Cosméticos Dicas

Dicas para o perfume durar mais

19/08/2013

Toda vez que a gente fala de algum perfume aqui no blog, a primeira pergunta que surge nos comentários é: “mas ele dura bem na pele?”. Pois bem, foi pensando nisso que resolvi fazer esse post, afinal sei que todo mundo adora perfume (e adora ficar perfumada o dia todo). Então vamos lá:

1) Preste atenção no rótulo.

Os perfumes têm várias concentrações de óleos essenciais. Quanto mais alta for essa concentração, mais o perfume vai durar na pele. As colônias, águas de banho e splashes, por exemplo, somem rápido da pele porque têm menos óleos. Já os eau de parfum são mais concentrados, duram mais.

2) Preste atenção nas notas.

Nenhum perfume tem uma substância fixadora. A duração de um perfume na pele também tem a ver com a volatilidade dos elementos nele contidos. Uma fragrâcia que tem notas de laranja ou outra fruta cítrica como nota de fundo, evapora mais rápido do que os que têm baunilha, por exemplo. Em resumo, notas de fundo mais doces ou amadeiradas duram mais; as mais leves, menos.

3) Hidrate a pele.

As fragrâncias duram mais na pele hidratada – hoje, a maioria dos perfumes têm suas versões hidratante, assim dá para passar antes e potencializar o efeito do seu cheirinho preferido. Mas, se você não tiver ou não quiser o hidratante que faz par com seu perfume, passe um neutro ou bem suave (ou até um da mesma família, tipo baunilha + baunilha, o que é um pouco mais arriscado, mas não impossível).

4) Procure pelos mini-perfumes.

Em geral existem no mercado vários tamanhos do mesmo perfume – e ultimamente aqui no Brasil  dá para encontrar várias versões mini ou de bolsa de fragrâncias nacionais. Essas versões são ótimas para levar na bolsa e aplicar um pouquinho depois do trabalho, por exemplo, caso você tenha um outro compromisso depois.

5) Deixe o perfume secar naturalmente.

Invés de aplicar o perfume em um pulso e esfregá-lo no outro para que seque mais rápido, aplique e espere secar – diz a lenda que essa fricção ~estraga~ as moléculas do perfume. Se é verdade ou mito, eu não sei, mas não custa fazer.

6) Guarde bem os perfumes.

O que significa mantê-los longe de umidade e luz excessivas –  ou seja, não deixá-los no banheiro nem perto de lugares onde bata muito sol. Isso ajuda a preservar a fragrância por mais tempo.

7) Dica bônus: experimentando perfumes

Essa dica quem me deu foi a perfumista da Natura, Veronica Kato, numa entrevista que fiz com ela faz um tempo – não tem a ver com a durabilidade do perfume, mas é legal e queria dividir com vocês. Sabe aquele potinho com grãos de café que normalmente tem nas lojas de perfume, para você cheirar e “descansar o nariz” de tantos cheiros? Pois bem, não funciona. Cheirando o café, você só está adicionando mais um cheiro à lista de perfumes que você já experimentou. Para descansar o nariz de verdade, o melhor mesmo é cheirar a própria pele (algum lugar sem perfume), já que ela tem um cheiro neutro.

Espero que as dicas tenham ajudado – quem tiver mais, é só deixar aqui nos comentários :).

você pode gostar também destes posts

37 comentários

  • responder Fabiane Gusmão 19/08/2013 às 13:55

    Oi Marina, 🙂

    Meu comentário não tem nada a ver com os perfumes hehehe abre um parênteses 🙂
    Gostaria que vc fizesse um post explicando como ou quem corta sua franja, eu corto minha franja em casa e gosto de dicas pois meu cabelo se assemelha ao seu brigadinhaaaaa 🙂

    • responder Marina Fabri 19/08/2013 às 21:03

      Oi, Fabiane!
      Quem corta minha franja (e o resto do cabelo tb hehe) é o Flávio, do Pente que te penteia.

  • responder Camila Takomano 19/08/2013 às 14:08

    oieee
    meu comentario também não tem nada a ver com os perfumes rsrsrs
    gostaria de dicas para engrossar o meu cabelo.. tenho muito pouco e é muito finooooooo;;… n posso fazer quimica nenhuma pois ele quebra.. gosto de cabelos volumosos.. 🙁 infelizmente n consigo um bom resultado.. me ajudaa
    obrigadooooooooooooooo

  • responder Ana Alice 19/08/2013 às 14:24

    Oi meninas, o blog tá lindo!! Parabéns!!
    Adorei o post de hoje, sou viciada em perfumes, tenho uma coleção!!
    E outra, vcs viram que vai abrir um SEPHORA aqui na nossa Curitiba (claro que já viram, né!!), no Pátio Batel que abre mês que vem!! Eu vi agora e fiquei tããão feliz!!!
    Vou começar a agradar meus cartões de crédito!!! \o/

  • responder keka 19/08/2013 às 14:24

    ** fricção ~estraga~ as moléculas do perfume ** Isso é verdade, aprendi num curso de perfumaria, a prórpia Natura. Também é bom guardar o perfume a caixa dele, no escuro por exemplo dentro do guarda roupas.

  • responder Fernanda 19/08/2013 às 15:22

    Meninas, o meu comentário tbm não tem muito a ver com o post, embora as dicas sejam ótimas!
    Gostaria mesmo de elogiar o novo layout do blog, tinha visto que mudou ams não tinha tido tempo de entrar, ficou maraaaa, amei a fotinho das 3 juntas no cabeçalho, lindas, parabéns!

    Diquinha, bijoux lindas na Badulacaria:
    http://www.badulacaria.com.br

    Bjosssssssssss!!!

  • responder Joziane Fiorese 19/08/2013 às 18:34

    Oi, meninas! Eu adorei este post sobre a durabilidade dos perfumes. Dicas valiosas. Parabéns pelo blog! Adoro mesmo!
    Beijos

  • responder Ludmila Carneiro 19/08/2013 às 19:18

    ADOREIIIII O POST!Muito útil e com dicas simples e fáceis de fazer!!!!eu sou a louca dos perfumes minis e sempre tenho um na bolsa!!!!bjãooooo

  • responder Ninna 19/08/2013 às 19:50

    Oi meninas, eu adorei essas dicas! Eu sou uma das que sempre quer saber se o perfume “dura” na pele e que fazia a besteira de esfregar os pulsos depois de borrifar o perfume! rsrs
    Agora já sei o que fazer 😉

    Beijoss
    cantinhodaninna.blogspot.com.br

  • responder Raíssa 19/08/2013 às 21:08

    Caprichou no post, Marina, adorei. :3

  • responder Susan 19/08/2013 às 22:07

    Amei tudo no blog só a foto da autoria do post que ficou muito pequenininha. Poderia ser maior…

  • responder Vivianny 19/08/2013 às 22:12

    Adoro sempre qdo aoarece post sobre perfumes aki no blog!!

  • responder Julia 19/08/2013 às 22:17

    Dizem que a fixação do edp é maior que a do edt né? Comigo acontece algo curioso, tenho um Nina que na embalagem diz ser edt que dura muito mais que o 212 vip esse por sua vez é edp… enfim valiosas essas dicas…

    • responder Camila RE 21/08/2013 às 19:38

      Julia, tb acho que Carolina Herrera (o meu é o 212 sexy) não tem um tempo bom de fixação, mas isso vai depender também da qualidade da essência utilizada. Já tive EDT muuuito melhores em questão à fixação, até um body splash nacional melhor que o 212 sexy eu já tive, que durava o dia todo mesmo, que quando eu ia passar o cartão no final do expediente no escritório, alguém me perguntava que cheirinho bom era aquele. Talvez seja um ponto fraco da Carolina Herrera, tem até um tempo bom se sentir ele na pele, mas não fica aquele cheiro (notas de fundo) que as pessoas sentem bem delicado ao passar perto da gente.

  • responder Amanda Gonçalves 19/08/2013 às 22:21

    Adorei, super útil e interessante! adoro o coisas de diva ;D

  • responder Cristiane 19/08/2013 às 23:03

    Olá! Realmente, não há fixador…há concentração dos óleos, é muito bom ter um blog que eu possa olhar todos os dias e ver que a informação passada é REALMENTE verdadeira! Parabéns. OBS: As vezes olho até 3x ao dia…hahahaha…

  • responder Luiza 19/08/2013 às 23:08

    Olá meninas, entro praticamente todos os dias no blog mas não costumo comentar, mas hj resolvi dividiu um detalhe sobre perfume que muita gente não deve saber (e só descobri pq minha mae é dermatologista).
    Durante o dia principalmente não deve-se aplicar o perfume diretamente na pele pq pode mancha-la com a ação do sol/lampadas. Para isso não acontecer, o indicado é passar o perfume na raiz do cabelo, logo atras das orelhas, assim quem te cumprimenta sente o perfume, quando mexe os cabelos tb e não corre o risco de ficar com a pele manchada 😉

  • responder Maria Fernanda 19/08/2013 às 23:58

    Olá! Descobri o site há alguns meses e, desde então, não desgrudo!! (Esse é meu primeiro comentário!) 😀
    Adorei a carinha nova do site e esse post sobre perfumes! Como mocinhas vaidosas (acho que a maioria que acompanha o site é um pouquinho vaidosa né?! rs), gostamos de ficar cheirosas mas nem sempre utilizamos nossos perfumes da forma mais correta. Valeu as dicas!!
    Ah Marina… também acho sua franjinha muito fofa!

  • responder Lívia de Paula 20/08/2013 às 08:07

    Nossa, adorei o post! Minha cara! Amo perfumes e tenho um monte deles!!! Inclusive o Valentina e o Miss Dior da primeira foto!!! 🙂
    Parabéns e parabéns também pela nova “cara” do CDD. Sucesso!!!

  • responder Helen Rauen 20/08/2013 às 08:39

    Era justamente isso que estava procurando, leram minha mente? Além disso, o novo layout tá lindo, mas ainda to me acostumando com ele, hehehe. Boa sorte meninas! ;*

  • responder Mah 20/08/2013 às 10:23

    Eu tenho uns EDT que duram mais que EDP.
    O CH é EDP e sai rapidão, já o CH L’Eau é EDT e dura o dia inteiro, aguenta até a academia.
    Mas acho que todo perfume que a gente compra deveria vir de brinde uma versão de bolsa para retoques durante o dia.

  • responder Caroline Vieira 20/08/2013 às 10:35

    Amei a dica do hidratante. Agora no inverno tenho evitado hidratar a pele porque assim que saio do banho quero me vestir, aí me seco correndo e coloco qualquer roupa rapidinho, mas vou ver se hidrato ao menos as áreas onde o perfume será aplicado, apesar de o meu favorito já ter uma boa duração na pele (é de baunilha e outras substâncias docinhas).

  • responder Dana Albuquerque 20/08/2013 às 11:05

    Instrutivo, gostei, gostei! 😉

  • responder Adriana 20/08/2013 às 18:43

    Oi, Marina
    Não sei se tenho o direito de ir tão a fundo, mas é fato que a fricção provoca calor e ele pode alterar o cheiro do perfume na pele.
    Adorei o post!
    Beijo grande

  • responder Karoline 20/08/2013 às 21:39

    amei as dicas! Muito úteis na hora de comprar perfumes!

  • responder Juliana 20/08/2013 às 22:00

    Hidratantes importados ou mesmo os mais fortes, duram mais q perfume na pele?

  • responder Juliana 20/08/2013 às 23:25

    Há pouco tempo eu li na net q o ideal seria guardar o perfume na geladeira.

  • responder Coisas De Diva – Resenhas de cosméticos, dicas de maquiagem, truques de beleza e um toque de moda, tudo no mesmo lugar! » Arquivos » Colônia Senses O Boticário – Inesquecível Primavera de Amor 30/08/2013 às 09:30

    […] dia falei por aqui um pouco sobre a fixação dos perfumes na pele – isso é algo que depende da concentração de óleos (no caso desse, é […]

  • responder Compartilhando Links | Gente Normal Também Bloga 21/09/2013 às 09:49

    […] 2- Já a Marina do blog Coisas de Diva dá dicas (valiosas) para o perfume durar mais. […]

  • responder Coisas De Diva – Resenhas de cosméticos, dicas de maquiagem, truques de beleza e um toque de moda, tudo no mesmo lugar! » Arquivos » Eau de Parfum Make B. O Boticário 07/10/2013 às 13:30

    […] link você pode ler todas as resenhas que já fizemos sobre perfumes e neste você pode ver dicas bem bacanas que a Marina deu para fazer o perfume durar […]

  • responder Dani Lando 29/10/2013 às 10:47

    Adorei as dicas e o blog! Parabéns!

    Bjs

  • responder Perfume Flowerbomb, Viktor & Rolf » Coisas de Diva 20/11/2013 às 13:30

    […] Sei que perfume é um assunto super subjetivo – nunca vou conseguir explicar com precisão como é um perfume. Mesmo assim, é um dos meus assuntos preferidos! <3 Adoro perfumes e adoro falar sobre eles (até fiz um post com algumas dicas sobre o assunto aqui). […]

  • responder Paulo 13/07/2014 às 03:35

    Dicas ótimas…parabéns. Li alguns comentários sobre retoques ao longo do dia..disseram até que o perfume deveria ser acompanhado de a versão menor….exiatem vaporizadores a preços mínimos que podem ser levados na bolsa ou até mesmo no bolso como costumo fazer…. Movente parabéns… Mulher cheirosa é outra coisa… E mesmo sendo Homem sou apaixonado por perfumes…

  • responder Carla 16/04/2015 às 11:12

    Sou louca por perfumes, e esses dias comprei um perfume chamado CHAOS da ASGHARALI, paguei super caro no perfume e a fixação dele não chega a 2 horas. Pq será? Por ser tao caro achei que teria uma ótima fixação.

  • responder Colônia Intense Cats Boticário 18/02/2016 às 10:04

    […] Aprenda 7 dicas valiosas para fazer o pefume durar mais. […]

  • responder Alessandra Gularte 22/09/2016 às 14:10

    Alguém também comprou o 212 Sexy e acha que a fixação dele não é boa?

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB