Resenhas Sinceras

5 erros que estão sabotando seu protetor solar!

03/10/2025

Você usa protetor solar todos os dias e mesmo assim sente que sua pele não está tão protegida quanto deveria? Trago notícias, minha amiga: existem vários hábitos super comuns – e que muitas vezes passam despercebidos! – que diminuem a eficácia desse produto. Por isso, se o seu objetivo é prevenir o envelhecimento precoce, evitar manchas e proteger a saúde do maior órgão do corpo humano a longo prazo, vale a pena prestar atenção aos erros abaixo. Eles são mais comuns do que parecem e podem estar sabotando seus cuidados sem que você perceba!

#1 Passar pouco produto

Um dos equívocos mais frequentes que eu vejo por aí é não aplicar a quantidade certa de protetor solar. Passar só uma camadinha fina pode parecer suficiente no espelho, mas, na prática, a pele não está protegida como deveria! A quantidade ideal é:

  • Cerca de 1 colher de chá para o rosto e o pescoço juntos;
  • 2 colheres de sopa para o corpo inteiro, se for se expor ao sol.

Além disso, é essencial espalhar bem, sem esquecer áreas como orelhas, linha do cabelo, região dos olhos e pescoço, que muitas vezes ficam descobertas e acumulam sinais do tempo.

Uma dica fácil que a gente sempre dá por aqui é a regra dos 3 dedos: trace linhas com o protetor solar nos dedos indicador, médio e anelar – aí é só aplicar no rosto e pescoço!

#2 Esquecer da reaplicação ao longo do dia

Você aplica o protetor pela manhã e acha que está protegida até o fim do dia? Infelizmente, essa é uma grande ilusão! O filtro solar perde a eficácia com o passar das horas, especialmente se houver suor, oleosidade, poluição ou atrito. Sendo assim, o ideal é reaplicar o produto a cada 2, 3 horas… E sempre após nadar, suar muito ou limpar a pele, tá? Se você estiver maquiada, existem hoje ótimas opções em spray, bastão e pó que facilitam o trabalho.

#3 Usar FPS abaixo do necessário

Nem sempre um FPS 15 ou 30 é suficiente, viu? Principalmente se você vive em cidades ensolaradas, passa bastante tempo ao ar livre ou tem pele clara e sensível. O fator de proteção solar tem a ver com as possíveis queimaduras do sol, no entanto, ele dá uma pista sobre a proteção UVA, contra os raios que envelhecem e predispõem a pele ao câncer. Anota aí:

Em geral, os protetores solares têm FPUVA (fator de proteção UVA) de 1/3 do FPS. Já pensou que pouquinho ter uma proteção UVA 5 num filtro de FPS 15? Então. Por isso, o ideal é usar no rosto FPS 50 ou mais!

retinol com ácido hialurônico

#4 Usar só o protetor que está na maquiagem

Essa é uma das maiores autossabotagens que noto as pessoas cometerem. Se você confia apenas no FPS presente na maquiagem que costuma passar, tenho uma má notícia. Essa proteção não é suficiente sozinha! Mesmo que o rótulo diga, por exemplo, FPS 50, não seria viável aplicar a quantidade recomendada pra atingir esse nível de proteção. Já pensou colocar uma colher inteira de chá de base ou BB cream no rosto?

Entenda: a maquiagem com FPS entra como um reforço, não como a única forma de proteger a pele! Sendo assim, a recomendação é aplicar o filtro incolor e depois entrar com a make – tenha ela fator de proteção solar ou não!

#5 Deixar de usar protetor em dias nublados ou dentro de casa

Muita gente ainda acredita que só precisa de protetor solar no verão ou quando vai à praia. Mas os raios UVA atravessam nuvens, janelas e vidros, atingindo a pele mesmo dentro de casa e acelerando o envelhecimento. Pois é, minha anja! A sugestão é que você torne o uso do filtro um hábito diário, o ano todo – inclusive em dias chuvosos ou frios.

Protetor solar funciona, mas você precisa deixar!

O protetor solar é um dos produtos mais poderosos contra o envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele, mas ele só entrega tudo isso se usado da forma certa. Corrigir esses pequenos hábitos já faz uma diferença enorme na saúde e beleza da sua pele a longo prazo! E aí, ajudei?

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário