Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Mesmo depois de fazer um montão de posts sobre o Atacama, dando informações super completas sobre clima e temperaturas, ainda estamos recebendo muitos pedidos de dicas do que levar na mala. E como aqui as leitoras mandam, lá vai tudo super explicadinho!

O que levar na mala para o Atacama

Em que época do ano você vai viajar?

Essa é a primeira pergunta que você tem que se fazer. Eu fui em janeiro, então era muito calor durante o dia e fresquinho a noite. Mas durante o inverno as temperaturas mudam e em fevereiro existe o inverno altiplânico, então é melhor pesquisar antes de começar a fazer sua mala. A melhor fonte de informações é a internet. Procure por “clima no Atacama” ou “temperatura no Atacama”, certamente encontrará algum site com informações sobre o clima atual. Como eu viajei no começo do ano, só sei informar sobre esta época específica.

O que levar na mala para o Atacama

Pesquise na internet como está a temperatura por lá!

Nos mesmos sites que encontrará informações sobre o clima, você verá dados sobre as temperaturas mínimas e máximas. Anote ai que elas são importantes para você! Caso não ache o clima específico do deserto, procure pelo clima em San Pedro de Atacama. Eu encontrei até naquele aplicativo de clima que já vem no celular.

O que levar na mala para o Atacama

Qual roupa é adequada para esse clima?

Agora que você tem a informação das temperaturas, imagine ai que roupa seria adequada para usar nesse clima. Quando fui para San Pedro, em janeiro deste ano, a temperatura durante o dia ficava por volta dos 30ºC. Então levei 4 shorts e umas 6 camisetas leves que combinavam com os shorts para ficar lá durante 6 dias. Na cidade, eu usava chinelo mesmo, mas se quiser, pode levar uma sandália ou alpargata confortável.

Ao anoitecer, soube que a temperatura ficaria por volta dos 20ºC, então imaginava que seria fresquinho, mas não exatamente frio. Por isso levei uma jaqueta leve, que pudesse usar junto com os shorts e camisetas. Ela me protegeu do friozinho, do vento nos passeios e até do sol quando ele estava muito forte. A jaqueta que tenho é da Uniqlo, na cor preta, e pode ser dobrada cabendo num saquinho pequeno.

Para os passeios que acabavam no pôr do sol ou para os que eram feitos muito cedo, levava uma calça dentro da mochila para caso o frio me incomodasse. Alguns dias eu cheguei a trocar o shorts por ela, em outras vezes, não senti a necessidade. Vai de quão friorento é o freguês.

O que levar na mala para o Atacama

Lembre, você está indo para uma aventura!

Pense que fará trilhas e caminhadas no deserto, ou seja, seu calçado vai encher de terra!  Então leve um que possa usar nessas trilhas e que não tenha o solado muito liso. Você andará sobre pedras, então tome cuidado para escolher algo que não escorregue sobre elas. Tenha consciência que fará muitos passeios, andará bastante e ficará em pé por algum tempo, então priorize seu conforto.

Levei na minha mala um tênis de academia mais velhinho e em tom de cinza escuro, então estaria super confortável e não ficaria triste se ele sujasse demais. Outra sugestão é usar uma bota confortável e com solado antiderrapante.

O mesmo vale para as roupas, escolha coisas confortáveis, que possam sujar e ficar cheinhas de terra. Confesso que acabei deixando o senso de moda meio de lado e optando por coisas mais práticas, mas acredito que dá sim para unir as duas coisas, caso você queira! Nos passeios é melhor não ir de saia ou vestido, você vai sentar, pular, passar por cima de pedras e a saia não será muito prática. Caso vá para as Termas de Puritama ou para a Lagoa Cejar e planeja entrar na água, leve roupa de banho.

O que levar na mala para o Atacama

Já sabe quais passeios quer fazer? Fique de olho nas altitudes!

As agências costumam indicar as altitudes e horários dos passeios, quanto mais alto, mais frio! Para os que ficam por volta dos 4.000 m, use calça e jaqueta leve. Em janeiro tinha um ventinho gelado de manhã cedo. Ao longo do dia esquenta e você pode trocar a calça pelo shorts, mas nestes casos, dificilmente tirei a jaqueta leve.

O que levar na mala para o Atacama

Vai para os geisers? Se prepare porque lá é muito alto e o passeio começa antes do nascer do sol, ou seja, as temperaturas vão abaixo de zero. Quando estava lá, perguntamos para os guias e soubemos que a temperatura estava chegando a -5ºC de manhã cedo, então me preparei para o friozão. Coloquei meia calça, calça e bota. Camiseta, blusa de lã, casacão, cachecol e protetor de orelha. Quando o sol nasceu, a temperatura voltou a subir, e quando fomos embora do parque, tinha trocado o casacão e a blusa de lã, pela jaquetinha leve (sempre ela). Quando voltei para San Pedro corri trocar a calça e a bota porque estava quase derretendo.

 O que levar na mala para o Atacama
O que levar na mala para o Atacama

Faça calor ou frio, o sol queima bastante!

Mesmo me cuidando e passando protetor solar o tempo todo, acabei me queimando no sol. Então siga meu conselho, leve boné ou chapéu e não esqueça o óculos de sol. Durante o dia em San Pedro, eu usava um lenço fininho sobre a cabeça e colo para não passar calor, e não me queimar mais ainda.

Então resumindo, a lista de mais ou menos o que levei na minha mala para o Atacama, para ficar 6 dias, foi:
– 4 shorts
– 6 camisetas
– 2 maiôs
– 1 toalha
– 1 jaqueta leve
– 1 tênis confortável e que pudesse sujar bastante
– 1 bota para o frio
– 6 meias para usar com o tênis
– 1 chinelo
– 1 sapatilha (para voltar usando no avião)
– óculos de sol
– 1 boné
– 1 lenço para proteger do sol
– 1 cachecol para o passeio no Geiser
– 1 protetor de orelha para o passeio no Geiser
– 1 casaco pesado para o passeio no Geiser
– 1 blusa de lã para o passeio no Geiser
– 1 meia calça grossa para o passeio no Geiser
– 1 calça confortável
– Lingerie para 6 dias
– 1 mochila pequena para carregar câmera, jaqueta, água e alguns cosméticos durante o dia.

Não deixe de ver também os passeios que fizemos no Atacama:
– Dia 1: Vale da Lua e Vale da Morte
– Dia 2: Lagunas Altiplanicas
– Dia 2 (noite): Tour Astronomico
– Dia 3 (manhã): Termas de Puritama
– Dia 3 (tarde): Laguna Cejar
– Dia 4: Geisers el Tatio
– Dia 5: Salar de Tara
Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama
Cuidados com o corpo no Atacama

Não quis comprar nada específico para a viagem porque sabia que não usaria depois, por isso me virei com as roupas e calçados que já tinha em casa. Levei uma mala média, pois a blusa de lâ e o casaco pesado ocupavam muito espaço.

Espero que agora tenha ajudado de verdade e que sua mala seja um sucesso!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
24 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Luana

    Que bom que gostaram da viagem, mas passar o mês todo falando disso é demais… E o post abaixo desse é dicas de Curitiba. Não quero ser chata, mas a maioria das pessoas não mora em Curitiba e pelo dólar alto não está podendo viajar… Então acho que considerando o público do blog (mulheres do país todo), seria interessante espaçar esse tipo de publicação, fazendo posts mais neutros. Eu parei de ler o blog da Heloisa Dela Rosa (apesar de acha-la uma fofa) porque ela passou 2 meses falando da viagem que fez para o Japão há um ano atrás (e agora no início do ano ela tá fazendo a mesma coisa). Se a pessoa vai viajar, ela mesma pode buscar isso na net. O blog é de vocês, publiquem o que quiser. Só observem se a audiência não tá caindo por conta disso. Normalmente eu pulo, mas como eu vi mais uma postagem sobre esse mesmo assunto, resolvi falar.

    • Luciana

      Pior é que concordo com a Luana. Entendo que muitas meninas se interessam por viajar e ler sobre lugares (eu inclusive), mas tantos posts assim, com um intervalo tão curto, chega a ser cansativo.

    • Fernanda Gabriela

      Gente, tb não estou com nenhum plano de viajar e talz. E tb ODEIO a frescurisse dessa dela rosa que parece que a vida dela só é nesse Japão e mastigá-lo até abusar. Parei de seguir pq: ME POUPE!
      Mas, por outro lado, aprendi a ler esses posts de viagem com atenção para acumular informações e saber das experiências alheias de PESSOAS que VALEM A PENA pegar opinião! <——- IMPORTANTE!
      A crise vai passar, vc vaai juntar grana e vaaaao despertar vontades de viagens e aí vc sabe nada sobre os lugares bacanas. Já tenho só aqui do CDD dicas de Paris (Às pilhas! Muitas mesmooo), Orlando, Chile, Itália… Fora de outros blogs.
      Vamo parar de ficar se incomodando pq fulana viaja e o Brasil (e eu :~, SNIFFFF) não viajo e APRENDER APENAS. Aposto que tem gente aqui que lê mil resenhas de coisa que NUNCA vai comprar, mas não se incomoda de acumular mais uma opinião. Então, mesma coisa.
      Ufffs, falei demais.
      bjs

    • Oi Luana
      Acho interessante ver que, baseada em seu próprio perfil, algumas pessoas acham que todas as outras milhares de pessoas que entram no blog diariamente, pensarão da mesma forma. Felizmente, temos perfis muito diferentes por aqui e baseamos nosso conteúdo no que achamos legal e também no que as leitora nos pedem. É uma pena que esteja decepcionada com nosso conteúdo, espero que no futuro possa encontrar temas relevantes para você por aqui. Temos posts de viagens, e também temos resenhas. Não deixamos de fazer uma coisa para fazer outra. Por enquanto, os acessos estão ótimos, ainda bem! E sobre os posts de Curitiba, peço para que leia este post: http://www.coisasdediva.com.br/2015/11/respondendo-as-questoes-sobre-nossa-pesquisa/

    • Luana
      O post anterior tem uma dica de Curitiba entre outras 8, que não são de Curitiba. 🙂

  2. Eu gostei do post, apesar de não pretender viajar para lá no momento, são dicas bem gerais e que podemos filtrar e adaptar para nossas viagens.
    Sucesso meninas!

  3. Estela

    Eu gostei do post.Apesar de não pretender viajar agora,eu gosto de ler sobre viagens. Vi que muitas meninas pediram posts sobre as viagens delas, inclusive esse específico. O post abaixo não é sobre Curitiba, tem dicas de filmes e tal. Eu não moro em Curitiba e gosto de dicas de Curitiba, um dia vou usá-las.No mais, sejamos justas, todo dia tem post de cosmético TB…eu inclusive prefiro ler sobre viagem do q sobre alguns deles, tipo o acima, já q pra mim qualquer hidratante corporal tá bom hehe

    • Jade

      Concordo integralmente, Estela. Até com a parte de preferir posts de viagens a de hidratante corporal, já que também uso qualquer um hahah
      Tiveram muitos posts de viagem ultimamente, mas até achei que ficaram bem espaçados com resenhas. Mas enfim, impossível agradar todo mundo.

  4. Márcia Daniella

    Um sonho de viagem! Paisagens tão lindas!!!

  5. Priscila

    Post de utilidade pública. Adoro essas informações sobre o que levar na mala…sempre fico em dúvida sobre quantidades (adoro malas pequenas).

  6. Gabriela R. Salomon

    Obrigada pelas dicas 😀 Super valiosas!

  7. Miriã Andrade

    Adoro os posts das experiências e dicas das viagens de vocês, a gente viaja junto! 😉

  8. Fernanda Gabriela

    Sabrina, vc se puxou hein para lembrar de tudo que levou… Eu sou péssima com malas e certeza que compraria um tênis novo lindo e caaaaro para viagem. Totalmente furadaa!!
    bjs e obrigada!

  9. […] O que levar na mala para o Atacama […]

  10. […] O que levar na mala para o Atacama […]

  11. Valeu pelas dicas!
    Sempre q viajo, procuro me informar do clima do lcoal sempre pra fazer a mala da melhor forma possível…

  12. Camila

    Dicas super valiosas, se eu as tivesse lido antes de ir a San Pedro do Atacama (jan/15) teria evitados pequenos perrengues, como couro cabeludo queimado, ahaha, Adorei o post.

  13. Enfrentar -5 e calor de deserto na mesma viagem com certeza impedem a mala de ser super compacta, né? É sempre muito importante pesquisar o clima, sempre me dou mal quando esqueço (tipo uma vez que fui a curitiba em dezembro e peguei 13 graus e muita chuva e só tinha roupa de verão).
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  14. Polyana

    Gosto desse tipo de post para conhecer um pouco mais sobre os países e lugares visitados 🙂 Ahh e adoro ver as fotos também 🙂

  15. Liliane

    Mais um post maravilhoso meninas! Eu inclusive fui uma das leitoras que pedi dicas sobre a mala, como sempre vcs atendem a gente! Pra quem não planeja viajar agora, penso que é uma forma de mostrar que existem muitos lugares maravilhosos pelo mundo, que muitas pessoas sequer ouviram falar…além de dar super dicas de beleza, as meninas ajudam a mostrar a beleza do mundo e abrir a cabeça da galera pra que possamos aproveitar também, quem puder viajar ótimo, quem não pode agora cria um sonho e começa a batalhar por ele! Bjo meninas, vcs são demais!!!

  16. Paula

    Meninas, acabei de voltar do Atacama e Santiago e posso dizer q foi a viagem mais incrível q eu já fiz!!! E olha q eu viajo bastante!!!! E eu queria fazer uma agradecimento especial, pq graças à vcs eu fechei com a Ayllu, e tive a melhor experiência da vida!!!! Obrigada mesmo por todas as dicas!!! Adoro o blog de vcs!!!!

  17. Mayara

    Oi Sabrina! Amei os posts sobre o atacama! Vou pra lá mês que vem e queria saber sua opinião sobre que tipo de calçado levar.
    Vejo, na maioria das fotos, que as pessoas sempre estão com aquelas botinhas estilo Timbeland… vc acha que elas são obrigatórias? Pensei em levar uma botinha estilo UGG e um tênis normal. Vc acha cilada?

    Também vi um pessoal reclamando ali em cima sobre os posts de viagem rs, e queria dizer que eu, travelholic que sou, amei os posts! Não sou muito de ler blogs e não conhecia o coisas de diva, foi exatamente por causa desses posts do atacama que eu descobri o blog, e adorei o conteúdo do blog de forma geral 🙂

    :*

    • Oi Mayara, como comentei, levei o tênis de academia e a bota para o frio e achei tudo ótimo. Mas lembre, você vai sujar tudo MUITO. 🙂

×