Resenhas Sinceras

Celulite? Descubra como combater a malvada com dicas de uma especialista!

13/02/2014

A celulite é uma preocupação das mulheres o ano todo, mas parece que quando chega o verão a coisa aperta e o desespero bate! Pois saibam que o problema tem solução, mas não há milagre! É preciso se dedicar no dia a dia a uma boa alimentação, exercícios físicos, hábitos saudáveis, cremes e tratamentos estéticos.

Conversei com a Karen Haas, que é fisioterapeuta e possui algumas unidades de uma clínica de estética aqui em Curitiba. Ela explicou direitinho o que é a celulite, suas causas e como tratá-la. Preparem-se que o post é longo e cheio de dica boa!

Coisas de Diva: O que é celulite?

Karen Haas: A celulite resulta da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele causando o conhecido efeito casca de laranja. Esse problema ocorre na maioria das mulheres e não é exclusivo de pessoas com excesso de peso.

Numa hipoderme [camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele] saudável, a gordura existente está perfeitamente compartimentada nos tecidos e a pele apresenta uma textura lisa. Uma rede capilar bem estruturada fornece ao tecido adiposo o oxigênio e os nutrientes necessários e permite uma eficiente remoção de toxinas.

Em tecidos com problemas, a rede capilar fica alterada, assim como a rede de fibras de colágeno. Esse processo dá origem ao aparecimento da celulite. O que potencializa seu aparecimento inclui mudanças físicas e fisiológicas que possam produzir problemas capilares e circulatórios nos tecidos superficiais da pele. Pensa-se que essa camada seja enfraquecida pelos estrogênios e que devido a isso perca grande parte do seu colágeno. A estrutura do tecido fica alterada, a remoção de toxinas torna-se muito difícil e a gordura existente deixa de poder ser utilizada como fonte de energia. Como resultado, a massa gorda expande-se para a pele causando o efeito de ondas e de covas característico da celulite.

A depressão aparece quando o local é comprimido.

Apresenta o formato de casca de laranja.

Existe dor no local quando é comprimido ou pressionado pontualmente.

O tecido fica duro, a dor é constante e existe fibrose local.

CDD: Qual a diferença entre celulite e gordura localizada?

KH: A gordura é conhecida como tecido subcutâneo ou tecido adiposo. É a camada mais profunda da pele, que tem função de isolante térmico, onde está armazenada energia necessária para a sobrevivência, dando o formato do contorno corporal. A gordura localizada é o aumento desse tecido nos locais em que a pessoa o tem mais frouxo. Isso também pode ser determinado geneticamente. Os lugares mais comuns são: culote, abdômen e flancos (cartucheira), entre outros. A forma é apenas aumentada, mas não deformada.

A celulite é causada também por excesso de gordura, que comprime os vasos sanguíneos, dificultando a entrada de oxigênio e de nutrientes nas células e a liberação de toxinas. Isso provoca uma reação inflamatória no organismo que recruta fibras de colágeno. Como consequência, elas se endurecem, formando travas que encarceram a gordura, resultando no famoso aspecto casca de laranja.

CDD: Quais são as possíveis causas da celulite?

KH: Alguns fatores contribuem para o desenvolvimento da celulite:

• Excesso de ingestão de frituras, álcool e doces;
• Tabaco;
• Stress;
• Problemas de circulação;
• Falta de exercício;
• Ingestão insuficiente de água;
• Mudanças nos níveis hormonais (como as que ocorrem, por exemplo, durante a gravidez).

CDD: Cremes de tratamento podem reduzir sozinhos a celulite?

KH: Infelizmente, não! Eles geralmente são associados ao tratamento. Podem ser um complemento e agir de forma hidratante, pois melhorando a hidratação da pele, é possível melhorar o aspecto e aí ocorre a impressão de que a celulite foi atenuada.

CDD: A celulite pode regredir a ponto de desaparecer, mesmo em graus avançados? De que forma?

KH: Hoje os tratamentos para celulite são extremamente eficientes. Porém, a pessoa que tem essa propensão tem que se cuidar em um contexto bem variável e cuidar de tudo no seu dia a dia. Um dos tratamentos mais eficientes no mercado é o aparelho Velox, associado à massagem Detox.

O Velox é um aparelho que rompe a fibrose e facilita a eliminação das toxinas por meio da massagem Detox. Esse protocolo ajuda a reduzir significativamente a celulite. No entanto, a pessoa tem que tomar consciência de outros cuidados no seu dia a dia para que esse tratamento chegue próximo à eliminação de 100%.

CDD: Quais são as práticas recomendadas para quem quer tratar a celulite?

KH:

Alimente-se adequadamente: Alguns alimentos ajudam a desintoxicar o organismo. Um exemplo é a maçã, rica pectina, que neutraliza as toxinas presentes no organismo. Sugiro uma alimentação saudável, rica em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, que aceleram a digestão do açúcar. Cuidar da alimentação é uma forma de potencializar o tratamento que a pessoa esteja fazendo.

Beba água: A ingestão de líquidos ajuda a eliminar as toxinas responsáveis pela formação da celulite. Para que haja o efeito desejado, é preciso beber dois litros de água, fracionados durante o dia. Minha dica é dar preferencia à água, já que ela não contém açúcar, conservantes e calorias.

Pratique exercícios físicos: Uma das causas da celulite é má circulação local, então para melhorar o aspecto dos furinhos que já existem e evitar que novos apareçam a atividade física é primordial. Além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, os exercícios melhoram a circulação e, consequentemente, o aspecto da pele.

Velox: Aparelho de ultrassom de grande potência, age diretamente nos cordões fibróticos das celulites, fazendo o rompimento e ajudando na eliminação das toxinas locais. Esse aparelho hoje é considerado o melhor do mercado por ser ajustável de acordo com cada pessoa. Sendo assim, é personalizado conforme a prega adiposa que cada uma tem e a área a ser tratada, mostrando qual é o tempo, a profundidade e a potência a ser utilizada para que se chegue ao resultado esperado.

Massagem Detox: A massagem ajuda a retirar as toxinas dos tecidos e a melhorar a circulação. A indicação é de no mínimo duas vezes por semana para que os resultados sejam eficientes. A consequência será maior vontade de fazer xixi, intestino regulado e desaparecimento da retenção de líquidos.

Massagem Lipofirmex: Essa técnica não é destinada especificamente para a celulite, e sim para a perda de medidas. Mas, por melhorar a circulação, pois há aumento do fluxo de sangue na região massageada, ela também ajuda muito a diminuir a celulite.

Cremes anticelulite e automassagem: Os cremes para celulite têm efeito muito sutil se usados isoladamente. Mas, se associados a tratamentos, podem ajudar a acelerar o processo.

Mude seus hábitos: O excesso de salto alto, o sedentarismo e as profissões que exigem muito tempo em posição sentada prejudicam a circulação e predispõem ao aparecimento da celulite. Dica: Intercale o salto com sapatos baixos, levante da cadeira a cada duas horas, use as escadas e ande mais a pé.

Karen

Se tiverem alguma dúvida, contem nos comentários! Vou pedir para a Karen responder depois. Só lembrem que determinadas perguntas exigem avaliação profissional, especialmente em casos específicos.

Ah, estou com material sobre gordura localizada e flacidez também. Se quiserem ver esses assuntos aqui no blog, é só pedir!

Partiu combater a malvada? hahahaha

você pode gostar também destes posts

65 comentários

  • responder Luciana 13/02/2014 às 09:48

    Por favor poste o material sobre flacides!!!! Algumas leitoras do blog(eu) são mamães e precisam voltar a forma física antiga!!!!

  • responder Carla 13/02/2014 às 10:31

    Seria interessante também ter dicas de clínicas em outros estados também (como Rio de Janeiro). Ah, e a matéria de flacidez é muito necessária. rsrsrs.
    Beijins e obrigada por esse blog maravilhoso.

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:10

      Não conheço clínicas em outros estados, mas as cariocas bem que podiam dar suas dicas por aqui! 🙂

  • responder Sylvia Aline 13/02/2014 às 10:53

    minhas celulites diminuiram depois que comecei a praticar atividade física todos os dias. estou fazendo aula de ginástica localizada também e gostaria do post sobre gordura localizada

  • responder Carol 13/02/2014 às 10:55

    Siiim, queremos saber sobre gordura localizada!!
    Tenho dúvidas: a massagem detox é a mesma coisa que drenagem linfatica? E quanto ao tratamento com ultrassom, não há contraindicacoes?

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:11

      Dúvida anotada!

    • responder Karen Haas 17/02/2014 às 13:46

      Olá, tudo bem? A massagem Detox é parecida com a drenagem, com movimentos suaves, aberturas de gânglios, com objetivo de desinchar, reduzir edema e eliminar toxinas, porém associamos mais alguns movimentos rápidos e intensos nas regiões onde apresenta celulite e gordura localizada, com a intenção de ativar a circulação e assim ajudar a
      reduzir a gordura localizada e a celulite.

      Já as contra indicações do Velox são: Gestantes, Processos infecciosos; Pacientes que utilizem marca-passo; Paciente que apresente Diabetes mellitus.

      Espero ter respondido sua dúvida, um abraço!

  • responder Carol 13/02/2014 às 11:00

    Outra dúvida: que outro tratamento pode ser usado em lugar do Velox, isso é, sem uso de ultrassom? A eficácia seria muito inferior?

    • responder Karen Haas 17/02/2014 às 13:59

      Olá, tudo bem? O tratamento mais indicado para se obter uma eficácia 100% se falando de aparelho é o Velox mesmo, porém, por exemplo, se a pessoa quiser tratar flacidez na região onde tb se tem celulite, fazemos o G3, que é um aparelho de radiofrequência que estimula colágeno. Ele tb irá ativar a circulação local, assim ajudando a eliminar a celulite – a prioridade dele é a flacidez, a melhora da celulite é uma consequência.

      Na Estética geralmente fazemos um Mix de tratamentos combinados para se melhorar tudo, então no caso da celulite podemos unir o Velox, a massagem Detox, a massagem Lipofirmex e também:

      TALASSOTERAPIA: se faz um envolvimento corporal com uma máscara a base de algas marinhas, em seguida fica em repouso em uma manta térmica que chega a uma temperatura elevada, fazendo com que a cliente transpire, com a intenção de eliminação de toxinas e edema. Em seguida se faz a massagem Detox. Como consequência temos:

      » Rápida diminuição dos panículos adiposos localizados ou generalizados.
      » Correção da irrigação sanguínea nas zonas carentes, levando oxigênio e nutrientes que otimizam a eliminação de impurezas.
      » Profunda reestruturação do tecido conjuntivo danificado (efeito anti-celulítico, desfibrosante), evitando ou corrigindo a possível flacidez do tecido.

      Este último é uma novidade que, inclusive, utilizamos aqui na clínica junto a um protocolo completo de Detox. É bem interessante! Espero ter ajudado com sua dúvida.

  • responder Michele Bdz 13/02/2014 às 11:18

    Sinceramente nem imaginava que usar salto pudesse contribuir pra aparição dessa maldita..

    Bom saber.. vou intercalar com minhas sapatilhas…

  • responder Mah 13/02/2014 às 11:32

    Celulite nao me incomoda taaaaanto. Mas eu tenho problemas com as gordurinhas mesmo 🙁
    Super afim de um post com os tratamentos top para isso.

  • responder Cláudia Zanchetta 13/02/2014 às 11:34

    Uau, adorei!!!! Meninas, adoro o site, mas dessa vez vcs se superaram! Se livrar da celulite, isso sim é Coisa de Diva! Parabéns!

  • responder Jessika 13/02/2014 às 11:35

    Informações valiosissimas para todas as mulheres!
    Adorei o post!
    Agora quero ver o material sobre gordura localizada e flacidez!

  • responder Priscilla Couto 13/02/2014 às 11:50

    Ah vcs podiam colocar algums exercícios diários pra quem trabalha sentada fazer ao longo do dia. Preciso!

  • responder Joana Gama Filho 13/02/2014 às 12:15

    Tenho pouquíssimas, de grau I, graças a deus! Acho que pode ser pelo fato de eu fazer exercício físico com frequência e ter uma alimentação legal. Mas, uma coisa que me ajudou demais no aspecto da pele foi o creme Bye Bye Celulite da Nivea. Ele é baratinho e não faz milagre, mas com o uso contínuo (2x por dia) senti que a pele ficou mais bonita e que o acúmulo de gordura diminuiu.

    Sou doida para fazer esses tratamentos com aparelho (mais para a flacidez, do que para a celulite), mas são tão caros, né?

  • responder Daniella 13/02/2014 às 13:14

    Celulite é complicado né, não conheço nenhuma mulher que não tenha pelo menos um pouquinho (risos). Eu tenho poucas, mas tudo tem um certo sacríficio: exercícios físicos e alimentação equilibrada.
    Já que você perguntou, eu gostaria de saber mais sobre gordura localizada! 🙂
    Como sugestão, vocês poderiam falar sobre estrias também, eu sei que não apareceu na pauta, mas eu sofro com as minhas devido o estiramento de crescimento na adolescência. O pior de tudo é que nem sou alta (1,60m) #abafa.

  • responder Arashi 13/02/2014 às 13:31

    Olá! Artigo de utilidade pública! Rs
    Sobre os cremes, gostaria de saber se existem movimentos “certos” para aplicá-los – por exemplo, de baixo pra cima, circulares…
    Obrigada!

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:23

      Anotei!

    • responder Karen Haas 17/02/2014 às 14:01

      Olá, tudo bem? Olha, alguns fabricantes de cremes deixam claro que depende de você turbinar a eficiência do produto. Isso porque fazer uma massagem enquanto espalha o seu creme no corpo aumenta a circulação, facilitando ainda mais a penetração desses componentes. Além disso, os movimentos corretos são sempre de baixo para cima e em direção às virilhas que irão funcionam como uma drenagem linfática. Significa que você vai se livrar daquele inchaço causado pelo acúmulo de toxinas, uma das causadoras da celulite.

      Achei uma matéria que demonstra com algumas imagens, fica mais fácil de entender:

      http://boaforma.abril.com.br/beleza/corpo/creme-anticelulite-veja-como-aplicar-
      potencialize-resultado-513177.shtml

      Espero ter te ajudado!

    • responder Arashi 17/02/2014 às 17:54

      Muito obrigada, Karen! O creme eu comprei, mas não tinha muita certeza da ordem dos movimentos. Agora sim! 🙂

  • responder Marcela Bini 13/02/2014 às 13:41

    Que post legal! As explicações foram ótimas!

    Mas, e a drenagem linfática?? Não entra na lista?

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:24

      Vou perguntar pra Karen!

    • responder Karen Haas 17/02/2014 às 14:02

      Olá, tudo bem? A drenagem entra sim! Eu sempre brinco: Todas as mulheres deveriam incluir a drenagem nas suas vidas para sempre porque só faz bem! Como eu desenvolvi a massagem Detox, e ela é baseada na drenagem porém agrega alguns movimentos a mais nas áreas de maior necessidade. Espero ter te ajudado com sua dúvida!

    • responder Marcela Bini 17/02/2014 às 15:41

      Ajudou sim, obrigada!

  • responder DivaForever 13/02/2014 às 13:44

    Amo esse blog!!! visitem o meu!! http://divaever.blogspot.com.br/

  • responder Sheilla Lovato Camargo 13/02/2014 às 13:57

    Amei as dicas! Minhas celulites aumentaram muito nos últimos tempos e este ano decidi dar um basta nessas indesejadas! Estou bebendo mais água, controlando alimentação e fazendo exercícios aeróbicos! O próximo passo é justamente procurar auxílio estético!

  • responder Fla 13/02/2014 às 15:04

    Meninas de Curitiba. Alguem indica uma massagista p/ drenagem linfatica com um preço legal??

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:25

      Eu tenho uma dica pra drenagem! Ela atende em casa, inclusive. Me manda um e-mail que te passo o contato!

  • responder Rosângela Grub Costa 13/02/2014 às 15:17

    Oi gurias! Bacana o post! Mas recomendo assistirem o vídeo (abaixo) feito por um biólogo que explica de forma divertida sobre a maldita celulite! Beijos 😀
    http://youtu.be/gBJ-6qpIcVc

  • responder Dani Severo 13/02/2014 às 15:17

    Olá excelente post. Nunca fui muito fã de exercícios então tenho sofrido com esse pequeno probleminha. Estou utilizando um creme Bioativo Corporal da Linha Nena Gugél, ele trata celulite, gordura localizada e flacidez. Aliado ao banho com bucha vegetal que já ajuda no tratamento.

  • responder Dani Severo 13/02/2014 às 15:48

    Segue o link explicando sobre o banho com a bucha vegetal:

    http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=200345&channel=47

  • responder Fernanda Penido 13/02/2014 às 15:51

    Adorei o post!
    Thais, faz um para estrias também?!?!

  • responder Raíssa 13/02/2014 às 16:22

    Post bem informativo, não sabia de quase nada do que tem aí. Aparentemente a minha é de Grau I, talvez não esteja difícil de resolver. O engraçado é que vários dos meus amigos homens não sabem direito o que é, eles confundem muito com estria e acho que nem sabem reconhecer.

  • responder Vanessa 13/02/2014 às 17:09

    Posto super informativo! Pergunta pra ela se a plataforma vibratória auxilia na circulação e melhora realmente a celulite =D E se sim, como a gente deve usar, tempo, dias na semana… Beijos meninas, o blog está cada vez melhor!

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:28

      Anotei!

    • responder Karen Haas 17/02/2014 às 14:05

      Olá, tudo bem? Olha, eu mesma já fiz por um tempo a Plataforma e gostei muito. Ela auxilia muito no retorno venoso, estimulando a drenagem e melhorando muito a circulação sanguínea, que para combater a celulite é essencial. O ideal é fazer ao menos 2x na semana. E a forma de usar, é ter um professor especializado na Plataforma para orientar os exercícios e você não correr o risco de lesionar – até porque cada copo pede um tipo de estimulo. Espero ter respondido sua dúvida!

  • responder Márcia Daniella 13/02/2014 às 17:56

    E como é malvada essa tal de celulite!! Pior que ela, só estria mesmo!

  • responder Bárbara 13/02/2014 às 18:15

    Thais, muito bom o post!
    Posta sobre gordura localizada também!

  • responder Priscila 13/02/2014 às 18:39

    Não sei se eu nunca vi por aqui e já foi postado, mas gostaria de saber os tratamentos para estrias…sei quem tem muitos tratamentos caros, mas queria saber se existem alguns tão eficientes quanto e mais baratos.

  • responder Tatá 13/02/2014 às 20:48

    Adoro esses posts !! Queria um sobre flacidez tb !! Bjos

  • responder Tayane 13/02/2014 às 21:08

    Adoro esse tipo de post… bem que podiam falar sobre estrias também… são o meu terror =/ Beijo

  • responder Marcela 13/02/2014 às 21:31

    Além do Velox existem outras opções de equipamentos que combinam ultrassom de grande superfície e grande potência com corrente elétrica, como por exemplo, o Heccus e o Manthus, hoje os tratamentos para a “celulite” são muito variados e existem cosméticos específicos de linhas profissionais que proporcionam o tratamento eficaz da gordura e da celulite. Para escolher um produto eficaz é preciso entender de cosmetologia e para oferecer um tratamento completo para redução de medidas, celulite ou flacidez é essencial a combinação de recursos manuais, cosméticos e eletroterápicos. Parabéns pela iniciativa meninas! É raro eu encontrar temas de estética por aí.

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:29

      É isso aí, Marcela! Cada clínica tem seus aparelhos e métodos. O importante é que a pessoa seja avaliada por um bom profissional e faça tudo de acordo com as suas necessidades reais!

  • responder Izadora 13/02/2014 às 22:22

    Adorei as dicas, pois ultimamente minhas celulites resolveram sair do armário e dar as caras de um jeito um pouco “intimidador” haha gostaria de saber qual é o valor médio do Velox + massagem Detox.
    Bjbj

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:30

      Izadora, indico que entre em contato com a clínica para esses detalhes!

  • responder Carla 13/02/2014 às 23:06

    Super legal este post!!! Ótimas dicas!!! E gordura localizada, flacidez e também estrias são outros assuntos que também interessam muito!!!
    Beijos

  • responder Luiza C 13/02/2014 às 23:14

    Já devem ter perguntado mas aqui vai: o refrigerante realmente aumenta as chances da gente ter celulite? Eu sempre fui magra, daquelas que faz dieta pra engordar, mas isso também sempre fez com que eu me descuidasse e bebesse MUITO refrigerante, sou viciada em Coca-Cola! Ainda não tenho celulite, mas será que provavelmente eu vá ter por tomar tanto refri? Ou isso é só lenda? Bjs e essas dicas são muito preciosas!

    http://theblancnoir.blogspot.com

    • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:31

      Pergunta anotada!

    • responder Karen Haas 17/02/2014 às 14:07

      Olá, tudo bem? O refrigerante parece o vilão, mas o que causa a celulite é o aumento das células gordurosas. O refrigerante contém açúcar podendo levar o aumento destas células, caso ingerido em exagero e conseqüentemente o aparecimento da celulite. Espero ter respondido sua dúvida!

  • responder Ana Paula 14/02/2014 às 08:58

    Olá meninas!
    Por favor, fale sobre a flacidez.
    Adorei o post sobre a celulite.
    Beijos no coração!!

  • responder Thais Marques 14/02/2014 às 12:35

    Meninas, então está feito: vai ter post de gordura localizada e flacidez, sim!

    E também está anotada a ideia do post sobre estrias. 😉

    Aguardem e confiem!

  • responder Maria Carolina 14/02/2014 às 21:02

    Adorei o post, pq eu estou justamente preocupada com as minhas… 🙁 Mas eu nunca ouvi falar desse Detox. Aliás, eu não sei pra que serve todas essas massagens e aparelhos dessas clínicas de estética… Podia ter um post, né? 😉

  • responder Miriã Andrade 15/02/2014 às 00:25

    Dicas ótimas, meninas! Não sabia que a celulite poderia estar relacionada ao stress e outros fatores, vou me preocupar mais com isso.

  • responder Larissa 15/02/2014 às 01:09

    Adoro quando vcs trazem especialistas pra falar do assunto, apesar que já temos 3 especialistas em beleza aqui!

  • responder Lili 15/02/2014 às 20:53

    Post de utilidade pública, rsrs
    Parabéns ao blog.
    Minha celulite dói, sei muito bem o q é ter… e não adianta, tem q fazer inumeras coisas para tentar amenizar… pena q não tenho $$ para fazer um tratamento em clinica estética.

  • responder Flacidez e gordura localizada: mais dicas de especialista! » Coisas de Diva 17/02/2014 às 13:30

    […] principais dúvidas sobre esses temas é a fisioterapeuta Karen Haas, que já falou a respeito da celulite uns dias […]

  • responder Karina Riggenbach 08/04/2014 às 16:58

    Achei bem esclarecedora a matéria, super completa!
    Obrigada!
    Bjos,
    Karina Riggenbach
    http://blog.lepetitpapillon.com.br/

  • responder 4 clínicas de estética em Curitiba! » Coisas de Diva 02/06/2014 às 13:30

    […] no final do ano passado na unidade Pátio Batel (estacionamento pago) um tratamento completo para celulite, flacidez e gordura localizada. Foi tudo indolor, mas como eram várias regiões cada sessão […]

  • responder Maria Sueli Gonçalves 03/02/2020 às 14:35

    Tenho muita flacidez e celulites nas coxas,tenho problema de circulação e varizes, gostaria de saber qual especialidade procurar e se tem mesmo tratamento. Por favor, preciso de ajuda.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB