Resenhas Sinceras

Profissão designer [Off Topic]

15/04/2010

De vez em quando recebo emails ou twitts de meninas que estão prestes a fazer o vestibular perguntando sobre a profissão de designer, então resolvi fugir um pouco do tema do blog para ajudar outras pessoas que também tem dúvidas sobre a profissão.

Primeiro de tudo você precisa saber o que um designer faz. Por exemplo, o designer gráfico
tem um campo de atuação bem grande, mas geralmente faz coisas que são impressas: cartões de visitas, flyers, folderes, cartazes, outdoor, convites, livros, revistas… Pode fazer também logotipos, identidade visual, anúncios e campanhas. Ele precisa criar um conceito e usar referências gráficas para dar forma a sua idéia.  E além disso, precisa saber colocar tudo isso em prática, botar a mão na massa usando os programas próprios da área. Precisa também ter um certo conhecimento de como esse material vai ser produzido, como funciona uma gráfica ou que tipo de material vai usar para fabricar suas peças. Muito resumidamente, é isso.

Logos legais retiradas do site FaveUp

E olha depois de sete anos de formada eu digo, precisa de muito amor para sobreviver no ramo. Explico, o mercado tem muitos profissionais formados (e também os não formados), e é muita gente trabalhando. Alguns cobram caro e outros baratinho (não existe um piso salarial).

Então para ser contratado ou conseguir novos clientes, você precisa ser um bom profissional.  Tem que ter um “algo a mais”, ser criativo, competente, responsável, ficar de olho no que está acontecendo no mundo e também relacionado a profissão. Não digo que precisa ser genial e super talentoso, mas precisa dar conta do recado sendo acima do regular. Se não tem aquele talento nato, precisa correr atrás, ver muitas referências, pesquisar, aprender, se atualizar sobre novos materiais. Por isso precisa ser apaixonado pelo que faz.

Cartões de visitas que saem do comum, todos retirados do site Abduzeedo

Alguns tem a sorte de conseguir super empregos com salários ótimos, ou tem um “q” empreendedor para montar sua própria empresa. Mas na média, os salários não são grandes coisas. Quando me formei, fui contratada ganhando R$ 700 (isso em 2002), alguns colegas de classe ganhavam menos, outros, o dobro.

Eu me formei na PUC e já tinha feito segundo grau técnico na mesma área. Achei que a faculdade focou muito mais na tentativa de desenvolver nosso lado criativo, já o técnico era voltado a aprender a usar as ferramentas (aprender a desenhar, usar os programas, etc). Se você resolver fazer o curso, se prepare para aulas em que vai ter que recortar papel colorido e usar tinta guache. Parece bobo, mas é importante.

Embalagens inspiradoras vindas do site Packaging World

Além disso tem várias áreas que pode seguir: gráfico, produtos, móveis, web, design de jóias. Ai fica ao gosto do freguês.

Eu sou completamente apaixonada pelo que faço e tenho um certo medinho em indicar a profissão para quem está na dúvida. Meu conselho é: pesquise o trabalho de alguns profissionais e veja se isso merece seu amor. Se não, melhor pensar em outra profissão.

Designer também faz capa e páginas de revista. Está é a nova diagramação da Capricho que a Lia mostrou lá no Just Lia

Para os que já estão na faculdade: faça vários estágios em várias áreas diferentes. Aprendemos muito mais fazendo do que só na teoria. E sempre guarde referências de coisas legais que vê e também materiais que possa usar: fontes, texturas, imagens, ícones… nunca se sabe quando vai precisar.

Se tiver jeito pro negócio, o designer também pode ser ilustrador. Olha só que legal o trabalho da Bruna Assis Brasil.


Quer saber a opinião de outra pessoa que também trabalha na área? Então olha o que a Lú do Chata de Galocha falou:
Design tá na moda, né? Deve ser o nome bonito, ou o boom do webdesign, mas a verdade é que a atividade é bem ampla, e um designer pode atuar de diversas maneiras. Você precisa ser muito criativo, mas não vai achando que designer é artista. Não é. Tem prazos a cumprir e objetivos a conquistar em cada projeto, que é feito para atender a uma necessidade comercial. Eu sempre trabalhei em agências de comunicação, na parte de criação, como Diretora de Arte. A real é que esse cargo tem um nome chic (uuuu, diretora!!), mas o trabalho é bem chato… Muito operacional e pouco reconhecido, pelo menos aqui em Belo Horizonte, trabalhando em agências pequenas.
Foi por isso que preferi largar essa parte e comecei a trabalhar por conta própria, primeiro em casa (odiei) e agora em escritório próprio. Por mais que a profissão tenha aspectos que me irritam um pouquinho (mas a impressão que tenho é que o problema é mais o mercado daqui), adoro atender meus clientes, ver os projetos tomando forma e a satisfação de cada um quando concluímos o processo. Também adoro poder conhecer um pouco de cada mercado, já que o início de todo projeto de design é uma super pesquisa. Vale a pena!
Lú Ferreira – Designer gráfico

A Lia do Just Lia também já escreveu um post sobre a carreira de designer. Vale a pena dar uma olhadinha lá.
Espero ter ajudado!

você pode gostar também destes posts

41 comentários

  • responder Marilia 15/04/2010 às 12:24

    Oi meninas! Sou leitora assídua do blog, mas é a primeira vez que comento.
    Também sou dessa area de comunicação, mas comecei pelo caminho inverso. Fiz faculdade de Relações Públicas e me apaixonei por gerenciar a imagem, tanto de alguém, como de um produto ou empresa. Trabalho nessa area numa usina com mtos funcionários e clientes, então essa parte é muito importante, desde os simples comunicados nos murais até propaganda externa. Como também sou apaixonada por criação, resolvi fazer um curso técnico de Design Gráfico, e eis a minha opinião: é como a Sá falou, é para aprender as ferramentas e os programas. Estou adorando.
    Fiz uma especialização, ano passado, em Marketing para entender um pouco mais do mercado e clientes.
    Eu sei que não tem muito a ver com o Design em si…mas para quem está em dúvida é legal ouvir experiências. Acho que como o leque é grande, o bom é se interessar por tudo e aproveitar.
    Não sou designer de profissão, mas adoro!
    Um beijo!

  • responder Isabela Rodrigues 15/04/2010 às 13:35

    Ué, eu também sou designer! 🙂
    http://www.isabelarodrigues.org
    Passem lá! 😉

  • responder Kátia 15/04/2010 às 13:36

    Olha… amar a profissão acho que tem que ser visto em primeiro lugar…pq EU SEI MUITO BEM o que é trabalhar numa área em que você não se identifica, não tem como ter o “algo mais” em alguma profissão que você só faz por dinheiro…ai o dinheiro não é lá grande coisa (pq vc não se esforça pra isso, pra mudar, correr atrás, mudar de cidade, etc)… e tudo vira frustração.
    Forte, né Sabrina? Mas é assim que me sinto em relação à minha profissão (sou Analista de Sistemas).
    Adorei a dica imparcial que vc deu, quem se interessar tem mesmo que correr atrás de informações, pra não se arrepender depois.

    Bjsss
    .-= * Escreveu um post falando sobre SORTEIO CAIXA RECHEADA – EM BREVE =-.

  • responder carolina 15/04/2010 às 13:41

    Muito bom o post, eu comecei a faculdade de moda a um tempinho e sempre procurava posts desse tipo nos blogs .. é muito bom ouvir um profissional da area falando!
    beijos

  • responder monica 15/04/2010 às 13:46

    queria saber se precisa saber desenhar pra entrar na faculdade de design gráfico da puc.
    Obrigada, adoro o blog *-*

    • responder 15/04/2010 às 14:08

      Monica
      Não precisa saber desenhar, não.
      bjs

    • responder Jana Rosas 15/04/2010 às 14:45

      Acho que a maioria dos cursos de Design (qualquer área), mesmo aqueles que tem a prova de habilidades específicas no vestibular, não exigem que você seja expert em desenho. A minha dica é que, mesmo sem a obrigação, você busque cursos nesse sentido antes de entrar na faculdade pq pode ajudar muito e já te tirar algumas dificuldades dos primeiros semestres. Não digo que é regra, mas aprender a fazer a mão, pra miiiim, modifica muito o nosso trabalho no computador…e pra melhor. ^^
      .-= * Escreveu um post falando sobre Escolhendo: Câmera Digital =-.

  • responder Tamira 15/04/2010 às 14:40

    Sou designer gráfica em Belo Horizonte e posso afirmar que essa é a profissão da minha vida! Lógico que como toda profissão tem seu lado ruim e bom…mas quando trabalhamos na área que gostamos tudo se torna mais agradável. Vai um dica pra quem vai começar agora é imprescindível ter o habito de fazer pesquisas, ler, estudar muito afinal as boas ideias não caem do céu e garanto não tem NADA que ainda não tenha sido criado.

    Um grande beijo e espero por vocês no blog MEU ZOOM, onde fiz uma semana dedicada ao assunto, vale a pena conferir!
    http://www.meuzoom.blogspot.com

  • responder Jana Rosas 15/04/2010 às 14:41

    Eu sou tão apaixonada por Design que quero aprender um pouco de tudo. Depois de me formar pretendo fazer cursos em Design de Jóias e Gráfico. ^^
    Senti um pouquinho de falta aí do Design de Interiores, que é o que curso. Quem sabe eu mesma não faço um post explicando, daí mando o link pra vocês, né? =D Muuuita gente não faz nem idéia de que existe esse curso, que ele não é somente uma faceta da Arquitetura ou uma especialização e muito menos quais a reais diferenças entre fazer Design ou Arquitetura. o.O

    Beijooo!
    .-= * Escreveu um post falando sobre Escolhendo: Câmera Digital =-.

  • responder Patricia 15/04/2010 às 14:57

    Entao meninas, eu me formei em Tecnologia em Produção Multimidia, alem de design a gente aprende animação 2D e 3D, um pouco de web, e bastante design grafico.
    Trabalhei na area um tempo, eu gosto mas desisti pq na minha cidade não é nada valorizado, as pessoas daqui são muito fechadas, sou de Mato Grosso do Sul.
    Mudei pra área de corretagem de imóveis e estou pensando em cursar design de interiores ano q vem.

    O q a menina disse tem muito a ver, designer eh diferente de artista pq artista faz o q ker e o q gosta e o designer tem todo um estudo de se aquilo será funcional, qual cor eh a melhor, estudo do publico alvo e por ai vai

  • responder Ricota Não Derrete 15/04/2010 às 14:59

    Eu me formei em publicidade no fim do ano e comecei design gráfico esse ano. Tive vontade de fazer desde o primeiro ano da graduação anterior, mas pensava “não, semestre que vem deve ter uma cadeira mais voltada pro design”. Nunca tinha, o curso de publicidade (pelo menos na UFPE) é muito focado em redação. Dessa vez resolvi fazer vestibular pra um tecnológico, do IFPE, porque só dura dois anos. Resumindo, acho que ele se aproxima muito de um curso técnico porque foca na prática e acho que eu prefiro o outro modelo, mais teórico, mas como já tive um assim, acho que foi bom entrar em um diferente agora. Bom, na verdade nem sei ainda, tá muito no começo, mas espero ter sido uma boa escolha.

    =*

  • responder Bruna Emanoela 15/04/2010 às 15:09

    Eu achei otimo o post! Eu estou no segundo ano de engenharia (meio fora de comunicação) mas quando eu estava no colegial e no cursinho, o que eu mais via eram pessoas querendo fazer design ou algo do ramo, mas por falta de opção, ou por estar na moda e acabavam nem conhecendo a profissão. E tenho certeza que como qualquer outras profissão tem suas dificuldades, suas áreas …
    Achei otimo o post e acho que vai ajudar muitas pessoas :]

    :**

  • responder Dalila mota 15/04/2010 às 15:25

    ola lindass, adoro o blog de voces..

    Olha só já conhece minha loja virtual…
    vai lá
    http://www.lilapinkstore.blogspot.com

  • responder Julianna Young 15/04/2010 às 16:16

    Eu sou formada em Web Design pela Opet daqui de Curitiba, ja trabalhei como designer gráfico e hoje sou editora de vídeos (!?!). O Curso de Design Gráfico oferece várias vertentes na qual você pode atuar, porém o mercado ainda não é dos melhores, tanto nas oportunidades quanto no reconhecimento. Mas como a Sabrina disse, se realmente amar e sentir que será feliz trabalhando com isso, vá em frente, não vai se arrepender. Beijos meninas

  • responder Carol Costelini 15/04/2010 às 16:35

    Olá, é a primeira vez que venho no seu blog mas já amei.! Eu vou começar no meio do ano uma graduação em design grafico, estava com um pouco de medo da profissão ser muuuuito dificil pra “ser alguem na vida” como dizem, mas vi que é exatamente o que eu pensava, o profissional faz seu salario, e quando fazemos uma coisa com carinho, ela nos traz bom retorno não é mesmo 😀

  • responder Fernanda Hitomi 15/04/2010 às 17:24

    Depois que comecei a fazer Publicidade (estou atualmente finalizando o 3º ano de curso), considerei fazer Design Gráfico depois de formar. Apesar de focar bastante em criação, em publicidade exigem MUITO de conhecimentos de design. Percebi que correr atrás, pesquisar, se atualizar não é algo pra se fazer quando quer, mas por necessidade. Um profissional atualizado faz muita diferença. Tenho professores que são diretores de criação em agências publicitárias, e ao mesmo tempo são designers. É uma profissão que caminha lado a lado com a publicidade, vejo eu.
    Tem pessoas que fazem o curso seguindo uma ‘modinha’, por acharem que ficarão o dia todo no computador, que é fácil e blá. Mas o mercado é realmente duro, um dia você está trabalhando, no outro pode não ter nada. E também é assustador ver o quanto de gente REALMENTE boa está sem trabalho. Às vezes me bate um medo, mas enfim, bola pra frente que ficar de mimimi nunca adianta. Correr atrás é o que faz o profissional se diferenciar =)
    .-= * Escreveu um post falando sobre hitomii_sh: @PatYuh Pingo de educação? Oq acontece aí? =-.

  • responder Anna Martinelli 15/04/2010 às 18:08

    Oi giiirls! Bom eu sou designer gráfico também, e sofro uns bocados.
    Já ha algum tempo trabalho na parte de moda, mas já trabalhei um pouco com jóias e gráfico mesmo…
    Pra se firmar na profissão é bem tenso, porque como a Sá falou, é muita concorrência… tem que correr pra segurar o cliente, além de quase nunca ganhar bem pelo serviço. Eu sempre ganhei mal, e continuo ganhando não muito bem, mas como estou começandinho ainda, dá pra levar, mas em breve já vai ficar complicado se continuar assim….
    As pessoas costumam achar que ser designer é pegar as informações e “poe no computador” e por isso não valorizam todo o nosso trabalho de pesquisa e desenvolvimento, que muitas vezes nos faz virar noites.
    Hoje em dia fico no mkt de uma malharia, adoro, mas além de prazos curtos (típicos da profissão), a limitação de verba é grande (ok, isso é típico também hahaha).
    Mas… acho que encarar uma profissão é isso…. saber lidar com altos e baixos e tentar sempre melhorar.

    É isso. Minha opinião sobre a nossa profissão.
    Beijos meninotas!

    • responder Patricia 15/04/2010 às 20:01

      ah eh assim memso, tem uns q pensam , ah faz no computador entao eh facil (tipo, como se o computador fizesse sozinho) outros acham q a gente coloca a cor q a gente acha bonita mas nao eh assim, tem muita pesquisa, muita tentativa, cliente chato querendo dar opinião nada a ver… e tempos super curtos q nem sempre dao pra gente relaxar e pensar com calma em como fz o trabalho alem da remuneração nao incentivar tbm

  • responder Ingrid Popovics 15/04/2010 às 18:49

    Sá! Muito, muito bom mesmo o post!!! Sou leitora assídua de vcs! Entro todo santo dia! rs! Sou advogada, mas estou em uma fase de transição de carreira – não para designer – quero tentar algo no jornalismo e tenho procurado saber mais acerca da profissão, bons cursos, falar com profissionais… Achei super bacana mesmoooo!!! E olha, só pra constar… vc é muito BOA no que faz! rs!
    Aliás, se souber de alguém da área de jornalismo, que eu possa conversar…me dá um toque!
    Um beijão e parabéns pelo blog!

    • responder Patricia 15/04/2010 às 20:01

      se nao me engano, a thais e a marina sao jornalistas

  • responder Milena 15/04/2010 às 19:03

    Eu também sou designer e, apesar de amar o que faço, estou repensando essa escolha de profissão.

    Acho que vou fazer um pouquinho a advogada do diabo aqui, posso?

    Quando eu comecei, quase não existia computador, o trabalho do designer era muito técnico e específico. Era difícil alguém sem treinamento cair de paraquedas na profissão, porque mal sairia do lugar.
    Hoje, com photoshop e afins, a profissão – que já não era regulamentada – sofreu uma banalização enorme. Muita gente sem base, muito “sobrinho” de cliente se auto proclamando “designer”.

    Isso causou uma queda muito grande na remuneração, uma desvalorização do trabalho.
    Claro que os profissionais preparados se destacam e a qualidade do trabalho faz uma diferença enorme. Quem é bom, mostra ao que veio. Mas o mercado não é fácil.

    Há também muita desinformação. O pessoal (inclusive os empregadores) confunde designer gráfico com webdesigner. Muitos anúncios falam de vagas para “designer gráfico” e pedem domínio de programação, banco de dados, etc. Uma coisa não tem nada a ver com outra.
    Cada vez mais as vagas exigem um profissional híbrido, que saiba tudo de tudo.

    Se a pessoa está certa de que é isso que quer, meu conselho é: comece na iniciativa privada, como funcionário. Estágios, etc. Vá conhecendo gente e fazendo contatos. Quando vc tiver uma agenda boa, provavelmente vai ganhar mais se trabalhar por conta própria.

    O mercado brasileiro não paga bem. Claro que há vagas boas, mas acho que há mais bons profissionais do que boas oportunidades.
    As ofertas oscilam demais. Algumas empresas pagam bem, outras exploram a preço de banana. Eu tenho visto que portfolio e experiência não garantem um padrão de remuneração X. Tem que selecionar muito pra achar uma vaga legal.

    É uma pena, pois em outros países a profissão paga muito bem. E nossos designers são tão bons quanto os gringos.

    Eu continuo amando o que faço, e vou amar pra sempre. Mas tenho pensado seriamente em transformar a profissão em hobby, e fazer design para mim mesma. Para o blog, meus projetos pessoais, etc.

    Não quis jogar areia no mingau de ninguém, e se essa foi a impressão, eu peço desculpas. Mas o teor artístico e a beleza que muitas pessoas vêem nessa atividade às vezes faz parecer que a coisa é mais fácil do que é.

    Boa sorte pra quem está vindo pro lado negro da força! rs
    .-= * Escreveu um post falando sobre Cuidados da Re com a Pele: aos 40 =-.

    • responder Patricia 15/04/2010 às 20:06

      eu desisti da profissao ja e to sendo corretora de imoveis agora. A maquina digital, o photoshop, o filho de um amigo meu, ”sobrinho” como vc disse, tudo junto ajudou a desvalorizar a profissão. Hj qualquer um acha q é fotógrafo, soh pq tem camera, ou designer, e nem sabe o q eh RGB e CMYK ou entao acha q faz web mas mal mexe com html.

    • responder Maíra dos Anjos 16/04/2010 às 13:06

      Milena, existe tanta verdade no que você disse que me deixa muito triste….mas acho que gosto de apanhar.. kkkkkk mulher de malandro….. quero ser designer…. =D

      AS PESSOAS DEFINITIVAMENTE NÃO SABEM A DIFERENTE ENTRE WEB DESIGNER E DESIGN GRÁFICO E DESIGN DE SOBRANCELHA…. (hahahaahahahahahahah)issso teve um tom irônico…

  • responder Larissa Costa 15/04/2010 às 19:27

    Nossa, Sá! Acompanho o blog há mais de 8 meses mas creio que essa seja a minha primeira postagem [fora as promoções, rs].
    Recebi esse seu post com uma pontada no coração, pois sou apaixonada por Design, cheguei a cursar 4 meses [Design Gráfico]e “tive” que abandonar o curso. Havia passado em duas universidades públicas e a pressão psicológica em deixá-las para então continuar em um curso tido como o 2º mais caro, perdendo somente para Odontologia, foi muito grande. Hoje curso Relações Públicas e também Produção Cultural, mas ainda sinto que estou traçando um caminho que não me satisfará por completo…
    Gostaria de saber qual a média de preço do curso pelos outros estados. Aqui em Salvador pagava cerca de R$ 850,00, fora materiais…

    • responder Patricia 15/04/2010 às 20:10

      design um dos mais caros? sempre achei q fosse medicina…. uahahua… aqui custa em torno de 500 a 600 reais, em MS

    • responder Maíra dos Anjos 16/04/2010 às 13:01

      Eu pago 785 reais na fumec, design gráfico, 1ºperíodo, eu acho caro, mas a infra estrutura da fumec vale muito a pena!
      A UEMG é pública procura saber!

  • responder Patricia 15/04/2010 às 20:08

    na area de desinger grafico eu nao sei, mas na de web design, o Brasil ganha de muitos paises, pois na Europa eles sao muito clássicos, no japão sao muito bagunçados, não seguem padroes ou possuem uma criatividade brasileira, olhem essa agencia q eu fiz estagio, é daqui de Mato Grosso do Sul e eu a considero muito boa http://www.dothcom.net

  • responder liliana 15/04/2010 às 22:30

    muito legal conhecer essa profissão!
    eu não tenho esse dom da criatividade, e sei q quem trabalha nessa área tem q ter criatividade!!
    o blog sempre maravilhoso!!!!

  • responder Luh D. 15/04/2010 às 23:28

    Sabrina, nao quero parecer indelicada ou fuxiqueira, mas depois de terminar a faculdade e tal, ter alguns anos de experiencia, vc poderia contar qto vc ganha agora aproximadamente?

  • responder Marina 15/04/2010 às 23:32

    Sá, nossa, esse post caiu como uma luva. É dificil achar na internet o que as pessoas acham na verdade nua e crua de uma profissão, e eu precisava muito desses comentários, até agora só tinha ouvido falar bem, e é bom ver os problemas também.
    No meu caso, vou lidar com muita luta no mercado de trabalho, já que também vou prestar artes cências e já estou nesse meio a mais de sete anos!
    Sorte pra todas!
    Beijos!

  • responder Carolina 16/04/2010 às 00:32

    Oi meninas!
    sempre leio o blog, mas quase nunca comento.

    dessa vez tive que comentar, sobre isso, Design, uma coisa que eu amo muito, pesquiso e to fazendo faculdade para isso….
    estou no segundo ano na unesp.
    e daqui 2 ano me formo!
    beijooos!
    é muito bom ver que tem muita gente tirando duvidas porq as vezes muita gente acha que design é arte. não é só arte. é muita coisa ALEM da arte!

    e tem sido muito desvalorizado com tanta gente inventando design de algma coisa.

    beijos!
    parabens!

  • responder Cy 16/04/2010 às 01:59

    Oi Sá!

    Não sou designer,rsrsrs, mas passei por aqui para parabenizá-la pela iniciativa. Muito bom abordar assuntos relacionados às profissões, orienta e auxilia muita gente!
    Realmente, pessoas que não buscam formação na área sempre prejudicam os profissionais formados ou que dedicam-se a cursos, banalizam qquer profissão e tbm provocam grande insatisfação de clientes. É uma pena que isso seja comum em nosso país e ocorra com diversas profissões…
    Bjsss

  • responder Maíra dos Anjos 16/04/2010 às 12:56

    Oiii Sáaaa…
    Fiquei muito feliz com esse post. Sou designer gráfica de nível técnico. (SENAI, tenho 18 anos) e estou cursando design gráfico superior (FUMEC-1 ºPERÍODO). além de estar me especializando tecnicamente em web design (sos educação profissional).
    AMO A PROFISSÃO, posso até não ficar rica, (mas se o hans donner quiser me contratar estamosjuntos!) mas a satisfação que sinto ao ver um trabalho pronto (sou freelancer) me deixa tão feliz e satisfeita comigo mesma que acho que vale a pena….
    Se quiser manter contato comigo, meu e-mail é :
    mairacirilodosanjos@gmail.com
    ps: já é a segunda vez que tenho aula de teoria da cor…. hahahahhaha uso tinta guache… e os dias de aula não é dia de fazer a unha. acaba com o esmalte… você usava tinta guache na faculdade??????

  • responder Carol Marques 16/04/2010 às 14:36

    Eu tbm fiz um curso técnico de design gráfico, mas não pra trablhar n área e sim pra ter uma base pro meu curso de jornalismo, já que na faculdade temos matérias que englobam design, meu professor tbm passa uns trabalhamos com papel e etc!

    Beijo.

  • responder Flávia 21/04/2010 às 14:38

    Me formei em Design de Produtos, e sei o quanto é difícil entrar no mercado. Como eu nunca gostei muito de desenhar, as pessoas estranham e não entendem o porquê de eu gostar de ser Designer sem desenhar. É simples: um projeto nasce de pesquisas(adoooro), pesquisa de mercado, público alvo, tendências…depois cria-se o conceito(muito legal criar conceito de um projeto) para depois começar a desenhar de fato. No caso de produtos tem o pós desenho, que é de como inserir o novo produto no mercado…onde vender, que preço cobrar. E são nessas etapas de criação que eu gosto de atuar, por isso tive Marketing na faculdade e agora estou me especializando na área. Fiz cursos de produção de moda, styling e trabalho com isso nas “horas vagas”. Mas meu trabalho atual é no Marketing de uma joalheria, onde consigo unir meus conhecimentos de Design, Moda, MKT….
    Vale a pena se informar bem antes de entrar na faculdade. O mercado é difícil, mas se empenhando as oportunidades aparecem. Vale investir em muitos cursos de extensão durante a faculdade tb.
    .-= * Escreveu um post falando sobre Radar CWB =-.

  • responder carla 06/09/2010 às 23:21

    Desculpas, vcs estao confundindo profissao com hobby (lazer). Vcs tem que ter uma profisssao que remunere vcs para curtirem seu hobby. Como Designer vcs vao morrer de fome ou terõo que ser sustentadas por um provedor (Homem) . Não é porque vc gosta de exercicios fisicos que tem de fazer Curso de Educação Física.Nao eh porque vc gosta de carro que tem que ser borracheiro. Nao eh porque vc gosta de mar que tem que ser marinheira, seja medica , engenheira e compre uma lancha. Parem com esssa imaturidade e observem a demanda do mercado para as verdadeiras profissões que pagarão um bom salario para vcs curtirem seu hobby.

  • responder Ricardo 03/10/2010 às 20:11

    Perfeito Carla.

    As pessoas se prendem demais em eufemismos e exceções. Sabe aquela frase tradicional: “fazer o que gosta”? Cuidado! Isso é eufemismo, não existe verdades universais, talvez algo que se adapte melhor seja: “gostar do que faz”. Sim, tem diferença nas duas frases.

    Eu senti que tinha alguma coisa errada, pq só tinha satisfação nos projetos pessoais e não os de mercado. Isso fora a não valorização do trabalho. Então me analisei melhor e percebi os meus talentos(não é profissão, é capacidades gerais) e estudei onde melhor esses talentos se encaixavam ao mercado.

    Resultado: mudei de área… faço bem, pq gosto do que estou fazendo e muito bem valorizado, tanto profissional como financeiramente.

  • responder Monzetir 22/03/2013 às 20:56

    uy cialis
    cialis online
    order cialis 20 mg
    cialis and reproduction

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB