Cabelos Guias

Guia do acidificante para o cabelo: o que é, para que serve e como usar

01/04/2021

Seu cabelo está danificado, opaco e parece que as máscaras já não fazem mais o mesmo efeito? Você tem química nos fios? Se você respondeu sim pras minhas perguntas, pode ser falta de um acidificante para o cabelo.

acidificante para o cabelo

Esse tipo de produto não é exatamente uma novidade, mas está ficando cada vez mais comum no mercado. Imagino que seja porque cada vez mais gente está descobrindo as maravilhas que ele pode fazer pela saúde dos fios. Esse foi meu caso – eu mesma tenho descoloração no cabelo há muitos anos, mas só comecei a usar o acidificante nos últimos meses.

Se você também não usa mas sente que o cabelo está precisando de um brilho extra pós-química, vem comigo que vou explicar tudo sobre.

O que é acidificante para o cabelo?

Pra resumir, o acidificante é um tipo de produto capilar – na maioria das vezes é um creme cuja aparência lembra a do condicionador mesmo. A diferença é que ele, como o próprio nome indica, tem um pH bem mais ácido. Em geral, em torno de 2 – dependendo do produto, é claro. O pH do cabelo normalmente fica entre 5 e 6.

acidificante para o cabelo
Cabelo saudável (cutículas fechadas) x cabelo danificado (cutículas abertas).

O que acontece quando fazemos uma química nos fios é que esse pH se eleva – e assim as escamas do cabelo se abrem. Quando essas escamas ficam abertas, os produtos que aplicamos depois nos fios nem sempre surtem o efeito desejado. O cabelo dessa forma não “segura” os nutrientes que os produtos oferecem. Resultado: cabelo opaco, danificado, pontas “espigadas”, poroso e etc. E é aí que entra o acidificante para o cabelo.

Pra que serve? Preciso usar?

Serve para baixar novamente esse pH e assim fechar as escamas dos fios. O acidificante vai fazer com que o cabelo fique mais alinhado, suave e macio. O uso frequente desse tipo de produto ajuda também a fazer com que os fios absorvam melhor os produtos que forem posteriormente aplicados, como condicionador, máscara, leave-in e outros. Ou seja, conseguem reter melhor os nutrientes.

Se você tem algum tipo de química no cabelo, é interessante usar, sim. Se seu cabelo é virgem, em geral não há necessidade.

Como usar?

Como vou explicar melhor aqui embaixo, para fazer esse processo você pode usar um produto próprio para isso, já feito para o cabelo, ou uma receitinha caseira. No caso dos produtos prontos, o uso segue o que for indicado no rótulo. Em geral, eles indicam que você lave os fios com shampoo normalmente e enxágue. Em seguida é hora de aplicar o acidificante e aguardar o tempo de ação (leia o rótulo!). E aí só depois disso vêm a máscara ou condicionador que você for aplicar.

Isso porque dessa forma seu cabelo vai absorver melhor os nutrientes da máscara que você aplicar depois. Em geral, esse processo pode ser feito uma vez por semana (ou quando sentir que seu cabelo precisa).

Acidificante: prontos

acidificante para o cabelo

Um dos acidificantes mais famosos – e o que eu tenho usado – é o da K.pro. E realmente acho que ele oferece um bom custo-benefício. A textura dele é leve como a de um condicionador e eu uso como o indicado no rótulo – e como descrevi aqui em cima, entre shampoo e condicionador/máscara.

acidificante para o cabelo

Outras opções são esse shampoo da Braé, que também tem efeito acidificante; o Redken Color Extend Blondage Vinegar Rinse.

Acidificante: DIY

Você também pode fazer sua acidificação em casa mesmo. E uma das formas de fazer isso é usando vinagre de maçã – se tiver uma versão orgânica, melhor ainda. Aí, você pode misturar com seu condicionador, por exemplo – faça uma mistura de uma parte de vinagre para três de condicionador e aplique normalmente após o shampoo. Deixe agir por cerca de 15 minutos antes de enxaguar. Lembrando que essas misturinhas devem ser sempre feitas na hora de usar, apenas na quantidade adequada.

Há também quem prefira misturar o vinagre com água – pode adicionar uma colher de vinagre de maçã em um copo d’água – e só enxaguar os fios depois do shampoo e condicionador. Nesse caso, normalmente os efeitos são mais suaves.

Acidificante para o cabelo: em vídeo

E, já que você está por aqui e curte nosso conteúdo, que tal dar um pulinho também no nosso canal do Youtube? Se inscreve lá! Quem sabe você não nos ajuda a chegar aos 200 mil inscritos? <3

você pode gostar também destes posts

8 comentários

  • responder Camila 01/04/2021 às 11:07

    Eu amoooo misturar vinagre de maçã no condicionador.. dos “produtinhos que temos em casa”, é o que mais faz efeito no meu cabelo, deixa macio e com brilho bonito.. uma outra forma de usar vinagre de maçã é misturando com água e passando na raiz uns 15 minutos antes de lavar, ajuda na caspa e parece que purifica o couro cabeludo…

    • responder Jackline 13/04/2021 às 19:00

      Quem tem progressiva pode usar o vinagre no cabelo?

      • responder Lucia 13/04/2021 às 21:42

        Eu comprei um da Ares de Mato. É vinagre de maçã com óleos essenciais, misturo com água e enxaguo o cabelo. Gostei muito do resultado e é uma marca natural e vegana, o que me agradou.

  • responder Akemi Alves 07/04/2021 às 07:37

    Também faço uso Camila, pra que gastar com produtos caros. Vinagre de maçã é excelente!

  • responder Thainara 07/04/2021 às 17:28

    Olá coisas de diva, tudo bem? Venha conhecer a tecnologia que diminui a queda e acelera o crescimento em até 7x!
    Através de uma fórmula exclusiva o Big Hair te garante resultados já nas primeiras semanas. Seus benefícios são:
    – CRESCIMENTO 7X MAIS RÁPIDO;
    – FORTALECIMENTO DOS FIOS;
    – REDUÇÃO NA QUEDA DOS FIOS;
    – FORTALECIMENTO DAS UNHAS;
    – NÃO ENGORDA E NÃO CONTÉM GLÚTEN;
    – PELE FIRME.
    Confira esse link e aproveite:
    http://bit.ly/diminuiaquedaeaceleraocrescimentoemate7x

  • responder LUCY VIANINI DE LUCENA MOREIRA 09/04/2021 às 07:41

    Bom diaaa! Amei o post! Vou procurar a marca para comprar! Gratidão por compartilhar!

  • responder Maria 09/04/2021 às 12:08

    depois de lavar os cabelos aí passar o vinagre misturado com condicionador… tá então aguardr uns minutinhos e enchaguar…
    depois disso pode fazer uma hidratação nos cabelos?

    • responder Maria Ferreira 09/04/2021 às 23:15

      Não Maria, primeiro vc lava com shampoo, faz a hidratação e por último faz a misturinha uma colher de vinagre de maçã e 2 de condionador. Deixar por 5 minutos e enxague.

    deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB