Corpo Dicas

Coletores menstruais: como escolher dentre tantas opções?

25/07/2017

Faz pouco tempo que uma seguidora nossa veio me pedir mais dicas sobre coletores menstruais – e aqui o que vocês pedem é sempre uma ordem! Aliás, desde que fiz o primeiro post no blog sobre o assunto, há mais de um ano, muita gente ainda vem conversar comigo a respeito!

Vejam nesse post o comparativo entre duas marcas famosas de copo menstrual!

Resolvi então gravar um vídeo pro nosso canal no Youtube (inscrevam-se, criamos conteúdo lá com muito amor pra vocês!) contando da minha experiência, dando dicas e esclarecendo algumas questões. Não sou nenhuma expert, mas espero ter ajudado. Deem só uma olhada:

Para quem não consegue assistir ao vídeo agora mas está curiosa, recomendo que veja assim que puder – esse papo em frente a câmera me deixa BEM mais próxima de vocês, acredito eu! É uma espécie de update também, tal qual fiz no ano passado, depois de alguns meses usando os copinhos.

Um ponto que eu acabei não explorando no vídeo – embora seja super importante! – é como escolher o melhor coletor menstrual para cada caso dentre tantas opções. As marcas e os modelos variam bastante – é por isso que, além do fator preço (eu sei, na crise isso é fundamental, mas não é tudo!), vocês precisam pensar também em outras coisinhas que coloco a seguir!

Como escolher entre os coletores menstruais?

coletores menstruais

Os coletores menstruais podem vir em materiais (silicone ou TPE, semelhante à borracha), tamanhos (tem marcas com mais de 4!), cores (transparente ou colorido?) e estilos de cabo (comprido ou de argola) completamente diferentes. Mas, afinal, o que vai determinar a escolha?

Algumas marcas, como a própria Lunette (que eu descobri somente depois da gravação do vídeo que não está mais operando no Brasil!), recomendam que se observe a idade da mulher e se tem ou não filhos. Mas a real é que essa é uma visão muito simplista ainda! Dá para investigar mais a fundo – com o perdão do trocadilho, HAHAHAHA!

Um lance que eu falhei em não ter explicado melhor durante o vídeo é a altura do colo do útero – como o meu é alto, os que já usei sempre deram certo, porque o copinho não chega a encostar lá (e, ao mesmo tempo, a pontinha também não fica para fora). Porém, algumas mulheres possuem o colo mais baixo, o que significa que coletores menstruais de comprimento menor vão se adaptar melhor a essa característica – e muito provavelmente com o cabinho cortado!

Eu não corto o cabinho porque o coletor cabe como um todo no meu canal vaginal, então ele não fica beliscando/incomodando. Mas isso depende muito de cada usuária!

Também é necessário que se veja a intensidade do fluxo (para copos de capacidade maior ou menor) e a sensibilidade particular de cada uma – quem é mais sensível pode escolher os coletores mais molinhos! Já mulheres com uma musculatura pélvica forte (praticantes de exercícios físicos tonificantes ou até mesmo pompoarismo) provavelmente preferirão coletores mais durinhos.

Pesquisem!

É IMPRESSIONANTE a quantidade de resenhas, grupos de conversa e vídeos sobre coletores menstruais – pode até parecer um assunto complicado no começo, mas não é! Pesquisem bastante antes de comprarem um, conheçam seus corpos e insistam, porque vale a pena. Depois me contem, combinado?

Confiram aqui uma seleção de lenços umedecidos femininos com valores!

você pode gostar também destes posts

16 comentários

  • responder Marcela andrade 25/07/2017 às 10:43

    Cara, a ideia é legal, mas assim eu fiz uma escolha em não menstruar mais, pois tenho endometriose.
    Assim, não sei o que houve na minha cidade que a medicação que uso estava faltando em todas as farmácias, e ai o que aconteceu? senti um pouquinho de cólica, minha nossa, definitivamente menstruação não é pra mim!
    Mas se eu menstruasse como uma mulher “normal” hahaha usaria sem dúvida!!!!

  • responder Silvia 25/07/2017 às 11:38

    Tô usando coletor desde o ínicio do ano e foi a melhor coisa que eu fiz rs confesso que fui digitalmente influenciada por você e pela Lara Nesteruk, ah, também teve o vídeo da Jout Jout (alíás pra quem ainda tá por fora do assunto, recomendo muito <3). O meu é da marca Korui (www.korui,com.br) e não lembro porque escolhi, mas chegou tudo certinho e eles têm várias opções e tamanho e cores.

    no primeiro ciclo fiquei com um puta receio de usar, vazar, etc, mas depois é só alegria, nem parece que a gente tá "naqueles dias".

  • responder Marcia Daniella 25/07/2017 às 12:12

    Eu ainda não aderi ao uso. Mas fiquei feliz de ver que mais marcas do produto estão chegando às farmácias. Antes, quase não se via coletores nas prateleiras. Agora, o estoque melhorou e muito.

  • responder Lola 25/07/2017 às 13:07

    Gente, copinho é só amor!
    Tenho o Holycup igual ao do post, roxo e de bolinha, porque meu colo é médio. Também tenho um Korui verde que cortei o cabinho, senão fica pra fora.
    A melhor coisa do mundo é não usar absorvente quando se está menstruada, é o tipo de coisa que você tem que sair contando pra todas as amigas pra elas também usarem, sério. Você consegue acompanhar melhor o fluxo, percebe que menstrua menos do que pensava (jurava que tinha o fluxo mais intenso do mundo pelo tanto de vezes que trocava aquele absorvente enorme noturno), mas usando desde agosto do ano passado percebi que não é bem assim, por isso comprei o Korui.

    Quem ainda não usou, precisa testar. Vejam outros vídeos no youtube, pesquisem e descubram o melhor pra vocês!

  • responder Ana 25/07/2017 às 14:11

    Uso o coletor já tem uns 10 meses e comecei com o Fleurity , a embalagem com dois custava em torno de R$70,00, então comprei com uma amiga, ela ficou com um e eu com o outro. Adorei e usei bem no começo, mas algumas vezes ele falhava em ficar no lugar e ficava dobrado mas mesmo assim nunca tive um “acidente” sério com ele pois o sangue que escapava era pouco. Como estava achando isso meio chato, mas mesmo assim estava adorando usar o coletor quando vi o Violeta cup resolvi experimentar…R$46,00…e amei! Ele é muito superior em qualidade, é mais bem acabado, material mais firme então abre fácil e não fica dobrado, é mais liso e por isso mais fácil de introduzir e finalmente, comprei ele transparente que acho melhor para limpeza, você enxerga o que tem que lavar, enquanto que o roxo (que era o Fleurity) é meio escuro, chato para ver se estava bem limpinho.
    Recomendo mil vezes mais o Violeta pelo preço e pela qualidade, pode ferver ele no microondas então não tem perigo de esquecer ele no fogo e o único contra para que está começando é que ele é mais firme e não fica tão pequeno quanto o Fleurity (que é mais molinho mas também é mais “aspero”) quando dobra mas como ele é mais liso acho até mais confortável de usar. Só usei esses dois até agora pois acho que são nacionais e mais fáceis de serem encontrados nas lojas. Comprei os meus em uma perfumaria/drogaria. Acho chato ter que trocar ou colocar em banheiro público mas se não tem jeito não é assim tão “impossível” hehe! E a possibilidade de usá-lo por 12 horas já ajuda bastante a evitar isso.

  • responder Andy 25/07/2017 às 14:31

    Gente, passei os piores momentos da minha vida graças a um coletor da Inciclo. Pesquisei muito antes de comprar e usar, e aí quando fui testar odiei nas primeiras vezes. Eu não estava menstruada, mas queria treinar antes para não ficar experimentando no meio da lambança, né. Algumas tentativas depois, encaixou direitinho. Fiz alguns movimentos, agachamentos, pensei comigo “que legal, da pra usar tranquila na academia!”. Fui tirar, o cabinho tinha sumido. Tateei lá dentro, descobri que ele se enfiou de alguma forma na lateral do copinho, e estava quase me perfurando. Para resumir, meu namorado (que é maravilhoso e super meu amigo também) tirou, depois de meia hora tentando. Pensamos que eu ia ter que ir no hospital para retirar, e olha que eu tinha colocado na altura certa, nada de empurrar lá pro fundo. Fiquei dias com dores e minha uretra chegou a inflamar. Machucou pra valer. Agora que o trauma passou, quero experimentar um mais molinho, se acontecer de novo pelo menos vai ser mais fácil de tirar, hahahaha 😀

  • responder Priscila 25/07/2017 às 16:22

    Ainda não vi graça e praticidade no uso desse copinho. Prefiro continuar com o OB, que nunca me deu problema algum, nunca vazou (é só trocar a cada 4 / 5 horas e durante a noite, ele segura perfeitamente, além do que, se não tiver agua por perto pra higienizar as mãos, lencinhos umedecidos e alcool em gel resolvem o problema.

  • responder Carla Salgueiro 25/07/2017 às 17:50

    Melhor escolha da vida. Comecei com o Fleurity porque era o mais barato, mas depois que vi que era para toda vida, comprei o Meluna e foi só amor.
    Meluna é mais durinho, então abre mais fácil lá dentro e tem a argolinha que não belisca nem incomoda.

  • responder Raquel B 26/07/2017 às 00:05

    Uso meluna há dois anos e amo! Nunca tive problemas e nem se compara com absorventes, seja interno ou externo. Super recomendo!

  • responder THAIS 26/07/2017 às 11:15

    Eu gostaria de usar,mas acabo usando só no final do ciclo, aí beleza, nos primeiros 2 dias dá tudo errado, fico com a bexiga sensível, dá vontade de ir no banheiro toda hora… a cólica aumenta bastante e ainda por cima vaza! Além de não ter acertado no tamanho kkkkk… Tentei dois, um muito pequeno e outro muito grande… Mas tem um site que faz uma pesquisa e te diz o melhor tamanho, o da me luna acho, ou holy cup… Pra mim não deu certo, mas vai que ajuda alguém… beijos

  • responder Erika 26/07/2017 às 20:22

    Faz mais de ano que eu aderi ao uso do coletor e nunca mais usei/senti falta do absorvente. Dica: para quem quiser se aprofundar mais no assunto, tem um canal no youtube especializado no assunto, o Papo de Copinho. Além de apresentar as diferentes opções do mercado, a Pamela (ACHO que é o nome dela) faz comparação entre os diferentes modelos, além de fazer videos específicos sobre determinado assunto (ex: manual de vazamento, altura de colo e etc).

  • responder Erika 26/07/2017 às 20:24

    Faz mais pouco mais de um ano que eu aderi ao uso do coletor e nunca mais usei/senti falta do absorvente. Comprei o Fleurity meio às cegas mas, por sorte, deu tudo certo. Demorei uns 3/4 meses para se adaptar bem, mas depois foi só alegria. Dica: para quem quiser se aprofundar mais no assunto, tem um canal no youtube especializado no assunto, o Papo de Copinho. Além de apresentar as diferentes opções do mercado, a Pamela (ACHO que é o nome dela) faz comparação entre os diferentes modelos, além de fazer videos específicos sobre determinado assunto (ex: manual de vazamento, altura de colo e etc).

  • responder Viviane 27/07/2017 às 22:03

    Thais, você é maravilhosa, sério! Amo seus vídeos e resenhas, completas, sinceras e informativas. Comprei um Kindle por indicação sua (juro), depois do post que você fez. Claro que já namorava ele mas….super confio nas resenhas de vocês! E foi a melhor compra da vida. Agora depois de muito namorar o coletor, acabei de encomendar o meu. Espero que seja só amor como com o Kindle! Bjs sua linda!

  • responder Nathalia 28/07/2017 às 11:40

    Amo esse assunto e o copinho! Eu uso tem uns 3 anos e não sofro mais com a menstruação. Tenho alergia a absorventes e o ob me irrita com aquela cordinha nojenta. Tenho o da Me luna que comprei no VAi de copinho, um site bem legal que reúne várias marcas e tipos. O primeiro que tive foi o Inciclo, mas comecei a ter infecções de urina logo após menstruar e não sabia o pq. Fui pesquisar e o coletor era mto grande pra mim e machucava minha uretra, com isso a infecção aparecia. Além disso, colocava com a dobra voltada para cima (o que também machuca a uretra). Comprei o pequeno da Me Luna (tenho fluxo pequeno e colo do útero médio) e fui mto feliz com a escolha. Minhas irmãs usam também por minha influência rsrsrs. Amo amo amo! Melhor coisa do mundo!

  • responder Miriã Andrade 04/08/2017 às 23:47

    Adorei seu vídeo, Thais, dicas ótimas e suuuper úteis! 😉

  • responder Gabriela 09/08/2017 às 15:31

    Thais, você teve dificuldade em fazer abrir o coletor? Fiz o teste antes de menstruar e não sinto ele aberto, aliás, numa das tentativas veio fechado tal como entrou rs. E aí, comofas? Rs

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB