Beleza Dicas

Os 5 vilões da beleza na hora de dormir!

14/04/2021

Se você anda sentindo maior queda de cabelo, pele subitamente oleosa e os sinais do tempo aparecerem, pode ser que esteja desatenta ao que faz à noite. Explico: existem alguns vilões da beleza na hora de dormir que podem ocasionar essas e outras questões! Vem comigo que explico a seguir um por um dos 5 que vou listar!

Vilões da beleza?

Antes de começar, é bom esclarecer que a ideia aqui não é adicionar mais preocupação pra sua cabeça, viu? O objetivo é lembrar que algumas práticas às vezes até comuns podem ser prejudiciais se feitas como rotina. No fim das contas, você é livre pra fazer aquilo que achar melhor, então pode encarar os tópicos apenas como aprendizado também.

#1 Dormir de cabelo preso/molhado

Se esse for um hábito seu, talvez seja legal repensar. Quando você deita com os fios presos ou molhados, favorece a quebra em função do atrito com o travesseiro. Cabelos presos com muita força podem gerar alopecia por tração, ou seja, queda nas áreas que ficam mais esticadas. O elástico usado sempre no mesmo lugar pode deixar marcas permanentes também, mudando a forma do fio. Ao dormir de cabelo molhado, você aumenta as chances de ter problemas com o couro cabeludo, como caspa, dermatite e fungos.

#2 Dormir maquiada/sem rosto limpo

Em ambos os casos, o problema é a obstrução dos poros. É como se sua pele não “respirasse”, sabe? Isso aumenta a oleosidade, algo perceptível inclusive no dia seguinte, causando cravos e espinhas. A longo prazo, o rosto envelhece com maior facilidade porque o excesso de produtos ou sujidades prejudica o processo de renovação celular. Outro detalhe é que, se a pele estiver limpa daquele jeitinho meia boca, você não vai ter tanta eficiência nos seus tratamentos com dermocosméticos.

#3 Dormir com excesso de cosméticos

Você quer virar a rainha do skincare de uma hora pra outra e começa a fazer 500 passos da rotina coreana que viu num vídeo do Youtube. Aí empilha um produto no outro e não demora pra perceber que a pele está cheia de espinhas, vermelha ou ardida. Já viu esse filme? Pois então. O ideal é que você mantenha sim um ritual cotidiano de skincare, mas sem a necessidade de tanta coisa! Consulte um dermatologista para saber as reais necessidades da sua pele e montar o passo a passo ideal. Dessa maneira, você tem menos chances de ter surpresas desagradáveis.

#4 Não dormir bem (ou não dormir)

O tal “sono da beleza” é uma realidade! A gente sente literalmente na pele o resultado de noites mal dormidas ou até em claro: olheiras, falta de brilho, palidez… Quando estamos na fase profunda do sono, liberamos o GH, um hormônio responsável pelo não-envelhecimento celular. Ao passo que, se não chegamos lá e temos uma noite muito agitada, aumentam-se os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que impedem a pele de se recuperar adequadamente. Fora que há diminuição da produção de colágeno e aumento nos radicais livres!

#5 Dormir de lado/de bruços

Além de ter boas noites de sono, se você quiser evitar o aparecimento de rugas verticais entre as mamas e nas laterais da testa, precisa ficar atenta à posição com a qual dorme. Dizem os especialistas que a melhor é de barriga para cima, e não de lado ou de bruços! Isso porque o atrito gerado contra o travesseiro gera, especialmente a partir dos 40 anos, maior flacidez da pele e formação de vincos. Se você se importa com isso mas não consegue mudar, há alguns tops específicos pra evitar o amassamento da região do colo e tratamentos clínicos que ajudam a melhorar o aspecto das marquinhas.

E aí, gostou de saber quais são os 5 vilões da beleza na hora de dormir? Se você lembrar de mais algum, é só compartilhar nos comentários!

você pode gostar também destes posts

1 Comentário

  • responder Emilly Krishna 19/09/2021 às 21:11

    Bom saber, pq direto durmo de cabelo preso kakakak! Arrasaram no conteúdo! Também produzo matérias sobre o universo feminino no meu blog. Conferem lá https://blogbeyou.com.br/

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB