Cosméticos

Protetor solar Eco Friendly: entenda porque as marcas estão se reformulando

26/01/2023

Você que é antenada no mundo dos cosméticos já deve ter percebido um movimento de reformulação dos tipos de protetor solar que agora tendem a ser eco friendly. Muitas marcas estão alterando suas fórmulas tendo em vista os estudos recentes sobre protetor solar e a vida nos oceanos. Mais especificamente, os estudos dos danos do cosmético na barreira de corais dos oceanos.

Inclusive, em 2018, uma lei havaiana proibiu, na região, a venda de protetor solar com oxybenzone e octinoxate, dois dos ingredientes mais comuns encontrados do protetor solar. Inclusive, nos Estados Unidos, o FDA já alertou que vai mudar a regulamentação para formulação dos mesmos.

Protetor solar Eco Friendly: entenda porque as marcas estão se reformulando
Foto de Ishan @seefromthesky na Unsplash

Quais são os danos do protetor solar nos oceanos?

Em entrevista para a revista Allure, o desenvolvedor de fórmulas para cosméticos e skincare, Stephen Alain Ko, contou que ingredientes como oxybenzone e octinoxate estão em alerta. O pesquisador afirmou que os dois ingredientes estão sendo relacionados a danos da barreira de corais em testes de laboratório. Mas isso quer dizer que estamos acabando com a barreira de corais ao proteger a pele do sol? A resposta é: não é bem assim.

Os testes em laboratório confirmam o dano que o oxybenzone e o octinoxate causam. Mas na vida real, os fatores mais prejudiciais para a vida marinha ainda são o aumento da temperatura global e a poluição de grandes indústrias. Mas claro que nós podemos fazer a nossa parte assim como os fabricantes de protetor solar.

Saiba também sobre esfoliantes sem plástico em sua composição.

Protetor solar Eco Friendly: entenda porque as marcas estão se reformulando

Como saber se um protetor é eco friendly?

Para saber se um protetor é seguro, vale conferir a lista de ingredientes em busca dos 2 principais vilões do momento: oxybenzone e octinoxate. Alguns fabricantes já estãoa té colocando um selo de “eco friendly” na embalagem. Mas é importante dizer que não existe uma regulamentação para o uso deste selo e as vezes, as marcas podem estar apenas fazendo marketing.

Até o presente momento, a ideia é ficar de olho nas letras pequenas da embalagem e nos estudos mais recentes sobre o assunto. Aqui tem o link do laboratório Haereticus, que desenvolve persquisas internacionais nesse snetido.

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Anelise 11/02/2023 às 12:48

    Adorei vocês falarem sobre esse assunto , acho que devemos tentar fazer nossa parte , se tem coisas que podemos fazer que podem ajudar nesse sentido é sempre válido . Tenho feito bastante pesquisa na hora de procurar um protetor mas ainda é tudo muito vago , já fiz o meu próprio protetor mas como não dá para fazer o teste se tem de fato a eficácia necessária ou não desisti . Então parto para as pesquisas na hora da comprar , saber mais sobre as fórmulas e os teste , substâncias contidas nele e etc .

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB