Dicas Dossiês

Alongamento de cílios fio a fio 2023: tudo o que você precisa saber!

21/10/2021

*Conteúdo atualizado em 2023

Está em busca de mais informações sobre alongamento de cílios fio a fio? Então chegou no post certo! Acompanhe o passo a passo da técnica, os esclarecimentos de uma especialista, preço e minha experiência!

Alongamento de cílios fio a fio

alongamento de cílios fio a fio
Os cílios usados na técnica volume russo são muito mais leves que os tufinhos postiços!

Não confunda: uma coisa é alongamento de cílios fio a fio, outra – bem diferente – é colar tufinhos! São técnicas completamente distintas. Na extensão sobre a qual estou falando aqui, são usados cílios e cola especiais.

Cada fio é colado pela extensão junto ao natural, sem excesso de cola – e não na pálpebra! O nome fio a fio é justamente porque a técnica considera os seus fios naturais e a saúde deles. No caso do volume russo, são 3 fios por cílio natural – mas eles, nem de longe, são como os tufos postiços, viu?

Passo a passo

alongamento de cílios fio a fio
O alongamento de cílios em volume russo marca bem o olhar

Já passei pela experiência de alongar meus cílios diversas vezes, então já sei como funciona! Veja a seguir o passo a passo de uma aplicação correta:

#1 Higienização

Usa-se uma misturinha de shampoo Johnson’s (ou sabonete líquido neutro) e água, com válvula pump para formar espuma. Os cílios são lavados com a ajuda de um pincel limpo de maquiagem. Depois, são enxaguados com água e enxutos com a ajuda de um lencinho de papel.

#2 Isolamento dos fios inferiores

Embora existam casos de alongamento de cílios inferiores, a maior parte dos atendimentos se concentra em fazer extensão na área superior. Por isso, é preciso isolar a área de baixo com um patch adesivo.

#3 Verificação do crescimento (no caso de manutenção)

Essa etapa só vale no caso de manutenção. A profissional faz uma análise dos cílios que cresceram junto com os naturais. Se estiverem muito para a frente, procede com a retirada e posterior recolocação.

alongamento de cílios fio a fio

#4 Colocação

Com a ajuda de uma pinça, o cílio natural é isolado dos demais. Depois de escolher o melhor fio para ser aplicado, a profissional passa cola em sua extensão (do começo para o meio, sem pegar a ponta) e posiciona-o de maneira a acompanhar o cílio natural.

#5 Vaporização

A cola dos cílios usados no alongamento seca com a ajuda da umidade. Por isso, o procedimento é finalizado com um jato de vapor na região.

Veja mais: Será que vale a pena comprar máscara para cílios cara?

Especialista responde

Lá no nosso Instagram (@coisasdediva), surgiram muitas dúvidas sobre o assunto! Por isso, reuni as principais e fui conversar com a Fabi Yumi, que é consultora de estilo e já foi sócia de um estúdio especializado em alongamento de cílios fio a fio aqui em São Paulo. Para isso, ela fez toda a formação necessária, então entende bem do tema!

Alongamento de cílios fio a fio faz mal?

alongamento de cílios fio a fio
Close num dos meus fios naturais que cresceu e deixou a extensão quase pendurada!

Coisas de Diva: O alongamento causa queda ou enfraquecimento dos fios naturais?

Fabi Yumi: O alongamento feito com a técnica correta (fio a fio) não prejudica os fios naturais. Existem pessoas que fazem há anos sem parar e estão com os cílios bem saudáveis. É interessante sempre fazer com profissionais especialistas em cílios. Em salões de beleza, por exemplo, uma pessoa que faz cílios uma vez por semana com certeza não vai ter a mesma habilidade de quem faz todo dia! Também vale mencionar que os cílios, assim como os cabelos e demais pelos, possuem um ciclo de vida. Isso significa que nascem, crescem e caem naturalmente. Por isso, verificar a queda de 3 a 5 cílios naturais por dia é absolutamente normal!

CDD: Quem usa lentes de contato pode fazer o alongamento com elas nos olhos?

FY: Durante o procedimento, a cliente deve ficar com os olhos fechados, então pode fazer de lente sim. Num procedimento correto, não tem como entrar cola nos olhos, porque os cílios são colados pela extensão.

CDD: É verdade que os cílios precisam ser retirados em caso de exame de ressonância?

FY: Existem cílios postiços magnéticos, que são conectados aos naturais por ímã. Essa versão não é mesmo indicada para exames de ressonância, porque o material derrete. Isso não se aplica ao alongamento de cílios fio a fio, porque se usa uma cola especial. No entanto, como os profissionais de saúde que fazem ressonância não sabem a origem dos cílios, pedem para que a pessoa retire tudo antes do exame.

Manutenção

alongamento de cílios fio a fio
Meus cílios estavam assim depois de 30 dias da colocação!

CDD: Depois de quanto tempo precisa de manutenção?

FY: Depende muito dos cuidados de cada uma. Sei que há lugares que trabalham com manutenções a cada 10, 15 dias, mas a recomendação geral é o retorno entre 20 e 30 dias em extensões bem feitas.

Técnicas e tipos

alongamento de cílios fio a fio
Depois da manutenção, com a técnica clássica (fio a fio)

CDD: Quais sãos os tipos de cílios disponíveis para a extensão?

FY: Existe hoje uma variedade bem grande de cílios para extensão, que diferem em comprimento, espessura e curvatura! Isso sem falar das técnicas disponíveis. As mais comuns são os cílios clássicos (fio a fio) e o volume russo (1 cílio triplo especial para cada fio). É importante frisar que a técnica correta leva em conta os cílios naturais da cliente e quanto “peso” aquele fio aguenta. Não adianta querer uma extensão super comprida se o fio for muito pequeno e fino. Ele não aguentará, podendo sim cair mais rápido e a extensão não vai durar!

alongamento de cílios fio a fio
Antes e depois impressionante de alongamento feito em descendente asiática

CDD: Como funciona a extensão para olhos de descendentes asiáticas, que costumam ter os fios mais retos e escondidos, e para cílios naturais loiros?

FY: Justamente para as asiáticas que recomendo bastante! A sensação é ótima, de finalmente ter cílios. No caso das loiras, o efeito do alongamento é o mesmo do rímel: como os cílios e a cola são pretos, escondem os fios naturais mais claros.

Alongamento de cílios fio a fio: cuidados

alongamento de cílios fio a fio

CDD: Quais são os cuidados no dia a dia?

FY: Na área dos olhos, o ideal é usar água micelar, shampoo Johnson’s ou algum outro produto demaquilante que não seja oleoso. O óleo faz as extensões durarem um pouquinho menos! Por isso, também recomenda-se higienizar a região todos os dias, para tirar a sujeira e a oleosidade natural. O processo de limpeza é com os dedos ou com cotonete, cuidando para não enroscar nas extensões. Tudo sempre com muita gentileza! Melhor até enxugar com papel ou, se for com toalha, evitar esfregar bruscamente.

CDD: Tem que parar de usar máscara para cílios? E delineador ou lápis rente à raiz, pode?

FY: Não vai ter necessidade nenhuma de usar rímel, porque é justamente a proposta do alongamento, que inclusive fica ainda mais bonito! A cliente pode continuar usando delineador e lápis normalmente.

Alongamento de cílios fio a fio: preço

Os preços de um alongamento de cílios fio a fio costumam variar de acordo com muitos fatores, como a localização, o grau de expertise de quem coloca e as matérias-primas ou técnicas envolvidas. Aqui em São Paulo, numa famosa rede de franquias de extensão de cílios, os valores vão de R$ 80,00, para cílios alongados com baixo volume e tamanhos iniciais, a R$ 360, para um mega volume e liberdade na escolha de tamanhos.

Onde fazer

Não tenho mais indicações específicas para dar. Porém, o importante é você pesquisar bem, ver fotos de antes e depois e conversar bastante com a profissional que vai te atender! Entender tudo com esse post já vai te ajudar muito, assim você tem mais capacidade de avaliar se o serviço que está pensando em contratar é bom mesmo.

Aqui está o relato do primeiro alongamento de cílios que fiz, em 2015! Pessoalmente, acho que a técnica e o resultado evoluíram muito de lá para cá!

Minha experiência [2020]

Veja aqui mais algumas perguntas e respostas relatando detalhes da minha última experiência com alongamento de cílios fio a fio, em 2020.

alongamento de cílios fio a fio
Antes e depois do alongamento de cílios fio a fio (manutenção)

Para fechar, mais duas perguntas muito perguntadas lá no Instagram!

Seguidora: A aplicação dá aflição? Arde?

Thais Marques: Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que não dói nadinha! Também não me dá aflição nenhuma, porque fico de olho fechado o tempo todo. Quase durmo, inclusive, hahahaha! A única coisa que pode acontecer é você abrir as pálpebras sem querer e a região ficar levemente irritada. Isso acontece porque o processo de secagem da cola libera uma espécie de gás atraído pela umidade dos olhos! Mas só.

S: Os cílios incomodam no dia a dia? Fica pesado?

TM: Quando ocorre uma análise correta dos cílios naturais versus os pedidos da cliente, fica dificílimo a extensão incomodar! Porque aí se escolhem fios com comprimento, espessura e curvatura adequados, né? A sensação é COMPLETAMENTE diferente de usar cílios postiços: esses não pesam nada, eu mesma esqueço que estou usando.

Por que você parou de alongar?

Primeiro porque veio a pandemia, né! No momento, estou preferindo meus cílios naturais para poder testar rímeis. Porém, com certeza voltaria a fazer esse procedimento numa situação em que quisesse praticidade e resultado sem esforço!

E aí, será que esclareci todas as suas dúvidas?

você pode gostar também destes posts

31 comentários

  • responder HARLANNE GODOI 19/08/2020 às 13:53

    Poxa… aqui em João Pessoa o alongamento fio a fio está de 400 reais.

    • responder ANDRESSA 11/02/2021 às 15:30

      NOSSA MIGA CARO

    • responder Paolla 07/04/2021 às 19:27

      Menina do céu eu cobro apenas 60$ e o pessoal acha caro.

      Meu Instagram: @pekindesigner

  • responder Wanessa 16/10/2020 às 17:33

    Qual a melhor cola

    • responder vitória 08/06/2022 às 22:10

      a qual se adapta melhor na sua humidade e temperatura

  • responder Camiladesigneer_ 18/10/2020 às 13:07

    Top!! Amei cada detalhe

  • responder Thais Faria 26/10/2020 às 14:06

    Amei demais a experiência do alongamento. Super recomendo!

    • responder Laiane 27/04/2021 às 18:01

      Que mara , esclareceu todas as minhas dúvidas

  • responder Sofia Monandez 05/11/2020 às 17:04

    quer saber mais sobre como fazer Extensão de Cílios Fio a Fio entre nesse link

  • responder Sofia Monandez 05/11/2020 às 17:05

    quer saber mais sobre como fazer Extensão de Cílios Fio a Fio entre nesse link:https://dausel.co/t3odAe

  • responder Carolina 13/11/2020 às 13:35

    Você é LASH designer, vive sem ideias do que postar e acaba deixando o Instagram de lado? Ou está cansada de ver outras empresas conquistarem o meio digital enquanto você só obtém resultados fracos no Instagram?

    Milhares de empresas estão escalando os seus negócios por meio das redes sociais, não deixe a sua de fora!Conquiste inúmeros clientes e lote a sua agenda com uma presença digital assertiva. Preparamos UM ANO de conteúdo para você não ter mais desculpa para não postar. E o melhor, totalmente focado no seu nicho de LASH Designer!

    Confira mais infos no link abaixo! 50% OFF SÓ ESSE MÊS

    http://um-ano-de-instagram.launchrock.com/

    • responder Marineusa Alves 07/09/2022 às 01:49

      Em mim causa uma reação alérgica beeem forte(rinite e tosse alérgica). As últimas 3x que fiz a extensão sempre causou isso, inclusive um pouco de falta de ar.

  • responder Clézia 11/12/2020 às 12:53

    Eu trabalho com extensão de cílios, moro em Ribeirão das Neves, se alguém tiver interesse, segue contar contato (31)98715 2456

  • responder Valdenice 07/01/2021 às 22:50

    Pra tirar em casa o que deve ser usado?

    • responder Heloísa Helena 18/03/2022 às 11:18

      Nunca deve ser retirado em casa, você pode acabar removendo os fios naturais, o indicado e ir na sua lash designer, ela terá o material correto pra retirar.

  • responder Kevin Gomes 19/01/2021 às 19:36

    Estúdio de alongamento de cílios cresce 25% durante a pandemia. realmente é um grande mercado

  • responder Rosmari suba da silva 23/01/2021 às 18:53

    Oi os cílios de baixo também faz alongamento gostaria d saber

  • responder Natalia gomes 30/01/2021 às 23:56

    Ola coisas de divas tudo bem, Aprenda Técnica Avançadas de
    Alongamento de Cílios e ganhe
    R$ 5 mil por mês em 21 dias
    Mesmo que você seja iniciante
    e não saiba nada. acesse esse link e aproveite http://bit.ly/AlongamentodeCíliospro

  • responder Suely Santos 02/02/2021 às 22:54

    https://go.hotmart.com/N47107008S
    Aproveite ?

  • responder Nadiege 03/02/2021 às 16:56

    Excelente conteúdo, muito completo e bem explicado, principalmente os cuidados.
    Obrigada por compartilhar

  • responder Máscara para cílios Diorshow Iconic Overcurl 31/03/2021 às 09:30

    […] Veja também: tudo que você precisa saber sobre alongamento fio a fio. […]

  • responder Julia 02/04/2021 às 19:16

    Conteúdo maravilhosoo, uma coisinha aqui que pode ajudar quem quer uma grana extra
    >> https://hotm.art/EscoladeCilios <<

  • responder Ana 30/04/2021 às 16:14

    na hora de colar os cilios, ele é colado em cima dos fios ou por baixo?

  • responder Sobrancelhas naturais: os melhores produtos para a tendência de 2021 12/09/2021 às 09:30

    […] Mas veja também tudo sobre alongamento de cílios fio-a-fio. […]

  • responder Marcela 20/10/2021 às 23:53

    Conteúdo muito bacana, mas gostaria de fazer duas ressalvas, a 1ª é que o volume todo nem sempre ou pelo menos na maioria das vezes não é feito com aprenda 3 fios, e sim de 5 a mais fios. A segunda é que nem sempre quem faz tufos, simplesmente “cola tufos”. Acho que tudo deve ser avaliado, e vejo muitas “profissionais” criticando de forma bem ácida muitas outras profissionais que trabalham com tufos. Concordo que nem todas( assim como em toda área) são pessoas qualificadas, mas daí generalizar…
    Bem, em fim, acho que devemos respeitar cada pessoa, afinal o que mais se houve falar é sobre igualdade, sem billing na infância, e na sociedade aduta?!

    • responder Camila 09/02/2022 às 01:31

      Lash designer não aplica tufos, pq danifica os fios! Só aplica tufos algumas maquiadora que logo tem q ser retirados, apenas para festas, profissionais de cílios de verdade não aplicam tufos !!!

  • responder Sarah Saleh 23/10/2021 às 21:03

    Fiz gostei muito,porém desisti pois é muito demorado a colocação e a manutenção no meu caso era de 15 dias.

  • responder Conheça todos os materiais necessários para extensão de cílios! Confira! 19/01/2022 às 14:17

    […] materiais são utilizados para que o alongamento de cílios seja feito, além dos materiais que são utilizados no processo, também é preciso pensar nos […]

  • responder Autônoma 25/01/2023 às 14:12

    Tem 1 olho meu aí…. Vocês peg as fotos aleatoriamente na internet? Deveria ao menos colocar os créditos …

  • responder Thais 21/05/2023 às 08:44

    É normal no outro dia o olho ficar vermelho e inchado ?no dia que eu fiz n senti nada mais no outro um olho meu tava inchado e muito vermelho

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB