Experiências

Quanto tempo você passa no Instagram? Fiquei uma semana olhando o app o mínimo possível – será que deu?

06/07/2020

Certo dia, fuçando nas configurações do meu Instagram pessoal, resolvi clicar no botão Sua Atividade, que mostra quanto tempo o usuário passa por dia no aplicativo. Um dos dados me deixou chocada: numa segunda-feira comum, tinha gastado impressionantes 9h33 por lá. Fiquei pensando que isso é mais que uma jornada inteirinha de trabalho, fora outras medidas que fiz, do tipo “quantos episódios de uma série dá pra ver” ou “9 horas é o tempo de viagem Curitiba/Porto Alegre de carro”.

E isso que a medida não corresponde ao Insta do Coisas de Diva também, que tem sua contagem separada. Entro na nossa conta uma vez a cada 3 dias pra postar conteúdo e quase todos os dias volto pra ver se tem algum direct retroativo que preciso responder. Ou seja, o tempão enfiada no app é proporcional à rolagem bobinha do feed, aos Stories de quem sigo, aos vídeos de IGTV ou lives que me interessam, às mensagens e comentários que recebo… Nada de trabalho!

Dia 0 – a resolução

Por isso, resolvi começar a experiência de ficar uma semana olhando o aplicativo o mínimo possível. Primeiro, coloquei em prática uma decisão importante, que foi a de restringir as respostas aos Stories para pessoas que não sigo. Sei que pode ter parecido meio antipático, mas foi em nome da ciência, juro! hahahaha Se você soubesse o tanto de mensagens e reações que recebo todos os dias, talvez considerasse também. Sempre quero falar com todo mundo direitinho e isso toma um tempo enorme. Enfim, vamos então, finalmente, ao meu diário de uma viciada em Instagram buscando a recuperação:

Dia 1 – a adaptação

Por sorte, o início da minha empreitada pessoal caiu justamente no dia em que fiquei de plantão no Insta do CDD. Isso significa que passei poucas vezes pela minha conta. Só fui fazer alguma coisa relacionada a ela no início da tarde e, mesmo assim, evitei ficar rolando o feed como se não houvesse amanhã ou vendo Stories por tempo indeterminado. À noite, já cansada e querendo me distrair, é que entrei lá de volta. Postei algumas coisas aleatórias no Stories porque a força do hábito não é mole de controlar, hahahaha! Também vi que o Instagram lançou uma função nova chamada Reels. Eventualmente, converso com alguns amigos pelo direct e também acabei engatando alguns assuntos com eles. No geral, foi bem tranquilo – fiquei online por 1h13. A questão maior seria o dia seguinte, que não me demandaria a necessidade de entrar no aplicativo para trabalhar.

Dia 2 – o deslize

No dia seguinte, acordei determinada a nem pegar no celular assim que acordasse, como de costume. Fui comer primeiro. Mas aí, quando olhei pra minha xícara de café… Tinha uma espuminha em formato de coração. <3 Não resisti à coincidência, tirei foto e postei nos Stories, hahahaha! No início da tarde, recebi uma coisa engraçada do meu irmão que já rendeu outra sequência. Alguns amigos responderam por direct e lá fui eu entrar em conversas aleatórias! Estava eu sucumbindo lentamente à tentação. Dei um tempo e, à noite (mais uma vez!), voltei para dar aquela conferida no aplicativo. Comecei aquele movimento de fecha-abre-fecha eterno, o que me fez perceber que 1) esse é claramente um comportamento ansioso, que reflete a maneira que venho me sentindo e 2) meu segundo dia de projeto tinha sofrido diversos deslizes, o que me resultou em 2h56 enfiada por lá.

Dia 3 – a autoenganação

Pela manhã, acabei rolando o feed e vendo algumas coisas interessantes, que então compartilhei nos Stories. Mas só voltei a postar alguma coisa por lá à noite mesmo, depois que já tinha terminado meus afazeres. O problema foi que, nesse meio tempo, começou aquele entra-e-sai por causa dos directs, que acabaram virando também vários minutinhos “inocentes” nos Stories de outras pessoas. Ou seja: mais um dia meia boca da minha proposta, uma vez que fiquei 2h29 no aplicativo. Naquele momento, a dinâmica das redes sociais nunca esteve tão clara para mim. Essa frase que vou escrever agora pode parecer estranha, mas é bem verdadeira: quanto mais tempo a gente passa nelas, mais tempo a gente passa nelas! É como uma bola de neve infinita.

Dia 4 – a esculhambação

Daqui a pouco você para de ler esse meu texto achando que de nada vai adiantar porque eu claramente fracassei! Mas calma que ainda tem mais 4 dias para contar, incluindo esse. Não acordei muito bem e estava bastante ansiosa, o que volta e meia me leva a um comportamento super estranho, mas recorrente: fiquei mais de 1h30 – fácil – olhando meus Stories antigos, que ficam lá nos Itens Arquivados. Pra quê, né? Eu também não sei. Aliás, sei sim. Quando paro pra me reassistir, acabo lembrando que a vida já esteve tranquila e não-tranquila outras vezes. É pra mim como um reforço de que tudo é impermanente e isso me acalma, sabe? Enfim, coisas de pessoa com Câncer no mapa astral, hahahaha! Bom, não preciso nem dizer que, além disso, fiquei rolando o feed, postando coisas nos Stories e respondendo directs – isso que era dia de postar no CDD! Resultado? 2h56 no Instagram.

instagram

Dia 5 – a autoenganação (parte 2)

Já de madrugada, ou seja, no dia 05, postei um negocinho nos Stories. Apesar de ter tirado um tempo só pra mim, acabei voltando ao hábito de rolar o feed e repostar porque vi umas coisas legais. Também queria falar sobre um documentário que vi e que gostei. Esse dia foi louco porque eu fiz mil coisas, embora não tenha feito nada, sabe? Fiz 3 videochamadas, almocei, assisti o tal documentário e mais 2 episódios de uma série. Aí, quando fui checar a minha atividade, vi que tinha me autoenganado de novo! Fiquei de cara porque o saldo do dia foram 2h21 só nessas bobeirinhas.

Dia 6 – ferrou tudo

HAHAHAHA Ai, cara. Tô rindo de nervoso de pensar nesse dia aí. Amanheci super determinada, focada nas minhas coisas, mas bastou ficar sabendo brevemente de uma fofoca de famosos pra ir assistir 3 vídeos inteiros de IGTV que, juntos, devem ter me tomado pelo menos uns 40 minutos. Sério, eu não me ajudo, né? hahahaha Mesmo sem postar nada nos Stories, acabei assistindo e comentando os de algumas pessoas – o que rapidamente virou conversas pelo direct. Também inventei de postar uma foto no feed e – adivinha só? – aquelas notificações que não paravam misturadas à curiosidade de saber quem curtiu (alô, crushes) me fizeram ir e voltar loucamente por pelo menos 2 horas. Não preciso nem dizer que ferrou tudo: foram impressionantes 4h55 no app.

Dia 7 – última chance

Ok, o sétimo dia é tão importante que foi também o escolhido para a minha redenção, hahahaha! Acordei determinada a ficar longe do meu Instagram! Tudo bem que a presença na conta do Coisas de Diva ajudou minha empreitada, mas eu juro que me mantive firme também. Acabou que, limpando umas coisas no celular, encontrei uns vídeos antigos de um momento feliz com a minha família e postei nos Stories porque tô morrendo de saudades deles. Também coloquei umas duas outras coisinhas que achei interessantes e pronto! Respondi amigos no direct brevemente, me esforçando pra não esticar muito as conversas. Deu certo: apenas 01h06 enfiada no aplicativo, meu menor tempo da semana!

Resumo da ópera

Eu não sei o que é tempo demais ou tempo de menos numa rede social pra você, então comemorar que gastei pouco mais de uma hora do meu dia com o Instagram pode parecer absurdo ou não! Na verdade, minha ideia com isso teve muito mais a ver com uma tomada de consciência sobre o assunto do que com bater recordes. Tive alguns momentos de clareza sobre o app que já valeram para começar a me perceber melhor nesses tempos em que o celular parece a extensão do nosso braço.

O mais alarmante, para mim, foi ver o quanto a ansiedade está conectada ao uso das redes sociais. E não me refiro somente às notificações que nunca param e nos levam a checá-las. Tem relação também com o fato de eu não saber como canalizar o que venho sentindo em função do isolamento social prolongado – já são quase 4 meses totalmente sozinha. A impressão que tenho é de que o Insta virou, pra mim, uma espécie anestesia instantânea.

Anestesia?

O problema é que isso não resolve meu comportamento ansioso. Aliás, só faz com que piore. Basta observar meus movimentos constantes de entra-e-sai do aplicativo, a mania de ficar atualizando o feed loucamente pra ver se rola algo de novo e a tendência procrastinadora de me deixar perder por horas fuçando coisas aleatórias. E aí, quanto mais me exponho à informação (de qualidade ou não, vale dizer), mais compartilho e mais tempo passo lá. Percebe o looping?

Depois dessa experiência, ficou ainda mais evidente pra mim que aquilo que preciso parar pra ver mesmo é meu feed interior para, quem sabe, fazer novos Stories – HAHAHAHA, isso ficou péssimo, mas tudo bem. Eu vou ficar bem também. Quanto a você, fica o convite para rever a quantidade de tempo que passa no celular e, especialmente a razão que a leva a fazer isso. Quem sabe existam umas revelações interessantes como as que eu tive!

você pode gostar também destes posts

25 comentários

  • responder K Silva 06/07/2020 às 10:10

    Oi Thais!
    Tbm estou na tentativa de diminuir o uso das redes sociais.
    Facebook eu exclui do meu celular, pois os grupos por lá estavam me consumindo muito. Então só entro no pc o que é raro.
    Instagram tbm estou tentando acessar menos, gosto de ver os stories qdo estou lavando louça ou cozinhando rs, sinto falta de poder agrupar o perfis e ver só realmente stories que gosto, pq nessa “acabo” vendo vários stories aleatórios que nem me interessam.
    O engraçado é como realmente e difícil mudar o hábito, aquele costume de usar rolar o feed a cada pausinha no dia… ou até mesmo realizar essas pausas só para rolar o feed… isso consome um tempo absurdo..

    • responder Thais Marques 06/07/2020 às 18:02

      Isso de ver Stories lavando a louça é a minha cara HAHAHAHA – eu amo!

  • responder ALINE SOUZA CANTEIRO 06/07/2020 às 10:41

    Olá!, também senti no inicio de Junho que o insta estava me fazendo mal. Ficava com ‘reiva’ de pessoas furando a quarentena entre outras coisas… E também entrava como vc, naquele momento de tédio com o cel na mão, quando percebia estava rolando o feed ou vendo milhões de histories… Confesso que não sei o tempo que passava no insta…
    Fui mais radical que vc, pois não preciso acessar pra trabalho hahahaha… desabilitei TODAS as notificações… tenho entrado lá pra consultar receitas que já tinha salvo e etc… mas acabei de checar, minha média da semana ficou em 1 min por dia…
    Na primeira semana, eu me pegava entrando só por tédio no insta… sem nem pensar… qdo percebia que estava entrando no loop, fechava o APP e ia tomar um copo dágua… depois das primeiras semanas ficou mais fácil esquecer de entrar nele… e seguimos assim… não sei por quanto tempo… mas ja fazem 30 dias que não passo nervoso com postagem de ngm! hahahah

    Beijo e boa sorte pra nós e nossa ansiedade <3

  • responder Carina 06/07/2020 às 12:53

    Ser uma completa pata para novas tecnologias acaba sendo um ponto positivo pra mim – mas nem tanto. Depois do Orkut, nunca me adaptei às redes sociais tipo Facebook ou até o Twitter (ainda não sei como mexer direito em nenhum dos dois, nem pelo celular).
    Mas o Instagram tem lá suas vantagens em ser super visual e totalmente voltado ao celular, né? Por isso, também venho me policiando no uso desse app. Descobri que ele era um refúgio aos momentos chatos no trabalho, nos comerciais da TV, na espera. Como sigo perfis de jornais, acaba sendo meu atualizador de notícias (foi por ele que vi que prenderam o Queiroz! kkkk). É tanta facilidade que utilizo o app pra “acordar” de manhã.
    E nisso, durante a pandemia, meu uso de redes sociais anotada pelo iphone passou de 2h para exorbitantes e nada realistas 15 HORAS DIÁRIAS – eu, sinceramente, acho que ele conta o tempo em que o app fica aberto sem segundo plano, mesmo sem mexer, porque achei meio impossível essa conta kkkk. De toda forma, foi um alerta – e como você, coloquei limites de uso, pra me policiar melhor e baixar o nível desse vício.
    Tem sido uma boa reflexão. E como você, nem sempre consigo diminuir esse acesso. Não pelo vício em si, mas por um certo tédio em alguns momentos do dia em que preciso fugir de onde estou, dar um pause no cérebro. Acho que compararia o uso ao cafezinho do trabalho, ou o abrir da geladeira pra pensar kkkk. Pode não ser o app em si, mas esse tempo que dou pra minha cabeça. Mas tenho tentado dar esse momento para outras atividades. Vamos ver se diminui rsrs

    • responder Thais Marques 06/07/2020 às 18:04

      MULHER! 15 HORAS??? Não é possível mesmo essa conta! Mas, nossa, adorei teu comentário! Entendo bem o que quis dizer com essas pausas equivalentes que agora viraram olhar pro celular…

  • responder Marina 06/07/2020 às 13:00

    Adorei esse post! Estive pensando muito sobre isso no FDS vou tentar fazer a mesma coisa! Com certeza muitasvezes entramos nas redes sociais pra fugir dos problemas, de algo que incomoda. Mas a gente gasta muito tempo lá e muitas vezes em conteúdos que não agregam… Vou tentar fazer um teste de uma semana também!

  • responder Cynthia 06/07/2020 às 16:53

    Oi Thaís! O que me ajudou a reduzir o tempo que passava no Instagram e em outros apps tb foi ter tirado as notificações. Outra coisa tb foi estabelecer um horário pra entrar nele. Eu costumo a entrar sempre depois do meio dia. E sigo tb perfis que gosto, que tem a ver comigo. 🙂

  • responder Estela 06/07/2020 às 17:16

    Thaís, acho bacana vc tentar diminuir sua atividade nas redes sociais, inclusive vou já verificar como anda a minha hahahaha, mas olha só..seja bondosa consigo mesma! Tem muita coisa boa nas redes sociais, ainda mais pra quem trabalha com isso e.. sim, estamos no meio de uma pandemia, e se vc perdeu tempo falando com amigos, na verdade vc não perdeu tempo.. imagina 4 meses sozinha sem isso! Então bora lá diminuir, mas ter consciência de que não é tão ruim assim 🙂

    • responder Thais Marques 06/07/2020 às 18:05

      Com certeza, temos que achar o equilíbrio! E isso é não ser radical com a gente mesma… Obrigada <3

  • responder Paula eduarda 06/07/2020 às 17:30

    Eu sou extremamente viciada, já vi diversas vezes a msg que já olhei tudo que tinha que olhar. kkkkk Não conseguiria ficar sem.

  • responder 1e139dbe981d527fae04b590055b8918 | Sempre Atualizado 06/07/2020 às 23:26

    […] post Quanto tempo você passa no Instagram? Fiquei uma semana olhando o app o mínimo poss&iac… apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher […]

  • responder Sheila França 06/07/2020 às 23:53

    Ahhahaha agora eu entendi kkkk tinha ficado #chachateada que não conseguia mais responder seus stories kkk mas parando pra pensar… Tbm acho que fico muito tempo no ig…

  • responder Mara 07/07/2020 às 00:03

    Tb passo muito tempo no Instagram, acho que é uma mistura de FOMO com tédio sei lá. Mas os stories eu normalmente só ouço enquanto estou fazendo outra coisa, seja no computador ou algum trabalho da casa, assim não me sinto tão mal, porque não estou “parada” só vendo stories. Mas tb queria desapegar mais do Instagram.

  • responder Nely 07/07/2020 às 00:15

    A segunda melhor coisa que fiz na vida foi sair de todas as redes sociais! (A primeira foi me afastar de pessoas que não me faziam bem).
    Principalmente aquele tal de Facebook que, como diria um famoso filósofo: “É a vitrine da mentira”. Aliás, o que eu mais via lá eram pessoas que, no Facebook eram uma coisa e, na vida real, eram outra completamente diferente.

    Vantagens de sair das redes sociais:
    1) A vida fica extremamente leve. Não tem tretas, inveja, olho gordo…
    2) Com o ganho de tempo, dá para ler muitos livros, aprender novos idiomas, novas habilidades…
    3) Segurança e, até mesmo, NÃO ter a vida ameaçada: trabalhei um tempo vendo o lado B das redes sociais e… Sabiam que tem muitos crimes (assaltos, stalkers, sequestros, chantagens, estupros e, até mesmo, assassinatos) onde o criminoso descobriu sobre a vida da vítima nas redes sociais? Vejam o livro “Amigos virtuais, assassinos reais”
    4) Não fazer papel de trouxa! Sim, o ano é 2020, mas, por mais incrível que pareça, existem pessoas que ainda acreditam piamente que todo o mundo é 100% o que aparenta nas redes sociais. Conheço muitas pessoas que, hoje mesmo, estão fazendo papel de trouxa nas redes sociais kkkkk. Vide os “exposed” que volta e meia acontecem e que NUNCA me causaram surpresa nenhuma.
    5) O que mais conheço são casos de pessoas que tinham trocentos mil amigos nas redes, mas que na hora do aperto, nenhum dos “amigos” das redes ajudou.
    6) A segunda coisa que mais conheço são pessoas que, por inveja (eca!), foram prejudicadas por “amigos” das redes
    7) A energia negativa da sua vida diminui uns 90% depois que você sai das redes!!! Depressão, ansiedade, tristeza, desânimo, etc. podem, muitas vezes, serem causados ou potencializados pelas redes sociais. É fácil se sentir um fracasso quando se está em casa, fazendo faxina, enquanto todas as pessoas parecem estar em lugares badaladíssimos com o look das celebs rsrs. Não, miga! Apenas, pare! Desligue as redes, ligue o som e divirta-se fazendo sua faxina. Imagine que você está com saúde, viva e com disposição para fazer isso. Quantas pessoas dariam tudo para ter isso? Viram como é fácil as redes nos colocarem para baixo?
    8) Resumo da história: selecione os amigos DE VERDADE e converse com eles por mensagem, no e-mail, no telefone… Quem é seu amigo realmente, se FOR seu amigo realmente, se quiser falar com você vai ligar no seu telefone residencial, no seu celular, vai mandar e-mail…
    9) É possível fabricar tempo? SIM! Saia das redes sociais e você descobrirá o milagre da multiplicação das horas! Kkkkk
    10) Depois que saí das redes sociais, nunca mais precisei tomar antidepressivos ou tive insônia! Viva! Aliás, nunca me senti tão viva!

    • responder Thais Marques 28/07/2020 às 13:01

      Mulher, já dá pra lançar um e-book com essas dicas suas aí! hahahaha Adorei!

  • responder Mariana Bissoli 07/07/2020 às 16:05

    Oi Thais! Que legal ler essa postagem sua, justamente ONTEM (06/07/2020) quando eu decidi diminuir o uso das redes sociais, principalmente Instagram antes de ver esse conteúdo aqui. Analisando minha atividade, percebi que teve um dia que eu passei 4 horas no Insta, e minha média diária estava em 2h30… aí fiquei pensando, 2horas e meia da minha vida perdidas. No Android, é possível limitar o uso de aplicativos, justamente pelo uso excessivo. Então, eu me limitei a 1hora de instagram por dia (que ainda é bastante, mas espero conseguir diminuir mais ainda ao longo do tempo). Passado esse tempo estipulado por você, o aplicativo fica inativo, e vc não consegue abrí-lo de jeito nenhum (a não ser que você vá nas configurações do Android). Achei maravilhoso isso, acho que deve ter algo assim para iphone. Pelo menos ajuda né! Um beijão pra vc, e vamos que vamos, firmes e fortes!

    • responder Thais Marques 28/07/2020 às 13:02

      Muito bacana essa função mesmo! No iPhone não tem dentro das configurações, mas certamente já inventaram um app pra isso, hahahaha! Que bom que você está se sentindo bem com a sua decisão 🙂

  • responder Daniela Gomes 07/07/2020 às 17:30

    AI meu Deus, medo de ir ver essas quantidade de horas q passo não só no instagram mas principalmente em outras redes com youtube e twitter. Por isso só acrescento ainda mais livros, séries e filmes à minha lista mas é raro eu ler ver ou assistir o q foi indicado kkkk

  • responder Renata Lima 15/09/2021 às 14:35

    Também estou na luta pra usar menos o Instagram. Passo mais de 2h diárias e já bati o recorde de 5hs… Vou usar uma das dicas acima, travar o app qdo atingir o horário, vamos ver se dá certo.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB