Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Então, ontem foi meu aniversário. E depois de tantas primaveras – a expressão já denunciando minha idade, passei da época de me importar com a idade cada vez mais avançada. Lembro que alguns anos atrás eu tive um surto. Com todos os amigos da minha idade casando e tendo filhos, meu irmão e meus primos já formando família, e eu aqui PARADA, tive um colapso. Me achei uma inútil, errada, senti que estava desperdiçando meu tempo sem construir nada permanente. Serião, foi uma época difícil.

Mas depois, com o tempo, percebi que não precisava seguir o mesmo caminho que os outros – até já falei disso aqui no blog. Notei que eu não tinha que casar, ter filhos, escrever um livro e plantar uma árvore. Podia continuar solteira, ter uma empresa e inspirar outras mulheres a se amarem do jeito que são. E oh, quem está aqui todo dia dividindo histórias com a gente me ajudou nesse processo de auto aceitação e também de valorizar o ~trabalho~ que faço. Se eu ajudo alguém aqui no blog, saiba que estou sendo ajudada da mesma forma. E não falo isso para puxar o saco de ninguém, isso é a pura verdade.

Com mais um ano de vida chegando, vejo que o tempo passa, mas que também aprendo cada dia mais. Se eu tivesse minha consciência de agora aos 20 anos, com certeza teria aproveitado bem mais aquela época. Se tem um conselho que posso dar para as meninas novas é: pare de levar tudo tão à sério! Não vale a pena! Viva, se divirta não se importe com os outros. Nada é um drama tão grande e nada vale tantas lágrimas. Se pudesse dar um conselho pra jovem Sabrina, era isso que diria. Também não acho que precisamos nos importar com um ano a mais adicionado na idade. Isso é sinal de experiência adquirida e maturidade, que nunca é demais, né?

Muitas coisas aconteceram nesse ano que passou. Tive experiências maravilhosas: olá Punta Cana! Descobri novamente o que é ser quem eu sou, sem me importar com a opinião alheia e sem querer ser sempre perfeita em tudo. Fiz novos amigos, me aproximei de amigos antigos, redescobri o que é ser querida e deixei velhos dramas para trás. Vi que muitas coisas só existem dentro da minha cabeça – quem nunca, não é mesmo? Agradeço imensamente aos amigos que tenho, e sei que alguns lerão isso, então fica aqui o obrigado por tudo.

Este ano também fiz muita burrada, agi como uma adolescente insegura em outras, falei o que não devia e me arrependi algumas vezes. Mas quer saber? É fazendo besteira que a gente aprende a não errar de novo. Não me orgulho dessas coisas, mas não dá para voltar no tempo, não é mesmo? Então, que pelo menos eu aprenda com o que fiz de errado.

Para as mulheres que estão chegando aos 20, 30, 40, 50, 60 diria: relaxem! Anos são apenas números, viva o mais plenamente possível, aproveite sua jornada, faça coisas boas para você e para os outros. Aprenda com seus erros, tente não repeti-los, mas mais do que qualquer coisa, seja a melhor versão de você mesma e aproveite o caminho percorrido.

E que comece os 37 – dessa vez tentando fazer menos besteira!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
138 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Andrezza Dias

    Parabéns e muitas felicidades. E saiba que você sem dúvida inspira muitas pessoas!!!

  2. Monica

    “Se pudesse dar um conselho pra jovem Sabrina, era isso que diria.” Fala a verdade: a jovem Sabrina ouviria o conselho? Sei que a Monica de 20 anos não ouviria. hahahaha Enfim, parabéns pra nós!!! (Fiz 38 na quarta passada)

    • Cris v.

      Parabéns!! Sorte, saúde, paz e felicidades ??. Mônica, tudo de bom pra você. <3.

  3. Daiany Tonet Witt Julião

    Lindo texto Sá, é isso mesmo.Muitas felicidades para você, que Deus realize todos os seus sonhos!!!!! Beijos.

  4. Ligia Grabauskas

    Parabéns Sá! Muito amor, saúde e luz na sua jornada. 🙂 beijos!

  5. Lidia

    Sabrina, 37?
    Vc tá é muito bem! Eu te dava uns 30 no máximo! Rs
    Parabéns, que vc continue diva e nos ajudando a divar também. Vcs 3 são maravilhosas!
    Que a vida te traga surpresas lindas pela frente e te reserve muita felicidade pelo caminho.
    Obrigada pelos posts inspiradores que nos fazem mais bonitas por dentro também.

    Bjs e feliz aniversário.
    😉

  6. Sonia

    Parabéns, Sá! Desejo que Deus continue abençoando sua vida e que sua luz continue a brilhar cada vez mais forte!
    Tenho 35 anos e, ainda, sofro por não ter casado, ter filhos, não ter usado vestido de noiva…mas sei que há felicidade fora desse esteriótipo.
    Um beijo enorme! 🙂

  7. Roberta Martins

    Sabrina,tudo bem?
    Ótimo texto,maravilhoso pra refletir e tentar ser mais feliz,deixar
    um pouco de lado tantos pensamentos,que muitas vezes,afligem à toa.
    Parabéns!Tudo de mais lindo pra você!!
    Beijos,
    Roberta.

  8. Marília

    Feliz aniversário, Sá! Que este ano que se inicia pra você seja de muita saúde, mais sucesso, mais aprendizados, mais conquistas, muito amor e paz! Nós te adoramos! <3

  9. Soraia

    Parabéns linda! Sua vida é completa se você faz o que gosta e sente-se feliz. Muitas felicidades, vc é um exemplo pra todas nós que não somos obrigadas a nada. Bjus!!!

  10. Carol

    Nossa, Sá! Você arrasou! *palminhas*
    Tenho só 24 mas já passei problemas psicológicos e muitas, muitas crises de achar que “não fui a lugar nenhum”. Hoje aprendi muito, sei que ainda vou aprender mais, e estou levando a vida com muito mais leveza!
    Foi uma delícia ler seu texto e sentir que tem gente do outro lado que também quer ver o mundo mais colorido e feliz. Viver é uma delícia, só tem gente que não descobriu ainda!
    Feliz aniversário! Te admiro muito! Bjs!

  11. Sa, linda, que delícia ler esse texto e te ver tão bem… Cê sabe, a gente acompanha o blog e se acha “a íntima”, né? Sei bem o que são essas neuras todas, e te digo o mesmo: o tempo, de muitas formas, tem me feito muito bem, e prefiro mil vezes a Ju de agora que a Julliana de 20 anos.
    Que os seus 37 anos sejam incríveis, como você!
    Um beijo enorme e muita sorte na sua caminhada! <3

  12. Andréia Moura

    Parabéns, minha linda! Também já passei por esses dramas da idade. Mas VC disse tudo, Viver intensamente, inspirar pessoas, ser felizzzzz!!! Ser a melhor versão de nós mesmos e agradecer a Deus por cada novo dia! Felicidades!!!

  13. Simone

    Parabens Sa!!!! Que este novo ano seja muito bom!!! E que quando vc vier no ano que vem rever os seus 37 tenha certeza que foi ainda melhor do que está imaginando agora!!!

  14. Maria Luiza

    Parabéns para nós Sá! Ontem também foi o meu aniversário, e você já me deu um baita presente com esse texto! Ótima lição que você passou, sou jovem ainda fiz 20 anos então estou passando um pouco da neura de fim da adolescencia com o inicio da fase adulta kkk. Te desejo muitas felicidades e que você tenha muitas felicidades com muita saúde e paz. Bj

  15. Vanessa

    Neuras são inevitáveis, mas que elas venham e passem! Parabéns por ser quem é! Felicidades!

  16. Camila

    “pare de levar tudo tão à sério! Não vale a pena! Viva, se divirta não se importe com os outros. Nada é um drama tão grande e nada vale tantas lágrimas.” MUITO obrigada! e parabénsssss!!!

  17. Márcia Daniella

    Parabéns do fundo do coração ! A gente é que agradece por vc ter essa luz interior! Saiba que seus escritos já me ajudaram muito. Bjs

  18. Daiane Henrique

    Parabéns Sá!!! Sábias palavras, concordo plenamente contigo. Felicidades e que vc continue sendo exatamente quem vc é! Tudo de bom!

  19. Cris v.

    Parabéns, muitos anos de vida repletos de saúde, felicidade e que Deus te ilumine cada vez mais! No mais quero agradecer de coração por responder os comentários com tanto carinho.. você sempre dando forças a quem precisa, seus conselhos e palavras de carinho foram muito preciosas. Parabéns pelo trabalho no blog e pelo incentivo que dá a todas nós de nós amarmos cada vez mais. Bjos e tudo de bom que houver no universo.

  20. Maria José

    Parabéns! Feliz Aniversário! Na minha humilde opinião, a riqueza dessa vida é ter a saúde! E sabemos muito bem que só a valorizamos quando por algum motivo não nos sentimos bem. Acredite, o simples fato de ver o sol durante o dia e a lua ao anoitecer todos os dias, já é um grande presente! Sem falar na família, amigos, trabalho… É querida Sabrina você é muito Feliz! Claro que somos humanos e sempre queremos muito mais! E é OK! Mas sempre agradeça por sua existência e ter a oportunidade de acrescentar na vida dos seus leitores e leitoras! Bjs…

  21. Mariana

    OMG! 37? :O te dava no máximo 28!

  22. Renata

    Parabéns!! Tudo de melhor pra vc!!
    Acho que essas neuras são normais, o ser humano é assim. Com o tempo a gente aprende a identificar e quando ela chega a gente já dá um pé nela, antes de se instalar… Acho que isso faz parte do nosso amadurecimento.
    To chegando nos trinta e nunca estive tão bem. To numa fase muito feliz comigo mesma, com minha solteirice… Acho que temos é que nos livrarmos desses estereótipos que criaram pra gente. Quem disse que casamento, filho, ou qualquer outra coisa faz a gente feliz? Conheço um monte de gente que parece muito feliz nas redes sociais, mas na vida real é outra história…
    Precisamos é aprender a estar bem conosco mesmo, sem depender de nada, nem ninguém. Se pintar algo legal, é lucro. Do contrário, não perdemos nada!

  23. Ana Luísa

    Parabéns Sabrina!
    Obrigada por dividir tanta coisa com a gente!
    Bjks

  24. Parabéns Sa! Pelo aniversário e pelo texto lindo! Também me fez refletir que muitas vezes a gente se cobra muito, pra fazer o que esperam da gente, ou mesmo pra provar que conseguimos alguma coisa… Concordo com vc que temos que aproveitar a jornada e não levar tudo tão a sério! 🙂
    Beijão!

    http://www.simpleness.com.br

  25. Marina

    Sabrininha,

    primeiro de tudo vem cá e deixa eu te dar um abraço apertado de parabéns!
    Tudo de bom pra você, muita alegria, saúde e sucesso.

    E lendo o texto vou aproveitar pra te dizer. O seu trabalho (e das meninas) é importante! Se não fosse o blog talvez eu tivesse gasto mais dinheiro em produtos que não são tão bons assim, ou então estaria pensando “Posso usar batom roxo sendo loira?”. Valorize o seu trabalho 🙂

    E não tira o all star ein!

    BeijoBeijo

  26. Pamela Parreira

    Oi Sá, parabéns pelo seu niver! Adorei seu texto, se eu pudesse voltar atrás também me daria o mesmo conselho, embora eu me considere uma pessoa melhor hoje (o tempo é bom pra todo mundo!). Aproveite e viva todas as fases da vida, seja nova ou velhinha, isso é que importa no final das contas. Ah, e não é pra puxar saco, mas na minha cabeça vc não tinha chegado nem nos 30! De verdade, estou passada! Um beijão! Quase não comento aqui, mas sempre estou acompanhando vcs! 😀

  27. soninha

    Feliz Aniversário Sabrina !!!!
    Desejo a vc tudo de bom, tudo de lindo, tudo de melhor.
    Seus sentimentos são normais e passageiros….
    Às vezes eu também me sinto “fora da curva”: casei a primeira vez e não de certo (mas saí dele com meu tesouro – minha filha), e estou há algum tempo num relacionamento que sinceramente não sei se tem um futuro….. Estou num empreguinho de m.(que paga pouco, em explora e não cumpre o básico que é a CLT – mas é o q eu tenho no momento).
    Vejo meus irmãos com suas vidas, suas famílias, seus filhos e seus empregões e parece que a vida deles é um comercial de margarina.
    Mas de repente aquela tristeza toda vai embora e vejo quanta coisa legal eu já vivi, quanta coisa legal eu aprendi, e esqueço “as coisas fora da curva” e me foco nas coisas boas e maravilhosas que aconteceram até hj na minha vida.
    E volto a ficar feliz e contente.
    É super-normal de vez em quando a gente se questionar (até sobre a nossa existência).
    Eu tinha dois sonhos para realizar em 2015: ver minha filha bem de saúde e conseguir um bom emprego, onde eu possa fazer aquilo que mais gosto e sei fazer. Minha filha está super-bem (graças ao bom DEUS), mas o emprego ainda não veio.
    Assim como eu tenho fé e certeza que um dia vou conseguir um emprego melhor, outras coisas q vc deseja e ainda não aconteceram – seja na vida pessoal ou profissional – também acontecerão pois estamos aqui torcendo por vc (lembre-se disso)!
    Um beijo querida e fique com Deus !
    Que ele continue te abençoando muito neste trabalho maravilhoso que vc ajuda a fazer: que é aumentar a nossa autoestima, nos aceitar e ser feliz com aquilo que nos faz bem.

  28. Elaine

    Sabrina!! Completei 30 anos essa semana também e tamo junto nessa de fugir desse estereótipos ridículos que a vida nos impõe!! Claro que algumas coisas acabam nos atingindo mas já me libertei em grande parte desse sonho de família de margarina!!! Meus parabéns e continue esse trabalho tão bacana e inspirador pra todas nós!!E viva cada uma de nós sendo autênticas e buscando cada vez mais a auto compreensão! Bjao!!

  29. Lais

    Parabéns pelo texto e aniversário!!! Bem reflexivo!! O que torna o “Coisas de Diva” um blog diferenciado e certamente um dos melhores é, além dos conteúdos, criatividade e originalidade das tags, a proximidade que você, Marina e Thais têm com o publico. As resenhas são democráticas e acho muito bom estes textos reflexivos, onde muitos se identificam e percebemos o lado humano de quem tá por trás do blog. Parabéns!!

  30. Tereza Cristina

    Oi Sá! Saibas que você com seu post me ajuda muito. Passei e tou ainda numa fase complicada de divórcio com 34 anosde idade. Depois de 3anos de casamento , nesse período com síndrome do pânico e depois depressão…. Meu casamento acabou. Me vi morando sozinha numa casa grande e graças a Deus com meus pets. Eu pude perceber que teria que reagir, não foi fácil. Comecei a me descobrir , amadureci, e tou esquecendo o meu ex. Nesse período achei o blog coisas de diva e me identifique……quando li o seu post sobre a sua vida , super me identifique!!!!! Virei a sua fã e torço muito por você… Engraçado que pareço sua amiga sem nos conhecermos…quero que o blog coisas de diva cresça cada vez mais! Parabéns Sá e que Deus a abençoe imensamente!!!! Tete

  31. Priscila

    Linda reflexão!! Parabéns pelo aniversário e pela sabedoria compartilhada com a gente!!

  32. Li

    Parabéns Sá!! Muito obrigada por essa presença virtual em nosso dia a dia!
    Você não imagina o bem que me fazem, todas as 3 <3
    O texto do link tá salvo na minha vida! Toda vez que me sinto tristinha por causa dessas cobranças, leio ele e me faz um bem danado!! Sou totalmente fora da caixinha também (nenhum boyfriend na vida com 28 e contando)… Meu maior desafio para as próximas semanas é encarar um casório semana que vem sozinha e é uma cobrança TAMANHA e ~amigas tentando me empurrar primos desconhecidos, me perguntando dos boys, o por quê que não sou de sair muito, que sem rede social não vou arrumar ninguém e etc. Toda vez penso em dar uma resposta bem dada, mas não gosto de brigas desnecessárias então só fico com o sorriso amarelo no rosto. Desculpa o desabafo rsrs
    Beijos e sinta-se abraçada por todas as leitoras!!

    • Vá na festa e se divirta como louca, Li. Quero ver algum olhar torto. 🙂

  33. Arashi

    Parabéns, Sabrina!!!
    Muitas felicidades!!!
    Pois é, não adianta. A gente tem que quebrar a cara pra chegar à conclusão que você chegou. Mesmo que existisse uma máquina do tempo que nos possibilitasse um encontro com nossos “eus jovens”, duvido que daríamos ouvido! Tudo tem seu tempo, inclusive o aprendizado. Tem coisas que a gente só compreende depois do perrengue. Aquela velha história da tempestade e a bonança. É esse contraste que nos faz prestar mais atenção, porque geralmente vivemos muito ocupadas para perceber as sutilezas e nuances. Daí vem a vida e dá aquela chacoalhada que te deixa confusa no começo mas que depois te deixa “ahnnnnn…”
    Sem contar que crescemos com conceitos muito generalizados, como: um ser vivo deve nascer-crescer-reproduzir-morrer. Ou essa história do filho, do livro e da árvore. Cara, quanta bobagem! Até brinco que se isso fosse obrigatório, já que não tenho jeito algum com plantas e, definitivamente, não quero ter filhos, resta escrever uma trilogia pra compensar! Kkkk
    Claro que desejo que muitas coisas boas aconteçam pra você, mas por enquanto, saiba que você já conquistou muita coisa, incluindo a confiança das suas fiéis leitoras! Beijos!

  34. Tamara

    Sabrina, sua lindaaaaa!
    Sempre me fazendo chorar nesses textos de reflexão kkkkkk
    Parabéns! Muitos anos de vida! Tudo de melhor hoje e sempre pra você.
    Saiba que seu trabalho faz diferença nas vidas de suas leitoras, sim <3

  35. Karoline

    Aprendi e aprendo muito com vc e com o blog, continue sendo essa pessoa inspiradora.
    Feliz aniversario =D
    Bjos

  36. Clarissa

    Parabéns, princesa!!!! Muitas coisas lindas e maravilhosas na sua vida! Q vc seja mto feliz, tenha mta saúde, paz, sucesso e sorte! Vc merece td de bom! 😀

    Bjssss,

  37. Gabriela

    Ai Sá… quando eu crescer eu quero ser como você… Feliz aniver!

  38. Day

    Oi Sá querida! Parabéns! Estranho me dirigir a alguém que sequer conheço mas considero tanto. Estou sempre por aqui mas raramente comento e, quando o faço, sempre é nesses posts reflexivos : )
    Acho super pertinentes tais reflexões em um blog originalmente destinado a beleza. Afinal, o conceito de beleza tem muito a ver como os outros nos enxergam… Mas o que os outros vêem é diretamente o reflexo de como nós mesmas nos vemos. Hoje, aos 41 anos, mente tranqüila, peito aberto, espinha ereta, me sinto melhor do que nunca.
    Lamento que eu não more em Curitiba, porque, se morasse, iria dar um jeito de te encontrar pessoalmente, pois seríamos amigas nem que fosse na marra! E se eu pudesse te dar um conselho para os 37, seria um só: seja para ti mesma o que é para os outros: a cada afeto destinado aos amigos, um carinho para ti mesma; se a Lola ganha um chamego, te acalente por dentro. Se você perdoou a alguém, perdoa algo de ti mesma. Normalmente pessoas muito generosas esquecem de si mesmas, mas não precisa ser assim. Trate a ti mesma como trata aos outros, seja sempre a sua melhor amiga!
    E que os 37 sejam maravilhosos! De coração te desejo!

    • Francielle

      Obrigada por escrever esse trecho…

      seja para ti mesma o que é para os outros: a cada afeto destinado aos amigos, um carinho para ti mesma; se a Lola ganha um chamego, te acalente por dentro. Se você perdoou a alguém, perdoa algo de ti mesma. Normalmente pessoas muito generosas esquecem de si mesmas, mas não precisa ser assim. Trate a ti mesma como trata aos outros, seja sempre a sua melhor amiga!

      Vou aplicá-lo na minha vida a partir de hoje (:

    • Oi Day, obrigada pelas palavras. Vou tentar seguir seu conselho. 🙂

    • que coisa linda! <3

  39. Inês Ferreira

    Texto maravilhoso. Válido para todas em qualquer idade. Parabéns Sabrina! Que você conquiste cada vez mais o que deseja. Sucesso sempre.

  40. Sá…não sou de comentar pq nunca sei o que escrever, mas vc é FODA, meu bem! Só isso!
    Continue feliz com quem vc é, pq vc é um sucesso.
    Me lembrou esse texto que li outro dia (deu um trabalhinho, mas achei de novo hahaha):
    http://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/m-trends/vamos-parar-de-falar-mas-voce-esta-otima-pra-sua-idade
    Dá um olhada 😉
    Beijo!

  41. Patricia

    Sa, parabéns!
    Espero que vc continue sendo essa pessoa especial que é!
    Vc é demais!!!
    Bjos

  42. Sabrina: linda por fora e POR DENTRO TAMBÉM!
    Tudo de bom e que você cresça e aprenda sempre. Sucesso! =D

  43. Fernanda Gabriela

    Sá, muito legal seu texto. Tenha certeza que vc inspira muitas e muitas meninas e mulheres a serem a cada dia melhores. Parabéns e seja sempre muito muito feliz!!!! Bjs

  44. Catarina

    me identifiquei demais no texto, fiz 35 na sexta, e durante muito tempo, pensava, é “certo” eu não ter filhos ou eu ainda morar com meus pais ou a maior parte dos seus amigos da mesma idade estar fazendo tão mais que eu…

    há uns dois anos comecei a pensar e dai? essa é a minha vida, e faço dela o que eu quiser, e estou bem feliz assim…neste mês estou saindo da casa dos meus, e estou tão feliz, apesar de ir super pertinho deles (o que é ótimo), estou me sentido mais adulta rs.

  45. Parabéns Sá!
    Te desejo todo bem e felicidade desse mundo, você merece, é uma pessoa muito especial!
    Deus te abençoe…Beijos!

  46. Daniele Rosa

    Parabens Sá, tudo de melhor na sua vida!! Obrigada por tornar nossos dias melhores!!

  47. Ana Cláudia Ramos

    Sabrina do céu!!!! Pelamor!!!! Vc roubou meu cérebro e escreveu esse texto, só pode!!! Caramba, estou chocada!! Todas as frases que você escreveu parecem ter sido ditas por mim, até o resumo do ano!! Já me identificava com vc antes, agora então…Hehe tenho 31 e passei e passo pelas mesmas coisas que vc e cada dia que passa estou aprendendo um pouco mais a ser eu mesma e não fruto do que a sociedade nos impõe! Ainda sonho em conhecer o homem da minha vida, mas mais do que isso, estou aprendendo que EU sou a mulher da minha vida!! 🙂 Beijo grande e sorte para nós: mulheres lindas, inteligentes e independentes! :***
    Grandes

  48. Kamila Pestana

    Feliz vida, Sá! Vc nos inspira! Ano que vem sou eu fazendo 37!
    Que a sua caminhada seja sempre próspera e iluminada por Deus! Parabéns à vc e pelo texto inspirador. :*

  49. Meriluce Peixoto Gomes

    Estou aqui pensando no que dizer…tenho 39 e as vezes me sinto uma folha em branco que o vento leva e que não terá nada escrito! Mas ai, vejo que conquistei um espaço, errando e aprendendo cheguei aqui! O CDD foi o primeiro blog que li e acompanho há muito tempo e vcs me inspiram em muita coisa! São gente como a gente! Valeu Sabrina por partilhar! Beijos e seja muito feliz!!! Parabéns

  50. Estela

    Você não precisa casar, nem ter filhos para ter uma vida plena, feliz e com legado…mas se você quiser, sempre há tempo! Se surgir aquela vontade, mesmo q seja aos 50 vc poderá adotar um filho, e ainda tem uns anos para um biológico…e o amor vem quando tiver que vir, quando menos se espera…muito melhor aproveitar o estar solteira do que estar num relacionamento de felicidade fake como tantos!

  51. Sá, que os seus 37 sejam infinitamente melhores que os 36 vividos até aqui!

    Não se ache menos que ninguém, porque vc não é. Vc é massa demais!

    Beijos!

  52. MARLA

    Ai, Sá… morri!!

    Fiz aniversário dia 31/10 e advinha de quantos anos? Hein? Hein? Exato! 37! Esse pessoal de 1978 é demais! Kkkkkkk
    Minha quase gêmea, acho que é por isso que gosto tanto de você!! <3
    Senti uma identificação tão grande com o post. É incrível como o passar do tempo nos faz sentir tão bem em nossa própria pele. A serenidade que sinto hoje é absolutamente libertadora. Os problemas? Estão todos lá. Os projetos? Também. Meu olhar é que mudou e o tempo dedicado a cada um dos momentos da vida. Espero que vc tenha tido um dia especial com pessoas especiais. Vamos construindo no dia a dia essa delicia que é a vida. Beijos, "maninha".
    MARLA.

  53. Izabel

    Parabéns!! Muitas alegrias!!
    Desejo que os próximos muitos anos sejam assim: iluminados, doces e repletos de felicidade, para que você continue nos passando adiante toda essa energia e muito conteúdo. Você só está aqui conosco porque até hoje a sua vida foi muito rica! Que ela seja ainda mais!!

  54. Michela

    Parabéns Sabrina! Acompanho o blog e me identifico muito com suas resenhas. Te acho super autêntica, querida e escreve pra gente como se conhecesse cada leitora do blog.Te desejo um Feliz e Abençoado Aniversário!!! Abraço!

  55. Francielle

    Sabrina, obrigada por escrever esse texto e principalmente esse trecho: Se tem um conselho que posso dar para as meninas novas é: pare de levar tudo tão à sério! Não vale a pena! Viva, se divirta não se importe com os outros. Nada é um drama tão grande e nada vale tantas lágrimas.

    Isso é tudo que eu preciso ouvir (no caso ler) hoje, fiz 22 dia 31 e me senti péssima por estar envelhecendo e não ter feito mais coisas de “adultos” como ter certeza que estou cursando a faculdade certa, como será o meu futuro profissional…

    Feliz aniversário, desejo muitos sorrisos para você nesse mais um ano!

    • Oi Fran, menina, pare de se cobrar tanto. Vc tem toda uma vida pela frente para realizar projetos. 🙂

  56. Erika/SP

    Sabrinaaa, primeiramente parabéns por mais um ano de vida com mtas conquistas e aprendizados! Vc faz uma imensa diferença na vida de mtas pessoas desse Brasilzão que nem faz ideia!!! Deus te abençoe ainda mais! Sucesso sempre!!!Beijos!!! 😉

  57. Pollyana

    Oi Sá, parabéns!!!
    Que Deus te abençoe 🙂
    bj

  58. Ana E

    “Este ano também fiz muita burrada, agi como uma adolescente insegura em outras, falei o que não devia e me arrependi algumas vezes. Mas quer saber? É fazendo besteira que a gente aprende a não errar de novo. Não me orgulho dessas coisas, mas não dá para voltar no tempo, não é mesmo? Então, que pelo menos eu aprenda com o que fiz de errado.” Esse trecho parece que fui que escrevi!!!! Obrigada por me fazer sentir melhor, pois dá impressão que só fiz burrada mesmo kkkkk, mas reconheço meus erros, aprendi muito com eles, amadureci ainda mais e preciso continuar bem e feliz. Parabéns e sucesso neste novo ano!!

    • Faz parte, Ana. Acho que não tem jeito de aprendermos sem ser errando.

  59. Érika Rinny

    Parabéns Sabrina!!!
    Para ser sincera eu estou super encanada com minha idade, acho que a tal crise dos 30 realmente existe e já está durando um ano. Tomara que eu chegue logo ao equilíbrio como você.
    Muito obrigada pelo trabalho que vc e as meninas desenvolvem aqui!

    Beijos

  60. Parabéns Sabrina!
    Acho que só a idade mesmo pra nos trazer experiência. E conforme vamos amadurecendo, vamos nos importando mais em ser feliz, em quem somos e menos com a idade!
    Beijão e tudo de bom!

  61. Priscila

    Nem parece que tem 37!! Parabens Sabrina, acompanho o blog ha anos, e você sempre esta me inspirando, adoro seu jeito, parece que ja somos amigas de tempos haha. Texto lindo e sincero, continue sempre com sua essência. Bjooo

  62. Flávia!

    Feliz Aniversário atrasado, Sá!
    E parabéns por essa mulher tão maravilhosa.
    O seu trabalho faz a diferença na vida de muita gente. <3
    Parabéns!!!!

  63. Aline N. Fermiano

    parabénsss Sá linda….que vc seja cada vez mais feliz….adoro vc

  64. Karen

    Obrigada pelo texto, Sá! Maravilhoso!
    Mesmo lendo, ainda fico um pouco aflita em saber que vou fazer 29 daqui um mês (ainda me sinto com 18, vale? Hahahah).
    Mas é isso o que você disse, mesmo. São só números, precisamos nos concentrar nisso.
    Que seus 37 sejam doces e ainda mais felizes do que os 36. E tudo que vejo olhando pra você é uma mulher linda e bem-sucedida, falo de coração. <3
    Beijos mil!

  65. Deborah

    Parabéns Sá! Tudo de bom pra vc! 😀
    Perfeito seu texto… chegou na hora certa rs

  66. Carine

    Sá, parabéns!! Tudo de mais lindo e especial para você. Obrigada por generosamente compartilhar conosco reflexões, informações, crescimento, beleza… vida.
    Só para lembrar, comento pouco, mas acompanho o blog diariamente, viu? Bjs

  67. Parabéns Sa! Tambem fiz aniversario dia 02, quase a mesma quantidade de primaveras que tu! Dá umas incertezas, se eu marquei todas as caixinhas da vida que deveria, que devia ter começado a usar antirrugas mais cedo, ou ter guardado mais $, ou ter começado a correr antes…. enfim.
    Uma coisa que eu MUITO melhor que nos 20 anos – a ´sabedoria´. Acho que a gente vai ficando mais esperta mesmo e menos encanada. Que teus 37 sejam fantásticos! Bjo!

  68. Ligya

    Sá, feliz aniversário! Desejo que você continue assim, leve, feliz e iluminada! Obrigada por compartilhar um pouco da tua luz!
    Seja sempre feliz, tenha sempre saúde e aproveite muito, tudo, sempre!
    Beijos!

  69. Polyana

    Sá, parabéns. Que Deus te abençoe cada dia mais. Muita saúde, muitas felicidades e muitos anos de vida.
    Creio que todas nós passamos por neuras e momentos difíceis. Quando mais nova, eu dava tanta importância a coisas que, hoje, vejo que nem são tão importantes assim. Pode parecer cliché, mas o tempo vai passando, vamos amadurecendo e hoje vejo que o que realmente importa é estarmos com Deus em nossa vida, termos saúde e família e amigos para compartilhar os momentos 😉 sucesso pra você :*

  70. Carol

    Sá, a pessoa mais querida da blogosfera! Obrigada por transmitir tanto amor, auto-aceitação, auto-estima, tolerância, felicidade… Você é muito autêntica e nós sentimos isso aqui do outro lado. Como poderia um blog de beleza ir muito além de esmaltes e batons né? Te desejo toda felicidade do mundo! Você pode não saber, mas muitas de nós te consideramos uma amiga. Parabéns pelas 37 primaveras!

  71. elisa.

    37 anos de maravilhosidade!
    continue arrasando nessa vida, e estarei sempre por akaaa! <3
    tâmo junto, migs!

  72. Paula

    Tão feliz por ter te acompanhado nesses últimos anos e ver essa mudança em como você encara os aniversários. Você tá a cada vez mais linda, amiga, e lindeza só atrai lindeza <3

  73. Gabi

    Sá, parabéns!!!
    Felicidades, realizações, amores, mais e mais sucesso e muitas bênçãos em sua vida!!!
    E muito obrigada por me ajudar sem nem me conhecer! Estou perto dos 30 e tive um surto esses dias. Não fiz nada da vida, não construí nada, não casei, não tenho filhos e essas coisas que fazem a gente pirar de vez em quando. Mas depois pensei direito e percebi que, por mais que ainda haja dificuldade, estou muito melhor do que poderia ter imaginado. Esse último ano foi de realizações, burradas, derrapadas e muito aprendizado.
    Depois de ler esse seu texto tive a certeza de que tudo vale e ainda vale muito a pena!
    Muito obrigada!!!!
    Beijos

  74. Flávia Mendes

    Estou passando por este momento agora, dúvidas, incertezas. Muitas vezes parece que a vida está passando e eu continuo no mesmo lugar, ali parada!
    Mas no fundo estou crescendo a cada dia, lutando e seguindo em frente.
    Que cada sorriso valha a pena, e que lágrima nos ensine a ser mais forte!

    Parabéns, felicidades, que Deus ilumine seu caminho.

    Obrigada pelo texto, acho que estava preciso de algo assim para refletir!

    Beijos!

  75. AbeGomes

    Parabéns, Sá!!
    Felicidades, tudo de bom!
    Abraços

  76. Luciana

    Sa, muita felicidade e muita paz pra você! Compartilho muito do seu pensamento, também acho que a passagem dos anos torna a gente mais sábia, mais experiente, mais feliz. Um dia a gente percebe que atender às expectativas dos outros é um saco sem fundo, e que a gente precisa focar mesmo em ser feliz, em realizar as coisas que vão nos fazer bem. Pra mim esse é o maior aprendizado que tive ao longo dos anos, e não troco a minha sabedoria de hoje por nada. É libertador a gente perceber que simplesmente pode ser aquilo que a gente quer ser – algo que já é difícil o suficiente!
    Não te conheço pessoalmente, mas imagino que a leveza e a franqueza com que você conduz o blog é a mesma com que conduz a vida, e isso já é o suficiente para te tornar única e especial. Espero que você tenha isso em mente todos os dias.
    Parabéns mais uma vez, que muitos anos te esperem pela frente, e que eles sejam todos seus! 😉

  77. Sá, parabéns atrasado! Acho essa reflexão super importante, muitas vezes nos apegamos no que nossos pais ou amigos fizeram ou estão fazendo com a nossa idade e ficamos tristes, mas as coisas mudam, as realidades são diferentes e as prioridades também. Nunca me preocupei muito com idade, nunca tive medo de envelhecer, mas me pego às vezes me cobrando ser igual aos amigos ou ao que eu tinha sonhado pra essa idade (tenho 27) e acabo deixando de lado as coisas que vivi pra focar só no que não fiz. Aí paro e penso em tudo de legal que eu consegui, que eu vivi. Isso que importa.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

    • Acho importante isso de dar valor ao que já fizemos, temos muito mania de ver apenas o que não foi realizado. 🙂

  78. Cláudia

    Sabrina, parabéns! Que Deus te ilumine muito. Adoro os vídeos, sua risada é ótima e você sempre faz reflexões para aumentar nossa autoestima. Não comento muito mas estou sempre aqui. Beijos mil :***********

  79. Aline

    Parabéns querida! Muitas felicidades, que a cada ano que passe você não conquiste apenas experiência, mas com a idade venha também a mesma quantidade de conquistas, realizações, amigos verdadeiros para que possa compartilhar suas alegrias, amor (não só por um amigo/amante/tico tico no fubá) kkkk mas amor pela vida, pelo trabalho, por lugares novos que você tenha oportunidade de conhecer. Faço 28 anos dia 23/11 e já estava me sentindo mal por estar cada vez mais próxima dos 30 kkkk, mas sou feliz por ter me tornado quem eu sou (muuito diferente do que era com meus 18/20 anos) era totalmente inconsequente, não me importava com os sentimentos dos outros por mim, e muitas vezes valoriza quem não merecia, assim desmerecendo quem estava comigo todos os dias. Hoje sou completamente diferente, graças a Deus melhor! E isso devo aos anos de vida que Deus tem me presenteado. E olha…não se importe com que os outros dizem, se você estivesse casada, com filhos e bla bla bla, iam arrumar outra coisa pra falar, te cobrar ou por defeito 😉 Beijo grande!

  80. Nandi Trindade

    Parabéns Sá, obrigada por ser tão generosa e sempre compartilhar estas reflexões conosco! Me fez muito bem ler estas palavras… acalentou meu coraçãozinho prestes a fazer trinta e uma primaveras! #balzaquianassomos hauahuhau

  81. Naty

    Sá, tem um erro de digitação, você escreveu “3” ao invés do “2” pra falar da sua idade…

    rsrsrs

    Muitas felicidades e realizações a você!

    Bjs

  82. Singra de Abreu

    Parabéns e felicidades Sabrina! <3
    Adoro seu jeito de lidar conosco e de se abrir de forma humilde e sincera.
    Deus te abençoe sempre!!!!
    Errar faz parte do aprendizado da vida.
    Bjo!

  83. é meio lugar comum falar da sua carinha de bem mais nova, mas me sinto obrigada por motivos de: para além da cútis realmente muito jovem (hahaha), acho que é mesmo no olhar que a gente percebe que há algo de menina em você (e olha que quem diz isso é uma pessoa que te enxerga apenas através de uma tela de computador). isso é muito bonito. 🙂
    feliz aniversário, Sa! parabéns por ser uma pessoa inspiradora, que ajuda tantas outras mulheres dividindo suas histórias e recolhe os dog da rua. <3
    te desejo uma vida sempre feliz!

  84. Parabéns, Sá! Muitas Felicidades! Fiz 35 anos esse ano, e em alguns momentos é bem difícil pra mim. Mas tô aprendendo a focar mais nas minhas conquistas, do que nas perdas, afinal a gente não tem controle sobre tudo, né?! Grande beijo! E que esse ano seja repleto de conquistas pra você e pras meninas!
    http://www.belezadeser.com.br/

  85. Sá, meus parabéns, sua linda!!! Que post lindo e sensível, sei que, além das garotas que comentaram, muitas se sentiram tocadas e têm as mesmas sensações que você. 1978 realmente foi um ano especial, conheço muitas pessoas queridas que nasceram neste ano. Sobre o post… é uma delícia pro coração ler alguém que tem essa transparência e essa lucidez de ver a vida como um constante aprendizado… e que sabe que se encaixar nos padrões não é necessário… Outro dia me revoltei com um filme, pois achei que a mocinha ia terminar a história mega solteira e mega feliz, bem resolvida, mas não foi o que aconteceu, colocaram um homem aleatório lá pra ela se apaixonar… tenho torcido muito por finais felizes não-convencionais… Eu namorei durante 7 anos e do nada levei um pé na bunda aos 28 anos de idade… a sensação de disperdício foi doloriiida… pensei que tinha perdido 7 anos e que não ia “dar tempo” de fazer tudo de novo HAHAHAHAHAH!!! Nossa, hoje, passado um tempo, vi o quanto foi legal, incrível, especial, maluco, ser sozinha, me conhecer, me bastar e não depender de homem/casamento/filhos pra ser feliz! E vc insipira SIM, muitas pessoas, como EU, que não passam um dia sem ler seu blog!!!!!!! Que confiam na sua opinião e na das meninas para ficarem com a auto-estima mais elevada e serem felizes!!! Obrigada, e parabéns mais uma vez, de coração!!!

    Tenho um blog sobre emagrecimento, perdi 25 quilos depois de um pé na bunda e de perder o emprego, uma mudança radical na minha vida, sem remédio, sem dietas radicais, quem quiser visitar é http://www.marilianaopodeparar.wordpress.com

    • Sei bem como é a sensação de ter perdido tempo com um relacionamento que não deu certo. Mas acho que a gente encontrou nosso caminho! Obrigada por todo carinho! (rimou)

  86. Gabriela Ronchi Salomon

    Sá, parabééns para você! (atrasado heheh) E que venham muitos anos para você e junto o blog 🙂
    Tenho 24 anos e já me cobrei muito por conta dos trabalhos, faculdade e tudo! Fiquei doente por conta disso mas fui melhorando aos poucos e estou me cobrando menos. Todos temos que viver bem e feliz.
    Além disso, belo texto, Sá 🙂

  87. Luiza

    Feliz aniversário, Sabrina! Que esse ano seja o melhor da sua vida até agora.

  88. Fabíola Lopes

    Lindo texto Sabrina! Me sinto exatamente assim TB. Vivi os mesmos dilemas e penso sempre nisso na mesma época do ano (sou mais velha q VC apenas 4 dias rsrsrs). Parabéns e q Deus te abençoe e te conserve sempre assim… Linda por dentro e por fora! Beijos

  89. ana

    sabrina!
    te acho a pessoa mais fofolilda da internet toda, mulher!
    parabéns pelos 37 aninhos e que esse novo ano da tua vida seja de muitas alegrias, realizações e novas descobertas.
    feliz aniversário, atrasadinho, e tudo de bom.

  90. Carolina

    Parabéns Sabrina! Eu precisava vir falar que simplesmente adorei sua reflexão. Eu tenho 23 anos e já sinto todos os dias a ~pressão~ (dos outros e minha mesma) para encaminhar minha vida como as das minhas amigas, arrumar um namorado, casar, ter filhos etc e tal… Não tenho (ainda) a consciência clara de saber aproveitar a vida da forma como ela é, me desespero bastante, e ler essas palavras são coisas que acalmam a alma sabe? haha. É tão simples mas ao mesmo tempo muito inspirador. Acho que não existe virtude maior na vida que inspirar outras pessoas. Então parabéns de novo, pelo aniversário, pelas palavras, pelo blog, por tudo 😀

  91. Miriã Andrade

    Que linda, Sá! Parabéns pelo seu aniversário, a cada dia você nos inspira mais com esse seu jeito e essência tão especiais, você é incrível! <3

  92. Lucimara.orto

    Sa: obrigada por dividir sua vida com a gente ! Você ( e Thaís e Marina ) faz(em) a diferença em nossas vidas !

  93. Tatá

    Ah Sá, o que te dizer , ne ?! Acho que não teria espaço, nem palavras para te parabenizar por tudo o que você é e pelo o que tem feito por todas nós !! E depois de tantos anos “te acompanhando” meu carinho e admiração só aumentam ! Que Deus te abençoe e te proteja ! Bjos

  94. Que linda!

    Parabéns Sá!

    Que vc continue sendo essa pessoa incrível e que nunca tenha medo de arriscar, errar e aprender.. só assim a gente cresce neah!?

    Bjos

  95. Camilla Horvath

    Parabéns atrasado!!
    E… Obrigada por esse texto. Parece que você fez pra mim.
    Linda!

    Adoro vc!

    Beijos

  96. Renata

    Sá, parabéns (atrasados) e que você tenha tudo de melhor a cada dia.
    Que você é uma pessoa incrível e q faz diferença na vida das suas milhares de leitoras (junto com a Marina e a Thais), já não é novidade! você tem muito mais sucesso do q imagina! Comecei a te admirar ainda mais quando vi um video sobre sua vida em desenhos – me emocionei muito e desde então te vejo quase como uma amiga minha!

    agora me fala uma coisa: com assim 37??? Eu sempre te dei no máximo uns 30 e olhe lá! Qual é a receita???

  97. Maíra S.

    Feliz aniversário, Sabrina! Muita felicidade e muito sucesso! Adorei o link para o post do dia dos namorados, que eu não tinha lido. Tenho 33, sou solteira por opção e vibro cada vez que vejo cada vez mais mulheres percebendo que a nossa felicidade não depende de seguir o que a sociedade nos dita. Acho incrível que um site “de beleza” possa ser, ao mesmo tempo, tão empoderador!

  98. Juliana Gama

    Sá, amei o post! Perfeito! Daqui a 2 dias faço 29 e também já tive esses momentos de crise!

  99. Vivian

    Sá,
    Parabéns pelo texto. Você simplesmente arrasou!!! Eu tenho 35 e não nego ou temo a minha idade. Sou mãe de dois meninos lindos, voltei a blogar, e me orgulho de muito que tenho feito. Talvez também tenha me arrependido de certas escolhas, mas percebo agora, que nunca é tarde para ser feliz e correr atrás de nossos sonhos.

    Acredite: com esta idade, me sinto mais linda, mais segura, feliz e “poderosa”. Me amo mais do que anos atrás. A idade é apenas um número e o mais importa é estarmos de bem conosco, com nossos corações e decisões.

    Não importa o que a sociedade diz ou coloca. O importante é sermos FELIZES!!! No sentido real da palavra.

    Beijocas ^_^

  100. Ivania

    Parabéns Sá!!! Você é uma pessoa muito especial e iluminada. Estou emocionada com o seu texto…e mesmo casada e com dois lindos filhos…sentia a sensação de fracasso por não ter alavancado na vida profissional. Hoje percebo que fiz escolhas e que agora, com um olhar maduro, percebo outras oportunidades e uma nova carreira. E confesso…estou muito feliz por não pontuar mais o que não deu certo e sim focar no que vai dar certo!!! Seja feliz sua linda!

  101. Aline

    Genteee, quero chegar aos 37 com esse rosto de menina e essa vivacidade que tu tens. Porque tô com 26 e pareço uma velha coroca. HAHAHAHA…
    Seja muito feliz, Sá!
    :*

  102. Jaque L

    Oi Sabrina, acompanho vocês a algum tempo mas nunca comento. Adorei o post e acho natural que em algum momento o surto surja nas nossas vidas, o bacana é se entender como individuo e daí tudo fica mais fácil. Parabéns, muitas felicidades e que seu novo ciclo seja incrível, mas 37??? você parece MUITO mais nova. Adorei e espero chegar as 37 com toda essa sua “frescura”. Você é uma querida.

    Bjs.

  103. Marina G.

    Quando eu era novinha, uma amiga minha um pouco mais velha me “botou” pânico de aniversários. Assim, a cada ano era um pesadelo ficar mais velha. Ainda bem que acabei superando isso e hoje, aos 32, adoro fazer aniversário!
    Parabéns pelo aniversário, Sá! Te desejo muitas felicidades!

  104. Letícia D.W.

    Feliz aniversário (atrasado…)! Que Deus na sua infinita bondade te cubra de bênçãos de amor, paz, luz, saúde e harmonia. Que tenhas vida longa para ainda escrever muitooooo pra gente. Abração Sá

  105. Juliana G

    Tenho a mesma idade que você, um casamento duradouro e estou grávida do meu primeiro e único filho. E confesso que não tem sido fácil enfrentar a gravidez, estou bombardeada de dúvidas e medos… Fico pensando que a minha vida foi guiada pelo compasso de outras pessoas. Gosto de ser casada, tenho um marido dedicado, mas às vezes a convivência pode ser bem difícil… E a rotina também. Gosto de sair com minhas amigas solteiras para me encantar com as estórias delas sobre as diferentes pessoas que conhecem pelo mundo, enquanto vejo que elas sonham com “um relacionamento perfeito” como o meu… O fato é que a vida é feita de escolhas e é impossível ter tudo. No final, o que vale mesmo é ser fiel ao que é importante para a gente, isto é, o quanto for possível, porque a necessidade de agradar os outros e fazer com que sejamos aceitas às vezes é maior do que isso…

    • Oi Juliana, obrigada pelo relato do “outro lado”. 🙂 Você realmente tem razão, precisamos ser fiéis ao que acreditamos e ao que achamos que é melhor para gente.
      bjs

  106. Maíra

    Parabéns Sabrina! Belo texto! Concordo com você com o tempo só melhoramos!! Bjs

  107. HOZANA DE SOUZA FERREIRA

    Nossa, foi muito bom ler esse post. To quase surtando, porque em março faço 40, e to com uma sensação de não ter feito nada de útil na vida. Me casei com 17, tenho dois filhos e sou viúva há 06 anos. Mas, destruí minha saúde física, e pior, a psíquica também, e não to conseguindo me encontrar e começar novamente. Bem é isso aí.

  108. […] com esse post do M de Mulher falando sobre o envelhecimento feminino. Lembra que falei sobre isso no dia do meu aniversário? Achei bacana porque me fez pensar sobre o meu próprio preconceito e como as vezes posso falar […]

  109. Natalia

    Parabéns Sá! E muito, muito obrigada por dividir conosco esses pensamentos. Eu sou muito surtada com idade, odeio que me perguntem quantos anos tenho e sempre acho que estou “atrasada” na vida. É muito bom saber que essas paranoias existem em outras cabecinhas também e que o tempo -and as amigas virtuais- vão ajudando a gente a encarar de um jeito mais leve e cheio de aprendizado! Parabéns de novo, que seus 37 sejam mágicos e cheios de realidade! 😉