    Eu queria colocar as unhas artificiais mais porque algumas tem uns efeitos muito lindos que não acho manicure que faça, mas só de pensar que a saúde das nossas ficam comprometidas, temos mais é que colocar na balança se vale à pena manter por muito tempo. Adorei a foto da sua mão com o creme, unhas de rica!

    http://www.ziperchique.com.br/2016/04/projeto-madrinha-penteados-faceis.html

  • responder Mariana Davidovich 04/04/2016 às 22:24

    Ai Thais, não volta pra esse mundo das unhas artificiais! Já passei pelo mesmo dilema que você e me arrependi super. O meu problema era o mesmo: minha unha natural nunca passava da carne, era muito fraquinha, quebrava, esmalte não segurava e etc. Coloquei acrílico duas vezes!

    Agora decidi deixar a minha crescer ao natural e comecei a lixar a oval em vez de quadrada e olha, to amando demais <3
    Você pode até estranhar o formato no início (culpa da ditadura das unhas quadradas), mas a verdade é que a mão fica super chique! Dá até um ar meio vintage haha e a melhor parte é que a unha NÃO QUEBRA POR NADA! A minha tá enorme, toda manicure que eu vou acha que é postiça! E o esmalte segura que é uma beleza. Já fiquei com a unha feitinha por duas semanas inteiras!

    • responder Thais Marques 06/04/2016 às 20:48

      Já sabe que eu amei ao cubo essa dica, né? Inclusive, vou seguir na empreitada! 🙂

  • responder lurdes 04/04/2016 às 22:50

    Legal,tenho vontade de fazer,acho lindo, mas os pros também me desanimam. E quanto fazer as unhas sem tirar cutículas,dá super certo sim,tenho uma amiga que não tira ,só lixa e pinta e a unha dela é maravilhosa.

  • responder Márcia Daniella 04/04/2016 às 23:23

    Acho que eu não teria paciência de cuidar, mas que são bonitas, ah isso são 🙂

  • responder Naiana 05/04/2016 às 01:00

    Thais você já fez um exame para ver se não tem deficiência de vitamina D? A vitamina D interfere na absorção de Cálcio e isso reflete diretamente nas unhas deixando elas mais fracas. Hoje em dia pegamos pouco sol e sempre com protetor o que dificulta atingirmos níveis ideias de vitamina D. Eu tinha unhas bem fracas e quebradiças fiz uma suplementação de vitamina D e agora tenho tomado sol (nos horários adequados) sem protetor notei que melhorou muito! boa sorte com as unhas! 🙂

    • responder Thais Marques 06/04/2016 às 20:50

      Naiana, vou fazer meus exames semana que vem! E olha, isso que você falou faz todo sentido. Vamos ver no que dá, mas provavelmente vou ter que suplementar como você!

  • responder Fernanda 05/04/2016 às 08:21

    As minhas unhas são lindas e super fortes. Deixei crescer e parece que coloquei unhas postiças. No início foi difícil de acostumar, mas agora não consigo ficar de unhas curtas. Eu fiquei um bom tempo sem pintar, apenas usava base fortalecedora e em 3 semanas estavam enormes. Procuro sempre dar uns dias de pausa, para que as unhas possam respirar.

  • responder Kelly 05/04/2016 às 09:51

    Coloquei as unhas de fibra de vidro; pra mim o maior beneficio é definitivamente as unhas estar sempre esmaltadas sem mexer na cutícula… Unhas naturais dão muito trabalho pra estar sempre ok…

  • responder Bruna 05/04/2016 às 10:11

    Eu também sempre tive as unhas curtas, o que está me ajudando deixar crescer um pouco é lixar elas redondas, assim os cantinhos lascam bem menos. Estou parando de tirar as cutículas e desejando ter unhas amendoadas ?

  • responder Priscila 05/04/2016 às 10:15

    Só 3 mm por mês? Isso aí não me parece certo não…toda semana preciso cortar para não virar o Zé do caixão hahaha

  • responder Anne 05/04/2016 às 10:35

    Nossa, eu acho que não vale a pena, pelo menos pra mim. Minha unha é forte, não gosto muito do formato dela, mas acho que dá pr conviver kkkk Mas pelo fato de enfraquecer tanto assim, acho que não tenho coragem.Ótimas dicas, adoro esses posts com os prós e os contras, são super informativos!

    http://www.simpleness.com.br

  • responder Karina 05/04/2016 às 10:59

    Eu já usei de acrilico e realmente ficam lindas, mas os contras pesaram mais pra mim e depois de menos de um ano eu tirei. Minhas unhas ficaram incrivelmente mto piores, demorou muitooo pra melhorarem. Ainda, não consegui um tratamento/fórmula pra deixar minhas unhas naturais longas e duras o suficiente, mas melhoraram com uma base manipulada que a dermato me receitou.

  • responder Nandi 05/04/2016 às 11:06

    Eu não tenho coragem de colocar nem unha postiça.
    Me da gastura de pensar!

  • responder Michele Bdz 05/04/2016 às 12:53

    Eu tenho muuuuita vontade.. mas me falta a grana mesmo…rs

    Não sei bem a diferença entre a em gel e a acrílica, mas vejo fotos e ficam liiindas demais…

    Com a unha acrílica a gente pode usar esmalte ‘normal’ ou só o específico?!?!?

  • responder Julia Kubrusly 06/04/2016 às 03:02

    Minhas unhas também são bem fracas, mas consegui deixar maiores com ajuda de uma base com formol que mandei manipular. Foi lindo, elas ficaram enormes, mas atualmente estou morrendo de preguiça de fazer unha toda semana (e tem que continuar passando a base, né… se parar a unha volta a ficar fraca em algumas semanas) e achando as curtinhas bem mais práticas. Artificiais eu nunca pensei em colocar não.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Miriã Andrade 06/04/2016 às 23:15

    Eu nunca tive problema com as minhas unhas, até acho que crescem demais e sempre tenho que ficar lixando, hehe, por conta do trabalho. Mas mesmo assim deixo mais compridinha e amo demais! 😉

  • responder Salões de beleza em Curitiba: guia 2016! 07/04/2016 às 13:30

    […] Essa vocês já sabem: é a Silvia, do Lady & Lord do Mueller, quem cuida das minhas unhas. Ela é caprichosa, não tira bife e tem sempre uns esmaltes novos para oferecer. Fora que Silvinha é muito alto astral! <3 Só fiquem atentas à agenda dela, porque essa mulher não para. [SIL, TE AMO, ANDO SUMIDA MAS MINHAS UNHAS SÃO TUAS, TÁ?] Para quem quer colocar unhas artificiais, indico a Lorena, que atende pelo número (41) 9800-7755. Ela faz unhas de acrílico e é super detalhista. Para verem os prós e contras do procedimento, basta clicarem aqui. […]

  • responder Andressa 08/04/2016 às 22:31

    Oi Thaís!!! Se tu quer uma dica oras unhas ficarem fortes e não quebrarem eu super recomendo a base para unhas fracas da marina do 2beauty. Minha unhas descamavam e não tinha nada que desse jeito. Comecei a usar essa base (passo uma lixa de polir na parte superior da unha e depois passo a base e só pinto as unhas no dia seguinte) e desde então milhas unhas não quebraram mais. Só não tenho elas compridas porque não gosto, mas com certeza elas cresceriam bastante. Tenta experimentar essa base antes de colocar as artificiais.. Beijos

  • responder Fernanda Rocha 09/04/2016 às 00:46

    Eu comprei a base e o fortalecedor da Sally Hansen (marca americana), pois ouvi dizer que endurecem as unhas e auxiliam o crescimento! Vou começar a usar na próxima semana, espero que ajude! Também já fiz unhas de acrigel e quando retirei ficou terrivel!
    Beijos 😉

  • responder Livia 21/04/2016 às 14:51

    Uso unhas de acrigel direto desde 2009 até hoje. Fiquei 1 ano sem e minhas unhas não ficaram fracas, nem finas, nem descamando como em alguns relatos.
    Já havia colocado antes agrigel e porcelana antes de 2009 e ai sim tive problemas com a porcelana. Tenho certeza que o grande diferencial é a qualidade do produto e do profissional.
    Nas minhas unhas dura muuuito, consigo ficar mais de 1 mês p/ manutenção e com a unha ainda perfeita.
    Faço minhas unhas com a Carol do Nail4you no Rio de Janeiro (3591-8384)desde 2009 ela é maravilhosa!
    Não troco por nada! No período que fiquei sem, até meus amigos diziam que não me reconheciam sem minhas unhas grandes! rsrsr

  • responder Gabriela R. Salomon 25/04/2016 às 17:01

    Ah, eu acho lindo demais unhas assim, mas só de pensar em ter um cuidado extreemo, porque a gente lava louça, e muito mais hehehehe, prefiro nem usar.
    Mas ainda quero comprar uma unha postiça e usar pelo menos uma vez para ver como fico com as unhas bem compridas 😀

  • responder Como manter as unhas longas! 19/05/2016 às 13:30

    […] comecinho de abril, fiz um post sobre os prós e contras das unhas artificiais, estão lembradas? Eis que, mais ou menos naquela época, recebi pelo nosso Snap (CoisasDeDiva) várias dicas de […]

  • responder COMO MANTER AS UNHAS LONGAS! – Jacutinga Online 20/05/2016 às 11:40

    […] comecinho de abril, fiz um post sobre os prós e contras das unhas artificiais, estão lembradas? Eis que, mais ou menos naquela época, recebi pelo nosso Snap (CoisasDeDiva) várias dicas de […]

  • responder Lourrany 10/04/2017 às 22:14

    Eu tive uma experiência tão triste com unha de gel! Se tivesse visto alguns vídeos como esse antes teria desistido. Na verdade eu fiz apenas um banho, não fiz o alongamento, com a intenção dela ficar mais firme e crescer sozinha. Procurei um salão conhecido e com referência, mas não foi suficiente. No mesmo dia elas começaram a descolar perto da cutícula, coisa que segundo algumas profissionais foi por ela ter passado muito junto da cutícula. Aí eu não aguentei aquele aspecto de unha desleixada e com 6 dias ela tirou no salão polindo a unha, mas parece que tirou metade da minha unha junto. Antes tivesse feito o negócio da acetona, sei lá. Enfim, a unha está quebrando até perto da cutícula de tão fraca. Dá vontade de chorar! Estou esperando uns produtos da Mavala chegarem para ver se me salvam.

  • responder Juliana 08/06/2017 às 14:15

    Eu já coloquei de fibra de vidro. Ficou lindo, mas quando tirei as minhas unhas estavam hiper fracas, igual papel. Nao recomendo! Mas eram liindas!

  • responder Lorena Rapozo 30/11/2017 às 11:38

    Adorei este post e vou usar nas minhas aulas, acho q antes de fazer qualquer procedimento e importamte pesquisar.

  • responder Francine 29/05/2019 às 16:43

    Oi gente tudo bem ? Então…. Eu nunca fiz estes procedimentos de alongamento de unha. Ou seja vou fazer a primeira vez com a minha manicure de confiança, claro. Mas eu gostaria de algumas dicas pra mantê-las lindas por muito tempo. Pois todo final de semana eu faço faxina na casa e tenho medo dos produtos de limpeza danificarem as unhas. Obrigada desde já.

  • responder Marta Emanueli 24/09/2019 às 15:23

    olá me chamo Marta e estou iniciando meu trabalho com unha de fibra de vidro. Isso também se enquadraria para unhas de fibra ??

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB