Dicas Netflix

3 séries documentais sobre seitas imperdíveis!

11/02/2022

Uns dias atrás, fiz um post por aqui com dicas de docs sobre golpistas. Se você não viu, aí vai! Me diverti tanto fazendo aquele post – e agora tô assim, buscando trazer um pouco de criatividade e alegria pros meus dias – que resolvi repetir a dose. Dessa vez, serão dicas de 3 séries documentais sobre seitas que você não pode perder!

Mas o que define uma seita?

Quando a gente escuta essa palavra, já vem uma coisa ruim junto, né? Eu, pelo menos, fico pensando em coisas do mal. E, realmente, dependendo do grau de envolvimento das pessoas com uma seita, elas podem ser facilmente manipuláveis para coisas fora do comum, que colocam a si mesmas e a sociedade como um todo em risco.

Segundo a santa Wikipedia, seita é:

Seita (do latim secta = “secionar”, “dividir”, “sectar”) de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professam doutrina, ideologia, sistema filosófico, religioso ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes.

O termo “seita” é usado amplamente e é aplicado a grupos que seguem um líder vivo que promove doutrinas e práticas novas e não-ortodoxas.

Ou seja, toda seita tem em seu seio um grande líder, que é adorado por seus seguidores. As séries documentais que indico a seguir seguem exatamente essa lógica! Então aí vão.

The Vow, na HBO Max

The Vow foi uma das razões pelas quais eu resolvi assinar a HBO Max. E, olha, valeu muito a pena! A série documental mostra a trajetória de um grupo de auto-aprimoramento chamado NXIVM, que tinha a liderança de Keith Raniere. Esse cara dizia coisas absurdas demais sobre si mesmo para serem verdade, mas mesmo assim todo mundo acreditava. Tanto é que a organização existiu por anos e, até certo ponto, ajudou pessoas a se melhorarem. Contudo, o lado obscuro da coisa é que Raniere era um baita manipulador. E – pasme! – ele instituiu dentro do próprio grupo um sistema de escravidão feminina que, depois de uma investigação gigantesca, veio a público em 2017.

Wild Wild Country, na Netflix

Essa me fez ficar PASSADA! Confesso que, por falta de conhecimento, eu já tinha lido e postado algumas citações do Osho que achei interessantes. Se você não conhece esse cara, ele era um guru indiano, líder do movimento Rajneesh. Sua principal atuação foi nos Estados Unidos, onde tinha uma quantidade absurda de discípulos. Tanto é que se mudou para lá em 1981 e à sua volta foi construída uma cidade que se clamava independente das leis norte-americanas. Isso, claro, deu a maior treta, especialmente com os vizinhos, pessoas acostumadas com vida pacata do interior do Oregon. Existem muitas nuances pra essa história que não cabem aqui e você vai precisar entender vendo Wild Wild Country, mas só te digo que: galera não brinca em serviço, viu.

The Way Down, na HBO Max

The Way Down é uma série documental que examina a controversa Igreja Remnant Fellowship e sua líder carismática, a guru da dieta Gwen Shamblin Lara. Sim, você leu direito: GURU DA DIETA. Dona de uma IGREJA. Já presumimos que isso tinha como dar boa, né? A base pra essa maluquice foi um programa de dieta cristã que pregava a magreza como devoção, iniciado por Gwen nos anos 90. O negócio foi crescendo até que Gwen fundou a igreja no Tennessee, EUA. E a história foi longe. Mesmo com uma imagem cuidadosamente trabalhada e uma comunidade grande de fiéis, passaram a surgir acusações sérias contra ela de abuso e exploração, caracterizando a coisa toda como uma seita. Babado.

E aí, se animou pra ver alguma dessas séries documentais sobre seitas? Apesar de ser um tema meio pesado, elas são fascinantes porque mostram, também, a nossa fragilidade como seres humanos por acreditar em pessoas específicas como meios de salvação.

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário

Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB