Resenhas Sinceras

Flacidez e gordura localizada: mais dicas de especialista!

17/02/2014

Vocês pediram e cá está o post sobre flacidez e gordura localizada! Quem responde as principais dúvidas sobre esses temas é a fisioterapeuta Karen Haas, que já falou a respeito da celulite uns dias atrás.

Aproveitando, a Karen vai responder pessoalmente os comentários daquele post! Provavelmente isso vá acontecer hoje, então fiquem de olho. Agora, vamos ler sobre essas outras duas inimigas do corpo feminino!

Corpo

Flacidez

Coisas de Diva: O que é flacidez?

Karen Haas: A flacidez tissular [palavra relativa a tecido – no caso, a pele] corporal ocorre pelas modificações nas fibras colágenas, elásticas e reticulares, que diminuem, enfraquecem e se tornam rígidas, principalmente pela desnutrição ou desidratação do fibroblasto [célula constituinte do tecido conjuntivo]. Também é ocasionada pela gradativa atrofia da gordura no tecido subcutâneo, seguida pela perda da massa muscular e aumento de depósito gorduroso no local; pela ação gravitacional; pelo envelhecimento fisiológico; pelas perdas de peso abruptas (efeito sanfona); e, finalmente, pelo sedentarismo – há grande quantidade de tecido conjuntivo nos músculos, que se não forem exercitados não terão firmeza, tornando a pele flácida por consequência.

Os principais danos à pele do corpo iniciam-se por volta da terceira década de vida. A maior incidência é na mulher, devido a fatores hormonais e aos efeitos da gestação e amamentação sobre a pele.

Considerando que a pele é viscoelástica, uma vez ultrapassado seu limite elástico, não haverá retorno ao seu tamanho original, dando origem ao excesso de pele, o que dificulta muito os resultados em estética.

As regiões do corpo mais afetadas pela flacidez tissular são mamas, glúteos, abdômen e coxas.

Para amenizar e prevenir a ação da flacidez tissular corporal deve-se ingerir bastante água, prevenir a exposição ao sol, ter hábitos regrados (como boa alimentação, sono e exercícios) e usar cosméticos com princípios ativos tonificantes, como Colágeno, Isoflavonas da Soja, Raffermine e Coenzima Q10.

CDD: Como diferenciar a flacidez muscular da flacidez de pele?

KH:

Tissular: Flacidez que ocorre nas fibras de sustentação da pele, causada pela perda de peso repentina, fatores hormonais, falta de hidratação, envelhecimento, genética, dentre outros. É possível identificá-la ao conseguir pegar uma prega em determinada região do corpo apenas de pele, sem o músculo. Outra forma é quando se tem uma musculatura firme, mas ainda sobra algo – isso que sobra é pele. Se ela não fica grudada no músculo é porque ali já se tem flacidez instalada.

O tratamento ideal para esse caso é utilizar aparelhos estéticos. Em nossa clínica, utilizamos o G3, aparelho que emite radiofrequência. Ele tem a função de estimular a formação de novas células de colágeno por meio da fabricação de fibroblastos e também fazer a retração das fibras de elastina, deixando a pele mais esticada e rente ao músculo.

Muscular: Esse problema é causado pela fraqueza dos músculos. Sedentarismo, excesso de comidas gordurosas, problemas posturais, genética e falta de atividade física são alguns fatores que determinam a flacidez. A forma mais comum de percebê-la é o balanço da pele ao andar.

O tratamento para flacidez é feito através de aparelhos que promovem o fortalecimento muscular e a melhora do tônus da pele, deixando as regiões tratadas mais firmes e torneadas. Hoje, utilizamos a estimulação russa, queridinha das pessoas que não têm tempo ou que não gostam de exercícios.

CDD: Apenas comer gelatina diariamente minimiza a flacidez? Qual a quantidade diária recomendada para obter-se algum efeito?

KH: A gelatina contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo, favorecendo a síntese do colágeno, que ajuda a sustentar os tecidos. A gelatina pode até ajudar na formação da massa magra, o que deixa o corpo mais firme, mas isso desde que se pratique atividade física. Sozinha ela não faz milagre. Ela é boa para a saúde, seus aminoácidos são úteis na manutenção dos ossos, das cartilagens, dos tendões e da pele. Mas não adianta consumir em grande quantidade se não mudar os hábitos alimentares.

A quantidade mínima de ingestão diária recomendada por nutrólogos, nutricionistas e dermatologistas geralmente é de 10 gramas por dia. Uma das formas mais práticas de ingeri-la é através de cápsulas ou em pó. Levando em consideração que a gelatina em pó é absorvida mais rapidamente, acaba sendo a mais indicada. Nesse caso, seria uma colher de sobremesa ao dia.

CDD: De que forma a celulite aparece por decorrência da flacidez?

KH: A celulite não aparece por decorrência da flacidez, e sim, ela pode ficar mais evidente por conta da flacidez. Há pessoas que não têm celulite e sim flacidez, que lhes dá a impressão de terem celulite. Quando o tecido está frouxo, fica maleável e isso faz com que o aspecto da pele mude. Quando ela é pressionada, aparecem algumas ondulações que dão a impressão de serem os furinhos da celulite, mas não são!

Gordura Localizada

CDD: O que é gordura localizada?

KH: A gordura é conhecida como tecido subcutâneo ou tecido adiposo. É a camada mais profunda da pele, que tem função de isolante térmico, onde está armazenada energia necessária para a sobrevivência, dando o formato do contorno corporal. A gordura localizada é o aumento desse tecido nos locais em que a pessoa o tem mais frouxo. Isso também pode ser determinado geneticamente. Os lugares mais comuns são: culote, abdômen e flancos (cartucheira), entre outros. A forma é apenas aumentada, mas não deformada.

CDD: Por que, mesmo com boa alimentação e rotina adequada de exercícios, as mulheres têm dificuldade em perder gordura localizada?

KH: O corpo feminino, devido a uma carga hormonal específica, acumula mais facilmente a gordura em determinadas regiões. Isso pode ocorrer por vários aspectos: consequência de um procedimento cirúrgico, falta de vascularização, perfil hormonal. Dentro desse último item, falta de hidratação, alimentação inadequada, stress, doenças e tabagismo podem alavancar o problema.

CDD: Quais são os principais tratamentos estéticos para gordura localizada?

KH: Tudo o que comemos além do necessário vai sendo estocado como gordura localizada. As áreas mais comuns de depósito de gordura nas mulheres são abdômen, flancos (os famosos pneuzinhos) e culotes.

Há ótimas opções para amenizar essa gordura, mas vale lembrar que não tratam sobrepeso e obesidade. Nada substitui uma vida regrada, com boa alimentação e atividade física. A dica é associar esses bons hábitos aos melhores tratamentos estéticos para que os resultados sejam colhidos mais rapidamente.

CRIOLIPÓLISE: Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, essa técnica usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. O aparelho é colocado na superfície da pele e a camada gordurosa é congelada até temperaturas negativas. Em contato com a baixa temperatura, as células de gordura (chamadas de adipócitos) se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente. Em até três meses após a primeira sessão, entre 20 e 25% da área submetida ao tratamento estético será eliminada.

VELOX: O ultrassom de alta potência emite ondas sonoras que promovem vibrações mecânicas nos tecidos subcutâneos. Essas vibrações aumentam a circulação local e alteram a permeabilidade da membrana das células de gordura, favorecendo o extravasamento do seu conteúdo, que será reabsorvido e eliminado pelo organismo. Isso reduz visivelmente a perda de medidas locais.

MASSAGEM LIPOFIRMEX: Massagem que associa modelamento, drenagem, alongamento da musculatura superficial e relaxamento. Com movimentos relaxantes, massagem agradável, sem a sensação de desconforto como na maioria das massagens modeladoras convencionais, auxilia na eliminação da gordura após o uso de um dos aparelhos citados acima. Se feita sozinha, auxilia no modelamento e reduz medidas, porém não elimina gordura.

G3 RADIOFREQUÊNCIA: A radiofrequência, quando utilizada ponteira monopolar, é um tratamento indicado para o corpo. Consiste em elevar a temperatura da pele de 36 a 42º C, aproximadamente, estimulando a formação de colágeno. O resultado é uma pele mais saudável e vistosa. Com o aumento da temperatura, ativa-se a circulação local, ocorrendo atrito entre as células de gordura, que acaba por ser queimada. A radiofrequência provoca uma compactação das células de gordura, ou seja, faz com que os adipócitos fiquem menores, diminuindo os contornos corporais.

Karen

E aí, mais alguma dúvida?

você pode gostar também destes posts

42 comentários

  • responder Márcia Daniella 17/02/2014 às 13:35

    Dicas ótimas!!! Por que nosso corpo tem que sofrer tanto, né?! Um monte de inimigos para combater: estria, celulite, gordurinhas, flacidez!!!

  • responder Eloiza 17/02/2014 às 14:04

    Sem querer pedir muito, estou no aguardo do especial sobre estrias!

  • responder Raissa 17/02/2014 às 14:23

    Muito bons esses posts, com certeza vão continuar servindo de referência futuramente.

  • responder Dafne 17/02/2014 às 14:33

    Opa, sempre odiei comer gelatina e não como mesmo, gostei disso de gelatina em pó aí!
    Onde compra, farmácia? Toma com água?

    • responder Thais Marques 17/02/2014 às 16:57

      Logo a Karen te responde!

    • responder Sylvia Aline 18/02/2014 às 09:36

      a minha pergunta era a mesma. odeio gelatina

    • responder Karen 25/02/2014 às 16:29

      Oi, Dafne, tudo bem? Sobre a gelatina: você vai encontrar o produto em duas versões – a alimentar e a suplementar. No primeiro caso, usada principalmente para sobremesas, e comprada em supermercados, a gelatina pode ser em pó com sabor ou sem sabor, em folhas incolores ou coloridas. No segundo caso, a suplementar, vendida apenas em lojas de suplementos alimentares, é encontrada em cápsulas ou em pó, e nada mais é do que o colágeno na sua forma mais pura. Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma. Acontece que, embora as propriedades de todas essas versões da gelatina sejam as mesmas, a concentração de colágeno é muito maior no pó suplementar, chamada de colágeno hidrolisado, é a mais ideal, que dará um resultado satisfatório e visível . Os primeiros efeitos se fazem notar após dois ou três meses de consumo diário.
      Particularmente uso da Nutrinn, que sou super fã e vi um resultado visível no primeiro mês de uso. Tenho para vender no meu espaço, justamente por ter virado fã. Más você encontra em vários espaços e até farmácias em Curitiba.

  • responder Ana Rita 17/02/2014 às 14:56

    Acho que esse é mal de (quase) todas as mulheres… Obrigada pelas dicas 😉

    Bjs

    http://colorscanspeak.blogspot.pt/

  • responder Carla 17/02/2014 às 15:02

    Meninas,
    Poderia rolar dicas de clínicas boas e confiáveis para fazer os tratamentos estéticos para acabar com esses males. Alguém tem alguma indicação no Rio de Janeiro?

  • responder Carol 17/02/2014 às 15:37

    Mas de que gelatina você está falando? Porque aquela de supermercado é péssima, cheia de corantes e conservantes.

    • responder Thais Marques 17/02/2014 às 16:57

      Vou ver com a Karen!

    • responder Karen 25/02/2014 às 16:33

      Oi, Carol, tudo bem? Você vai encontrar o produto em duas versões: a alimentar e a suplementar. No primeiro caso, usada principalmente para sobremesas, e comprada em supermercados, a gelatina pode ser em pó com sabor ou sem sabor, em folhas incolores ou coloridas. No segundo caso, a suplementar, vendida apenas em lojas de suplementos alimentares, é encontrada em cápsulas ou em pó, e nada mais é do que o colágeno na sua forma mais pura. Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma. Acontece que, embora as propriedades de todas essas versões da gelatina sejam as mesmas, a concentração de colágeno é muito maior no pó suplementar, chamada de colágeno hidrolisado, é a mais ideal, que dará um resultado satisfatório e visível . Os primeiros efeitos se fazem notar após dois ou três meses de consumo diário.
      Particularmente uso da Nutrinn, que sou super fã e vi um resultado visível no primeiro mês de uso. Tenho para vender no meu espaço, justamente por ter virado fã. Más você encontra em vários espaços e até farmácias em Curitiba.

  • responder Michele Bdz 17/02/2014 às 17:09

    Parabéns pelo post!!!
    Realmente muita coisa passa despercebido… 🙂

  • responder Carol 17/02/2014 às 20:42

    Indicações de cosméticos com princípios ativos tonificantes?

  • responder Carol 17/02/2014 às 20:45

    (e eu tomando um grama de colágeno por dia, achando que ia funcionar alguma coisa. tsc tsc)

  • responder Carla 17/02/2014 às 22:07

    Oiii, adorei esses post, por favor façam um sobre estrias. hehehe. Ah e sobre o anterior de celulites, aquele exercicio de contrair e relaxar o gluteo realmente funciona para ameniza-las?

    • responder Thais Marques 18/02/2014 às 12:22

      Dúvida registrada!

    • responder Karen 25/02/2014 às 16:34

      Carla, qualquer movimentação que você faça com os glúteos já é válida, porém os melhores para eliminar celulite são os aeróbicos, onde você irá fazer gasto energético, ou seja, utilizar a gordura da região. Esse de contrair e relaxar é bom para deixar mais durinho, e estimular drenagem local.

  • responder Tatá 17/02/2014 às 22:29

    Thais e Karen !! Muito obrigada pelo post e pelas dicas !!
    Agora vamos as duvidas !! rs…
    1) Ao que parece eu realmente tenho gordura localizada, pois a minha “celulite” não se parece muito com o descrito no post anterior. Uma vez eu disse na clinica que frequento que eu tinha celulite na barriga, pq em algumas partes forma uma ondulação, elas me disseram que não existe celulite na barriga, que isso é gordura localizada e um pouco de flacidez, entao confere ???
    2) Aqui é amplamente recomendado os exercícios com plataforma vibratória nas clinicas de estética. Pode ser um bom aliado para gordura localizada e flacidez ou tem alguma recomendação para um caso especifico, tipo, flacidez muscular?
    3) Lipocavitacao ou Powershape? Qual a indicação e qual dá melhores resultados ? Meu problema é o abdômen, sou a típica falsa magra….
    E agora ainda temos a Criolipolise, que eu só tinha ouvido falar, não sabia o que era …
    obrigada meninas !!! E bjos

    • responder Thais Marques 18/02/2014 às 12:21

      Logo a Karen vem responder!

    • responder Karen 25/02/2014 às 16:38

      Oi, Tatá, tudo bem? Vamos as suas dúvidas, hehe.
      1. Olha, cada profissional tem um ponto de vista diferente. Para poder te responder, precisaria ver você… más já adianto, onde há gordura pode haver celulite…
      2. a plataforma auxilia muito a perda de gordura pois existe um gasto calórico ao se exercitar em cima da plataforma. E também ajuda na flacidez muscular – deixando claro muscular e não tissular que é pele. Usamos na Estética para flacidez muscular a associação da estimulação russa, a queridinha de quem não é fã de exercícios, ou para quem tem dificuldade em ganhar massa muscular.
      3. teríamos que avaliar você para verificar qual é seu caso, gosto muito do resultado do Protocolo que inclui a Crio que faço, dá um efeito lipo fantástico, e no seu caso que é uma “falsa magra” seria muito bom.
      Espero ter te ajudado!

  • responder Cinthia 18/02/2014 às 07:25

    Eu engordei muito na gravidez e fiquei com muita gordura localizada. Fiz inúmeros procedimentos estéticos (com pessoas muito conceituadas) e gostei muito dinheiro.. o resultado foi muito pouco, só deram uma “amenizada”
    A unica coisa que fez meu corpo ficar bonito e transformado foi muito exercício e reeducação alimentar.

  • responder Sylvia Aline 18/02/2014 às 09:47

    poderia passar umas dicas para quem não pode frequentar essas clínicas com esses aparelhos, tipo uns exercícios para fazer em casa, um produto fácil de encontrar, etc

  • responder Mah 18/02/2014 às 10:28

    Acho que só falto o preço dos tratamentos 🙁
    Eu to muito afim de fazer alguma coisa para reduzir as gorduras localizadas, só exercício não adianta muita coisa não.

    • responder Thais Marques 18/02/2014 às 12:20

      Isso é melhor ver direto com a clínica! 😉

    • responder Karen 25/02/2014 às 16:41

      Oi, Mah, tudo bem? Você é aqui de Curitiba? Deixa uma mensagem pra gente no Facebook e nós podemos pensar em um plano especial por você ser leitora do CDD. Um abraço!

  • responder Renata 18/02/2014 às 12:57

    Eu tenho flacidez desde que me conheço por gente 🙁
    É genético será? tenho muita facilidade para desenvolver estrias também…me apavora pensar em engravidar e ficar mais flácida e com estrias ainda. 🙁

  • responder Lis 19/02/2014 às 08:28

    Olá! Gostaria de saber quanto tempo após o parto cesáreo é possível fazer os tratamentos indicados? Grata. Lis.

    • responder Karen 25/02/2014 às 16:39

      Oi, Lis, tudo bem? Lis, tudo irá depender se você ira amamentar ou não, geralmente o médico libera após 30 dias, aí o tratamento em si, irá depender da amamentação ou não…

  • responder Thais Marques 19/02/2014 às 12:06

    Meninas, as dúvidas foram anotadas e logo a Karen vem respondê-las! Obrigada! 🙂

  • responder Fernanda Penido 19/02/2014 às 16:52

    Entendi que a celulite pode ficar mais evidente por conta da flacidez, mas, então, como saber se o que estamos vendo na pele é celulite ou flacidez ou as 2 juntas?

    • responder Karen 25/02/2014 às 16:40

      Oi, Fernanda, tudo bem? Para sabermos só tem um jeito: você passar por uma avaliação com uma fisioterapeuta dermatofuncional. Um abraço!

  • responder Miriã Andrade 25/02/2014 às 00:20

    Esses posts estão tirando muitas dúvidas que eu tinha, obrigada! 🙂

  • responder Joana Gama Filho 06/03/2014 às 18:01

    Quando vocês postaram sobre a celulite – que graças a deus, não me causam dor de cabeça! – fiquei torcendo pelo post da flacidez! Meninas, eu malho, tento comer bem, mas acho que rola um pouco desse fator genético explicado no post porque é tenho que RALAR MUITO para ganhar cada quilo de massa magra :/ Meu problema é muscular mesmo, não é da pele. Queria eu conseguir combinar tratamento estético com a ginástica, mas os tratamentos são tão caros :/

  • responder Karina 17/03/2014 às 13:08

    Boa tarde, eu sou magra e tenho “pneus”, gostaria de saber sobre algum método bom e rápido, porem tem um probleminha…tenho pinos de titânio na coluna, não podendo utilizar nada que aqueça. Alguma opção? Obrigada.

  • responder Brenda 07/11/2014 às 14:13

    Gostaria de saber mais sobre o Carbox… Sei que dói, mas dizem aue eh otimo pra flacidez tissular, será q para flacidez tem um fluxo direcionado, assim me explicaram, pode falar mais. ? parabens pelos outros esclarecimentos

  • responder fernanda 20/01/2016 às 13:48

    E sobre seios como perder a gordura ?

  • responder Maria 02/11/2017 às 22:17

    Qual o melhor tratamento estético pra flacidez e gordura localizada? Radiofrequência c licopavitaçao ,ou radiofrequência c carbox terapia é melhor? Já malho todos os dias…..pode me dizer qual da melhor resultado?

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB