Guias Maquiagem

Como escolher batom vermelho? Guia para acertar na tonalidade!

29/01/2024

Quer saber de uma vez por todas como escolher batom vermelho naquela tonalidade que é ideal para você? Então está no lugar certo. A gente não acredita em ditar regras de beleza por aqui, afinal, nosso lema é “use o que te faz feliz”. Porém, sabemos que existe sim uma lógica por trás daquilo que tem mais ou menos chances de funcionar para cada caso. E é baseada nisso que eu vou ajudar você!

Como escolher batom vermelho?

Para responder a essa pergunta, preciso começar pelo básico. Você já reparou que às vezes usa uma cor que faz todo mundo te elogiar? E, ao contrário, quando escolhe algo diferente, as pessoas ficam perguntando se você está doente ou não dormiu bem? Então. Isso acontece porque cada uma de nós tem cores que nos iluminam e cores que nos fazem parecer abatidas.

Quero descobrir as melhores cores para mim!

Para isso, o ideal seria contratar uma análise de coloração pessoal. Por meio de diversos testes, a profissional é capaz de definir sua paleta de cores, que pode ser usada em roupas, acessórios e, claro, maquiagem. O vermelho com certeza estará nela, só que para cada situação virá um pouquinho diferente…

Em São Paulo, recomendo o trabalho da Fabi Yumi! Foi ela quem fez minha análise de coloração pessoal.

Contudo, eu entendo sua pressa em saber como escolher batom vermelho. Afinal, você não estaria nesse post se não quisesse descobrir logo! Por isso, vou te dar alguns indicativos de acordo com o que eu sei sobre o assunto. Vamos lá!

O círculo cromático

As cores têm sempre uma temperatura e um tom. Agora pense que isso também vale para o seu rosto, especialmente pele, olhos e cabelos. Quando você usa algo com a mesma informação visual contida na sua face, vai parecer bem; no caso inverso, pode se sentir apagada, sem vida. O que explica tudo isso é o círculo cromático, que divide as cores em temperaturas (frias/quentes) e tons (do mais claro para o mais escuro). Veja aqui embaixo como é:

Note que a parte da direita fica com as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo. Já na área esquerda estão as cores frias, como verde, azul e roxo. Essas são, portanto, as temperaturas das cores! No círculo cromático, também existem os tons, que podem ser mais escuros ou mais claros (perceba isso em cada fatia).

Corre pro espelho!

Para entender como escolher batom vermelho, você precisa se conhecer primeiro. Minha sugestão é, portanto, tirar a maquiagem, colocar o cabelo todo para trás e se posicionar na frente do espelho, preferencialmente sob a luz natural.

O principal fator de influência na escolha do melhor vermelho para seus lábios é a temperatura da pele. Para isso, tem um teste que é parecido com aquele usado pelas consultoras, mas aqui vem numa versão simplificada, digamos assim! Primeiro, aproxime um tecido pink e outro laranja embaixo do rosto (na região do colo). Depois, experimente com preto e marrom e, em seguida, com prata e dourado (pode ser usando acessórios). Observe qual dessas cores deixa a pele mais harmoniosa – é perceptível aquilo que agrada mais ao olhar!

Se a resposta for:

Se a resposta for:

Além das peles frias e quentes, existem também as peles neutras, um pouco mais versáteis, já que ficam bem com uma gama maior de cores desse teste. Caso você ainda tenha dúvidas, responda mentalmente à pergunta: “o que acontece quando tomo sol”? Se você fica bronzeada, a temperatura é quente; se fica vermelha no começo e depois bronzeia, a temperatura é neutra; e, se fica vermelha e descasca, temperatura é fria.

Tonalidades de batom vermelho

Como disse antes, todas as possibilidades de cores para cada pessoa contemplam o vermelho – o que vai mudar é, claro, seu tom e temperatura. Falando principalmente da temperatura, uma pele fria vai precisar de um vermelho mais azulado. Já uma pele quente pede um vermelho mais amarelado. Uma pele neutra, por sua vez, pode transitar melhor entre as possibilidades e até receber muito bem um vermelho verdadeiro, aquele mais puro de todos, sabe? Veja exemplos:

Aqui em cima, temos tonalidades para uma pele fria. Repare que são vermelhos com mais azul ou mais rosa em seu fundo.

Já aqui, temos tonalidades para uma pele quente. Note que são vermelhos com mais amarelo ou mais laranja em seu fundo.

O teste final

Agora que você já treinou o olhar, que tal ir a uma loja com bastante variedade para comparar os batons vermelhos que encontrar e, claro experimentá-los nos seus lábios? Dessa maneira, poderá bater o martelo sobre as melhores opções para seu caso, inclusive em termos de apresentação e acabamento! Isso já é uma outra história, afinal, existem muitas possibilidades: em bala, líquido, gloss, matte, cremoso, aveludado, vinil… E por aí vai!

Espero muito ter ajudado você com as minhas dicas!

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB