Cosméticos Dossiês Resenhas Sinceras

FPS e FPUVA: entenda as siglas dos protetores solares

10/07/2022

Você sabe o que significam as siglas das embalagens de protetor solar, como FPS e FPUVA? E PPD? Pois se não sabe, continue lendo esse post porque vamos nos aprofundar um pouco nesse assunto.

FPS e FPUVA: o que significa

Os filtros solares precisam, obrigatoriamente, oferecer proteção contra os danos causados pelos raios UVA e UVB, ou seja, raios ultravioleta A e ultravioleta B. É por isso que a gente fala em dois tipos de proteção, o FPS, que protege contra os raios UVB e o FPUVA, que protege contra os raios UVA.

FPS: fator de proteção solar

Vamos começar pelo FPS porque é o que a gente nota mais fácil, né? É o fator de proteção solar que está na embalagem. Esse é o fator que protege contra os raios ultravioleta B. Esses raios são os responsáveis por queimar a pele. Sabe quando você vai pra praia e volta com a pele vermelha ou pq esqueceu ou porque não passou ou pq se expos em horário de sol muito forte? Essas queimaduras foram causadas pelos raios UVB. 

Esses raios estão muito presentes na entre 10h e 16h, é por isso que você sempre vê a indicação de evitar a exposição solar nessa faixa de horário. 

FPUVA: fator de proteção contra raios UVA

Já o fator FPUVA ou PPD é o fator de proteção contra os raios UVA. Há alguns anos a gente via por aqui mais a referência a PPD, que é a sigla em inglês – persistent pigment darkening – mas hoje em dia eu acho mais comum a gente encontrar esse dado como FPUVA, que é justamente para simplificar as coisas. 

Em geral, os protetores solares têm FPUVA que é 1/3 do FPS. Ou seja, um protetor com FPS 60 precisa ter FPUVA de no mínimo 20 – essa é a recomendação da Anvisa. Mas muitas marcas tem esse fator mais alto que isso. Uma coisa ruim é que nem sempre esse dado está visível, nem sempre as marcas divulgam esse número. Mas pela minha observação pessoal, eu tenho visto mais, viu? 

E falando sobre a radiação violeta A, esses são raios que estão presentes ao longo do dia todo, mesmo dias nublados, chuvosos, mesmo que você esteja dentro de casa, os raios UVA chegam até sua pele pela janela. E essa radiação é mais conhecida por causar o envelhecimento precoce da pele. 

Por que usar protetor solar?

Basicamente é isso, mas é preciso dizer que embora os dois tipos de radiação sejam diferentes e ajam na pele de forma diferente – os raios UVB atingem a pele de forma mais superficial  e o UVA penetram mais profundamente na pele – os dois estão associados ao aparecimento de câncer de pele. Sem falar nos efeitos que eu citei agora pouco aqui para vocês, né? Aparecimento precoce de rugas e manchas. Então, se você quer manter sua pele saudável, use protetor solar. E se você quiser entender mais sobre o assunto, dá uma olhada por aqui – temos muitos posts sobre esse tema

FPS e FPUVA: entenda as diferenças

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Além de ver nossos outros vídeos, quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB