Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Estava devendo esse post já há um bom tempo, mas antes tarde do que nunca! Quando vim morar em Paris, há pouco mais de seis meses, trouxe um kit básico de manicure – alicates, pauzinho, base, extra-brilho e uns três esmaltes (já fui do tipo que usa mil cores nas unhas, hoje sou mais contida e não preciso de muito mais do que isso, não). Eu já fazia minhas próprias unhas há um bom tempo (não sempre, mas regularmente), mas tirar as cutículas era um passo que até então eu nunca conseguia fazer direito. Juntei isso ao fator de que aqui fazer as unhas fora é caro e pronto, decidi parar de tirar as cutículas. Existem várias razões boas para isso, mas o que me motivou foi realmente poder fazer minhas unhas mais rapidamente.

Parando de tirar as cutículas

E então parei de vez. No começo dá uma certa agonia, sim, mas hoje, meses depois, não me arrependo – foi uma atitude que só beneficiou minhas unhas e a mim mesma (já que levo tipo 10 minutos para fazer as unhas, isso enquanto estou meio distraída vendo um seriado). Há seis meses eu estava com as unhas super quebradiças, como jamais foram, descamavam toda hora e estavam feias e fracas – hoje nem me lembro mais quando foi que uma unha lascou (mas eu também usei um produtinho bem milagroso que vou mostrar amanhã). Poderia, sem problema nenhum, deixá-las longas – não deixo exclusivamente porque não gosto.

Hidratação, hidratação, hidratação

Aqui tem as resenhas das canetinhas da The Body Shop, da Mavala e do Prime Cuticle. Minha preferida é a da The Body Shop – vive esgotada em todos os países, então se você encontrar uma dando sopa por aí, COMPRE.

A única coisa que eu mudei na minha rotina foi a questão da hidratação – tenho várias dessas canetinhas para hidratar cutículas e uso o dia inteiro. Deixo uma na minha mesa de trabalho, uma na bolsa, mais uma do lado da cama e etc, pra mim já é tipo balm labial, não saio mais sem. Assim não tem desculpa: se estou vendo um vídeo no Youtube, aproveito para passar a canetinha; se estou no metrô, também passo. Logo que parei de tirar as cutículas, era preciso hidratar com muita frequência ou elas ficavam feias e ressecadas. Hoje em dia, duas vezes está ok – aplico alguma dessas canetinhas ao longo do dia e, antes de dormir passo um pouquinho de Bepantol. E é isso. No começo era chatinho, hoje em dia já faz parte da minha rotina e não ligo mais. E realmente, hoje posso dizer que a ‘lenda’ de quanto mais você tira as cutículas, mais elas crescem e, quanto menos você tira, mais ela fica fininha e quase invisível é de fato verdade.

Manicure

(o esmalte é o Dark Rose, da BeaytyLab, meu vermelho preferido)

E aí na hora da manicure eu apenas aplico uma base e duas camadas de esmalte, limpando os cantinhos borrados normalmente, com algodão e removedor num palitinho. É realmente MUITO mais fácil fazer as unhas assim – sem ‘bife’, sem cantinho machucado e vermelho, sem os dedos doendo porque a manicure cortou demais as cutículas. Enfim, leva um tempo até elas ficarem quase invisíveis, mas na minha opinião vale a pena.

E, ah, a questão de fazer as próprias unhas é uma questão de prática, tipo passar delineador. Se alguém nasceu com mãos de fada já sabendo fazer, que bom, mas a maioria das pessoas precisa praticar muito – eu fiz um milhão de auto-unhas que ficaram horríveis e borradas até começar a pegar o jeito. Não fica perfeito, mas já paguei manicure tantas vezes para depois olhar e pensar que ‘eu faria melhor’ que hoje estou totalmente ok fazendo eu mesma minhas unhas.

E para quem gosta de unhas decoradas, aqui tem uma seleção de 100 opções muito legais.

E aí, quem não tira mais cutículas? Deixa suas dicas pra gente aqui nos comentários!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
99 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. jaq

    Olá, estou nessa também, mas não tenho tirado porque resolvi fazer um curso tecnico em enfermagem e para nossa segurança ter bifes está fora de questão! Assim acabei me acostumando, mas o problema é a hidratação, sou muito preguiçosa com coisas pequenas assim, por isso acabo passando só o creme para as mãos mesmo!

  2. Débora

    Oi Querida! Faz mais de 15 anos de não tiro a cutícula e realmente acho que é o melhor!!! Larguei a manicure e faço mesmo as unhas……as vezes chego a trocar 2 a 3 vezes as cores na semana pq fica tão fácil fazê-las. Realmente é só cuidar delas com creminhos que tudo dá certo!!!! Beijão

  3. Amanda R.

    Marina, eu faço minha unha também, tiro a cutícula, pinto e tudo! Acho que faço melhor que muita manicure modéstia parte kkkkkkkkkkkkk o problema é não tirar as cutículas…. tentei um mês e não aguentei, passava bepantol nelas o dia todo, mas começou a crescer milhões de peles e ressecar super, com isso eu não aguentava ficar sem esmalte, sentia as unhas fracas, incomodava, tinha que pintar e sendo assim acabei tirando toda a cutícula… como você fazia e aguentava essa fase inicial? Deixava horrível mesmo ou tirava o excesso de leve? Queria muito conseguir….

    • Não tirava nada, quando parei, parei de vez – minhas unhas não veem um alicate há cinco meses hahaha. Mas minhas cutículas são fininhas, ficava feio no começo mas nada assim desesperador.

  4. Paula Vanessa

    Também estou usando as canetinhas e Bephantol e tentando não retirar as cutículas. Vamos conseguir!

  5. Eu estou há 28 anos sem tirar a cutícula das unhas das mãos! 🙂 Rsrs!
    Mas é a verdade, desde pequena, quando minha mãe ainda fazia as minhas unhas, ela dizia que se tirávamos a cutícula, ela crescia mais. (Conselho de mãe a gente tem que ouvir né!?) Então, nunca tirei as minhas.
    E já faço a minha própria unha desde que tinha uns 10 anos. É realmente questão de prática. No começo, encostava o palitinho nas unhas com o esmalte fresco, se saía errado, tirava tudo e fazia de novo. Hoje em dia é bem tranquilo, faço numa boa e todo mundo pergunta onde eu faço, porque fica bem direitinho. Só que é isso que a Marina falou aí acima, eu já faço minhas próprias unhas há uns 18 anos, então já tinha que sair melhorzinho, né?! rsrs!
    Acaba que hoje eu demoro mais escolhendo a cor que vou passar (sim, sou ALOKA dos esmaltes) do que propriamente fazendo as unhas.

    beijos!

  6. Marcela Alves

    Faço minhas unhas semanalmente! Confesso que fiquei impressionada com seu depoimento. Já uso a cera nutritiva de unhas e cutículas da Granado e gosto muito, também! Fiquei muito animada em tentar fazer o mesmo. Até porque, aqui no Brasil, o preço da manicure, também, está surreal! Eheheheheh.. Tomara que consiga! Vou experimentar o Bephantol!

  7. Amanda Marinho

    Oi Marina!! Parei de tirar as minhas cutículas há 3 semanas, o resultado está MUITO melhor do que eu esperava.
    Sem dúvida a base para tal feito é a hidratação. Gosto muito do Mira Cuticle da Avon e da Cera para Cutículas e Unhas da Granado, bem como o Bepantol, todos os dias antes de dormir.
    Acho que o segredo pra pintar as unhas com perfeição é sempre antes da esmaltação empurrar bem as cutículas e passar o pauzinho de laranjeira no entorno da unha (em forma de U), isso ajuda a o pauzinho não “agarrar” em alguma pelinha na hora de limpar o esmalte.
    Tenho gastado muito menos tempo para a manicure (eu mesma que faço minhas unhas).
    Vou experimentar os outros hidratantes que vc indicou. Beijos

  8. Danielle

    Ate q enfim!!! Achei q era a unica no mundo q faz a propria unha e odeia tirar cuticulas!!!! As minhas cuticulas sao fininhas, fui umas duas vezes na manicure e sai traumatizada de tanta dor! Resolvi eu mesma fazer as minhas unhas, tenho 30 anos, estou praticamente uma profissional! Kkkkkkkk

  9. Jacqueline

    Parei de tirar as cutículas ano passado, já estava insatisfeita do jeito que eu tirava (ficava pior do que já estava), sofri na mão de manicure e pela praticidade e saúde, decidi parar. Logo em seguida vi vc comentando sobre e corri pra pesquisar mais.
    Acho bem mais prático agora, quando vou no salão é para esmaltar. O único ponto ruim é encontrar maninure que fica insistindo pra tirar e tem vezes que nem me dou o trabalho de explicar. Mas, encontrei um salão na cidade que faz “esmaltação americana” que é só a limpeza básica, hidratação e esmaltação, achei bem legal, mas dá para fazer em casa.
    Ah tinha lido que é mania de brasileira tirar a cutícula ao extremo, que fora é comum não tirarem, é verdade?

    • Sim, é verdade – nunca fiz as unhas aqui, mas em geral não se tira as cutículas.

  10. Roberta Martins

    Oi Marina!Tudo bem?
    Deixei de tirar cutículas há muito tempo.Só fui a manicure uma vez,
    que experiência péssima,nem gosto de lembrar…
    Beijos,
    Roberta.

  11. Bruna Farias

    Marina, suas unhas estão lindas! Eu tb não tiro a cutícula, deve ter uns 3 anos ja. As vezes peco em não hidratar muito, no início eu hidratava bastante e estavam sempre lindas! Gosto do MiraCuticle do Avon, a cerinha da Granado, Bepantol e deixo uns vidrinhos de esmalte vazios com óleo de amendoas dentro para hidratar de vez em quando. Acho que tem o mesmo efeito que as canetinhas… O único problema é que não posso esmaltá-las. Tenho alergia até aos esmaltes hipo. Começou depois debuma alergia a esmaltes normais 🙁

    • Sério? Já testou os da Clinique? Não sei a que componente específico você é alérgica, mas a Clinique em geral é uma marca muito boa para quem tem diversas alergias…

  12. Isabel

    Obaaa! Post sobre unhas! Adoro, hehehe
    Minhas cutículas são hiper fininhas, então qualquer descuido com o alicate já dá um machucado. Só uso pra tirar aquela pele extra que às vezes aparece cobrindo a unha, sabe? Mas bem superficialmente, corto sem profundidade, só para a esmaltação ficar com um acabamento melhor.
    Hidrato bastante também, mas nunca usei essas canetinhas, passo só um bom creme pras mãos. E há muitos anos deixei de frequentar a manicure. Fazer as unhas pra mim é um momento relax, de colocar os pensamentos no lugar…
    E que esmalte lindão, Marina! Vou procurar aqui. Beijos!

  13. Camila RE

    Nunca tive hábito de tirar as cutículas. Duas vezes fui numa manicure diferente que não esmaltava sem tirar a cutícula e foram as duas únicas vezes. Na verdade, minhas cutículas são tão fininhas, que não fazem diferença. Sempre as hidrato bem, uso muito bepantol, dou uma empurradinha com espátula para elas não ocuparem as unhas, gente, não vejo necessidade nenhuma.

    Eu tenho pavor de um alicatinho pegar no lugar errado e me cortar. Tenho pavor só de sentir alguém cortando e/ou lixando minhas unhas. Vou na manicure de unhas cortadas, lixadas e cutículas hidratadas, é só pra esmaltar… Que aflição de pensar em alguém mexendo nas minhas unhas urgh kkkkk

  14. Gili

    Ai guria, já tentei duas vezes ficar sem tirar, mas não consegui, me irritei e meti o alicate… 🙁 A verdade é que sou relaxada para rotinas com cremes (mal uso creme no rosto, que eu deveria usar), então acabo esquecendo de hidratar as cutículas e a coisa toda vai por água abaixo… Qualquer dia desses vou tentar pela terceira vez, mas quero ver se compro uma canetinha hidratante bem power antes, pra não ter desculpa!

  15. Fernanda Gabriela

    Oi Marina!
    Eu já fui que nem você e vivia no creminho, bem disciplinada. Hoje, perdi o hábito e por isso minhas cutículas já ficam feias no fim de semana, então, a solução é cortar com alicate. 🙁 Tento tirar apeeenas os excessos, mas já fui de não tirar quase nada de tanto que hidratava. Quero mto retomar e já coloquei meus creminhos ao lado da cama e na bolsa. Tb acho importante, além de hidratar, empurrar para as peles irem soltando sozinhas e as unhas mais “fundinhas”.
    Parar de tirar cutículas é vida e uma decisão mto libertadora.

  16. Fiama

    Já tive essa ideia fixa, até comprei a cerinha da Granado (que faz milagre), mas mesmo andando com ela na bolsa não conseguia lembrar de usar sempre.

    • Denise

      Que gato lindo vc tem !
      bjs

  17. Lele

    Marina, muito legal a dica, também faço minhas unhas e seria muito mais fácil sem tirar a cutícula. Só uma dúvida, vc empurra a cutícula ou nem precisa? bjs

  18. Eu não tiro as minhas faz uns séculos também. Eu ficava revoltada pois pagava caro na manicure pra sofrer, e parecia que quanto mais elas tiravam, mais pelinhas soltas apareciam no dia seguinte. Era um desastre e eu sempre sangrava MUITO!
    Fiquei revoltada e parei de ir na manicure e de tirar a cutícula! Também hidrato o tempo todo. Eu uso a cera de cutícula da Granado e o tubinho de creme da Avon para cutículas…
    Mas fiquei com uma dúvida: você não empurra ela pra baixo? Porque volta e meia as minhas ficam “altinhas” aí eu empurro com a espátula pra ficar menos visível!
    Beijo!!

  19. Stella

    Eu tenho o mesmo problema de disciplina para hidratar. Tenho a cera da granado, mas não lembro. Sou eu quem faço minhas unhas, mas só tiro as cutículas duas vezes por mês. Nas outras vezes, só empurro com a espátula.

  20. Jade

    Minhas cutículas sempre foram absurdamente finas, tanto que as manicures tinham medo de mexer. Depois eu vi que não tinha sentido tirar, já que elas sempre foram meio que invisíveis, por isso passei a fazer eu mesma. Dou uma empurradinha em alguma rebelde com a espátula e pinto. Só. Raramente hidrato porque não vejo muita necessidade, mas pra casos de urgência eu sempre carrego a cerinha da granado na bolsa. Ah, o redutor de cutículas da avon também é muito bom, às vezes passo umas horinhas antes de pintar (não sei se é o jeito certo de usá-lo, mas funciona pra mim).

  21. Eu tb não tiro minhas cutículas. Quando comecei a fazer minhas unhas, criança, a minha mãe não deixava a manicure tirar, e assim eu cresci sem tirar nada. Hoje em dia faço minhas unhas sozinha, e tiro beeeem raramente, tipo 1x a cada 3-4 meses. Sinceramente, não vejo muita diferença, acho que pelo fato de eu nunca ter tirado, elas não são grossas.

  22. Veronica

    Também não tiro há anos: aprendi com uma podóloga que é altamente arriscado retirar essa proteção. Uso a cera da Granado umas 3x ao dia para hidratar, mas, como tenho a pele muito ressecada, às vezes sobra uma pelinha nas laterais. Vou experimentar o Bepantol antes de dormir!

  23. Márcia Daniella

    Também sou adepta da prática de fazer as próprias unhas!!! Nunca curti manicures e não teve uma só vez que fizesse as unhas com elas que não ficasse com machucados. Também não tiro a cutícula há anos e sincamente nunca ninguém reparou que elas estão lá. Só queria ser mais disciplinada no quesito hidratação. Isso é realmente fundamental 🙂

    • Márcia Daniella

      * sinceramente

  24. Arashi

    Faço minhas unhas desde criança!
    Primeiro, porque achava que a minha mãe cortava demais, por causa das aulas de piano. Daí, me rebelei e comecei a cortar sozinha! 😀
    Segundo, porque na minha cabecinha, era uma das coisas que uma mulher adulta tinha que saber fazer, além de usar absorvente, abrir e fechar o sutiã nas costas e lavar as próprias calcinhas! Hahaha Nem sei de onde tirei isso!
    Mas é muito melhor mesmo não retirar as cutículas. Fui fazer isso depois de adulta, vendo minhas amigas na manicure. Mas evito. Também procuro usar a cerinha, mas como minha profissão exige higienização frequente das mãos, não tem jeito. Tem hora que tiro só um pouquinho. Tenho uma aflição terrível de ver as manicures tirando um monte de pele! Credo!

  25. Victória

    Fiz por muito tempo a unha sozinha, mas sempre acabo parando por causa da preguiiiiça de tirar cutícula e morro de agonia de de manicure cavucando meus cantinhos…
    Essa semana resolvi marcar manicure, mas depois de ler esse post, até desmarquei!
    Minha cutícula é muito seca e cresce em mil camadas… Acho que não tenho jeito, mas vou tentar hidratar o tempo todo e superar a vontade de arrancar cada pelinha! Obrigada!

  26. Veronica Melo

    Olá, Marina.
    Adoro o blog de vocês, mas é a primeira vez que comento. Me identifiquei com seu post porque também estou morando no exterior há seis meses (só quem em Londres) e tb tenho feito sozinha as unhas. No início era complicado, mas agora estou melhorando a cada vez. Tb uso essa caneta da Body Shop e amo! Não foi difícil encontrar mas comprei duas para garantir… rs.
    Realmente com hidratação, a gente consegue. Minha maior dificuldade ainda é limpar o excesso de esmalte. Vc tem alguma dica? Ah, e tem dica de top coat bom aqui na gringa?
    Bjos e parabéns pelo blog.

    • Top coat eu trouxe o meu preferido – o da Impala – do Brasil, então tenho usado ele… Mas gosto bastante dos produtos de cuidados da Essie (uso muito a base), então acredito que o top coat seja bom também!

  27. Fernanda Penido

    Marina, eu também não tiro minhas cutículas da unha da mão, aliás nunca tirei! Gosto de fazer minhas próprias unhas, mas não sou tão rápido que nem você, levo em média uns 40 minutos. Queria tentar parar de tirar as cutículas da unha do pé, mas acho mais complicado porque além de serem mais grossas, não dá para hidratar a cutícula do pé toda hora, né? Eu por exemplo, só hidrato depois do banho… Como vc faz com a cutícula das unhas do pé? Também não tira?

    • Por enquanto não tenho tirado (sabe como é, inverno, bota, etc, meus pés nem aparecem haha), mas nos pés preciso usar um hidratante que tenha ureia – os outros não fazem muito efeito pra mim – que é mais potente, e com isso as cutículas ficam no lugar também.

  28. Heloisa Carvalho

    Eu estou no meio termo. Tenho bastante cutícula, então não consigo ficar 100% sem tirar, mas diminuí bastante a frequência, tiro (e bem de leve) a cada duas semanas ou até mais, dependendo do estado. Nas semanas que não tiro, só dou uma empurradinha e creme o dia todo! Nenhum específico de cutículas (o último que testei me deu alergia), hidratante para as mãos mesmo. Ah, só faço a unha em casa, aprendi a fazer desde nova e, não adianta, a manicure pode ser maravilhosa que eu vou olhar e pensar: eu faço melhor em casa. Rsrsrs.

  29. Silvia

    Não tiro minhas cutículas há quatro anos, consegui na minha segunda tentativa, na primeira não aguentei e taquei o alicate. Não foi nada fácil, os três primeiros meses foram terríveis!!!Minhas cutilas surtaram e cresceram loucamente, a ponto de ultrapassarem a quela meia lua branca que fica na base da unha, claro que desse jeito não dava para usar esmalte, mas como minhas unhas estavam finas igual papel e descamando muito, não dava para ficar sem nada, então usava só uma base. Foi preciso muita disciplina, tive que jogar meu alicate fora para não usá-lo. Hidratava as mãos várias vezes ao dia, usava a cerinha da Granado, o Mira Cuticle da
    Avon, o bepantol e empurrava as cutilas só nos finais de semana com o amolecedor de cutículas da Vefic ( um achado que eu uso até hoje). Todo o esforço valeu a pena, minhas cutículas são praticamente invisíveis, me arrependo de não ter tentado antes. Minhas unhas ficaram muito mais fortes, pararam de quebrar e descamar, as pintinhas brancas e ondulações que eu tinha sumiram completamente. Hoje faço minhas unhas muito mais rápido: é só hidratar, passar o amolecedor, empurrar com a espátula e pintar. Troco de esmalte em média três vezes por semana, coisa que seria impossível antes.

  30. Isabelle

    Eu fiquei um bom tempo também sem tirar as cutículas, mas não aguentei infelizmente, não conseguia achar um bom produto que deixassem elas bonitinhas e arrumadinhas assim igual as suas e acabei desistindo. Quem sabe com essas dicas eu consiga né rs
    Beijos, Bels
    http://contemetudomulher.blogspot.com.br/

  31. Maria

    Marina e a dos pés? Sem tirar cuticulas, cm fica? To há um mês sem tirar, mas com as dos pés ficam a treva. Para a Amanda q falou q passava bepantol e ainda assim ficava ressecado… Usei um tmpo bepantol para hidratar as cuticulas e com o tempo também percebi q elas estavam descamando e ainda mais secas. Troquei pela cerinha da granado e minhas cuticulas voltaram ao normal. Acho q pode ser alguma alergia, mesmo n tendo alergia a bepantol em outras regioes do corpo.

    • Passo hidratante com ureia, sempre – nenhum outro funciona para os meus pés.

  32. Já tentei parar algumas vezes e desisti em todas. Relaxo na hidratação das mãos e acabo não resisitindo ao alicate. O post fica como incentivo pra tentar mais uma vez. Espero conseguir \o/ hehe

  33. Marina G.

    Totalmente me identifico com o “Não fica perfeito, mas já paguei manicure tantas vezes para depois olhar e pensar que ‘eu faria melhor’ que hoje estou totalmente ok fazendo eu mesma minhas unhas.”. Quase todas as vezes que fui na manicure fazer as mãos me arrependi! Tenho certeza que existem boas profissionais, mas eu não encontrei nenhuma.
    Não tiro cutículas há anos e é outra vida! Fica rapidinho de fazer as unhas e nada daquelas “pelezinhas” que vão soltando e machucam. O meu hidratante de cutículas preferido é o Prime Cuticle do blog Unha Bonita, uso o diurno e o noturno. Já experimentei outros produtos, como a cerinha da Granado (que fica tão dura no inverno do Sul que tinha que aquecer na frente da estufa para usar) e a da OPI, mas os resultados da Prime foram bem melhores!
    Beijos.

  34. Vanessa

    Tô nessa tbm há uns anos, com a diferença de que antes da esmaltação eu passo creminho pra amolecer e empurro com a espátula, senão fica uma coisa feia e atrapalha na hora de tirar o excesso de esmalte com o palito. Tbm de vez em qdo recorro ao alicate pra tirar só o minimo se eu achar que tá precisando, mas evito ao máximo. Uso vários produtos pra hidratar que tenho aqui e foram se acumulando, mas no geral o bepantol pra dormir e óleo de amendoas durante o dia dá mto bem conta do recado! Ah, Velox tbm é bom pq ele meio que “dissolve” a cutícula, vc só empurra e ela já some, mas é um produto forte passo 1x por mes apenas e já é o suficiente.

  35. Mônica

    Nossa,com tantos comentários positivos,me animei!
    Tomara que eu consiga!
    Bjs.

  36. Polyana

    Nunca fui de tirar cutículas. As minhas são finas e pequenas, então só hidratação é suficiente. Impressionante como muitas brasileiras que vão pro exterior, viram queridinhas das estrangeiras por tirarem a cutícula 🙂 já que nos outros países essa prática não é comum 🙂

  37. Nossa. Mariana que legal. Olha sou vaciada Em tirar culicula nao sei se consiguiria. Mas e uma otima opicao

  38. Lucia

    Foi muito boa essa sua decisão. Eu também parei de tirar cutículas há muitos anos. Começou por causa da minha alergia a esmaltes, tenho alergia a nitrocelulose. Depois também tenho hipotireoidismo, o que enfraquece demais as unhas. Pensei, para que ir em manicure, pagar muito e sair sem esmalte? Comecei a fazer em casa mesmo, com aquele gel da Sally Hansen, cortando só o excesso. Com o tempo nem isso faço mais, só hidrato. Muito de vez em quando uma cutícula cresce um pouco mais e inflama, então retiro só um pouquinho. Minhas unhas nunca foram tão saudáveis: não têm manchas, mesmo mais molinhas por causa do hipotireoidismo pouco quebram, não descascam mais, não têm aquelas ondinhas…
    Para hidratação tenho a cerinha Granado e o Bepantol. Vou pesquisar as canetinhas.

    Bjos!

  39. Karina Ayres

    Nunca fui de tirar as cutículas, e sou adepta a fazer em casa, nunca me senti incomodada com as cutículas aparecendo.

  40. Beatriz

    Eu tenho 23 anos e comecei a frequentar manicure com uns 11 anos, mas minha mãe nunca deixou tirarem minha cutícula, por fim até hoje nunca tirei. Passei por vários “pouco caso” de manicures, eu ia e reclamava de cada cantinho em branco, até que uma vez depois de esperar quase 2 horas e sair com a unha péssima nunca mais fui, faço muito bem e vejo minhas amigas com unha de manicure e simplesmente lixo! Minhas unhas são super fortes e nunca lascam, uso o hidratante de mãos e unhas de castanha da Natura e adoro! Parabéns Marina, adoro o blog e os seus posts!

  41. Ana Chaves

    Marina, e os cantos de unha? Tou sofrendo com isso, coisa que nunca tive! :'( você tira? Eles saem só? Beijos

    • Como assim cantos? Não sei bem ao que você se refere, mas não tiro nada, simplesmente não uso mais alicate.

    • Lucia

      Marina, eu não sei se a Ana Chaves está se referindo ao que eu penso, mas esses “cantos”, acho que aparecem dependendo do design da unha. Pela sua foto, a sua unha é estreita e quadradinha, “bem encaixada” na pele. A minha não. Ela é achatada e espalhada e os cantinhos são meio descobertos. O que acontece é que a unha solta umas pontinhas na lateral, nos cantos. Aquilo fica espetando e é necessário cortar com o alicate. Engraçado é que “herdei” meu modelo de unhas do meu pai, e ele vive com essas pontinhas também. Até dei para ele um daqueles alicates-pinça da tweezerman; ele carrega onde vai.

  42. Adriana

    Eu parei de tirar as cutículas há um ano e meio. Eu uso o Instant Cuticle Remover da Sally Hansen uma vez por semana. No início usava duas vezes por semana até elas ficarem mais finas. A impressão que dá é que ele tira realmente só o excesso, deixando uma cutícula muito fininha. Ainda estou usando o mesmo tubo, então o rendimento é excelente. Hidrato as cutículas umas duas vezes por semana com Bepantol ou Vasenol Geléia de Vaselina.

  43. Raissa

    Quando era adolescente,enchia o saco da minha mãe pra fazer a unha no salão, mas ela nunca deixava alegando “se você tirar a cutícula, vai ficar mais e mais grossa”.Eu ficava chateada pq ela tirava as cutículas e vinha com esse papinho hahahaha #valeumãe
    Então minhas cuticulas são finas,mas o que falta é hidratar com mais regularidade!
    Sou doida pra testar essa canetinha Prime Cuticle,mas sempre fica tão caro por causa do frete…
    Um produto que uso e hidrata na hora sem ficar melequento é o creme para pés da Natura ediçao de inverno Cereja e Avelã.O creme é pra pés, mas uso nas cutículas das mãos kkkk (e nas unhas dos pés também, que eu quase não tenho)
    Como algumas meninas aqui já falaram,é um saco ir no salão! Eu até iria só pra pintar (pq nunca fica uma beleza quando pintam),mas as manicures acham estranho e ruim você não tirar as cutículas aff e ainda cobram um preço praticamente igual se fosse completo!

  44. Priscila

    É um ato de muita coragem, devo dizer! Toda vez que tentei, voltei a tirar pois começo a ficar com agonia de ter que hidratar toda hora (uma vez que preciso lavar muito as mãos no trabalho).

  45. Maria Carolina

    Minhas cutículas são bem finas e sempre me machucam no salão. Sempre! Tanto que fico tensa quando faço no salão. Fazer pé e mão ao mesmo tempo não existe: morro de agonia! Então decidi eu mesma fazer minha manicure e eu não tiro a cutícula. Mas confesso que não sou de pintar as unhas, mas eu aprendi a pintar com o tempo. Bem de vez em quando, eu vou no salão e aí parece que sou uma ET quando falo que não quero que tirem a cutícula… As manicures ainda ficam ofendidas, dizendo que são cuidadosas e que vai ficar feio se não tirar… Então parei de ir ao salão (ok, fui em janeiro pq era casamento do meu irmão e eu era madrinha). E minhas mãos e o meu bolso agradecem!!!

  46. Livia Baoli

    Nossa Marina, eu esses dias eu pensei em parar de tirar mesmo, até vi um instagram que uma moça parou e passou mil dicas de como cuidar e tudo mais. Mas nossa alem do fato de eu ficar desesperada achando que está suja minhas mãos eu nao lembro e morro de preguiça de hidratar o dia todo, e todo santo dia assim. Mas sempre que olho pra uma pessoa que nao tira e que hidrata muito igual voce assim está impecavel, invejinha sabe kkkkkkkk

  47. Juliana Gama

    Sua unha tá ótima, Marina! Eu tenho a cutícula bem fininha, mas achei uma manicure super delicada, que não tira nenhum bife de mim.

  48. moniq

    Ainda bem que desde pequena minha mãe sempre me alertou a não tirar, pq o que tem de meninas que reclamam disso…
    Já nos pés sai sozinho, quando eu deixo de molho e passo um palito na cutícula ela se desmancha. Será que isso faz endurece-la?

  49. Raphaela Ribeiro

    Vira e mexe eu tento ficar sem tirar, mas quando eu vejo uma pelinha e um alicate… já era kkkk, comprei a cerinha da granado e o oleo para unhas da marca, e estão encostados… acho que depois deste post tentarei mais uma vez deixar as pobrezinhas em paz kkk

  50. Anna

    Marina, e o pé?! Também não mexe??

  51. Nubia Cavalher

    Eu já não tiro mais a cutícula há quase 1 ano e realmente é muito prático e as unhas crescem bem mais fortes. E queria compartilhar mais uma dica para mantê-las hidratadas: protetor labial a base de vaselina (aqueles de latinhas). São muito bons para hidratar!!! Eu tenho um que só uso nas unhas e outro pro lábio!

  52. Priscila

    Oiii, adorei seu post! Eu já não retiro as minhas cutículas há uns 3 anos e não em arrependo. Pena que isso não influenciou no crescimento das minhas unhas. Desde o ano passado que elas não crescem, descamam bastante, mesmo usando base com queratina ou até esses esmaltes fortalecedores da Impala e afins…por baixo do esmalte. Sempre tive a pratica de pintá-las todas as semanas. Não lixo sempre, tenho uma boa alimentação, mas mesmo assim elas estão muito fracas. Aguardo a sua dica. Bjsssssssssssss

    • Lucia

      Priscila, não sei se é seu caso, mas a minha alergia a esmaltes fazia minha unha descamar bastante. Parei de usar, a unha parou de descamar. E eu não tinha essa alergia, usei esmaltes durante anos… aí começou a alergia e nunca mais foi embora. É só colocar esmalte e os problemas começam.

  53. Larissa Duarte

    Que legal, também não faço cuticula, mas eu uso cremes e costumo empurrar ou tirar excesso com a própria unha 9Q FICA MOLINHO COM OS CREMES), sem cortes e alicates….mas estou pensando em parar de vez de tirar…de qualquer forma, pintar eu pinto bem…e como vc disse, gnt paga manicure cara e nem sempre fica feliz com o resultado. vc já ouviu falar em carimbo de unha, é muito show..pratico e vale a pena (eu comprei no aliexpress e super funciona, claro vi uns vídeos no youtube para tirar as dúvidas)
    http://www.aliexpress.com/snapshot/6399923991.html?orderId=65057016393179
    e http://www.aliexpress.com/snapshot/6401848174.html?orderId=65056675313179

    eu adorei!!!!!!!!

  54. Annie Baracat

    Eu parei de fazer a unha na manicure tem uns 02 meses. Ainda tenho umas pelinhas chatas, mas a unha esta mais forte. Tenho usado Bepantol tbem, alias, ele serve para tudo…rs Obrigada pelo post, muito bom!!!!

  55. Karen

    Passei a vida sem tirar cutícula. Preguiça? Medo? Acho que os dois. Prefiro fazer a unha em casa, quando tiver vontade, do que marcar hora na manicure. Unhas sem cutícula são bonitas, é óbvio, mas é uma questão de costume ver a unha feitinha, mas sem os bifes lhe incomodando. O meu grande problema é a hidratação. Preguiça total. Tenho bepantol em creme em tudo que é lugar, mas esqueço sempre de colocar. Acho que o principal é criar a rotina. E isso… isso precisa de força de vontade.

  56. Caciane

    Marina, gostei do post, preciso mudar meus hábitos e começar a hidratar minhas cutículas.
    Bjussss.

  57. Miriã Andrade

    Eu também não tiro mais, Marina, e só vejo benefícios com isso e me sinto ótima com as minhas unhas assim! 😉

  58. Marina, nunca tirei minha cutícula, elas sempre foram muito fininhas. Estou usando um creme para cutículas da Granado.

  59. Renata

    Já tentei ficar sem retirar mas não consigo!

  60. Ana

    As vezes fico alguns periodos sem ir a manicure (por pura preguica), mas não fico no desepero com a mão não… O meu problema é o pé!!!! Todos os hidratantes q funcionam pra minha mão, não parecem fazer nem cosquinha no pé!!! Vc faz o mesmo processo pro pé?

  61. Gabriela Ronchi Salomon

    Eu tentei há pouco tempo, mas começou a crescer tanto a cutícula, que parecia que ia cobrir toda minha unha! Me deu uma aflição e tirei 🙁
    Estou novamente tentando kkkk, passo creme, mas não uns tão potentes :/ vou tentar o bepantol.
    Mas a questão fica com a cutícula que fica na saída da unha (nem sei se me expliquei bem) mas fica extremamente SECA! e outra, fica saindo e eu acabo tirando. Então, eu não consigo :'( Mas vou tentar! não vou desistir uashuahuhas

  62. Oi Marina!
    Adorei o post e as dicas! Eu parei de ir à manicure faz quase um ano, tive um problema sério em uma unha do pé justamente porque a manicure cutucava e tirava muita cutícula. Hoje finalmente consigo ver uma unha saudável crescendo no lugar.
    Vou comprar esse Bepantol para usar, eu não uso nenhum creme no dia a dia (por preguiça mesmo) e acho que ele vai me ajudar.
    E o que você falou sobre prática é verdade, no começo demorava um século para fazer a unha, mas hoje estou mais rápida. Ainda não está do jeito que eu quero, mas é como você falou, já paguei e depois pensei que eu podia fazer melhor (ou igual).

    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

  63. Naiana Moura

    Adorei o post, confesso que acompanho a mais de um ano o blog, quando conheci fiquei louca, passei quase duas semanas p ler TODO O BLOG. Hahahaha!
    Então, eu não faço a cerca de 4 meses também e te digo, MUDOU MUITO na qualidade da unha, é como você disse no começo é bem complicado, a minha chegou a ficar alta, não sei explicar, ficou parecendo que estava solta, foveira, sabe? Rs…
    Uso o hidratante de cuticulas da Granado e adoro, acho que cumpre muito o papel.
    Nunca usei bepantol nas unhas, vou começar a fazer isso hoje mesmo. Rs!

    Beijão!

  64. JULIANA

    Há mais de 2 anos q n tiro minhas cutículas, realmente fica mais fácil pra esmaltar. Tb tenho óleos e cremes espalhados pela casa e bolsas. Uma coisa q eu gosto de usar antes de fazer as unhas é o removedor de cutículas da Sally Hansen ( o gel azul), pq ele limpa bem a pele q cresce por cima da unha, hidrata a cutícula,então fica mais fácil de limpar o esmalte e dá pra empurrar bem a cutícula.E fazer as próprias unhas é questão de pratica sim, hj eu faço rapidinho e melhor q mt manicure q faz nas coxas.

  65. Eu parei há uns bons anos e mais ou menos pelo mesmo motivo que você, Marina, poder fazer as unhas em casa e mais rápido. Ok, não fui morar na frança, mas acho caro pagar manicure pro esmalte durar 3 dias, aí comecei a treinar em casa. Me machucava muito tirando cutículas, ficava sempre cortada e dolorida, aí vi a moda de não tirar e aderi. Eu não esmalto rápido hoje em dia não, mas isso é falta de habilidade mesmo (continuo treinando), mas não tenho mais mãos machucadas. Meu segredo é cerinha da granado e bepantol.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  66. Amanda

    Nunca tirei cutícula… e hoje elas quase nem aparecem… só empurro um pouco e pronto, nem estão mais ali.
    Melhor coisa que tem, muito prático. =)

  67. Bárbara

    Eu nem lembro mais quando foi a ultima vez que eu tirei as minhas cutículas!! HAHAHA
    No começo eu hidratava todos os dias com a cera da Granado. Hoje em dia elas praticamente nem crescem mais e eu só hidrato no dia de pintar as unhas mesmo. No caso uma vez na semana. E tbm não demoro mais horas pra fazer as unhas, por que hoje em dia é só empurrar e passar o esmalte!! Bem melhor!

  68. Michele Bdz

    Que legal o post.
    Gostei muito.. estava há um tempo pensando em largar mão de tirar as cutículas..
    e vi que com simples atitudes (hidratação) é sim possível.
    Vou começar a cuidar mais as unhas e abolir de vez a alicate!

  69. Larissa Malta

    Muito legal o post!!!???? Apesar de nao ser recomendado tirar as cuticulas e ser uma pratica bem brasileira, rs, eu nao consigo ficar sem tirar quando faço a unha. Nao sei se tem fundamento mas quando eu era mais nova(tenho 20 anos) minhas cuticulas eram bem fininhas, a ponto de sair do salao com os dedos machucados de tantos “bifes” que a manicure tirava, rs. Hoje, percebi que a quantidade de cuticula e a espessura delas aumentaram ???? o que é pessimo pois nas semanas que nao faço as unhas, elas ficam bem aparentes e isso me incomoda (acho que tenho um pouquinho de TOC, rs). Alem disso, mesmo durante essas semanas, por eu ficar muito tempo em ambiente com ar condicionado, ao redor da unha, a pele fica muuuuuito seca e para evitar isso uso a Cera Nutritiva Unhas e Cuticulas da Granado. Amoooo essa cera. Quando eu morava em BH sempre comprava na propria loja da Granado. Esse ano eu me mudei para o interior de Minas e mesmo nao tendo loja da Granado aqui, encontrei, nao so a cera, mas outros produtinhos em uma farmacia. É um pouquinho mais caro do que na loja mas vale muito a pena o investimento. Nao vivo sem meu potinho rosa

  70. Larissa Malta

    Ps.: os emoticons que coloquei no meu comentario, sairam na forma de ponto de interrogacao!!! 🙁

  71. Camila

    Muito interessante o post! Eu sempre gostei de fazer unhas e resolvi fazer disso minha profissão. Me formei no curso http://www.aprendum.com.br/curso-de-manicure-online/ e agora já vivo disso. Recomendo o curso para quem estiver buscando um formação para ser manicure. Vale a pena o investimento o retorno vem bem rápido.

  72. […] fiz um post aqui sobre meu processo para não tirar mais as cutículas das unhas das mãos (aliás, sigo firme e forte, já já faz um ano que as minhas não veem um alicate e pretendo […]

  73. […] contei por aqui que desde que vim para cá eu parei de tirar as cutículas, lembram? Justamente por isso, estou sempre em busca de produtos para hidratar bem a região e evitar que as […]

  74. Definitivamente parar de tirar as cutículas foi a melhor coisa que eu fiz.
    Unhas saudáveis e sempre bonitas, afinal não demora quase nada.
    Mas assumo que é necessária muita hidratação e que eu ainda tenho que tirar uns cantinhos ressecados.

  75. […] viram meu relato sobre parar de tirar as cutículas? Parei já tem quase um […]

  76. Amanda

    Acho que sou a única pessoa na vida que nunca foi na manicure e nunca foi de tirar cutícula, já tirei umas vezes por curiosidade, mas acho muito mais prático não ter que fazer nada disso. Minha mãe sempre me disse, se começar vai querer tirar sempre, então né, melhor assim kkkk

  77. Glenda

    Eu também faço minhas unhas e não costumo tirar as cutículas, mais hidrato elas com o próprio creme de mão, que uso bastante pq lavo muito as mãos, a maior parte desses cremes que diz ser bom para mãos e cutículas são bem hidratante… =)

  78. […] sem contar que dá uma trabalheira quando eu mesma fazia em casa. Aí comecei a pesquisar e vi um post da Marina, do Coisas de Diva, dizendo que ela parou de tirar as cutículas e que hidratação era o […]

  79. oiii! To na luta a alguns meses tbm! Decidi parar de tirar as cutículas (das mãos) por diversos motivos… Estava pensando em parar de tirar dos pés tbm, mas é muuuito difícil kkk ? tem alguma dica? ?

  80. […] Aqui contei um pouco da minha experiência de parar de tirar as cutículas, já viu? […]

  81. Lilian

    Oi… essa semana descobri por acidente um ótimo produto que diminui muuuuuito a cutícula. Na verdade utilizo esse produto pra salvar meus pezinhos do ressecamento. É o PIEDE FINE… uma loção que vem num frasco pequeno mas rende bastante. Custa uns 10,00. (também acho caro). Um dia desses, errei na quantidade e passei produto demais nos meus pés e o que sobrou, tive a brilhante ideia de passar nas minhas cutículas. Simplesmente a diferença você nota na hora!Hoje confesso que compro esse produto somente para passar nas cutículas… massageio uma gotinha em cada dedo e depois empurro a cutícula suavemente.

  82. […] Veja aqui o relato da Marina sobre seus 5 meses sem tirar a cutícula. […]

  83. Mariana

    Oi, Marina, tudo bem? Comprei uma cera nutritiva para unhas da Granado e também vou passar Bepantol, assim como você recomendou. A minha dúvida é como proceder no começo, porque ainda surgem aqueles pequenos pedaços de pele para fora da unha. Eu devo tirar com o alicate, empurro com uma espátula ou simplesmente passo os produtos que eles irão sumir com o tempo? Muito obrigada!

  84. Andreza Souza

    Olá,
    Bom dia !
    Gostaria de saber qual o valor só pra tirar às cutículas ?
    Fico no aguardo, Obrigada.

  85. Leila

    Olá meninas, muito interessante o assunto. Estou a 2 meses sem tirar as cutículas, somente hidratando. Uso bepantol, cerinha, óleo da granato, creme hidratante de cutículas,uso luvas p fazer serviços domésticos, mas mesmo assim não vi muita diferença. Eu creio que depende do organismo de cada pessoa. Espero que no meu caso eu veja resultado logo. Quero encostar o alicate.

  86. Thais Lima

    Eu nunca tirei a cutícula, nem das mão nem dos pés. A unica coisa q faço é passar Bepantol quando tá ressecado. Nos pés só faço cortar as unhas e lixar nunca esmalto também, questão de gosto.. Nas mãos quando estão curtas esmaltes claros e quando mais longas deixo pontudas com esmalte vinho ou preto. E faço em 20min as duas mãos de boas muito melhor. =****