Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Passeios no Atacama: Salar de Tara

O passeio para o Salar de Tara, no Atacama, me pareceu ser o que mais se encaixava na visão que eu tinha do deserto: terra, vulcão, canions, vegetação rasteira e nadinha de civilização no horizonte. O lugar é maravilhoso e não precisa de muito para ser um bom fotógrafo, só apontar a câmera e clicar. As cores fortes e a paisagem sensacional já estão lá, de quebra ainda tem flamingos, vicunãs e lhamas.

Salar de Tara

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Passeios no Atacama: Salar de Tara

O Salar fica na Reserva Nacional dos Flamingos, a 135 km de San Pedro de Atacama e 4500m acima do nível do mar. O mais surpreendente é que ele fica dentro da caldeira de um vulcão, acredita? Não parece, porque o Vulcão Vilama esteve ativo faz mais de 8 milhões de anos e a erosão apagou as bordas dele, deixando tudo mais ou menos plano, mas tudo isso ai que você vê nas fotos está dentro dele. Interessante, não?

Outra curiosidade – Sabrina também é cultura – é que o Salar fica muito perto da fronteira com a Bolivia e a Argentina, andando mais um pouquinho na van, estaríamos em outro país.

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Vulcão Licancabur, se for para o Atacama, ouvirá falar muito dele. Todos os guias tem histórias para contar sobre ele. Mas calma que o Licancabur não é um vulcão ativo.

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Moai de Tara: o índio guardião do Salar.

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Este é um passeio longo, saímos as 9h de San Pedro e retornamos por volta das 17h, pois o Salar é longe e fazemos várias paradas no meio do caminho para tirar fotos e dar uma olhada na paisagem.

Uma parte do trajeto é feita pela estrada, mas outro tanto é no meio do deserto, sem nem uma trilha definida. Mas não se assuste, porque não tem perigo – caso esteja num carro preparado. RISOS A paisagem, mais uma vez, é surpreendente, com formações estranhas no meio do deserto e lagoas de sal que dão um colorido impressionante no horizonte.

Chegando perto da lagoa, nosso guia nos deixou numa pequena trilha para que pudêssemos tirar fotos e ficar loucos com as lhamas e flamingos, enquanto isso, o almoço era preparado. Dessa vez o cardápio era de salmão com purê de batata, saladas, frutas, docinhos, vinho e sucos.

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Confesso que mesmo com o vento fresco, o sol a toda na hora do almoço me deixou meio incomodada. A lindona já tinha se torrado nas Termas de Puritama e não estava achando nada legal almoçar embaixo daquele sol potente. Mas o guia da Ayllu percebeu o incômodo e arranjou pequenas sombrinhas para nossas cadeiras. Ai sim, sosseguei e comi para caramba. Tanto que acabei exagerando, comendo demais e conseguindo uma bela dor de cabeça depois. É isso que acontece na altitude quando a gente exagera! Mas comi como uma rainha com vista para essa lagoa lindona cheia de flamingos.

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Salar de Tara: DADOS GERAIS

Preço do passeio para o Salar de Tara em 01/2016: 85.000 Pesos Chilenos (Inclui café da manhã na agência e almoço)
Clique aqui para ver a cotação atual do Peso Chileno.
Altitude do passeio: 4500 m acima do nível do mar
Temperatura: apesar do sol forte, é frio por causa do vento. Recomendo que vá de calça e uma jaqueta leve.
Recomendado levar: cuide com o sol não esqueça o óculos, protetor solar e um boné. também é uma boa ter uma garrafinha de água sempre por perto.

Nossos passeios foram feitos com a Ayllu Expediciones.

Passeios no Atacama: Salar de Tara

Fiz também alguns vídeos enquanto estava lá. Os agradecimentos especiais ficam para o Marcelo Furtado que gravou e editou tudo parar mim.

Não deixe de ver também os outros passeios que fizemos no Atacama:
– Dia 1: Vale da Lua e Vale da Morte
– Dia 2: Lagunas Altiplanicas
– Dia 2 (noite): Tour Astronomico
– Dia 3 (manhã): Termas de Puritama
– Dia 3 (tarde): Laguna Cejar
– Dia 4: Geisers el Tatio
– Dia 5: Salar de Tara
Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama
Cuidados com o corpo no Atacama
O que levar na mala para o Atacama

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
17 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Sabrina adorei seu passeio! Fui para o Chile em dezembro, mas só fiquei por Santiago, tinha essa ideia de que não teria nada para fazer no deserto, então nem me planejei para isso. Agora que vi as dicas e fotos, fiquei com vontade de voltar e ir conhecer também. Neste momento estou adorando a Thaís em Orlando também, vocês são demais.

    http://www.ziperchique.com.br/2016/01/asfaltica-da-vult.html

  2. Priscila

    Também não fui ao Atacama quando visitei o Chile por falta de tempo, mas é tão lindo que vai ficar para uma próxima viagem com certeza!

  3. Andrea.Silva

    Oi Sabrina, adorei suas fotos e as dicas!!! Parabéns 😉

  4. Miriã Andrade

    Adorei o vídeo dos passeios, quero mais! 😀 Amando esse lugar!

  5. Juliana Gama

    Sá, que fotos lindas! E essa Ayllu é muito chique, hein! rs

  6. Amei as fotos..
    Parece um lugar de muita paz!!!!!!!!!!
    Estou amando os posts!!!!

  7. […] Passeios no Atacama: Salar de Tara […]

  8. Adorando essa onda de posts de viagem. Algum passeio dá pra fazer por conta, sem agência?
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  9. Gabriela R. Salomon

    Ah como eu queria uma Lhama *-*

    • Liliane

      Oi meninas! Adorei os posts sobre o Atacama e as dicas, principalmente da Ayllu! Nos animamos tanto que vamos pra lá em abril, marido ficou mega feliz!!!! Rola um post ou umas dicas pra montar a mala? Vamos passar 5 dias em Santiago primeiro, indo a Valparaiso e Vina, depois vamos pra San Pedro. Obrigada meninas!

  10. […] de Puritama – Dia 3 (tarde): Laguna Cejar – Dia 4: Geisers el Tatio – Dia 5: Salar de Tara – Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama – Cuidados […]

  11. […] de Puritama – Dia 3 (tarde): Laguna Cejar – Dia 4: Geisers el Tatio – Dia 5: Salar de Tara – Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama – Cuidados […]

  12. […] de Puritama – Dia 3 (tarde): Laguna Cejar – Dia 4: Geisers el Tatio – Dia 5: Salar de Tara – Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama – Cuidados […]

  13. […] de Puritama – Dia 3 (tarde): Laguna Cejar – Dia 4: Geisers el Tatio – Dia 5: Salar de Tara – Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama – Cuidados […]

  14. […] de Puritama – Dia 3 (tarde): Laguna Cejar – Dia 4: Geisers el Tatio – Dia 5: Salar de Tara – Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama – Cuidados […]

  15. Adriana

    Amei tudo! muito bem explicado, e senti vontade da minha viagem chegar logo! já anotei tudo! obrigada pela prestação de serviço!

×