Corpo

Tudo sobre estrias!

08/04/2014

Aqui no Coisas de Diva é assim: vocês pedem, a gente faz! Depois dos posts sobre celulite e flacidez + gordura localizada, chegou a vez de falar sobre um assunto bastante citado nos comentários – as estrias! Quem respondeu nossas dúvidas foi a Manuella Ravaglio, fisioterapeuta da Estética Los Angeles, aqui de Curitiba. Vamos ver o que ela tem a dizer?

Estrias

Coisas de Diva: O que são estrias? Como aparecem?

Manuella Ravaglio: Estrias são resultado do rompimento das fibras de colágeno, que dá a firmeza da pele, e elastina, responsável pela flexibilidade da pele. Elas aparecem devido ao “efeito sanfona”, crescimento rápido, alterações hormonais, ressecamento da pele e fatores genéticos.

CDD: Quais as regiões em que costumam surgir?

MR: As estrias geralmente são comuns nas coxas, glúteos, abdômen e seios.

CDD: Por que há estrias vermelhas e estrias brancas? Quais as diferenças entre elas?

MR: As estrias vermelhas ainda não estão totalmente consolidadas, por isso as chamamos de estrias recentes – estas respondem bem aos tratamentos estéticos. As estrias brancas são como cicatrizes, todo o processo inflamatório já foi finalizado.

CDD: Como é possível prevenir o aparecimento de estrias?

MR: É de extrema importância manter a pele sempre hidratada para preservar a elasticidade e impedir as rupturas; utilizar cremes com princípios ativos hidratantes; fazer drenagem linfática manual, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhorando a circulação e a oxigenação do tecido; aumentar a ingestão de água para hidratar o organismo; evitar roupas apertadas e, finalmente, praticar atividade física.

CDD: Quais tratamentos estéticos são recomendados para minimizar as estrias?

MR: O objetivo dos tratamentos é restabelecer a elasticidade da pele através da estimulação da renovação do fibroblasto (célula que sintetiza as proteínas de colágenos e elastina). Na Estética Los Angeles temos os seguintes tratamentos:

Ematrix: É uma radiofrequência fracionada, uma opção tão eficiente quanto e menos agressiva que o Laser de CO2. Promove uma micro perfuração da pele gerando um processo de coagulação que ajuda a regenerar o tecido interno reorganizando as fibras já existentes e e ativando a produção de colágeno.

Carboxiterapia: É a infusão do gás carbônico dentro da cicatriz da estria. Atua distendendo a cicatriz, rompe a fibrose e estimula a produção de colágeno no local.

Dermoabrasão com Peeling de Cristal ou Diamante: É um peeling físico que faz uma abrasão na pele através de um aparelho próprio, estimulando a renovação celular.

Dermoabrasão com Dermaroller: É um rolo com microagulhas que, ao passar na pele, gera uma pequena lesão, aumentando assim a renovação celular e produzindo novos fibroblastos. Para que seja maior a eficácia, utilizamos cremes com fatores de crescimento que agem na formação da célula.

Aplicação de Ácidos: O tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis com ácidos específicos que aceleram a renovação celular e atuam na formação de novo colágeno. Os resultados começam a ser percebidos mais tardiamente e o tratamento deve ser interrompido se a pessoa for exposta ao sol.

Vale a pena ressaltar que, para saber qual a melhor indicação de tratamento, é necessário passar por uma avaliação individual para analisar realmente quais são as necessidades de cada mulher.

Manu

Bom, para quem não tem estrias, fica a dica de cuidar direitinho da pele – e, para quem quer se livrar das chatinhas, o ramo estético está cheio de opções!

 

você pode gostar também destes posts

30 comentários

  • responder Thays Bachi 08/04/2014 às 10:03

    Muito bom!
    Ela citou as estrias brancas, mas não disse se tem tratamento para elas também!
    Mas valeu!!
    Beijoooo

    • responder Emileide 08/04/2014 às 11:07

      Thays Bachi pelo o que eu já li em outros site,esse tratamentos citados não elimina as estrias brancas,mas ameniza elas.

    • responder Priscila 08/04/2014 às 17:55

      Também fiquei com essa dúvida, mas sempre ouvi que para as estrias brancas os tratamentos podem até minimizar, mas não somem!

    • responder Thais Marques 22/04/2014 às 11:02

      Resposta da Manuella:

      Não há nenhum tratamento que seja 100% efetivo para estrias brancas, uma vez que já está consolidada a cicatriz. Os tratamentos irão minimizar o aspecto e promover mudança de coloração e tamanho, porém, elas não vão desaparecer.

  • responder Luisa Gadelha 08/04/2014 às 10:05

    Meninas, infelizmente já fiz todos esses tratamentos citados, mas nenhum foi significante para melhorar a aparência das minhas estrias. Inclusive, já fiz tratamentos com laser e tb nao deram certo. Tenho 27 anos, moro em São Paulo e já gastei o preço de um carro para tratar as malditas e nada! Hoje me conformei e vivo feliz mesmo com elas!

  • responder Paula Raya 08/04/2014 às 10:43

    Tha…
    A Dr. não falou de óleos corporais como método profilático. E a auto-drenagem? É legal? Como fazer?

    • responder Thais Marques 22/04/2014 às 11:05

      Resposta da Manuella:

      Os óleos corporais ajudam a hidratar a camada mais superficial da pele. A auto drenagem ajuda a ativar a circulação e a hidratar o corpo de dentro para fora. Fazer manobras de bombeamento nos gânglios (virilha, axila, posterior dos joelhos) já irá desobstruir as vias para facilitar a circulação.

  • responder Pollyana 08/04/2014 às 11:38

    Tenho bastante estria pq cresci muito rápido, aos 13 anos já tinha 1,78, aprendi a conviver com meus defeitinhos e nem ligo mais!

  • responder Priscilla Couto 08/04/2014 às 13:04

    Infelizmente não foi dito muita mais do que eu já sabia mas a tentativa é valida. Eu queria saber por exemplo sobre a auto-drenagem, como fazê-la e tbm sobre esse produtinhos que vemos no mercado como o Bio-oil e o Cicatrucure por exemplo. Bjos.

    • responder Thais Marques 22/04/2014 às 11:06

      Resposta da Manuella:

      Os óleos corporais ajudam a hidratar a camada mais superficial da pele e a auto drenagem ajuda a ativar a circulação e a hidratar o corpo de dentro para fora. Fazer manobras de bombeamento nos gânglios (virilha, axila, posterior dos joelhos) já irá desobstruir as vias para facilitar a circulação.

  • responder Sylvia Aline 08/04/2014 às 13:06

    interessante este post, mas estes tratamentos não melhoram as estrias brancas. experiência própria

  • responder Márcia Daniella 08/04/2014 às 13:17

    Post excelente!!! Não sofro tanto com estrias porque a minha vilã é a celulite, mas amei os esclarecimentos!!!

  • responder Fernanda Penido 08/04/2014 às 14:13

    Nós pedimos e o CDD atendeu!!! \o/ Eeehhhh

  • responder Marcela Bini 08/04/2014 às 15:25

    Eu entro pro time das que já tentou muita coisa, e na verdade acho que nada funcionou mesmo. Tive pelo crescimento rápido e alargamento dos quadris; e olha que me cuidadva, hidratava e tudo mais. As vezes a pele não aguenta mesmo. (
    A celulite me incomoda muito mais, pelo menos essa é mais fácil de amenizar/disfarçar. Só de tomar um solzinho já ajuda! rs

  • responder Daniella 08/04/2014 às 17:22

    As minhas apareceram na adolescencia, hoje com 27 anos sofro demais para assumi-las. Me encomoda demaisssssss, fiz carboxiterapia e mesoterapia, mas nao resolveu. Uso vitanol A, ha anos. Dizem que o cicatricure melhora… Vou procurar uma clinica aqui em SP e ver um dos tratamentos citados. Otimo post, obrigada meninas por atender nossos pedidos. Bjos

  • responder Andrea 08/04/2014 às 17:47

    Poderiam ter chamado uma médica dermatologista para a entrevista, já que fisioterapeutas não podem fazer procedimentos mais invasivos.

  • responder Michele Bdz 08/04/2014 às 18:04

    Eu tenho várias… e ainda não consegui assumí-las…

  • responder Kiki 08/04/2014 às 18:45

    Acho que deveriam ter chamado uma médica para dar mais credibilidade… Na verdade esses procedimentos mais incásicos nem são autorizados para clínicas de fisioterapia… Adoro o blog, beijos! Ah meninas tinha estrias brancas, e com o tratamento com minha Dermato elas sumiram sim! Demorou, machucou um pouco, não podia tomar sol mas valeu a pena. Usei creme de ácido retinoico em casa mesmo por cerca de 6 meses. Beijos

  • responder Luiza 08/04/2014 às 20:59

    Eu tenho estrias desde antes de saber o que são estrias 🙂 Só as dos seios me incomodam, mas não há muito a ser feito…

  • responder Lara 08/04/2014 às 23:23

    Alguém aqui já usou Vitanol A? Tenho algumas estrias brancas no bumbum e uma dermatologista me recomendou esse creme, mas queria saber se realmente ajuda, para não perder tempo, nem dinheiro…

  • responder Priscila 08/04/2014 às 23:23

    Vou relatar a minha experiência: sempre tive estrias, mas aquelas de crescimento e que não me incomodava em nada, porém, há 4 anos atrás tive alguns problemas de saúde e que me obrigou a tomar corticoide em alta dosagem e por período prolongado. Resultado do efeito colateral: engordei quase 30 quilos em 3 meses e mais estrias na barriga (horríveis, me deixaram profundamente deprimida). Comecei a pesquisar sobre tratamentos e uma amiga me disse da Carbox que era uma alternativa, procurei uma clinica através de site de compra coletiva e fui lá (sem referência alguma dos profissionais que iriam me atender). Fui maravilhosamente recepcionada pela fisioterapeuta que me atendia (as vezes tbm as esteticistas tbm faziam o procedimento) e era super tranquilo, só foram ruins as primeiras sessões pela dor da injeção. Fiz várias sessões (acho que mais de 50 sessões tranquilamente) e todas com valor de compra coletiva e posso afirmar que o resultado foi muito satisfatório, ela baixou as minhas expectativas, já que sumir completamente isso não iria acontecer, mas que minimizaria bastante, tenho algumas estrias avermelhadas até hoje desta época e que nunca mudaram de cor e não reagiram ao tratamento, mas a carbox foi a melhor solução que pude ter para as estrias. Quando eu mostro meu antes e depois ninguém acredita no resultado. Além da Carbox, tbm fiz algumas sessões de pelling de diamante (não fez cocegas) e hertix (esse mostrou uma leve melhora), mas nada se compara à carbox.

    Meninas que vão fazer qualquer tratamento estético: baixem a expectativa de que o tratamento possa realmente mudar o seu corpo, eles melhoram mas não modificam…

    Bjs

  • responder Raíssa 09/04/2014 às 00:12

    OK, uma razão a mais para incorporar o uso de hidratante corporal na rotina.
    Muito bom o post, Thaís!

  • responder Raíssa Moraes 09/04/2014 às 00:43

    Adorei o post! Tb tenho muitas estrias e olha que eu sempre fui magrinha, mas o fator genético interferiu muito!! Apesar de tê-las desde a adolescência, hj c 25a, ainda me sinto muito incomodada, espero um dia superar e usar um biquini sem auto-pudor, até mesmo pq é sabido que mesmo com todos esses tratamentos, que custam uma nota $$$, ainda não há tratamento 100% eficaz! Atualmente estou usando religiosamente Bio Oil, mais alguém usa? Uso nas vermelhas…espero que ele cumpra o prometido!! bjo, Sá, Mari e Thais!

  • responder Bidu 09/04/2014 às 14:33

    Achei que seria uma matéria com alma dermatologista. Especialista em pele e medica. Fisioterapeuta não é medico e não pode nem receitar os tais ácidos pra pele. Matéria ruim.

  • responder Miriã Andrade 09/04/2014 às 22:37

    Super útil e bem explicadinho o post! Preciso deixar a preguiça de lado e usar sempre hidratante na minha rotina, as que tenho não vão sumir, mas pelo menos tento prevenir as próximas! 😉

  • responder Marcia 11/04/2014 às 08:37

    Eu também tenho umas nas coxas por causa de uso de corticoide e outras por fator crescimento e tal, apesar de magra. Um creminho que usei e vi uma leve melhora foi um da St. Ives para estrias, o difícil é encontrar para vender.

  • responder Larissa 13/04/2014 às 22:32

    O blog de vocês é rico por causa disso: trata de aspectos que os outros blogs deixam passar! Ser mulher não é gostar só de moda e maquiagem, é gostar também de informações a respeito de nós, do nosso corpo e gostar de tirar dúvidas!

  • responder Thais Marques 14/04/2014 às 12:08

    Meninas,

    Vou repassar as dúvidas para a Manuella, ok?

    Em breve retorno com as respostas.

    Beijos!

  • responder Geiza 19/02/2015 às 13:51

    Fiz o tratamento a Laser CO2 e tive ótimos resultados. Problema que nao param de crescer em mim mas que o laser foi um dos que mais tive resultado.

  • responder Iara 30/01/2021 às 11:59

    A prevenção começa agora!
    Diferença apos 28 dias de uso, Silk Skin Essential Skin Care foi criado especialmente para o tratamento de estrias. Desenvolvido com fórmula exclusiva de alta tecnologia, penetra na pele de forma rápida e eficaz
    Compre agora pelo link: http://mon.net.br/15z21x

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB