Dicas culturais e gastronômicas Livro

Sugestão de leitura: livros para cada signo!

19/07/2016

Depois do post com sugestões de tatuagens para cada signo, resolvi entrar na brincadeira – aproveitei que amo ler e adoro falar de literatura aqui no blog para começar a pensar em sugestões de livros para cada signo. Pedi ideias para dois amigos que também curtem o assunto e nos divertimos muito bolando a lista!

Ah, é claro que, como já disse, isso não passa de uma brincadeira – não sou astrológa, só aproveitei o assunto para indicar alguns livros e autores que eu curto. E quem quiser participar pode deixar sugestões lá nos comentários também, quem sabe não faço uma segunda edição?

Livros para cada signo: Áries

Livros para cada signo: Áries

Quando comecei a pensar nessa lista de livros, a primeira coisa que pensei foi: “aposto que Sophia Amoruso é ariana” e não deu outra, a autora de Girl Boss (e fundadora da Nasty Gal) é mesmo ariana! Além desses, acho que combinam também com áries Clube da Luta, de Chuck Palahniuk; e O Morro dos Ventos Uivantes, livro da Emily Bronte com o mais ariano dos personagens: o difícil Heathcliff.

Livros para cada signo: Touro

Livros para cada signo: Touro

Até me diverti quando olhei para seleção de touro, os zé-preguiça do zodíaco: Batleby, O Escrivão, de Herman Melville (esse é um livro menos famoso do Melville, que é o autor de Moby Dick – nesse, ele conta a história de um escrivão que tem preguiça tudo hahaha); Gula, O Clube dos Anjos, um livro de contos do Luis Fernando Veríssimo que é justamente sobre a gula como pecado capital, outra das características de touro; e, por fim, um livro que eu amo: Aprendiz de Cozinheiro, do Bob Spitz, um livro autobiográfico sobre um escritor que largou tudo para aprender a cozinhar por alguns meses na Itália e na França. Para quem curte o assunto – seja você de qualquer signo – super recomendo!

Livros para cada signo: Gêmeos

Livros para cada signo: Gêmeos

Não me espantou nada quando descobri que Fernando Pessoa, poeta português cheio de heterônimos, era geminiano, então indico Antologia Poética dele. Outros que combinam com a versatilidade do signo de gêmeos são Serena, de Ian McEwan (curiosamente, gêmeos é um dos signos que mais tenho dificuldade em compreender e Serena é um dos meus livros favoritos – vai entender) e A Garota no Trem, de Paula Hawkins.

Livros para cada signo: Câncer

livros para cada signo

Adoro vocês, cancerianos! E achei que minha seleção ficou legal também, combina com os cancerianos sentimentais e apegados à família: Como Eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes (até já falei dele aqui); O Museu da Inocência, do escritor turco Orhan Pamuk (ele é um dos meus favoritos também, talvez o livro que mais me fez chorar na vida) e Anna Karenina, a famosa história de Tolstói sobre uma mulher que fica dividida entre a família e um amor (tudo com muitas doses do maravilhoso drama russo). 

Livros para cada signo: Leão

livros para cada signo

Não tinha como deixar de indicar O Retrato de Dorian Grey, de Oscar Wilde, o mais leonino dos livros, aqui, haha. Outros que acho que combinam super com os dramáticos e um pouco egocêntricos leoninos são Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; e qualquer livro do Hemingway (que eu podia apostar que era leonino, mas curiosamente era canceriano haha).

Livros para cada signo: Virgem

livros para cada signo

Para os metódicos e organizados virginianos, recomendo O Processo, do Franz Kafka; O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar (um livro escrito de forma tão metódica que pode ser lido em duas ordens diferentes, e resulta em duas histórias diferentes também haha) e Memória de Minhas Putas Tristes, do Gabriel Garcia Marquez (para quem se identifica com a organização virginiana, tem um trecho nesse livro que é bem marcante).

Livros para cada signo: Libra

livros para cada signo

Para os indecisos e diplomáticos librianos, acho que livros que têm tudo a ver são Dom Casmurro, de Machado de Assis; Crime e Castigo, de Dostoiévski e Persuasão, de Jane Austen (esse é um livro um pouco menos famoso do que Orgulho e Preconceito, por exemplo, mas é muito bom!). 

Livros para cada signo: Escorpião

livros para cada signo

Meridiano de Sangue, do Cormac McCarthy, é um livro que, pra mim, combina super com os intensos, vingativos e decididos escorpianos (é um livro maravilhosamente bem escrito, sobre um rapaz que se torna cada vez mais violento para sobreviver numa terra sem lei, no oeste dos Estados Unidos). Outros que acho que combinam são Desonra, de J. M. Coetzee (um dos meus livros e autores favoritos!); e A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro. 

Livros para cada signo: Sagitário

livros para cada signo

Para os aventureiros e divertidos sagitarianos, separei On The Road, de Jack Kerouac; Henderson, O Rei da Chuva, de Saul Bellow (esse me fez rir muito, é sobre um homem muito rico que resolve se aventurar pela África, mas as coisas acabam não saindo exatamente como ele esperava) e qualquer livro da sagitariana Clarice Lispector.

Livros para cada signo: Capricórnio

livros para cada signo

Diz a lenda que os realistas e materialistas capricornianos costumam gostar de livros que tenham um quê de história, então recomendo Guerra e Paz, de Tolstói, e Revolução dos Bichos, de George Orwell (que não é exatamente histórico, mas tem relação com acontecimentos reais). Por fim, outro livro que eu amo, que é O Grande Gatsby, de Fitzgerald.

Livros para cada signo: Aquário

livros para cada signo

Agora já começamos a entrar no meu ~território astrológico haha, já que sou pisciana com ascendente em aquário e lua também em peixes. Alguns livros que acho que têm tudo a ver com o ~diferentão e inovativo aquário são Americanah da Chimamanda Ngozi Adichie (já falei muito desse livro por aqui, super indico e todo mundo que aceita minha sugestão ama!); Comer, Rezar e Amar, da Elizabeth Gilbert; e Apanhador do Campo de Centeio, de J. D. Salinger (colocaria Salinger entre meus escritores favoritos, mas não é exatamente por esse livro e sim por outro bem menos conhecido, chamado Franny e Zoey).

Livros para cada signo: Peixes

livros para cada signo

Por motivos óbvios, esses foram os mais fáceis de escolher – e acho que a grande maioria dos piscianos como eu vai curtir. Acho que são todos livros que mexem um pouco com a intuição, imaginação e sensibilidade típicas de quem nasce sob esse signo: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez (um dos meus livros e autores preferidos <3 já devo ter lido umas quatro vezes em épocas muito diferentes da vida e sempre mexe comigo); e Espuma dos Dias, de Boris Vian, uma história de amor ao mesmo triste e surrealista.

Ufa! E aí, alguém se identificou ou ficou com vontade de ler algum?

você pode gostar também destes posts

43 comentários

  • responder Rebeca 19/07/2016 às 13:52

    Amei seu post Marina! Amo ler… não por acaso, me tornei bibliotecária! Haha! Anotei várias dicas suas!! E a Libriana aqui já leu os três livros do meu signo e são muito bons mesmo!

    Faça mais posts com indicações! Achei ótimo!

  • responder Raquel 19/07/2016 às 13:54

    Marinaaaa!!! s2!!

    Amei os livros! As indicações bateram certinho ( só incluiria neles toda a coleção da Jane Austen hahaha). 🙂
    Bjo!

    • responder Raquel 19/07/2016 às 13:55

      A lerda aqui esqueceu de colocar o signo rsrs ( câncer). 🙂

  • responder Fabiana 19/07/2016 às 14:13

    É para glorificar de pé uma lista maravilhosa dessas! Clap, clap, clap 🙂

  • responder Pollyana 19/07/2016 às 14:20

    Adorei as dicas para escorpião, pretendo ler todos 🙂

  • responder Thaís 19/07/2016 às 14:22

    Como fã de leitura, adorei todas as listas! haha.

    Já li os três do meu signo e recomendo-os! (Capricórnio).

  • responder Samy 19/07/2016 às 14:44

    Amo dicas literárias, mas como Virginiana devo dizer que me identifiquei mais com Capricórnio hehehe (sou Virginiana Rebelde), mas qto ao Gabriel Garcia Marquez, amo sua escrita, mas Cem Anos de Solidão é meu livro preferido da Vida <3 <3

    • responder Carol 20/07/2016 às 14:53

      Samy, como virginiana tbm me identifiquei mais com capricórnio e com aquário!

  • responder Karla Nascimento 19/07/2016 às 14:49

    Amo suas dicas de leitura, Marina!!! Já li boa parte dos livros indicados nessa lista, mas vc sempre tem algo intressante a nos indicar!!! Sem falar que minha escritora favorita é sagitariana tb!!! 😉 bjs

  • responder Amanda 19/07/2016 às 15:24

    Adorei, Marina! Como boa canceriana que sou, adoro quando o livro envolve tanto que a gente chora rios… fui correndo procurar O Museu da Inocência e quedele????? Não tem pra vender em lugar nenhum! Heeeelp me! Hahahaha

  • responder Larissa K. 19/07/2016 às 15:34

    Adorei o post, muito bom!

  • responder Larissa K. 19/07/2016 às 15:34

    Adorei o post, muito bom!

  • responder Barbara 19/07/2016 às 15:37

    Amei, Marina! Amo as sugestões de livros (eu e meu pai já lemos várias suas), e adorei a idéia!
    Voto por uma tag fixa: sugestões de livros para …
    BTW, sou Aquariana, e estou lendo nesse momento Americanah! 😀 Já li as outras duas indicações do meu signo além de vários da lista acima! AMO Girl Boss e sou uma grande fã do Chuck Palahniuk, acho que já li toda a sua obra.
    Beijo!

  • responder keylla 19/07/2016 às 16:29

    Adorei as dicas, Marina! Inclusive do nosso signo 🙂 ( peixes!)

    Da sessão da Clarice o meu favorito da vida é UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES! Quem não leu, leia. Não vão se arrepender. Que livro! Profundo, poético… affff sem palavras para comentar Clarice.
    Apenas leiam.

    Beijos!

  • responder Fernanda 19/07/2016 às 16:48

    Não consigo me envolver com Comer, Rezar e Amar, já comecei faz tempo…e não vai, até gostei do que li até agora, mas quem sabe mais pra frente melhore rs
    E vou procurar pelos outros livros “aquarianos” com certeza!! Na vdd vou procurar por muitos dessa lista toda hehe
    Bjss

  • responder Keilla Teixeira 19/07/2016 às 16:57

    Não creio que a livraria cultura tá com edição de Jogo da Amarelinha. É pra glorificar de pé igreja! Como é difícil encontrar Cortázar impresso pra vender.
    Cada vez que vejo edições da Cosac Naify, vem aquela pontada no coração 🙁

  • responder elisa. 19/07/2016 às 17:22

    <3 melhor coisa: signos e livros! hahaha

  • responder Ana Flora 19/07/2016 às 19:15

    Post ótimo. Já li os 3 do meu signo e praticamente todos dos outros com suas respectivas adaptações p o cinema. Mas de todos o q mais me encantou e ainda encanta é Espuna dos dias…livro doce, sensivel e surreal, adaptação do cinema então…ameeeei! Eu gostaria de saber como saber nossa ascndencia, sugestão p um futuro post, né?! A ascendencia tbm interfere em algumas características dos signos? Percebo q me identifico muito com piscianos e aquarianos além de possuir muita das características de ambos os signos…em especial a busca pelo espiritual e a sensibilidade de aquário…

  • responder Zilandra Batista Rodrigues 19/07/2016 às 19:27

    Eu nao acredito e acompanho signos, mais super respeito;
    mais as leituras que indicou parecem ser otimasss
    bjs lindona
    http://www.zilandrarodrigues.com.br

  • responder Ana 19/07/2016 às 19:34

    Opa! Excelente seleção. Sem contar que o Cortázar, assim como eu, nasceu em 26/8 e era virginiano.

  • responder Fernanda Hitomi 19/07/2016 às 20:33

    Oi Marina! Sou aquariana e nessa lista eu só tiraria o Comer, rezar, amar e colocaria a trilogia 1Q84, do Haruki Murakami. É ficção, não sei como explicar, é um livro que você tem que ter a mente aberta pra cada acontecimento haha. O escritor é japonês e eu ja li Kafka à beira mar tbm, recomendo!

    • responder Marina Fabri 19/07/2016 às 22:43

      Sou super fã do Murakami, já li quase todos, mas simplesmente detesto 1Q84, hahaha

    • responder Pollyana 20/07/2016 às 09:00

      Também detesto 1Q84, achei muito sem pé nem cabeça :/

  • responder Lorenna Estefanny 19/07/2016 às 21:04

    Eu sou de peixes, e não concordo com as escolhas. RSRS
    Eu só leio romance, tenho uma biblioteca em casa, que eu mesma fiz
    eu amo livros, amo comprar livros, amor ler.
    Mas todos não passam de romance e romance policial.

  • responder Anne 19/07/2016 às 21:22

    A-DO-RO Persuasão da Jane Austin!! <3 Conheci pelo filme A Casa do Lago (um dos meus favoritos também) e já li várias vezes, é demais, acertaram em cheio, e olha que eu tava meio desacreditada dessa lista rsrs
    Dom Casmurro é um livro que já li algumas vezes também, e gosto bastante. Apesar de não ter tanto tempo pra ler livros de romance, são meus favoritos!
    http://www.simpleness.com.br

  • responder Cynthia Souza 19/07/2016 às 22:01

    Como pisciana digo que as sugestões para meu signo estão perfeitas!

  • responder Márcia Daniella 19/07/2016 às 22:48

    Otimas dicas! Super a cara mesmo dos nativos de cada signo. Eu me identifiquei

  • responder Caroline® 20/07/2016 às 08:39

    Só acho que vc deu uma esculachada nos impetuosos e briguentos arianos… Girl Boss não conheço, mas tanto o protagonista de Clube da Luta quanto o Heathcliff eram psicóticos! Isso aí não tem nada a ver com signos, não!

    • responder Marina Fabri 20/07/2016 às 09:35

      É só uma brincadeira 😉 e não disse que o protagonista de Clube da Luta é ariano, só achei que o livro agradaria aos nativos do signo hehe

  • responder Sabrina 20/07/2016 às 08:50

    Olha, vou ler os sugeridos pro meu signo. Mas já li “O morro dos ventos uivantes” e acho um pouco lento para um ariano. Vou tentar reler e ver se mudo de opinião. Beijos

  • responder Suélyn Silva 20/07/2016 às 13:00

    Simplesmente amei seu post Marina, indicação de boa leitura sempre é bom!

  • responder Cris 20/07/2016 às 14:21

    Marina, gostei tanto da lista que resolvi me propor como desafio ler tudo até o final do ano 🙂 a sorte é que 5 já foram hahaha.

  • responder Maíra S. 20/07/2016 às 15:55

    Que trabalho precioso, Marina! Também sou piscina e enquanto ia lendo as recomendações dos outros signos ia só ficando mais ansiosa para chegar nos meus! Quase morri quando vi Cem Anos de Solidão! Meu livro favorito! Também já o li várias vezes e a cada vez ele mexe comigo de um jeito diferente! Esses dias pensei que preciso ler Alice! Já anotei a outra sugestão! Você já leu “O Quarto”, o livro que inspirou o filme “O Quarto de Jack?” Achei tocante de um jeito diferente!

  • responder joana 20/07/2016 às 22:43

    nossa, amei muito esse post!
    sou de capricórnio e sempre tive vontade de ler os livros sugeridos pro meu signo.
    quando der, façam mais posts desse tipo! 😀

  • responder Viviane 21/07/2016 às 09:25

    Adorei as indicações!!! Austen, Bronte e Jojo Moyes são minhas autoras favoritas! Recomendo <3

  • responder Fernanda Gabriela 21/07/2016 às 09:57

    Eu sou super leão em materia de livros. Hahaha sou ariana, mas eu não concordei mto com as sugestões nao. Rsrsrs
    Acho tudo isso mto pessoal e de ocasião. Tem dias para tudo, mas adorei o post. Super divertido!

  • responder Patrícia 21/07/2016 às 11:32

    Marina acertou em cheio! Li os três livros que indicou para Libra e Jane Austen é uma das minhas autoras preferidas.

  • responder Marília Basniak 21/07/2016 às 20:45

    Amei a sua lista Marina!!!
    sou canceriana, já li alguns livros que vc indicou, e pretendo ler os outros!! fiquei super curiosa!
    bjsss

  • responder Miriã Andrade 23/07/2016 às 18:30

    Super bem pensado, Marina, arrasou! Sou de virgem, mas não me considero muito organizada, haha, acho engraçado isso, mas gostei das indicações! 😉

  • responder Michele Bdz 26/07/2016 às 17:07

    Amei!!
    Fui olhando e gostando de cada livro de cada signo…Li diversos aí dessa lista…
    mas me surpreendi quando vi q o únido signo que eu tinha lido os três livros era exatamente o meu (peixes)… hahahahahaha

  • responder Julia Kubrusly 27/07/2016 às 13:07

    A maioria dos livros não li, mas vários li, gostei muito e até fiquei com vontade de reler (o holden, do apanhador no campo de centeio é meu personagem preferido da vida junto com sherlock holmes rs). Infelizmente não curti mesmo o memórias de minhas putas tristes, mas o jogo da amarelinha comprei há anos e nunca peguei de verdade pra ler, fica o incentivo (sou virginiana hahahah)
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB