Cabelos Resenhas Sinceras

Óleo capilar: faça o seu em casa

11/03/2015

Quando mostrei esse óleo capilar no post de favoritos do mês, muita gente ficou curiosa com o negócio – prometi que ia ter post falando mais sobre ele, então aqui está.

O que é? Como fazer em casa o óleo capilar?

óleo capilar

O óleo que eu “fiz” nada mais é do que uma mistura de óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de macadâmia e óleo de jojoba. Já tinha um tempo que eu queria testar esses óleos puros no cabelo, mas foi só quando encontrei essa “receita” super fácil de fazer aqui no Fashionismo que eu me animei mesmo. A receita que a Thereza colocou por lá ainda vai vitamina E, mas quando comprei os produtos eu não achei a ampolinha e queria testar na hora, haha, então foi sem mesmo.

Para fazer é bem simples: você mistura meio copo de óleo de coco (hidrata e repara pontas duplas), duas colheres de sopa de óleo de amêndoas (dá brilho e recupera os fios), duas colheres de sopa de óleo de jojoba (hidrata e regula a oleosidade) e duas colheres de sopa de óleo de macadâmia (hidrata e nutre). Poe tudo isso num potinho e tá pronto.

Qual a diferença para os óleos comprados prontos?

óleo capilar

A diferença é que a maioria dos óleos capilares que a gente compra já prontos têm, na composição, ingredientes como parafina ou outros óleos minerais, por exemplo, que são ingredientes que dão impressão de hidratação nos fios, mas sem hidratar de fato. Como costumam ser ingredientes baratos, muitos fabricantes usam. Justamente por isso, o propósito de fazer a misturinha do óleo capilar em casa é fugir desses ingredientes, então você deve procurar pelo óleo puro – não pode ser misturado com outras coisas.

Resenha: as minhas impressões

óleo capilar

Esse óleo capilar fica mais líquido do que a maioria dos óleos prontos que eu já testei, menos grosso, digamos assim, e muito mais potente. Eu costumo usá-lo de várias formas – a mais comum delas é nos cabelos úmidos, depois de lavar. Retiro o excesso de água dos cabelos e em seguida espalho algumas gotinhas no comprimento e pontas (evitando a raiz sempre) dos fios. Acho que ajuda a pentear e ainda hidrata as pontinhas. Se acho que estou com os cabelos muito secos, aplico um pouquinho também nos fios secos (nesse caso, passo bem pouquinho MESMO, para não pesar). Ou, se tenho um pouco mais de tempo, faço uma umectação aplicando bastante óleo nos fios secos antes de lavar (o tempo varia de acordo com o tempo que eu tiver disponível, por ser meia hora, uma hora…).

Aqui tem o passo a passo certinho da umectação!

A diferença desse para os outros óleos já prontos é que esse realmente é potente. Tem que usar com parcimônia para não pesar os fios – especialmente se eles estiverem secos. Mas faz uma diferença enorme. Da primeira vez já dá para notar. Achei que o cabelo fica super brilhante, super hidratado e como aplico pouquinho, esse frasco de 100 ml deve durar bastante.

Quem pode usar?

Todo mundo, ora. Toda vez que posto algum óleo aqui – seja para o rosto ou pro cabelo – alguém comenta que não pode usar porque tem cabelo/pele oleosa. Gente, uma coisa não tem nada a ver com outra. O cabelo é oleoso na raiz, então, a não ser que você tenha o cabelo super curtinho, aplicar óleo nas pontas não influi em nada na oleosidade do cabelo. O óleo serve para todo mundo que está com as pontinhas mais danificadas ou secas, ou mesmo para quem só quer dar um brilho a mais aos fios.

Onde encontrar os produtos?

Como eu atualmente moro na França, esses óleos eu comprei aqui. Mas a marca em si não faz muita diferença e dá para encontrar esse tipo de produto em salões, farmácias e lojas de produtos naturais.

você pode gostar também destes posts

73 comentários

  • responder rayane 11/03/2015 às 09:48

    Q legal gostei.Mas me responda a cada vez Q vou usar faco a misturinha ou poco fazer e deixar guardado… Obrigada

    • responder Sylvia Aline 11/03/2015 às 10:28

      Faz e deixa pronto.

  • responder Heloisa Carvalho 11/03/2015 às 10:03

    Já tinha visto lá no Fashionismo! Acho que uma boa é comprar os óleos e fazer cazamiga, porque só vai bastante do de coco, dos outros são só colheradas e, como o óleo rende, dá pra fazer uma misturinha colaborativa pra não ficar com um monte de óleo em casa 😉

    • responder Sylvia Aline 11/03/2015 às 10:29

      Também pensei isso. se não, ele acaba vencendo e a gente não usou

    • responder Polyana 11/03/2015 às 17:18

      Pode-se pesquisar outras maneiras de uso para os demais óleos, Heloisa 😉 creio que todos eles tenham várias maneiras de utilizar, assim não tem desperdício.

    • responder Heloisa 26/04/2016 às 15:09

      A vantagem desses óleos vai alem do cabelo…pode comprar cera de abelha e adiciona-los. fazer balms cremes e hidrantes de cuticu-la

  • responder Stella 11/03/2015 às 10:20

    Legal mesmo!!! Estou doida para usar o de coco, mas achei essa mistura bem rica. Vou testar.

    • responder Leudismar 06/08/2016 às 23:13

      Eu faço e amo umectação, faço um coquitel com varios óleos e passo. Deixo umas 5 hs ou mais ( pode ate dormir com ele nos cabelos). Não evito passar na raiz. contudo, somente óleos Puros.

  • responder Caciane 11/03/2015 às 10:21

    Marina,faço em casa uma mistura de óleos passo nos cabelos deixo 2 horas e depois eu lavo, fica macio,com um brilho incrível.
    Bjussss.

  • responder Sylvia Aline 11/03/2015 às 10:28

    Que ótima ideia. vou procurar esses óleos aqui.

  • responder Anne 11/03/2015 às 10:35

    Super prático e econômico também! Eu comprei pronto esses dias e gostei, mas senti que a hidratação é só na hora mesmo, tipo parece que hidratou mas não hidratou. Fora o preço, que foi uns R$10,00 e veio só uns 70ml.
    http://www.simplesbela.com

  • responder Nathalia Lyra 11/03/2015 às 10:37

    Eu uso o óleo de coco para fazer umectação, fica show. Gostei dessa mistura, vou experimentar!

    • responder Cintia 11/03/2015 às 12:21

      Eu faço com óleo de coco, passo nos cabelos à noite e só lavo pela manhã (shampoo e condicionador).
      Lembrando que o ideal é o óleo extra-virgem e a umectação se encaixa na Nutrição do Cronograma Capilar.

  • responder Lisi 11/03/2015 às 10:44

    Acho super legal vocês trazerem essas ideias mais naturais pro blog, to adorando essa fase meio “cronograma capilar” de vocês haha Mas Marina, acho que não é muito indicado usar os óleos no cabelo molhado se for usar secador ou chapinha depois, porque eles não tem nenhum protetor térmico! Eu pelo menos nunca uso o óleo de coco nele molhado, acho que pode acabar fazendo mais mal do que bem. Mas nele seco ou umectação é só amor <3

    • responder moniq 11/03/2015 às 19:58

      O oleo de macadamia é um protetor termico natural.

  • responder Jaqueline Ribeiro 11/03/2015 às 10:54

    Olá, meninas!
    Adorei a idéia de fazer o óleo em casa! 🙂
    Estou aproveitando o post pra comentar sobre um assunto um pouco fora do contexto: o “escândalo” da Lime Crime! Talvez vocês já tenham conhecimento do fato, mas por via das dúvidas, não poderia deixar de falar aqui sobre isso…
    Fiquei sabendo dos váaaaarios absurdos que a marca tem feito com os consumidores há muito tempo (o pior de todos: roubo de informações pessoais e de cartão de crédito!) e, vou te dizer, a coisa está pretíssima pro lado deles! Vários (as) gurus do YouTube tem se posicionado contra a marca e, inclusive, alertado os seus seguidores sobre o escândalo todo… Inclusive já existem sites e perfis no Instagram que objetivam exclusivamente divulgar a palhaçada toda.
    Particularmente, acho que seria legal da parte de vocês alertar suas leitoras, principalmente porque o seu blog tem um alcance muito grande aqui no Brasil… Muitas das suas leitoras que compraram no site deles podem estar sendo prejudicadas e nem se deram conta!
    Aqui vai um link com o resumo do escândalo todo: http://ohdeardoedeere.tumblr.com/post/65612552332/doe-deere-lime-crime-a-sordid-history
    Fica o alerta e a sugestão de post!
    Beijo! 😉

    Read more: http://www.makeupatelier.com.br/2015/03/video-o-olho-super-basico-que-uso-no-meu-dia-a-dia/#ixzz3U5KQXwqk

  • responder Jaqueline Ribeiro 11/03/2015 às 10:58

    Olá de novo!
    Desculpem-me pelo link do Make Up Atelier no final do meu comentário acima… É que eu também escrevi sobre o assunto para a Cinthia e, sem querer, o link foi automaticamente copiado junto com o meu comentário que fiz lá…
    Nem precisam aprovar este comentário, foi só pra pedir desculpa mesmo! 🙂

  • responder Livia Baoli 11/03/2015 às 11:06

    que interessante, vou procurar aqui nas farmácias, se encontrar eu faço 😉 to necessitando

  • responder Jacqueline 11/03/2015 às 11:07

    Adorando a diversidade de assunto que vocês vem trazendo! Não imaginaria encontrar algo sobre produtos naturais em um blog com um público tão diversificado. É contraditório pois tem pessoas de todos os tipos lendo, mas a maioria dos blogs fica apenas no mundo de produtos da grande indústria, que não é de todo ruim, só é limitado.

    Amo óleos, tem que usar com cuidado, estava exagerando e senti meu cabelo ficar estranho, na minha opinião 1 x por semana é suficiente.
    Recomendo esses 2 sites, pois foram os locais que sempre receberam indicação de pessoas que trabalham ou que conhecem muito sobre produtos naturais: http://www.engenhariadasessencias.com.br e http://www.produtosinnatura.com.br
    E amo amo o óleo de rícino para ajudar no crescimento dos fios e saúde do couro cabeludo, óleo de melaleuca (serve para uma infinidade de coisas, uma maravilha) e o azeite de oliva!

  • responder Bruna Farias 11/03/2015 às 11:10

    Adorei a dica Marina, ja tinha visto o post do Fashionismo tb. Há uns dois meses venho fazendo um cronograma capilar onde envolve o uso de óleo de coco para a umectação. O cabelo realmente fica outro se a gente cuida, vou ver se me animo a fazer esse olhinho kkk bjos

  • responder Mônica 11/03/2015 às 11:43

    Com certeza irei fazer! Meus cabelos estão precisados!
    Bjs.

  • responder gabriela maciel 11/03/2015 às 11:53

    Marina, também moro na França, onde você comprou os óleos aqui? =)
    Bjs

  • responder Márcia Daniella 11/03/2015 às 12:11

    Realmente são fáceis de encontrar e é uma ótima pedida!!!! Acho que deve sair bem mais em conta que muito óleo caro de marcas badaladas que a gente encontra a venda. Vou experimentar fazer assim agora.

  • responder Aline 11/03/2015 às 12:18

    Eu faço umectação com óleo de rícino que é super barato, e amo o resultado. É um óleo bem grosso, que pode ser passado até na raiz. As vezes uso junto com um pouco de azeite de oliva também, mas este só no comprimento.

  • responder Priscila 11/03/2015 às 13:28

    Não sabia que era tão fácil de achar…na verdade posso até já ter visto e nunca prestei atenção!

  • responder Lady Cat 11/03/2015 às 14:13

    Eu adoro óleo de coco no cabelo.

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  • responder Karina Ayres 11/03/2015 às 14:34

    Adorei a dica, vou contar pras zamiga e fazer um oléo coletivo haha

  • responder moniq 11/03/2015 às 16:28

    meu cabelo melhorou muuuito depois que passei a fazer umectação. Já usei azeite extravirgem, óleo de coco, cártamo e até ômega 3 kkk Mas pra mim o melhor é o óleo de coco.

  • responder Vanessa 11/03/2015 às 17:01

    Por indicação da amiga aí de cima fiz com óleo de rícino que tinha aqui em casa, gostei, o cabelo ficou mais disciplinado. Meu cabelo é mto fino, deu a impressão que encorpou um pouquinho e ficou menos esvoaçante, hehehe.

    • responder Aline 11/03/2015 às 23:04

      Que legal! EU acho que o oleo de ricino da essa sensação de cabelo mais encorpado mesmo. E na minha opinião, o resultado fica ainda melhor na segunda lavagem depois da umectação

  • responder Marina G. 11/03/2015 às 17:04

    Fiquei com vontade de fazer! Mas surgiu uma dúvida: quanto tempo será que dura a mistura?
    Beijos.

    • responder Fran 11/03/2015 às 18:14

      Marina G., talvez saiba te responder. Sou nutricionista e a validade dos óleos deve ser seguida conforme a referência da embalagem (prazo de validade), mesmo quando há mudança de recipiente. Em caso de misturas, o prazo de validade será referente ao óleo de menor prazo de validade. Lembrando que caso haja mudanças organolépticas: sabor, textura, cor e odor, o produto deve ser descartado. Há vários fatores para promover uma melhor duração: caso haja mudança de embalagem, uma embalagem de cor escura pode evitar a oxidação, assim como, manter o produto em local seco, arejado, em temperatura ambiente e em local escuro (longe de claridade e sol, faz com que o produto dure mais. Espero ter ajudado.

    • responder Marina Fabri 12/03/2015 às 09:57

      Os óleos que eu usei na mistura têm validade de um ano.

    • responder Marina G. 12/03/2015 às 14:52

      Obrigada! Ajudou sim!
      Beijos.

  • responder Polyana 11/03/2015 às 17:15

    Fiquei animada com esse óleo. Vou ver se encontro os “ingredientes” aqui na minha cidade 😉 já uso o óleo de coco para umectação e cozinha 🙂 e adoro 😉

    • responder Fran 11/03/2015 às 18:07

      Polyana, sei que o blog é referente a cosmetologia mas a beleza também vem de dentro para fora. Sou nutricionista e vou te dar um “ponto positivo”, o óleo de coco é um dos melhores quando há aquecimento (fogo e fogão).

  • responder Fran 11/03/2015 às 18:06

    Achei super interessante o fato do óleo de jojoba controlar a oleosidade, afinal é um óleo. Marina, vc sabe me dizer as propriedades do óleo de oliva?

    • responder Fran 11/03/2015 às 18:14

      No caso, as propriedades para o cabelo. 🙂

  • responder Lucy Viana 11/03/2015 às 18:15

    Muito legal!!
    Vou fazer com os óleos monoinsaturados que aderem mais ao córtex e garantem tratamento profundo!
    Ótima dica!
    Beijos Meninas!

    • responder Fran 11/03/2015 às 18:27

      Lucy, então, o óleo de oliva extravirgem pode deixar o cabelo oleoso? Já testou?

  • responder Fernanda 11/03/2015 às 18:19

    Já costumava fazer umectação com óleo de amêndoas (na verdade minha mãe já aplicava no meu cabelo desde que eu era criança), e sempre gostei do efeito! Vou testar essa mistura!

  • responder Juliana Gama 11/03/2015 às 18:35

    Muito legal a dica!

  • responder Ludja Silva 11/03/2015 às 20:17

    Testei a umectação no último sábado pela primeira vez e adorei o redultado. Usei óleo de girassol puro, fiquei com medo de deixar meu cabelo muito oleoso e provocar mais queda de cabelo. Para minha surpresa, o cabelo ficou maravilhoso, sem frizz, além do brilho. Adorei. Tenho o cabelo como da Sabrina, fino e com tendência a oleosidade, qq coisa ele começa a cair. Mas deu tudo certo.

  • responder Fernanda F 12/03/2015 às 00:01

    Marina, você já foi na loja Nature et Decouvertes? Lá eles têm coisas incríveis acho q você vais gostar, caso ainda não tenha ido lá.. Eles têm, óleos de ambiente e umas folhas de madeira sensacionais. Fica dica. Bjo

  • responder Renata 12/03/2015 às 01:02

    Adoro as dicas do blog!! Seguindo sempre!!

  • responder Luíza 12/03/2015 às 01:50

    Indico o http://www.engenhariadasessencias.com.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1
    Compro óleos e manteigas vegetais puros neste site para fazer umectação no meu cabelo (que é algo entre o cacheado e o ondulado) e nunca tive problemas, recomendo!

  • responder Lívia 12/03/2015 às 07:47

    Já vou procurar por aqui esses óleos pra comprar! Acho que é uma alternativa ótima aos industrializados e assim a gente sabe exatamente o que tem dentro do potinho ^^

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 12/03/2015 às 15:53

    Que show essa mistura! Foi ontem que eu li o post e fui correndo ver a composição do meu, e te muitas coisas do tipo álcool, água, e etc. Os óleos vêm em pouca quantidade (pois já vi que a concentração dos produtos é maior quando estão em primeiro na lista, sei lá se é verdade q: ) Assim, essa mistura deixa o cabelo beem mais hidratado (:

  • responder Diana 12/03/2015 às 15:56

    Marina,

    Você acha que daria para fazer com o óleo de macadâmia da Empório Body Store, que vc já fez resenha, ou melhor comprar um puro (aquele tinha o acréscimo do tocoferol (vit E).?
    Outra dúvida: mesmo aplicando pouco nos cabelos úmidos, não pesa? Tenho muito volume, mas os fios são finos, então, qualquer coisa pesa.
    beijos,

    Adoro vocês,

  • responder Livia Araújo 12/03/2015 às 18:44

    Marina fiquei super animada com esse post!!! Já até comprei os óleos pra fazer a misturinha! Não vejo a hora de chegarem hehehe

    Deve fazer uns 5 anos que acompanho o blog mas esse é o meu primeiro comentário heheh Gosto muito do trabalho de vcs!!!

  • responder Miriã Andrade 12/03/2015 às 21:13

    Eu sou super adepta aos óleos, e uso bastante, com certeza não influencia em nada em quem tem pele ou cabelos oleosos, só comentei uma vez, por ter essas características, achar engraçado gostar tanto desses óleos. Adorei a ideia de fazer o próprio óleo em casa!

  • responder Fernanda Penido 12/03/2015 às 22:49

    Adorei o post no Fashionismo com a receita, mas ainda mas ao tinha animado a testar! Acho q esse post é o empurrazinho que faltava!

    • responder Fernanda Penido 12/03/2015 às 22:51

      *mas ainda não tinha

  • responder Jaqueline Cordeiro 14/03/2015 às 17:44

    Adoro essas misturinhas! Atualmente ando usando o óleo de Argan junto com meu creme, super legal esse post! Vou experimentar o de côco. bjs!!!

  • responder Fernanda Gabriela 15/03/2015 às 01:08

    Ameeeei a receita!!!!!! Quero muito fazer para mim. Estou com meus oleos todos acabando. Só espero encontrar todos os óleos na minha cidade.

  • responder Patty 16/03/2015 às 11:52

    Mari (olha a intimidade.. rsss).

    Fiz a receita no final de semana e não é que isso é o milagre em forma de pote. Muito boa a sua dica, que além de econômica funcionou no meu cabelo, que tem tendência a ser seco devido as ondulações.

    Sempre acompanho as suas dicas e essa foi nota 10.
    Bjos

  • responder Julia Kubrusly 16/03/2015 às 17:25

    Eu amo umectação, faço com óleo de argan e de coco. Comprei os meus no site sabão e glicerina. Já misturei os dois, mas nunca usei essa receita sua, vou tentar.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

    • responder Julyana 01/04/2016 às 10:09

      Oi, já viu no site http://www.florafiora.com.br ?! Comprei, mas ainda estou esperando os meus chegarem.. Eles entregam diversas quantidades pequenas, e foi o mais barato que encontrei tb. Ja comparei com outros sites inclusive esse que vc postou. Dá um conferida lá

  • responder Michele Bdz 01/04/2015 às 14:53

    Que ideia bacana…
    sem contar que dá pra fazer e dar de presente prazamigas!

  • responder caroline viana 06/07/2015 às 19:14

    ameiiiiii <3
    também sou suspeita para produtinhos naturais rs

  • responder Novas maneiras de consumir: minha experiência com o low poo | Consumista ou consumida? 12/09/2015 às 14:16

    […] Óleos: eu já usava o óleo de côco pra batizar a máscara da Inoar ou puro, mas quando vi esse post, resolvi comprar os outros óleos pra fazer a mistura na umectação.  Adorei o resultado! Não é […]

  • responder Links da Semana #3 - Juliane Camacho 28/01/2016 às 14:45

    […] a desta semana é pra vocês fazerem seu próprio óleo de cabelo em casa. Oi? Como assim ? Clica aqui pra saber como […]

  • responder Cabelos com luzes: 8 cuidados essenciais para fios saudáveis! 07/03/2016 às 10:46

    […] depende do que eu tiver disponível no momento – atualmente tenho usado esse da Redken, esse óleo aqui que eu mesma “fabriquei” e um outro da Dove que ainda não tem resenha (vou fazer em breve!). O que faço é passar bastante […]

  • responder Sérum-em-óleo linha Regenerate Nutrition, de Dove 26/03/2016 às 10:34

    […] Achei um produto bom e eficiente – se você gosta do Óleo Extraordinário da L’oréal, por exemplo, ele é um bom substituto. Mas se você procura um óleo super nutritivo mesmo para os fios, recomendo fazer esse aqui. […]

  • responder 5 dicas básicas para um cabelo mais bonito 29/06/2016 às 11:39

    […] as marcas e etc, mas se tem um negócio que eu nunca abandonei desde que descobri é o óleo puro. Já fiz um post explicando aqui como é o que eu uso – amo, acho que deixa os fios muito […]

  • responder Óleo Revitalizante Intensivo, linha Oils of Life, The Body Shop 08/08/2016 às 09:36

    […] que incluí os óleos na minha rotina de beleza (seja para o cabelo, para hidratar o rosto ou até para remover maquiagem), não larguei mais. Eles funcionam super bem […]

  • responder 200 penteados incríveis em fotos grandes para inspirar 24/10/2016 às 18:05

    […] Aprenda neste link como fazer seu próprio óleo capilar sem gastar muito. […]

  • responder Fabricia 05/12/2016 às 13:40

    Oie esse mix de óleos ajuda sim a barba crescer mais regular,principalmente pq ele vai ter que fazer massagem para a absorção dos óleos e isso já vai ajudar na circulação sanguínea ajudando o pelo a crescer.

  • responder Mariana 12/09/2017 às 14:11

    Mas eu quero fazer um óleo puro ou não tem como

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB