Dicas Vídeos

Vale a pena vender o carro e andar só de Uber?

02/06/2019

Um tempo atrás, comentei lá no nosso Instagram (@coisasdediva, já segue a gente?) que resolvi vender meu carro e começar a usar outras formas de transporte. Como o assunto despertou o interesse de várias seguidoras, decidi gravar um vídeo contando minha experiência. Olha só:

Batom Lip Matte Latika 33 | Camiseta C&A | Óculos Prada | Anel Silvia Döring

Perdão pela qualidade do vídeo, acho que a pouca incidência de luz desse outono curitibano não ajudou a câmera a encontrar o foco. Vou me readaptar para as próximas gravações ficarem melhores!

Vale a pena vender o carro e andar só de Uber?

Se você não consegue me assistir agora, sem problemas: vou resumir em texto o que digo no vídeo! Afinal, vale a pena vender o carro e andar só de Uber (ou qualquer outro aplicativo de transporte)?

Sinto decepcionar, mas a resposta é… Depende. No meu caso em específico, tem valido a pena! Em termos financeiros, que é a primeira questão relacionada, fica mais em conta, inclusive.

BAIXE NOSSO APP, VEJA O CONTEÚDO E GANHE PRÊMIOS:
Download Android – http://bit.ly/appcddandroid
Download iOS – http://bit.ly/appcddios

Na ponta do lápis

Com o carro, tinha gastos fixos mensais na casa dos 500 reais (200 reais da minha ex-vaga de estacionamento, 150 reais do seguro e mais 150 da gasolina). Isso sem contar custos variáveis com estacionamentos, manutenção, IPVA, licenciamento e possíveis multas.

Tinha também a própria depreciação do automóvel – que, como você deve saber, NÃO é investimento! Além do mais, eventualmente (leia-se: quando ia beber ou o lugar era de difícil acesso) preferia deixá-lo parado. Usava os aplicativos mesmo tendo carro!

No meu primeiro mês sem carro, em que ainda estava me adaptando e andei menos a pé/de transporte coletivo, gastei 550 reais. O valor ficou quase dentro daquilo que despendia de forma fixa com o veículo. Só que ainda assim compensou, porque não dá pra esquecer dos custos variáveis!

Nesse segundo mês, estou vendo os gastos com apps diminuírem ainda mais porque tenho me locomovido de formas mais baratas ou até mesmo grátis.

Minha situação de vida

Mas nem só de economia vive o homem a mulher. Existe outro ponto importante que pode pesar contra ou a favor da decisão: sua situação de vida! A minha foi extremamente favorável à mudança. Veja:

  • Faço home office, ou seja, não preciso de locomoção casa-trabalho e trabalho-casa;
  • Moro numa região com supermercados, farmácias, hospitais, restaurantes e demais serviços na vizinhança, com oferta de transporte coletivo e proximidade do centro da cidade;
  • Moro em Curitiba, capital muito menor do que São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo;
  • Moro sozinha e não tenho dependentes;
  • Não tenho apego com carros ou com o ato de dirigir;
  • Pagava um valor alto pelo estacionamento fora do meu prédio.

Meu carro me serviu muitíssimo bem por bastante tempo e sou super grata por tudo que ele me proporcionou! Não vou dizer que foi fácil vender o primeiro grande bem que comprei na vida, mas tenho certeza de que fiz a escolha certa para meu momento atual.

Espero ter ajudado você a colocar na balança a ideia de vender o carro para andar por aí de outras maneiras!

você pode gostar também destes posts

15 comentários

  • responder Marcia Daniella 02/06/2019 às 15:37

    Aqui em casa também: nada de carro, só UBER. Economia de 300 reais por mês \o/

  • responder Estela 02/06/2019 às 21:37

    Sem contar a falta de stress com manutenção e procurar vaga, prestar atenção em trânsito, aturar motoristas irritadinhos…

  • responder Ilka 02/06/2019 às 23:46

    Moro em Brasília e também fiz essa opção no ano passado e estou adorando a liberdade de não ter que me preocupar com carro, além da economia enorme que fiz, tenho andado muito mais a pé, e a saúde agradece.

  • responder Roberta 03/06/2019 às 10:39

    Sempre penso nisso… morro de preguica no transito!!! Ate cheguei a fazer aquele teste do uber.. rs mas carrego tanta tealha pra trabalhar que desanimo…

  • responder Andrea 03/06/2019 às 12:32

    Olá, Thais! 🙂 Eu sempre leio sobre essas comparações e acho muito válido essa discussão. No momento atual da minha vida (trabalho e estudo), um carro faz MUITA falta. Eu perco tempo esperando transporte público, deixo de fazer várias coisas que gostaria por falta de locomoção (não utilizo esses apps de transporte e táxi custa bem caro pra usar frequentemente), mas também não teria tempo condições de manter um carro. Difícil essa vida de estudante. XD

  • responder Clarissa 03/06/2019 às 12:58

    Eu estou sem carro tem uns dois anos já.
    Acabo usando muito mais Uber ou transporte público.
    Mas como eu não moro no centro, se for fazer uma viagem ou ir p o centro Uber fica caro. Aí tenho a comodidade de poder usar o carro da minha mãe, pois moramos perto.
    Eu acho que compensa…

  • responder Heidinha 03/06/2019 às 14:06

    Eu tou fazendo o caminho reverso pq me mudei de uma capital pra uma cidade média, que não é grande o suficiente pra ter uma malha de transporte público decente. (Tou tirando carteira agora)

  • responder Cassia 03/06/2019 às 15:01

    Eu tenho 34 anos, sou epilética a 3 anos e não posso dirigir, trabalho fora(em outra cidade), e super me adaptei a vida sem carro, ando mto a pe e Uber(não uso mto ônibus). A coisa chata é que as vezes quero ir sozinha pra uma outra cidade ao lado e não rola, preciso ir com alguém. Sofri mto no inicio mas hoje sou muito bem adaptada.
    Moro em uma região central, e realmente isso facilita mto. Tudo se dá um jeitinho…rs
    Uma coisa bacana q meu irmão fez, foi alugar um carro por 2 anos, ele não paga nenhum custo do carro alem de gasolina…e ao final desses 2 anos, pega um carro zerado. Com valor bem inferior ao custo mensal de um carro.

  • responder Pollyana 03/06/2019 às 15:09

    Vivo tranquilamente sem carro, moro e trabalho no Centro de Curitiba e tudo é muito fácil de encontrar a pé, se preciso me deslocar as distâncias são curtinhas e bem baratas de Uber, sem falar que meu prédio é antigo e não tem garagem

  • responder Zilandra 03/06/2019 às 19:30

    Adoro seu jeito super maduro de abordar os temas, aqui intwrio faxemos tudo a pe kkk

  • responder Veronica F. 05/06/2019 às 14:21

    Se colocar o preço do carro nessa conta, dá pra andar de app por umas 3 vidas kkk
    Depois de me divorciar optei por ficar sem carro e estou bem satisfeita com os aplicativos. Levo as filhas pra todo canto, inclusive à noite (não teria coragem de sair com elas nesta cidade perigosa, ficar procurando estacionamento etc., ia me sentir um alvo), vou a festas e volto sozinha no meio da madrugada, tudo com um custo mínimo e sem incomodações.

  • responder Mari 06/06/2019 às 07:58

    Vendi o meu mês passado e achei que fosse sentir mais falta. Eu e meu noivo também trabalhamos em Home office e moramos numa região – embora distante do centro, bem servida de mercados, bancos, farmácias etc. Ah! E tenho me exercitado mais.

  • responder Fabi Felix 11/06/2019 às 07:11

    Acabei de vender meu carro pq era um peso morto, trabalho a dez minutos de ônibus
    Nunca dirigi muito bem, era só um custo a mais. Pq quem andava com ele era praticante só meu pai.
    Agora ando de transporte público e quando preciso vou de Uber, e mesmo sendo uma adulta tem sempre a opção do papis kkkk

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB