Corpo Reflexão

Sobre a festa na piscina mais desencanada em que eu já fui

01/03/2017

O que passa pela sua cabeça quando você ouve as palavras “festa na piscina”? Na minha, já passaram milhões de coisas – e muitas delas não eram nada boas. Ficava pensando no traje de banho que fosse mostrar menos as gordurinhas, nas desconhecidas que poderiam ficar reparando em mim e até em jeitos de me comportar melhor (!!!) para passar uma imagem diferente do que eu sou.

Tudo isso significa que não, não dava pra me divertir numa situação assim porque minha mente ia a mil com tantas inseguranças paralisantes – e, veja bem, a diversão não é justamente o propósito da coisa toda? Piscina, sol, bebidas geladinhas… Nada disso deveria ter a ver com ficar encanada com meu corpo e com quem eu sou, não é verdade?

festa na piscina

Pega a lindeza dessa mulherada toda reunida!

Finalmente a libertação veio numa tarde ensolarada de sábado, com uma das paisagens de verão mais bonitas desse Brasil: o Rio de Janeiro. Imagine a cena: 80 mulheres, uma piscina e o desejo de ser quem se é não apenas com segurança, mas com muito orgulho!

Essa foi a pool party criada pelo blog Futilidades, que recentemente assumiu em definitivo a postura de falar sobre autoestima em tudo aquilo que é postado – de posts de moda a comportamento, passando por excelentes reflexões. Com um grupo super ativo no Facebook* que já contabiliza mais de 1500 mulheres do Brasil todo, as autoras Jô e Carla quiseram comemorar. E a tarde foi deliciosa!

festa na piscina

Eu e as organizadoras da festa na piscina, Carla e Jô

Você tem noção do que é chegar a um lugar e não se sentir observada com aquele ar de julgamento por absolutamente ninguém? Sabe como é se sentir abraçada genuinamente por um grupo de mulheres que estão ali para dividir o que sabem e ouvir você também? Tem ideia de como é ficar tranquila para dançar e nadar sabendo que você é querida do jeitinho que é?

Isso tudo deveria ser praxe no nosso mundo, mas nem sempre é assim, infelizmente. E perceber que essa sementinha de mudança que a gente tenta trabalhar aqui – do mesmo jeito que as meninas do Futilidades – está sim, florescendo, deixa o coração quentinho, cheio de esperança e alegria. Afinal de contas, o primeiro lugar em que a competição não deveria acontecer é entre mulheres!

festa na piscina

Aqui, com as meninas do Futilidades, Nina Gabriella e Maraisa Fidelis

É por isso que, como já comentamos antes por aqui, a transformação acontece dentro da gente primeiro: é sobre olhar para si com mais carinho e atenção para também olhar para a outra com o mesmo cuidado. É perceber que dentro de cada corpo existe uma pessoa e uma história muito mais profundas do que a mera aparência. É ter, sobretudo, empatia e não sair criticando e julgando ninguém.

Que processo lindo aquele que passamos no dia da festa da piscina (obrigada, de coração, à Jô e à Carla pelo convite tão carinhoso que me deu a oportunidade de conhecer tanta gente legal). Que ele seja lembrado e repetido em muitos lugares por aí! Porque começa, sim, por você – e por mim, pela sua amiga, pela colega de trabalho, pela vizinha de porta. Vamos refletir mais? <3

*O grupo “Um papo sobre autoestima – por Futilidades” no Facebook é fechado, mas você pode pedir para entrar se estiver com vontade de discutir esse tema. Uma vez que está dentro, pode convidar amigas para participar (e então as criadoras moderam a entrada de novas integrantes). O importante é ser ativa com novas questões, com comentários e com reações aos posts colocados por lá! Tem muita coisa bacana sendo colocada na roda e que já mexeu bastante comigo! Espero, de coração, que goste e prestigie esse trabalho tão bonito.

Fotos: Mayra Leal

você pode gostar também destes posts

8 comentários

  • responder Samara Lemes 01/03/2017 às 15:54

    Eu sou daquelas leitoras que acompanha o blog quase que diariamente mas nunca comenta nada, sabe?! #confesso hahahha
    Mas hoje não pude me conter. Amo o Coisas de diva como um todo, gosto do jeitinho de cada uma, mas Thais, você me toca <3 hahah juro, concordo em gênero, numero e grau com tudo que você escreve… e outro dia estava falando com uma amiga e comentamos que suas pautas tem super a ver com o futi, e que você poderia escrever la também. Enfim, tudo isso só pra dizer que amei vê-las juntas e que sou a MAIOR ENTUSIASTA do universo desse movimento que fala de auto-estima, empoderamento, grana, profissão, enfim, todas as partes que nos compõe como mulheres. UM SUPER OBRIGADA por trazer isso pra todas nós <33

    • responder Thais Marques 01/03/2017 às 22:20

      AI, MENINA, ASSIM MORRO DO MEU CORAÇÃO! <3 Obrigada pelas palavras tão generosas de carinho, de verdade! Me fizeram feliz! 🙂

  • responder Márcia Daniella 01/03/2017 às 20:11

    Que experiência bacana! Deve ter sido incrível

  • responder Marcela de vasconcellos 04/03/2017 às 19:43

    Foi incrível demais. Até hoje me pego pensando na vibe que foi a daquela festa.

  • responder Julia Kubrusly 05/03/2017 às 21:39

    É uma festa, né, o propósito sempre deve ser se divertir, mas a indústria coloca tanto padrão em cima da gente que fica difícil não se preocupar, né… Que bom que a experiência foi maravilhosa

  • responder Miriã Andrade 10/03/2017 às 23:49

    Linda demais! Deve ter sido incrível mesmo, adorei, quero participar de uma festa assim também! 😉

  • responder Camilla 24/03/2017 às 10:22

    Foi maravilhoso!! E um prazer te conhecer, Thais! Sua energia é boa demais #geminianas

  • responder Eloisa 08/08/2017 às 09:40

    Tenho problemas de insegurança com meu corpo agora que engordei pelo menos 40 quilos. Quando era magrinha pesava 54k (tenho 1,70m) não tinha problema nenhum em ficar somente de biquini, tirava fotos e tinha o maior orgulho. Mas agora me cubro inteira para ficar ou quando vou tirar fotos na piscina ou praia. Aí me pego pensando… ao ler uma reportagem sobre autoestima e segurança com o próprio corpo na piscina ou em qualquer lugar preciso ver fotos de mulheres realmente mostrando as possíveis gordurinhas e celulites. Não foi o que vi aqui. O que vi foram mulheres cobrindo os braços, as pernas, o colo. Sei lá não me entendam mal. Não sei se consegui me expressar direito. A intenção não foi ofender ninguém por favor. Bjos.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB