Dicas

S.O.S. Pele Oleosa

12/05/2010

É comum meninas nos escreverem pedindo dicas de produtos para pele oleosa. Eu mesma já fiz um post com algumas dicas de produtos (veja aqui), mas resolvi colocar aqui mais umas alternativas baseadas na minha experiência.

Minha pele é bem oleosa (áreas afetadas: o rosto todo!) e já testei de tudo, mas hoje em dia tenho uma relação bem mais feliz com ela. Vale a pena dividir meus achados aqui, não?

1. Consulte um dermatologista

Ninguém entende de pele mais que um dermatologista, então antes de começar a usar qualquer produto miraculoso, consulte um especialista. Ele vai te dizer o que você realmente precisa usar e também se não está exagerando querendo usar antissinais com 15 anos. Vai por mim, vale a pena consultar um médico antes de tudo.

2. Use sabonetes adequados ao seu tipo de pele

Essa parece fácil, mas tem alguns sabonetes que em vez de ajudar, atrapalham. Alguns são tão fortes que dão o efeito rebote na pele: deixam ela tão seca, que a pele começa a produzir ainda mais óleo para repor o que perdeu. Eu gosto muito dos sabonetes Effaclar da La Roche Posay (tanto o em barra como o líquido).

3. Adstringente

Esse, teoricamente, é mais um aliado no combate a oleosidade, mas é muito comum funcionarem como os sabonetes que comentei ali em cima. Acabam deixando a pele muito ressecada. Atualmente eu troquei o adstringente por um tônico, uso um bem levinho da Lush. Mas quer saber um segredo? Não vejo muita necessidade em usar, não.

4. Hidratante também é importante

A dica é optar pelos que são livre de oleo. Eu me adaptei muito bem ao Dramatically Different Gel da Clinique. Na verdade ele não tem consistência de gel, mas sim de um creme bem levinho. Não pesa e nem deixa a pele oleosa.

5. Matificante

Esse tipo de produto é meio que novidade, mas ele serve para deixar a pele sem brilho. Existem muitas marcas e muitas opções. Já usei o da Contém 1g, Normaderm da Vichy, Natura Chronos, Pore Minimizer da Clinique e todos funcionam bem. Mas confesso que gostei mais do Normaderm, ele deixa a pele sequinha por mais tempo.
No momento estou usando um protetor solar que também tem ação matificante. É o Minesol Oil Control da Roc, estou apaixonada por ele.

6. Lenços matificantes

Também já falei deles por aqui. Quando tudo está perdido, os lencinhos quebram um galho por algumas horas.

7. Maquiagem

Prefira bases oil free, sei que é difícil achar a ideal (eu mesma penei para encontrar alguma), mas antes de comprar teste no rosto. Boas opções são a em mousse da Maybelline e a Cashmere Perfect da Loreal. Outra boa dica são as bases em pó. Depois que encontrei a Studio Fix da MAC, não largo por mais nada nessa vida.

Prefira também os blushes em pó. Ninguém merece blush em creme lambuzando ainda mais a pele.

8. Primer

Até o presente momento não encontrei nenhum que se adaptasse muito bem a minha pele. Já usei o famosão da Smashbox e testei o da Contém 1g, mas parece que eles não dão aquele efeito mágico que todo mundo fala. Ainda não testei o Magix, mas está na wish list.

Ufa, que post comprido e cheio de links! Espero que tenha ajudado de alguma forma. Se você tiver mais dicas, conta aqui nos comentários?

Aqui tem todos os posts do blog relacionados com pele oleosa.

você pode gostar também destes posts

47 comentários

  • responder Lorena Suhett 12/05/2010 às 08:18

    Quanto aos adstringentes, deve-se escolher livre de álcool, pois os adstringentes com ácool produzem o efeito que vc falou: resseca a pela superficialmente, fazendo com que produza mais óleo e daí surgem as tais “espinhas internas”.
    Eu gosto do matificante da Contém 1g. Foi um grande achado!
    Falando em achado, gosto de filtro solar com cor e base da Spectraban. Não deixa minha pele oleosa, tem uma cobertura leve e a cor fica perfeita pra mim (bege claro – sou bem branquinha). Não fica de todo mate, mas dá um aspecto de pele hidratada, sabe.
    Quanto aos sabonetes, gosto dos sabonetes líquidos (gel de limpeza) da avon: o Renew e o Clearskin, que é antibacteridida.
    Já hidratante, tinha um da Avon que tinha fórmula auto-ajustável, que tb era perfeito, mas saiu de linha. Mas gostei tb do Renew Luminosity.
    .-= * Escreveu um post falando sobre Um ombrinho só! =-.

  • responder Tweets that mention S.O.S. Pele Oleosa » CoisasDeDiva - -- Topsy.com 12/05/2010 às 08:40

    […] This post was mentioned on Twitter by janaina. janaina said: https://www.coisasdediva.com.br/2010/05/sosoleosa/ […]

  • responder claudete 12/05/2010 às 08:51

    Nossa adorei este post, minha pele é hiper oleosa e estou quase desistindo dela..
    🙁
    gostei dass dicas vou tentar comprar alguns desses produtos.

    bj
    .-= * Escreveu um post falando sobre Ah… A cor do verão… =-.

  • responder Livia 12/05/2010 às 08:56

    Oi Sa!
    Primeiro amei seu post!Como sempre bastante explicativo.Fiquei curiosa:vc já esperimentou Mary Kay?Tem uma linha para pele mista a oleosa que realmente faz milagres!Vale a pena!

    Um beijo grandeeee
    Adoro vcs!

    • responder 12/05/2010 às 09:44

      Já ouvi maravilhas sobre a marca mas nunca usei nada.
      Já está na hora, né?

  • responder Re Moraes 12/05/2010 às 09:02

    Minha pele tb é beeemm oleosa! Meu dermatologista ja tinha me falado desse Minesol, mas como tenho me dado bem com o fotoequilibrio da Natura, nem comprei..mas agora fiquei curiosa!
    Quanto ao sabonete tb uso o Efaclar, que é msm mto bom. Mas já usei um que se chama Secatriz, da Dermage. É líquido e um pouco carinho, mas esse realmente é milagroso! A pele fica sequinha sequinha o dia inteiro!

  • responder Jana 12/05/2010 às 09:03

    Ótimo post Sá, adorei!
    Com certeza vou apostar em alguns desses produtos nas minhas próximas compras!

    Beijos

  • responder Ana Paula Gassner 12/05/2010 às 09:12

    Oi Sá! Adorei o post.. é bom pq a pele lipídica (oleosa) é muito comum.. então ajuda várias pessoas a solucionar dúvidas….

    Quanto ao sabonete que você disse, prefira o líquido, pois o em barra geralmente tem altos níveis de talco e isto desidrata a pele. Só que lave o rosto pela manhã e a noite, nada de ficar lavando o rosto várias vezes, pq isto estimula ainda mais as glândulas sebáceas.

    O Adstringente que vc disse ter trocado por um tônico, ele é um tônico, chamado tônico adstringente =D que é super importante para regular o pH da pele, que vc desrregulou ao lavar com o sabonete. A questão de ser adstringente ou não, é que o adstringente vai ajudar a diminuir o tamanho dos ósteos (poros), aí é uma boa para peles lipídicas (oleosas), mas como disse a Lorena em seu comentário importante que ele não tenha álcool.

    O hidratante é super importante e eu acho mais interessante que o produto esteja escrito no seu verso “Não Comedogênico”, isto quer dizer que não causa comedões (acne), assim não deixa a pele oleosa.

    É super importante o uso do bloqueador solar, principalmente pq eles também tem esta versão não comedogênico.

    Gosto muito do bloqueador solar fps 40 da Adcos que tem um super efeito matte, não é comedogênico e é anti-radicais livres. Tem branco e com tonalizante, o que ajuda a cobrir marquinhas no rosto.

    Pra quem usa maquiagem e não quer ficar sem protetor, o que sempre indico é passar o bloqueador solar da Adcos citado acima e retocar durante o dia (importante retocar bloqueador solar a cada 4h) com o bloqueador solar em pó da adcos tb, tem várias cores, gosto muito.

    Aí fica a minha dica…

    Beijão
    .-= * Escreveu um post falando sobre SPECTRA – O tratamento de Ana Hickmann =-.

    • responder 12/05/2010 às 09:45

      Gente, uma aula!
      adorei!

      • responder paulavieira 12/05/2010 às 21:08

        Gente, uma aula!
        adorei! [2]

        Mas fiquei com uma duvida: quais as opçoes de tonico sem alcool que vc recomenda ou ja testou?
        Bjos

        • responder 06/06/2010 às 12:39

          Eu gostava do Morning Energy da Clean and Clear mas ele também tem alcool.
          🙁

  • responder Pri 12/05/2010 às 09:28

    Eu tô em plena batalha contra a minha pele… 🙁

    Tenho dermato marcado pra daqui a 2 semanas. Já fiz de tudo, usei vários produtos, mas as espinhas não me deixam.

    Tenho uma questão hormonal que estou tratando, mas é horrível ter que esperar um suposto equilíbrio para que a pele fique um pouco melhor.

    Vou anotar as dicas e aproveitar pra me informar na consulta. 😉

    Bjos!

  • responder Ana Luiza 12/05/2010 às 09:41

    Ótimas dicas, Sá! O problema é que eu já sigo quase todas elas e minha pele continua uma caca… Buáaaaaaaaaaaa
    Beijos

  • responder Anne 12/05/2010 às 09:49

    Ainda não testei a linha 3 passos da Clinique, mas será a próxima! Pra mim, os melhores produtos pra pele oleosa, entre os que já testei, são os da linha Pure Zone da L’Oréal. O gel de limpeza faz milagres. O Magix da Avon também funciona mto bem, pra fazer looks mais leves às vezes passo só ele e dispenso a base.
    Falta encontrar um bom protetor solar =(
    Bjs!

  • responder Gi_Miss Oak 12/05/2010 às 10:01

    Opa, mais uma que sofre horrores com a pele oleosa. o/

    Obrigada pelas dicas!
    Os produtos que usei e recomendo são :
    – Máscara de argila verde da Kraievi : deixou a pele lisa, seca e com os poros fechados

    e
    – Pó compacto Matte Luxo, da Tracta : com microesponjas que absorvem a oleosidade.

    Bjs Bjs

  • responder Camila D. 12/05/2010 às 10:18

    Oi meninas bom dia! A Base Cashmere Perfect da Loreal a minha preferida e ótima para peles oleosas mas saiu de linha uma pena… Uma ótima base é a da mary Kay segura super bem a oleosidade… Eu vivia em guerra com a minha pele… mas agora graças aos matificantes e o blot, passo o dia tranquilinha… Uso o Magix ou Matificante da Mary kay, base e o blot… ao longo do dia só reaplico o blot ou uso os lencinhos da contem, ou lencinho de papel bem de leve…. Quero experimentar o normadem e o minesol… em breve. Aqueles produtos dos 3 passos da Clinique comigo não funcionou e nem os novos 3 passos da Avon… ajudam… mas nao deixam a pele livre de oleosidade… Gosto do sabonete Neutrogena, esse tem me ajudado bastante tb.
    Bjs!

  • responder Juliana Schefer 12/05/2010 às 10:20

    Oi, Sá!

    Eu tb tenho a pele super oleosa e pra mim o melhor primer que eu já usei é o da Too Face. Depois dele minha vida mudou. Ele deixa a pele bem sequinha, uma delícia. Beijo

    • responder 14/05/2010 às 20:53

      Oi Juliana!!
      Olha que a dica está anotada!
      Quando MEU CHEFE me der férias, vou ver esse primer de pertinho dos Estado Unidos.
      :))))

  • responder Jana-Mais que Bonitas 12/05/2010 às 10:29

    Adorei as dicas Sá!Fiquei super tentada no sabonete.
    Sobre o primer eu super quero um magix,mas testei o Smashbox da Marina,e senti minha pele suuuuper veludo!Sério mesmo rs.
    (Antes eu tinha o Smashbox versão light e não gostava)

    Beijo!

  • responder Ana Carolina Garrana 12/05/2010 às 11:03

    Ameeeeeeeei o post ! Minha pele é mega oleosa, vou adotar algumas dicas suas ;D

    http://creusa-vaidosa.blogspot.com/
    .-= * Escreveu um post falando sobre Selene – Big Universo =-.

  • responder Thaís Poiani 12/05/2010 às 11:07

    Florzinha, amei o post, é a primeira vez que comento, se não me engano, mas passo por aqui todos os dias, olha se joga no Magix da Avon, flor é tudooooo, até meu tio usa e faz a maior propaganda, bjocas

  • responder Izabela 12/05/2010 às 11:43

    A minha pele tambem é hiperoleosa e sabem o que é bom?
    maquiagem mineral,sim é boa mesmo, por exemplo o pó que não é compacto ele é maravilhoso,porque ele não obstrue os poros, e da uma aparência leve na pele, não ficando com aquela impressao de caregado demais de pó…entrem no meu blog la tem ofertas de SMOOTH MINERALS….bJÃO***

  • responder Mari B 12/05/2010 às 12:05

    Também sofro horrores com a minha pele, mas ao contrário da gde maioria é por ela ser super seca! Agora no inverno a situação fica calamitosa (?) ahahaha
    E é super difícil pra me adaptar à maquiagem. O corretivo craquela, o batom fica péssimo por causa da boca ressecada e mtas outras coisas!
    Que tal um SOS Pele Seca?

    Agradeceria imensamente!
    Beijoooos!

    • responder Ana Carolina 12/05/2010 às 22:13

      Oi Mari B,

      Vc já ouviu falar da Mary Kay, pois ela tem uma linha específica para pele seca…incluindo base, e tem tbm um tratamento para os lábios, procure na sua cidade uma consultora de beleza Mary Kay e agende um sessão para sentir na pele os produtos…espero que ajude…

      Bjão

      Ana Carolina

      • responder Mari B 13/05/2010 às 16:27

        Obrigada, Ana Carolina!
        Já ouvi falar da marca, mas não conheço nenhuma revendedora
        Vou procurar!

        Beijos

  • responder Marina 12/05/2010 às 12:21

    Minha pele também é mega oleosa, mas melhorou e muito depois que eu passei a usar um sabonete da Vichy, que é regulador de oleosidade! Me esqueci do nome, mas é em barra e para controle de oleosidade… super recomendo! E esse minesol realmente é muito bom, faz maravilhas!
    Parabens pelo blog meninas, adoooro!
    beijos

  • responder NINNA!! 12/05/2010 às 12:23

    Muito bom o post! A minha é oleosa também e realmente os produtos Mary Kay fazem milagres! Gostaria de experimentar o gel creme hidratante da Nívea. Alguém já experimentou? Se sim, é bom?
    Bjs.

  • responder Liliana 12/05/2010 às 13:01

    Por indicação do meu dermatologista (que é um gato) rsrsr
    estou usando o minesol tbm…maravilhoso,o unico problema dele é que é caro : ) aqui em Fortaleza eu pago 55,00…60,00!!!

  • responder Gabriela 12/05/2010 às 13:05

    Olá!! ;D

    já que tá todo mundo dando suas receitas, aqui vai a minha:

    Lavo de manhã com o Gel Purificante Pure Zone da L’Oreal. Adoro a sensação de frescor que ele dá. À noite, uso o Actine, que também é ótimo e deixa a pele bem sequinha!

    Adstringente eu comprei um ontem da Clean & Clear da Jhonson,.. ainda não seu muito o que dizer sobre ele, exceto que deixou a pele bem sequinha, porém deu uma sensação de “queimação”.

    To usando como hidratante o Normaderm Hidratante Anti-Imperfeições da Vichy. Esse eu to usando a duas semanas, deixa a pele com uma sensação extremamente gostosa depois de passar. ADOREI o efeito. Porém, me deu espinhas que casam com o tempo que estou usando. Entrei em contato com uma especialista Vichy no site deles, e ela disse que é normal no começo do tratamento contra a oleosidade a pele ter este efeito rebote. À medida que ela for acostumando com a nova condição (mais sequinha), ela pára de produzir tanto óleo, e aí você vê os resultados do tratamento. Por isso que geralmente os produtos dão um prazo de pelo menos quatro semanas para darem resultados.! Sendo assim, super indico o produto à todos!! 😉

    Protetor solar, eu acho mais em conta ir em farmácia de manipulação. Minha dermatologista me passou uma receita de protetor solar toque seco fps30 com vitamina E que é uma coisa, de tão bom! Além de tudo minha pele fica super sequinha e o efeito dura bastante!

    Agora que eu percebo que fiz um testamento, despeço-me! 😛

    Beijos!

  • responder Jerusa 12/05/2010 às 13:46

    Estou usando a linha da Nivea , e estou gostando muito dos resultados!Hidrata sem melar e deixa a pele bem fresca…
    Na questão maquiagem estou usando o pancake da Payot , que consegue deixar minha pele menos brilhante…Vale a pena!
    .-= * Escreveu um post falando sobre Meu primeiro Dia das mães!!!! =-.

  • responder Nina 12/05/2010 às 14:01

    Sá,
    jura quo o mousse da Maybelline é bom?
    Eu tava super afim de comprar,mas fiquei com medo justamente de piorar a oleosidade da minha pele…
    O meu Magix da Avon tá chegando,não vejo a hora de usar,falam tão bem dele…
    Eu uso um hidratante da Avon,daquela linha Clearskin(Loção Hidratante Antiacne FPS15).Ele “hidrata,combate a acne,absorve a oleosidade e proporcioona efeito mate”.Ele é bom mesmo,gosto bastante 🙂
    Beijão

  • responder Renata Mel 12/05/2010 às 14:34

    Olá meninas!

    Olha, eu tb tenho a pele olseosa, então sofro horrores… Eu trabalhei em uma Clínica Dermatológica a alguns anos atrás e usei de tudo q vcs podem imaginar… Tupo da La Roche, Roc, alguns cremes da Avène… Como eu ganhava muitas amostrinhas tinha umas coisas q nem estavam a venda no Brasil e eu já usava… Mas sabe o que realmente me ajudou? A linha Deep Action da Clean & Clear, da nossa boa e velha Johnson & Johnson! Eu uso diariamente o Gel de Limpeza Refrescante, depois o Tônico de efeito gelado (assim como você Sá, eu tb não gosto do adstrigente) e depois o hidratante anti acne tb da Clean & Clear.

    Além do valor ser bem camarada (cerca de R$ 15,00 cada um aqui no Rio de Janeiro), todos eles tem um cheirinho muito bom e duram bastante!!!

    Eu também uso água termal, só q não é nada religioso… É mais quando eu lembro mesmo e as vezes faço aquela máscara dela com o algodão em disco. Ahh, e tenho o sabonete Effaclar (q eu amo!) em uma saboneteira no box. É porque como o Gel de limpeza eu uso com o cuidado geral, esse fica para a hora do banho (e para meu marido aprender q não se uso sabonete de banho no rosto… Estou tentando ensiná-lo a se cuidar tb)

    É isso… Minha pele q sempre foi mega oleosa melhorou muito com os itens acima.
    .-= * Escreveu um post falando sobre Músicas do dia =-.

  • responder Myrna 12/05/2010 às 16:02

    Amei esse post!!!
    Recentemente, experimentei a linha Oil Free da Shiseido e gostei muito, para dar uma balanceada no brilho!!! Não tenho os nomes aqui, mas lembro que fiz um post sobre isso no meu blog, assim que experimentei, se quiser dá uma olhadinha lá, porque essa linha vale a pena!!!
    Bjs

  • responder Isabela 12/05/2010 às 16:55

    Oi Sabrina!
    Seu post ajudou muito, ameeei! Obrigadão pelas dicas! =D
    Beijos….
    .-= * Escreveu um post falando sobre Linha Intense, O Boticário =-.

  • responder Gaby 12/05/2010 às 17:52

    Sá, tenho a pele bastante oleosa e moro no Nordeste. Uso o Magix da Avon e, sinceramente, só percebo o efeito dele nas 2 primeiras horas em média. De fato ele deixa a pele bastante aveludada, mas não segura a oleosidade de jeito nenhum.

    =)

  • responder Simone - Invejinha Branca 12/05/2010 às 20:21

    Minha pela é hiper oleosa.
    Quando saiu o pó mineral da Avon, corri para comprar. Estou gostando.
    Também uso o Studio Fix da Mac e não tenho o que reclamar. Até porque ele também não precisa por base antes.

    BJS e ATÉ
    .-= * Escreveu um post falando sobre Escova ideal para seus cabelos =-.

  • responder paulavieira 12/05/2010 às 21:14

    Sa, jura que esse hidratante da Clinique nao é em forma de gel?
    Eu tenho pavor a coisas em forma de gel, pq deixa a minha pele como se fosse plastificada, me dá agonia. Mas como vc disse que é como um creme leve, me animei! Pq sempre paquerava esse hidratante da Clinique, mas a palavrinha “gel” me desanimava.
    Eu uso o da Normaderm e amoo, é um creme bem levinho, deixa a pele lisinha, macia e sem brilho (pelo menos por um tempo ne?!)

    Bjs

  • responder fernanda 12/05/2010 às 21:21

    A MÁSCARA DE ARGILA BRANCA DO BOTICÁRIO -PREACTIVE-É UMA DAS MELHORES COISAS QUE JÁ VI P/ PELE OLEOSA. FAÇA UMA VEZ POR SEMANA [MAS ANTES ESFOLIE E LIMPE BEM A PELE E DEPOIS PASSE A MÁSCARA]. MUITO BOA MESMO.

  • responder Fernanda 12/05/2010 às 22:34

    Adoro dicas p peles oleosa/mista…
    bj

  • responder Larissa Popp 12/05/2010 às 22:39

    eu também tenho pele oleosa, às vezes ia em dermatologistas que receitavam produtos carésimos e nunca funcionava, às vezes piorava! o que resolveu meu problema foi usar os produtos da Mary Kay q conheci por acaso..
    o 3 em 1 (limpa, tonifica e esfolia) e o hidratante pra pele mista e oleosa são ótimos. eles tbm tem um matificante e lencinhos pra levar na bolsa, mas nunca usei.
    outro produto milagroso é o blog powder pressed, da MAC. segura a oleosidade o dia inteiro, ideal pra quem trabalha naqueles lugares com ar condicionado q te deixa brilhando..

  • responder Kézia 13/05/2010 às 09:42

    Ótimas essas dicas!!!
    Realmente não se pode confiar em produtos miraculosos,que prometem milagres.
    A visita ao dermatologista é essencial para quem tem problemas com pele oleosa,é o meu caso!
    Mas esse post tá muito bom,bem informativo,parabéns!

  • responder Ingrid 13/05/2010 às 12:20

    Eu uso o primer Dr. Feelgood da Benefit Cosmetic. http://www.sephora.com/browse/product.jhtml?id=P1277
    Ele segura a onda da oleosidade o dia inteiro.

  • responder Janaína Ferreira 13/05/2010 às 20:31

    Olá meninas!
    Amo os posts de vocês!
    Só queria registrar algo sobre os lencinhos para remover oleosidade. Comprei os da Anna Pegova e achei péssimos, além de não tirar nada da oleosidade da pela, tiram toda a maquiagem. Nem preciso dizer mais nada né?

    Beijos

  • responder Das Gurias 14/05/2010 às 11:36

    Post ótimo! Dicas maravailhosas!

    Já usei os lencinhos da Natura, também são muito bons.

    Beijo
    Aline

  • responder laura gargiulo 14/05/2010 às 16:09

    minha pele é bem oleosa tbm
    amo a base em mousse da maybelline q segura em mim por hoooras a fio
    jah testei o Magix da avon, e embora os produtos da marca nao me agradem na maioria das vzes, me surpreendi
    gostei do resultado e senti q ele deu uma minimizada visivel nos poros
    bjooo

  • responder Carol Campos 14/05/2010 às 16:14

    Olá meninas,

    Adoro o blog de vocês,
    Eu também tenho problemas com oleosidade em minha pele.
    Adoro maquiagens, cremes e afins, e o meu maior problema era achar base e corretivo que não obstruísse os poros, não causasse acne e mantivesse o efeito mate na pele, até eu achar minha querida dermatologista, que me indicou a base da marca DERMAGE!
    meninas essa base é tudo, tem FPS 25, é oill free (de verdade!!) vitaminas, deixa a pele com efeito mate e com aparência super natural. Eu não vivo sem ela….
    Inclusive postei em meu blog BELEZA À PROVA) sobre essa base,
    .-= * Escreveu um post falando sobre Como escolher o sutiã certo para você =-.

  • responder Taiane 29/12/2014 às 09:18

    Mary Kay e otimo para pele oleosa.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB