Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Colocar quadro na parede sem prego parece uma missão impossível e  não muito segura, não é? Pois calma que hoje te conto minha experiência que está dando muito certo na decoração da parede do quarto.

3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Faz bem seis meses que comecei um “projeto” aqui em casa. Queria colocar um monte de quadrinhos na parede para servir de cenário para meus vídeos. Comprei as molduras e comecei a colocar os pregos até conseguir reunir ilustrações para completar a decoração. Nesse meio tempo, os pregos caíram, alguns entortaram na hora que eu estava pregando e, tentando arrumar o que estava dando errado, arranquei o reboco da parede fazendo belos buracos onde era para ficar tudo bonitinho. Quase desisti no meio do caminho!

3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Querendo dar um fim naquele projeto inacabado, fui até a loja de materiais de construção e pedi para o moço soluções diferentes de fixação, hoje te mostro o que comprei e que está dando muito certo com os quadros. Sim, finalmente terminei a bendita decoração da parede!

Fita dupla face de espuma

Quando me indicaram essa fita, tinha certeza que isso nunca daria certo e com o primeiro vento, teria uma quadro caindo na minha cabeça. Nada disso, minha gente. Como os quadrinhos que tenho não são pesados, coloquei dois pedaços de 5 cm em cada lateral superior da moldura e olha, o treco funcionou melhor que o esperado.

3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Os quadros fixaram pra caramba e não parecem que vão sair tão fácil. Óbvio que não dá para se pendurar neles – quem faria isso? – mas a fita aquenta bem o peso das molduras. O ruim é que, se eu resolver trocar a ilustração, vou ter que tirar a fita e colocar tudo de novo.

O nome oficial dela é Fixa Forte Ambiente Interno Fita Dupla-Face de Espuma, e a que comprei tem 12 mm x 5 m. Na embalagem diz que cada 10 cm de fita aguenta 200g.

3 formas de colocar quadro na parede sem prego3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Veja também como usar washi tape na decoração.

Fixação com velcro especial

Tai outra invenção que não botava fé. Na embalagem vem 3 pares de fechos que funcionam assim: você cola um deles na moldura e outro na parede. Depois é só apertar um contra o outro – como o velcro normal que a gente já conhece, e tá dá, a mágica está feita. Vale dizer que o velcro é meio diferente, parece ser feito de plástico e as cerdas são bem miúdas. Ele é mais potente que o velcro de roupas, sabe? Fiquei chocadona com ele e tenho vontade de grudar tudo que tenho na parede com esse negocinho, é genial!

3 formas de colocar quadro na parede sem prego3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Ele também fixa muito bem e, segundo a embalagem, suporta até um quilo de peso. Caso resolva mudar tudo de lugar, tem uma linguetinha em cada fecho que torna mais fácil a retirada do adesivo da parede. Achei prático pra caramba.

O nome é Fechos Médios para Fixação de Objetos da linha Command da 3M, mas na loja tinha de outras marcas, e que estavam um pouco mais caros que este.

3 formas de colocar quadro na parede sem prego
3 formas de colocar quadro na parede sem prego
3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Aprenda como fazer uma parede de quadro negro e veja como é a decoração do meu escritório aqui.

Colocar quadro na parede sem prego: ganchos adesivos

Como tinha 3 pequenos objetos com argolas para serem pendurados, sabia que a fita e os fechos não iam dar certo com eles. Então lembrei desses ganchinhos de plástico, que até já havia usado antes, e achei que seriam uma boa alternativa ao prego.

3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Não tem muito segredo, o apetrecho é um ganchinho de plástico com adesivo extra forte. Para usar, é só grudar na parede. O bom é que tem ganchinhos de tudo que é tamanho e cor, então você pode escolher o que melhor funciona no seu projeto.

Este que comprei veio com 6 mini ganchos e 8 adesivos para serem reutilizados, cada um suporta 225g. Este também é da linha Command da 3M.

3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Mas é caro!

Sim, cada kit de apetrechos desse custa em média R$17, se você quiser decorar uma parede inteira, vai gastar uma nota preta. Então pense ai o quanto quer e pode investir. Acho que se você quer colocar quadro na parede sem prego porque mora em apartamento alugado ou porque não quer aquela confusão de martelo e reboco caindo para todos os lados, estas são boas alternativas. Se o número de quadros e elementos decorativos não for grande, também vale a pena pela praticidade e pelo acabamento bonitinho que fica. Eu não me arrependo de ter investido nessas modernidades!

3 formas de colocar quadro na parede sem prego

Onde encontrar

Você encontra os elementos de fixação em lojas de material de construção e decoração e também em alguns supermercados. Eu comprei no Balaroti aqui em Curitiba. Online tem aqui, aqui e aqui.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
33 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Nandi

    Eu já comprei de uma marca ching ling e não fixou de jeito nenhum na parede!
    O jeito é gastar um pouco mais em um produto que realmente funcione, como estes que você mostrou. Gostei!

  2. Márcia Daniella

    Já usei esse de ganchinho da Command e infelizmente eles desabaram depois de uns três meses de uso. Não coloquei nada muito pesado neles, mas mesmo assim caíram.

    • Alice

      Eu tenho várias coisas penduradas com esses ganchinhos (em paredes e portas), inclusive um quadro na minha cabeceira. Só um caiu, com um quadrinho pequeno, foi o único que não esperei o tempo que pedem entre colar e usar. 🙂

  3. Heloisa Carvalho

    Meu apartamento é todo trabalhado no velcro e dupla face! Haha. Acho o melhor jeito pra que não quer ou não consegue furar a parede. Tenho quadrinhos presos com ele, calhas de passar fio, extensão na lavanderia e até o interfone! RSrsr. O importante é ver o quanto de peso o fabricante indica que suporta. Ah, e o que é dupla face pode arrancar um pouco da tinta ao remover…

  4. Barbara

    Sá, divide conosco de onde são os quadrinhos? Tô nesse projeto art gallery também… 🙂
    Beijos

  5. Claudia

    Sá, fica a sugestão de fazer um vídeo mostrando cada quadrinho e contando o significado deles 🙂

  6. Anny Geber

    Incrível como vocês sempre postam coisas que tô precisando.. hahaha.. essa semana tava no dilema: furar ou não furar a parede do meu quarto pra colocar um quadrinho? Mas não tinha a menor ideia do que fazer. Adoro o blog de vocês, me inspira sempre! Obrigada pelo carinho que dedicam as suas seguidoras. Beijos e sucesso!

  7. Leticia De Toni Canfield

    A fita dupla face funciona que é uma beleza! Só tome cuidado se algum dia tiver que tirar (usei e grudou tanto que quando fui tirar, tb saiu o reboco da parede!)

  8. Miriã Andrade

    Adorei os quadrinhos e a praticidade de pendurá-los!! 😉

  9. Larissa

    Oi! Eu já decorei vários lugares de várias formas e a dica é a mesma que já vi: MUITO cuidado na hora de retirar, principalmente a verdinha, da 3M. No meu caso, em vários lugares diferentes ela tirou o reboco da parede. Eu pendurei alguns porta-retratos na parede com fita e eles caíram após alguns meses (um deles caiu sozinho e mesmo assim danificou a parede). Mas acho que nesse caso foi por peso mesmo.

    • Obrigada pela dica!

    • Iali

      Eu uso muuuito as fitas da 3M.
      Uso a verde ou a vermelha, mas o importante é prestar atenção ao peso e tamanho de tirinha indicado.
      Tenho quadros pesados colados há uns 5 anos e continua perfeito, mas sim, os que precisei de mudar, saiu um pouco da tinta da parede….mas considerando que o preço ia furar a parede e estragar do mesmo jeito… prefiro colar as fitinhas mesmo.. rs

  10. Michele

    Adoro o blog, leio todos os dias pelo app. Amei os quadrinhos. Se me permitem uma dica, esse último em forma de ganchinho é ótimo para organizar colares… Tenho uma fileira deles colados na porta (parte de dentro) do guarda-roupas. Deixam tudo de fácil visualização e sem embaraçar… Bjs

  11. sao pequenos detalhes que fazem toda diferença ne?
    ameii
    bjs

  12. Dany

    Meninas,

    Esses ganchinhos da 3M, não sei onde li, mas servem prá organizar fios (assim o fio não fica ‘voando’ no mundo, ele fica preso atrás do ganchinho…).
    Fica a dica!

    Beijos

  13. Fernanda Gabriela

    Ninguém merece mais prego, gente… E quando o quadro fica torto? PREGOS, não obrigada. kkkk
    Adorei as dicas, mas sou super noiada que no meu ape venta muito e tenho uns quadrinhos com a moldura de vidro. Vai que descolam essas coisas coladas? Os meus são furados pq quem instalou manjava de furadeiras e pregos, mas, se eu fosse fazer sozinha… sei não viu. Rsrs

  14. Renata

    Tenho 6 quadrinhos nas paredes do quarto dos babies aqui em casa. Usei a opção do velcro especial. Não é barato, mas compensa muito. Se quiser pode mudar a parede de novo sem nenhum sinal. Os quadros não tem 1 kg cada, ainda assim, usei dois velcros em cada. Nunca caíram, à exceção do dia em que meu filho de 4 anos subiu na cama e PENDUROU no quadro. Ainda assim, não estragou nada, nem ele se machucou, ainda bem, rs…

  15. Priscila

    Alguém sabe dizer se depois de tirar a fita ela arranca a tinta da parede?

  16. Jessica Cerqueira

    O lado ruim que eu achei da fita dupla face é que ela é tão “forte” que quando vamos retirá-la a tinta da parede sai junto. :/ Entretanto, de qualquer forma com o prego, temos que fechar os buracos e pintar a parede novamente de qualquer maneira.

  17. Claudia

    Sabrina, amei o quadro da mulher maravilha… Pode me informar onde comprou? (Sou de Curitiba tbm!) 🙂 Bjoks!

  18. Gabriela Dunham

    Sá, obrigada pelas dicas, esse post veio na hora certa! Meu quarto é todo branquinho (parede, porta, móveis, persiana) e quero dar um toque coloridinho numa parede sem graça com quadros, mas não queria furar parede pq meu ap é alugado e tem pelo trabalho de ficar batendo prego KKKK

  19. Polyana

    Uso esses adesivos e gosto muito. Já retirei das paredes e não danificou nada. É só seguir as instruções do fabricante 🙂

  20. Adorei as dicas…
    Estava mesmo buscando dicas pra decorar o espaço do churras aqui em casa, e vou abusar dessas fitas!! 🙂

  21. […] 3 formas de colocar quadro na parede sem prego […]

  22. Gabriela R. Salomon

    Ah, esses produtos são maravilhosos! Ninguém merece usar prego, até porque eu nem saberia kkkk ia quebrar a parede e nada de colocar o prego :S

  23. […] Neste post mostro 3 formas simples e práticas de colocar quadros na parede sem precisar de pregos, inclusive usando …. […]

  24. […] Uma boa ideia para organizar os colares é aapostar em pequenos ganchinhos. Eles podem ser colocados num cabide ou até em um pedaço de madeira para servir de organizador. Você encontra os ganchos de metal em lojas de material de construção e até no mercado. Também é possível usar aquela opção autocolante e de plástico que mostrei aqui. […]

  25. ROSEMAR

    ÓTIMAS IDÉIAS, VOU COMPRAR. MAS AGORA ESTOU PRECISANDO DE COMO COLOCAR VARÃO DE CORTINA SEM FURAR PAREDE, PORQUE AQUI CONCRETARAM E FURAR ESTÁ SENDO UMA DIFICULDADE, TANTO PARA QUADROS COMO CORTINAS. JÁ ESTAVA NA HORA DE SURGIR ALGO QUE NÃO PRECISE SE CANSAR TANTO, VOCES NÃO ACHAM??? bj

  26. Andreza

    Amei o post, estou bem nessa fase, não quero estragar a parede que eu recém gastei para passar massa corrida e pintura nova. valeu a dica