Cosméticos Dicas Maquiagem Pele

Tire suas dúvidas sobre pele!

09/11/2013

Frequentemente surgem dúvidas nos comentários dos nossos posts sobre pele. Como nós não somos profissionais no assunto, compilei as perguntas que mais aparecem por aqui e enviei à Dra. Bettina Sanson, dermatologista de Curitiba. Tomara que seja esclarecedor! E se preparem porque logo, logo sai um super post só sobre proteção solar. Aguardem!

Coisas de Diva: Em que momento da rotina facial o protetor solar deve entrar?

Dra. Bettina Sanson: O protetor solar sempre deve ser o primeiro a ser aplicado. Bons produtos já contém hidratante, dispensando portanto a aplicação diurna de hidratantes sozinhos. Os cremes anti-idade devem ser aplicados à noite, com o rosto limpo.

CDD: O primer é um aliado para as mulheres com pele oleosa, ajudando a segurar a maquiagem durante o dia todo. Quem deseja usá-lo deve incluir o produto em que momento da rotina facial?

BS: O primer deve ser aplicado sobre o filtro solar, dando um intervalo mínimo para que ocorra a absorção do filtro hidratante antes. Depois do primer vem a maquiagem.

CDD: Para mulheres com foco em rejuvenescimento, qual a ordem correta entre itens da rotina facial?

BS: Produtos de limpeza facial devem ser usados à noite, primeiro o demaquilante e depois um bom sabonete líquido e após uma loção de limpeza, que pode ser alcoólica para peles oleosas ou livres de álcool para peles mais maduras. O sérum anti-idade deve ser aplicado após a limpeza rigorosa, assim como produtos para a área dos olhos. Durante o dia damos preferência para filtros com hidratantes já em sua composição e a maquiagem por cima, sempre lembrando que uma pele bonita dispensa uso de bases e pós e que já existem esses produtos no mercado com filtro solar.

CDD: Qual seria a rotina facial ideal para uma mulher de 25 anos?

BS: Uma pele jovem para manter-se bonita necessita estar sempre limpa, portanto a rotina noturna é muito importante. Durante o dia usar um filtro solar com tonalizante e hidratante. Uma regra: nunca dormir maquiada.

CDD: E a rotina para uma de 40?

BS: Mulheres na faixa dos 40 anos já estabeleceram sua própria rotina de cuidados. O ideal é usar produtos com filtro solar, seja base, pó compacto ou hidratantes. O uso de ativos anti-idade deve ser regra à noite, tanto produtos tópicos com ácido retinoico, vitamina C ou ácido glicólico quanto produtos via oral, tipo suplementos para ativação do colágeno.

CDD: Por que o período da noite é o mais recomendado para a ação de ativos que tratam a pele?

BS: No período da noite ocorre maior absorção de produtos tópicos ou sistêmicos. O colágeno é produzido em maior quantidade à noite.

CDD: É necessário passar protetor solar nos lábios?

BS: O uso de protetor labial é essencial em períodos de muito sol, hoje contamos com bons hidratantes e batons com filtro solar.

CDD: Você recomenda o uso de produtos que concentram vários benefícios em um?

BS: Produtos combinados são ótimos pela sua praticidade, hoje praticamente todos os produtos contém filtro solar. O grande truque para se proteger é carregar na bolsa um pó compacto com filtro, que não suja a bolsa se vazar e pode ser aplicado em qualquer lugar.

Fiquem à vontade para tirar dúvidas nos comentários! Se alguma coisa não ficar clara, vou repassar à Dra. Bettina para não ter erro!

você pode gostar também destes posts

85 comentários

  • responder Diciane Carelli 09/11/2013 às 10:16

    Fui nessa dermatologista a 4 meses atrás, atendimento dela é péssimo, a consulta não durou 3 minutos, estava com problemas sérios na minha pele (tenho muitas pintinhas e uma delas estava sangrando), ela olhou por uns 2 segundos, me deu umas receita.Quando fui comprar os produtos receitados, notei que a receita estava sem carimbo, e um dos produtos receitados não fabricavam mais a bastante tempo. Resumo, profissional que só tem nome e quase nenhuma qualidade.
    Perdi o dinheiro da consulta(particular) e procurei outro dermatologista.

    • responder didi 10/11/2013 às 09:40

      Nossa, fiquei espantada com seu depoimento!!! Consulta pra mim, tem que ser no MINIMO meia hora…. se algo bem “frescura” nossa, é aceitavel que seja uns 15 minutos…. mas no seu caso que já estava até sangrando, até 15 minutos eu acharia muito pouco!!! acho que nem no SUS as consultas duram só 3 minutos.

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 12:48

      Me consultei com ela uma vez e fui bem atendida… Uma pena que sua experiência foi ruim! :\

  • responder Marjorie 09/11/2013 às 10:36

    Concordo com a leitora Hellen 🙂 Também tenho curiosidade em conhecer algumas marcas de pó com filtro solar. Parece uma opção bem boa pra garantir a proteção ao longo do dia, já que reaplicar o filtro acaba sendo meio complicado… Vcs indicam alguma, meninas?

    • responder Andrea 09/11/2013 às 12:40

      Há anos uso o protetor em pó da adcos, foi recomendado pela minha dermato e amo!! Deixa a pele bem bonita e protegida!

    • responder didi 10/11/2013 às 09:36

      o pó com proteção solar da adcos realmente é bom, porém tem preço elevado… uma alternativa pra mim, tem sido o da maybelline, que tem fps 30 e custa na faixa de 20 reais nas americanas ou farmacias do tipo onofre… na sephora eu acho que está um pouquinho acima desse valor, mas ainda assim continua bem barato em relação ao da adcos, e eu acho ele muito bom também.

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 12:49

      Marjorie, eu conheço um da Maybelline com FPS, mas nunca usei!

  • responder Priscila 09/11/2013 às 10:45

    Diciane , espero que vc tenha ido em outro dermatologista logo em seguida.Esses sinais q sangram sao bem perigosos .

    • responder Diciane 09/11/2013 às 14:23

      Sim Priscila eu fui, já fiz um tratamento e já está tudo bem 🙂

  • responder Ju abreu 09/11/2013 às 10:46

    Thais adorei esse post!
    Minha pele sempre foi oleosa mas eu conseguia controlar a oleosidade com os produtos que minha dermatologista havia me indicado, entre eles um ácido. Porém estou grávida e não estou mais fazendo uso dos produtinhos, exceto do gel de limpeza e protetor solar. Só que minha pele ficou péssima! Vários produtos são contra indicados para gestantes 🙁
    Será que a doutora tem alguma dica neste caso?

    Beijinhos

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 12:51

      Ju, acho importante você consultar sua dermatologista. A gravidez é um período mais sensível da mulher mesmo, então precisa de um apoio profissional maior, né? Vou ver o que a Dra. diz, mas minha opinião é essa.

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:23

      Resposta da Dra. Bettina:

      A fase da gestação é complicada porque muitos produtos não podem ser usados. Geralmente com manipulação conseguimos chegar a um produto bom.

  • responder Sacha 09/11/2013 às 11:05

    Queria muito me consultar com a Dr Bettina, mas infelizmente ela só atende pessoas acima dos 30 (pelo menos foi isso que a secretária me disse). Minha sogra consulta com ela e não faltam elogios

  • responder Gabi 09/11/2013 às 11:27

    Olha, acho muito legal e ético blogs que trazem profissionais da área para tratar de assuntos que todo mundo acha que já sabe! Parabéns CDD!

    Não entendi essa parte “O protetor solar sempre deve ser o primeiro a ser aplicado.Bons produtos já contém hidratante, dispensando portanto a aplicação diurna de hidratantes sozinhos.”…O filtro solar hidrata? :O

    • responder Clivia 09/11/2013 às 17:26

      É verdade, já li varias vezes que o uso do protetor solar não substitui o uso do hidratante.. E agora ?

    • responder didi 10/11/2013 às 09:43

      se o filtro solar tiver componentes hidratantes, sim, hidrata…. veja que ela falou de protetores bons….

    • responder Fernanda 10/11/2013 às 23:33

      Os filtros japoneses estão entre os melhores do mundo e nao contem hidratantes. Isso de ser produto combo pra ser bom é relativo. Sim, tenho hidratantes c fps mas aí a proteção é baixa, em torno de 20. Se tu passa um protetor japonês q tem fps 50+ ele sao bem bloqueadores e nao vão permitir que a pele absorva um hidratante passado por cima. Totalmente estranha essa recomendação. E se eu fizer questão de um produto c alto fps e um hidratante separadamente, como deve ser a ordem?

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 12:53

      Ela quis dizer que se a gente usar um hidratante com FPS, resolve o problema! Mas se for o protetor solar normal, podemos complementar com hidratação à noite, quando a pele absorve melhor as fórmulas! Mandei a ela para termos 100% de certeza.

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:25

      Resposta da Dra. Bettina:

      Existem bons filtros com hidratantes até FPS 100, com cor ou sem cor.

  • responder Amanda 09/11/2013 às 12:48

    Tenho 19 anos e faço limpeza de pele de manhã e a noite uso sabonete especifico para minha pele, tônico e um creme. já estou usando cremes anti idade com colageno e elastina. tem algum problema?

    • responder Nay 11/11/2013 às 09:04

      Eu também tenho duvidas sobre anti idade e não consigo esclarecer em lugar nenhum, se pudesse tirar essa dúvida com clareza eu ficaria bem feliz rs…no meu caso é a dúvida sobre produtos anti idade na região dos olhos, pois eu, com 22 anos já tenho linhas finas de expressão e não sei se posso usar ou não…

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 12:54

      Meninas, isso vai depender da dermatologista que atender vocês. Eu sempre ouvi que produtos anti-idade eram recomendados após os 25 anos apenas! Mas acredito que essa opinião varie de profissional para profissional. A Dra. Bettina irá passar para gente a dela.

    • responder Monique 11/11/2013 às 13:39

      Olha, tenho 26 e minha dermato passou alguns ácidos, mas Vitamina C ela não deixa eu aplicar, disse que se a pele acostuma agora, o produto não tem efeito depois (quando estivermos mais velhas).

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:27

      Respostas da Dra. Bettina:

      Amanda, os cremes anti-idade são indicados após os 25 anos. Excesso de produtos aos 19 anos podem provocar acne cosmética.

      Nay, linhas de expressão não respondem a produtos tópicos, somente o botox resolve, porque tem ação muscular.

    • responder Nay 11/11/2013 às 17:08

      não entendi muito bem, queria saber se no meu caso que já tenho linhas finas se posso usar anti idade ou não, por ter 22 anos…obrigada

    • responder Thais Marques 12/11/2013 às 12:02

      Ela quis dizer que não adianta você usar anti-idade se já está com as linhas de expressão.

  • responder Amanda 09/11/2013 às 12:50

    ah. e mais uma perguntinha é preciso na limpeza do rosto mesmo sem ter usado maquiagem usar demaquilante? Obrigada e beijos

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 12:55

      Não! Se você não usou maquiagem, não precisa do demaquilante. Pode lavar o rosto e passar um tônico para remover impurezas mais profundas, se desejar.

  • responder Valéria Lima 09/11/2013 às 13:28

    Fiz tratamento contra melasma,tenho a pele oleosa, e agora na fase de manutenção me foi sugerido apenas o uso do Klassis a noite e Calmance + filtro 70 durante o dia, questionei sobre o auxílio da vitamna c e dos cremes para a área dos olhos e a dermato disse que não era necessário pois só o klassis dava conta. Como já tenho mais de 30 e cuido da região dos olhos desde os 25 fiquei preocupada em abandonar os cuidados com essa região por mais de um ano…

  • responder Camille 09/11/2013 às 14:23

    Eu tenho uma dúvida há muito tempo sobre protetor solar. Enquanto muitos dermatologistas dizem que é necessário usar protetor solar todos os dias para prevenir o câncer de pele, manchas e o envelhecimento precoce, já vi profissionais da área dizendo que o protetor solar bloqueia a produção de vitamina D que vem do sol e que não usá-lo não traz o risco de um câncer pois apenas não usar protetor não é suficiente pra tal. Eu fiquei muito confusa e não sei o que fazer.

    • responder didi 10/11/2013 às 09:48

      Tenho essa mesma duvida… na verdade o que causa o cancer de pele são os raios UVA que atravessa a pele e nem todo protetor solar é eficiente para eles….. já os raios UVB são os que soh atingem a pele supercifialmente (e que queimam a pele quando vamos a praia rs), e o FPS dos protetores é em relação a esse raio UVB, que é o que não da cancer……….
      Entao se utilizarmos um que nao é forte pros raios UVA, estaremos livrando a pele de queimadura (ou de um bronze rs) mas nao estaremos livres da chance de ter cancer….

      E ai, como saber qual protetor realmente vai proteger do UVA?
      Será que é mais vantagem então não usar protetor solar e pelo menos aproveitar a vitamina D?

    • responder Marjorie 10/11/2013 às 10:57

      O filtro solar realmente bloqueia a produção de vitamina D. O ideal, nesse caso, seria deixar, por exemplo, os braços expostos ao sol por uns 15 minutos por dia, sem protetor solar. Problema é que, como em Curitiba predominam os dias nublados/chuvosos, mesmo sem uso de filtro solar, nossa produção de vitamina D ainda é insuficiente… A vitamina D pode ser dosada em uma consulta a um endocrinologista e, se necessário, pode ser feita a reposição com cápsulas.

    • responder Nay 11/11/2013 às 09:07

      Se um profissional pudesse responder essa pergunta também seria bem interessante, nem imaginava isso…você cuida de uma coisa e piora outra haha

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 12:59

      O que minha médica me explicou uma vez é que, para absorver vitamina D, precisamos de exposição solar em horário correto sem protetor solar, com os braços e pernas à mostra e em movimento. A absorção de vitamina D é maior nos membros do que no rosto, por exemplo. Mas quem é que consegue cuidar disso morando numa cidade chuvosa? Melhor fazer a reposição com a ajuda de um endocrino mesmo.

    • responder Camille 13/11/2013 às 18:35

      Já esclareci a minha dúvida no post com a Dra. Flávia, obrigada 🙂 E realmente, sol em Curitiba? HAHA, acho que não…

  • responder Hilda 09/11/2013 às 15:09

    Eu fiz tratamento com dermatologistas por 3 anos e nada do que elas me passavam adiantava. Minha pele é oleosa e ficava coberta de cravinho (apesar de quase nunca se transformarem em espinhas). Gastei muito dinheiro e nada adiantou, mesmo mudando de dermatologista 3 vezes. No fim das contas, parei de usar todos os ácidos que receitavam. Mantive só o sabonete facial e o esfoliante, acrescentei um hidratante da neutrogena, um tônico e um gel de limpeza. Em 2 semanas minha pele estava limpinha. 5 meses depois a oleosidade diminuiu 60% e quase não tenho cravo. Doideira!!

  • responder Carol 09/11/2013 às 15:52

    Hilda, isso também aconteceu comigo. Os produtos indicados pelos dermatologistas eram caros e quase não davam resultados. Gastei dinheiro e a pele não ficava como eu queria. Comecei a experimentar produtos mais em conta que via pela Internet e passei a frequentar mensalmente uma esteticista para limpeza de pele. O resultado foi bem melhor. Hoje, uso uma loção de limpeza sem sabão da Cetaphil depois do demaquilante, o sabonete líquido La Roche Posay, o desincrustante, manhã e noite, e água termal antes de dormir. Só nao consigo me adaptar aos filtros solares. O Anthelios AC que tenho deixa a pele branca e meio oleosa apesar de ser indicado para esse tipo de pele. Usando até acabar.

  • responder Juliana Frade 09/11/2013 às 17:46

    Oque a Dra costuma indicar para tratamento de melasma em pele oleosa.Tenho manchas de melasma nas bochechas e atualmente uso protetor solar 50 de manhã e revitalift clareador à noite já faz um ano que uso tenho 38 anos. Obrigada!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:00

      Juliana, como sua dúvida é muito específica, na minha opinião precisa de consulta médica. Recomendo que vá à dermatologista! Mandei a pergunta à doutora, de qualquer forma.

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:21

      Resposta da Dra. Bettina:

      Continuar o uso de fator de proteção alto e associar hidroquinona em gel manipulada à noite.

  • responder Nathálie 09/11/2013 às 18:10

    Boa tarde Dr Betina e meninas do CDD… Adorei termos uma dermato por aqui. Eu sempre sofri muito com minha pele, já tive acne e hoje ainda tenho em período de menstruação. O que segura minha pele é o anticoncepcional e eu odeio ser dependente disso, por esse motivo estou querendo MUITO tomar roacutan, até pq além de ainda sofrer com a pele, ter cravos tenho algumas marquinhas de espinhas que tive no passado. Uso panoxil e vitacid praticamente contante, para conseguir manter a pele razoavelmente boa. E lavo bastante, esfolio toda semana. O que como dermatologista acha do roacutan???

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:02

      O Roacutan pode fazer milagres em alguns casos, mas é super necessário você fazer uma bateria de exames e ter orientação médica antes de tomar, pois há efeitos colaterais! Vai depender mesmo da gravidade do seu caso. Passei a ela a pergunta, de qualquer forma.

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:29

      Resposta da Dra. Bettina:

      Este medicamento não serve para marcas de acne. Depende do grau da acne, ela pode ser controlada com produtos tópicos e laser, que trabalha também as marcas antigas.

    • responder Nathálie 11/11/2013 às 18:50

      Muito obrigada meninas. Continuo afim de tomar. hahahaha Beijos

  • responder Mari 09/11/2013 às 21:20

    Eu queria fazer perguntas também., se puder responder!

    Eu queria saber se o protetor solar nao prejudica a produçao de vitamina D do organismo quando se expor no sol?

    E também gostaria de saber como retirar cravos que eu tenho no nariz, já tentei varias maneiras e nunca sai!

    Agradeço muito! Beijos.

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:03

      Vou atrás de um retorno sobre a questão da vitamina D. Quanto aos cravos, o ideal é fazer limpeza de pele. Os meus só saem assim!

  • responder Isabel 09/11/2013 às 21:25

    Olá. Infelizmente concordo com a Diciane.. Já consultei com a Dra. Bettina e a consulta foi exatamente como ela disse: rápida e sem a devida atenção para os meus problemas. Não recomendo. Remarquei com outra dermato que foi espetacular. Não vou deixar o nome aqui para não parecer que estou criticando somente para fazer propaganda alheia.

  • responder Lethycia 10/11/2013 às 00:03

    Adorei o post, muito bom. Está de parabéns. Se puder, dá uma olhadinha no meu site. http://lethycialanhelas.wordpress.com/ Beijos.

  • responder Pollyana 10/11/2013 às 09:32

    Minha dermato disse que devo deixar braços e pernas sem protetor solar de 30 a 40 minutos por dia (antes das 10 e depois das 16 hrs), mas o rosto sem protetor nunca. Acho que e uma orientação bem sensata.

    • responder didi 10/11/2013 às 09:53

      no dia a dia eu também não passo protetor nas pernas e nos braços…. como trabalho o dia todo, acabo pegando sol apenas no horario que estou indo trabalhar (entre 6 e 8 da manha) e no final da tarde (apos as 17)….

      mas nas MAOS é bom passar, para nao ficar com aquelas manchinhas quando a idade for chegando.

  • responder Tatiane 10/11/2013 às 11:10

    Gostaria de saber se tomar pílulas de colágeno ou comer gelatina ajudam na firmeza da pele.
    Beijo!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:04

      Tatiane, vou encaminhar a pergunta!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:22

      Resposta da Dra. Bettina:

      Ajuda, mas atualmente já existem medicamentos que estimulam a produção do seu próprio colágeno.

  • responder Silvia 10/11/2013 às 14:11

    Meninas que não se adaptaram a dermatos: sem problema contanto que vocês usem protetor.

    MAS por favor não deixem de ir uma vez ao ano para fazer um check up de sinais e pintas, ok? Eu sou A neurótica e já tirei um “corpo estranho” na base do meu cóccix que não era cancer mas não era do bem não!

    E vale lembrar que nas consultas a dermatos a gente deve ir sem esmalte nos pés e nas mão para que possam ber nossas unhas tb!

    Beijos!

  • responder Luana Oliveira 10/11/2013 às 22:45

    Então, tenho 19 anos, uso protetor solar diariamente mas tenho predisposição genética a ter melasma…gostaria de saber o que fazer para prevenir e tratar algumas manchinhas que já insistem em aparecer! muito obrigada!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:08

      Vou passar para ela a dúvida!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:30

      Resposta da Dra. Bettina:

      O protetor solar é o caminho certo. Tomar sol somente em horários seguros também ajuda.

  • responder Fernanda 10/11/2013 às 23:44

    Olha, primeira vez que nao gostei de algo postado no CDD. As respostas dessa Dra foram bem estranhas. E se eu nao curto a textura do pó na minha pele? E outra: hidratantes c fps costumam ter fator de proteção baixo, tipo 20. Nao acredito que seja suficiente. Os produtos com fator 50+ são apenas protetores e nao hidratam. E quem prefere usar os dois produtos distintos também deve fazer uso primeiro do filtro? Nao faz sentido, já que o filtro é uma barreira que impedira que outro produto seja posteriormente absorvido. Também se usarmos um hidratante com proteção solar, com certeza nao estaremos usando toda quantidade de protetor necessária. Alias, sobre isso há informações conflitantes e gostaria de saber se vcs podem sanar minha dúvida: alguns dizem que a quantidade de filtro para o rosto deve ser de uma colher de chá e outros dizem que é uma colher de café. Qual o certo?

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:05

      Fernanda, logo vai ter um post exatamente sobre esse tema!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:31

      Resposta da Dra. Bettina:

      A quantidade de creme depende do tamanho do rosto de cada pessoa. Existem filtros até 100 que também são ótimos hidratantes, e aí entram também produtos manipulados com fator de hidratação maior.

    • responder Daniela 13/11/2013 às 22:08

      Achei muito estranhas as orientações dessa dermatologista…agora, dizer que a quantidade ideal de protetor solar depende do tamanho do rosto de cada pessoa… foi de matar. Se não me engano, é necessário cerca de uma colher de café para o rosto ou uma de chá para rosto e pescoço para atingir o FPS descrito no rótulo do produto.

  • responder Fernanda K 10/11/2013 às 23:52

    Reli o post e me indignei com mais uma coisa. Todo mundo sabe que produtos alcoólicos agridem a pele e podem até mesmo criar o efeito rebote na oleosidade.
    Tudo bem que existe o ritual da double cleansing, do qual sou adepta, mas triple cleansing? Se o demaquilante e a espuma de limpeza nao conseguiram limpar essa pele ainda, sao mto ineficientes e usar uma loção de limpeza nao fará todo trabalho. Caso o demaquilante e a espuma já tenham limpado bem, usar mais um produto só agrediria a pele desnecessariamente.

    • responder Nay 11/11/2013 às 09:12

      Concordo com você, até porque como tenho pele oleosa sei muito bem como é difícil mantê-la “bem”. E infelizmente já fiz isso que a doutora disse, todo esse passo a passo e minha pele só piorava com esses adstringentes com álcool, além de arder, irritar, piorava mil vezes.

  • responder Thanilly 11/11/2013 às 10:06

    Fiquei com a mesma dúvida da Amanda, faço o ritual da limpeza ( sabonete + loção facial) de manhã e a noite … Faz mal??? Na matéria ela comenta para fazer só a noite…

    Outra dúvida… Minha pele é oleosa, com tendência a Acne… A noite uso um gel para controlar isso (Adacne Clin) e de manhã um serum antiidafde ( Derm AHA – tenho 26 anos) faz mal?? A dra. disse para usar o serum a noite….. No meu caso, estou usando o serum antes do filtro solar ( minesol oil control)
    Bjoooos

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:07

      Passei sua dúvida adiante!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:32

      Resposta da Dra. Bettina:

      Cada um adapta o uso de produtos como ficar melhor, baseado na sua rotina e no aspecto que a pele adquire depois de aplicados os produtos.

  • responder Adriane 11/11/2013 às 10:26

    Uso o bb cream da marca de cosméticos profissionais da Buona Vita…é maravilhoso!!! tem fator de proteção 35 uva e uvd…acido hialuronico….hidratante, base, primer…tudo em um só produto…vale muito a pena!!!!

  • responder Patricia 11/11/2013 às 11:46

    Gostei bastante o post de hoje meninas 🙂
    Mas fiquei na duvida do protetor solar também ;/

  • responder Tatá 11/11/2013 às 13:07

    Thais , fiquei com duvida sobre o momento da aplicação de vitamina C. Eu uso produtos Avene, Eluage rosto e olhos a noite e o Active C de manha, antes do protetor / BB Cream/ hidratante com cor e FPS,. Será que está correto? Esses produtos foram receitados pela dermatologista mas não me lembro o horário para aplicar a Vitamina C.
    Sobre a reaplicacao do protetor, a dermato orientou usar pó com FPS acima de 30, qdo estiver maquiada. Ela indicou o da Shiseido, mas estou usando o da Maybelline, que é fator 30. Ela disse que isso ja foi muito discutido em Congressos, e é realmente eficaz. Ah sobre o momento da aplicação do protetor, ela disse que deve ser o primeiro mesmo, antes de hidratante, base, etc….Bjos

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:21

      Dúvida enviada!

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 16:32

      Resposta da Dra. Bettina:

      Vitaminas devem ser aplicadas após o banho, com a pele ainda úmida, são melhor absorvidos e não deixam a pele oleosa.

  • responder Cristina Brunetti 11/11/2013 às 13:24

    Olá. Tenho 32 anos e uso cremes anti idade tt de dia qt de noite. Minha rotina é limpar a pele, aplicar o creme anti idade e somente após aplicar o protetor solar. Após a absorção do protetor eu passo maquiagem. Sempre fiz assim, nessa ordem,pq minha dermatologista me explicou que o protetor solar forma uma barreira de proteção sobre a pele e diminuiu a absorção de cremes hidratantes que são aplicados por cima dele. Agora fiquei confusa pq a dra indica usar o protetor solar antes do hidratante.
    O que eu faço?

    • responder Thais Marques 11/11/2013 às 13:26

      Cristina, nós sabemos que no mundo científico existem várias opiniões. Eu já tinha lido o mesmo que você. Como está sendo amparada por um dermatologista de confiança, sugiro que continue a fazer o ritual como ele prescreveu.

  • responder Tatá 11/11/2013 às 18:27

    estou vendo as meninas comentarem sobre a vitamina D. Existe um exame de sangue que mede o nível de vitamina d, 25-hidróxi vitamina D, o meu deu insuficiente. como não tenho oportunidade de tomar sol pq vou trabalhar muito cedo o médico sugeriu a suplementacao. Bjos

  • responder Camilla 12/11/2013 às 00:16

    Olá! Minha dúvida é sobre “combinações”.
    Uso o Creme Diurno AntiOx-3D (FPS 30) VULT e o BB Cream (FPS 20) L’OREAL. A pele pode sofrer por acumular essa proteção solar, ainda mais de marcas diferentes?
    Outra dúvida: Uso o Creme Noturno da VULT e gostaria de saber se posso passar antes o Sérum Revitalift da L’OREAL para reforçar o tratamento. Tenho 31 anos.
    Grata!

  • responder Mariana 12/11/2013 às 12:50

    Olá Thais!

    Gostaria de saber se a noite posso usar um anti idade e em seguida aplicar o ácido retinóico. Ou o ideal é usar esses produtos separadamente?

    Obrigada!

  • responder Laura R. Rocha 02/12/2013 às 11:03

    Me consultei com a dra; Bettina e fui muito bem atendida. Nada apressado, e a consulta durou o tempo certo de ver todos os meus problemas. Vou voltar lá e levar mais duas amigas;

  • responder Protetor Solar Pó Compacto FPS 50 Sunlace » Coisas de Diva 17/07/2014 às 13:31

    […] acontecer o ano todo, mesmo no inverno! Para quem tem dúvidas sobre o tema, tem dois posts (aqui e aqui) que podem […]

  • responder Patricia Azevedo de Oliveira 04/01/2015 às 23:09

    Olá!
    Gostaria de saber se posso aplicar o primer e depois o hidratante tonalizante para o rosto da Natura??? Minha pele não é oleosa…

  • responder Érica 06/04/2015 às 21:31

    Olá, tenho 22 anos e gostaria de saber qual a rotina que devo adotar para prevenir o envelhecimento facial, se já devo iniciar os cremes anti-idade ou apenas a utilização de proteção solar facial fator 70 é o suficiente. Gostaria de saber também quais produtos usar pra olheiras.

  • responder Adriana 29/03/2016 às 15:06

    Alguém poderia me orientar sobre a aplicação correta de cremes clareadores associados com um anti idade. Em que ordem eu devo aplica-los ? De dia ou a noite ?

  • responder Amanda 12/04/2017 às 11:02

    Queria saber qual produto usar na minha pele … Engravidei e meu rosto ficou com MTS espinhas já ganhei minha filha mas as espinhas não sumiram o que faço

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB