Corpo

Manchas nas mãos: como clareá-las e evitar que apareçam?

31/03/2024

Você tem se incomodado com manchas que vão aparecendo nas mãos? Embora eu ainda não tenha manchas propriamente ditas, confesso que ultimamente tenho me preocupado em substituir os cremes para mãos por versões com FPS. Se você também está nessa, vem comigo que hoje vou explicar tudo sobre o tema.

Antes de passarmos ao que interessa, como você tem cuidado da pele do seu pescoço e colo? Confira o post completo com dicas clicando aqui.

Manchas nas mãos: quais as causas?

As manchas nas mãos, frequentemente referidas como melanoses, são principalmente causadas pela exposição prolongada ao sol. Com o tempo, os raios ultravioleta (UV) do sol estimulam a produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele. Embora a melanina tenha a função de proteger a pele contra danos solares, a superexposição pode levar a uma produção irregular, resultando em manchas escuras.

Essas manchas são mais comuns nas mãos porque elas estão frequentemente expostas ao sol, mais do que outras partes do corpo que podem estar mais cobertas. Além da exposição solar, o processo natural de envelhecimento também contribui para o aparecimento das melanoses, já que a capacidade da pele de se regenerar diminui com a idade, fazendo com que as manchas se tornem mais visíveis. Fatores genéticos podem influenciar a predisposição de uma pessoa a desenvolver essas manchas, assim como certos medicamentos e condições de saúde que afetam a pigmentação da pele.

Como evitar que apareçam?

Para evitar o aparecimento de manchas nas mãos, a proteção solar é essencial. Ou seja, é preciso aplicar protetor solar de amplo espectro, com FPS 30 no mínimo, nas mãos todos os dias. Mesmo em dias nublados ou quando você estiver dentro de casa. Reaplique o protetor solar regularmente, especialmente após lavar as mãos ou se suar. Além do uso de protetor solar, limite a exposição ao sol durante as horas de maior intensidade. Ou seja, evite o horário entre as 10 da manhã e as 4 da tarde.

Como clarear as manchas?

Para clarear manchas já existentes nas mãos, considere produtos tópicos que contenham ingredientes clareadores como ácido glicólico, vitamina C, ácido kójico ou retinol. Aplique esses produtos conforme as instruções, focando nas áreas manchadas para ajudar a reduzir a aparência das manchas ao longo do tempo.

Tratamentos dermatológicos, como peelings químicos, microdermoabrasão ou terapias a laser, também podem ser eficazes na redução das manchas. Mantenha a área hidratada, pois a pele bem nutrida tende a responder melhor aos tratamentos de clareamento. Além disso, continue protegendo as mãos do sol, pois a exposição adicional pode escurecer ainda mais as manchas. Para resultados personalizados e seguros, consulte um dermatologista antes de iniciar qualquer novo tratamento.

Produtos para prevenir e clarear manchas nas mãos

Depois do assunto bem explicadinho aqui em cima, fica evidente a necessidade de incluir um produto com FPS para as mãos na rotina, né? Se você, como eu, é do tipo que sempre tem um creminho para mãos na bolsa, aproveite para trocar com uma versão que tenha fator de proteção. Abaixo temos algumas sugestões:

Luminous 630 para mãos, Nivea

Esse tem FPS 15 – ainda baixo, mas melhor que nada! Além disso, tem ativos clareadores como Thiamidol – o mesmo que é usado na linha Anti-pigment da Eucerin (as duas marcas fazem parte do mesmo grupo) só que com um valor muito mais amigo. Tenho usado esse e achei a textura bem agradável.

Creme Antissinais Quinoa, O Boticário

Essa opção do Boticário – também com FPS 15 – contém ativos que prometem reduzir linhas finas e as rugas de suas mãos. Vale lembrar que a fragrância dessa linha Quinoa é bem marcante – eu acho uma delícia, mas se você prefere cheiros mais neutros, talvz não seja a melhor opção. Além disso, a marca diz que o uso contínuo do uniformiza o tom da pele.

Creme para Mãos Noz Pecã e Cacau, Natura

Gosto muito dos hidratantes da Natura e esse específico, além de ter bom custo-benefício (acho que é o mais barato da lista!), ainda tem FPS um pouquinho mais alto: 20! Além disso, eu amo as fragrâncias e essa de Noz Pecã e Cacau é uma delícia.

Anti-Pigment para Mãos, Eucerin

A linha Anti-Pigment da Eucerin é com certeza uma das minhas favoritas. Foi ela que me salvou quando comecei a fazer tratamento para melasma, lembram? E essa mesma linha tem também uma versão focada nas mãos – além de ter Thiamidol, que clareia manchas, ele também tem FPS 30! Muito bom.

Hyalu TX Mãos, Adcos

Essa opção da Adcos tem ácido hialurônico, ácido tranexâmico e niacinamida. Essa combinação ajuda tanto a hidratar a pele quanto a clarear e homogeneizar a pele. Tem FPS 30.

E vocês, costumam usar FPS para as mãos?

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Alexandre 31/03/2024 às 23:34

    Nem o creme da boticário nem o da natura são bons exemplos de produto pra uniformizar a pele; da natura é só um hidratante bom; o da boticário se baseia em um ativo próprio com testes in vitro(tipo franquismo de evidencia ); clareador popular melhor dar uma olhada em um da avon da linha clareadora, que possui um combo de acidos suaves,salicilico,peptideos e vit-c; bem mais completos que as duas(diria que é uma versao mais barata do da adcos ate).

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB