Cosméticos Dicas Maquiagem Vídeos

Como ler rótulos de cosméticos: símbolos e selos!

19/05/2019

Quem é fã de beleza adora ficar por dentro de todos os detalhes sobre esse universo. É por isso que hoje ensino como ler rótulos de cosméticos! Se você já ficou perdida com todos aqueles símbolos e selos impressos, já dê logo o play no vídeo que eu gravei porque vai aprender tudinho!

Camiseta Forever 21 | Batom Forever Matte RK by Kiss Cor Trust Me | Óculos Prada

Como ler rótulos de cosméticos: na prática

Se você não consegue me assistir agora, guarda aí alguns dos símbolos e selos/certificações mais comumente encontrados nos cosméticos:

  • 1. Validade após aberto: O prazo de validade de um produto fechado vem impresso na própria embalagem. Contudo, você sabia que, a partir do momento em que ele é aberto, sua validade muda? Você descobre o tempo de vida útil do cosmético ou maquiagem olhando o número de meses indicado no símbolo de pote aberto.
  • 2. Reciclável: Se a embalagem tiver o green dot, pode saber que a empresa fabricante se responsabiliza por reciclar ou recuperar as embalagens dos produtos que coloca no mercado. Inclusive, marcas com o selo costumam criar programas de retorno das embalagens vazias tendo um brinde como subsídio.
  • 3. Estimado: O “e” minúsculo garante que a quantidade impressa no rótulo é a mesma encontrada dentro da embalagem. Sem enganação!
  • 4. UVA: Alguns cosméticos e maquiagens possuem o selo UVA para lembar o consumidor de que aqueles produtos têm a proteção mínima contra esse tipo de raio recomendada por dermatologistas.
  • 5. Consulta: O dedo indicando uma página quer dizer que mais informações sobre o produto podem ser encontradas na caixa ou em folheto separado.

Selos/certificações

  • 6. Cruelty free: O coelho foi escolhido para representar que determinado produto é cruelty free, ou seja, não foi testado em animais. Porém, fique esperta porque não basta que o animalzinho apareça: é preciso verificar se o selo faz parte de alguma instituição séria. Os mais conhecidos são o Cruelty Free, da PETA, o Not Tested on Animals, da Choose Cruelty Free, e o Leaping Bunny, da Cruelty Free International.
  • 7. Orgânico: Sim, existem produtos de beleza orgânicos – fabricados com ingredientes naturais e sustentáveis! Sendo assim, são vários os selos nacionais e internacionais e cada um possui suas próprias métricas para a definição entre orgânico e natural. Por isso, vale pesquisar caso queira saber bem direitinho a respeito!
  • 8. Vegan: Cosméticos e maquiagens veganos não possuem nenhum ingrediente de origem animal. As certificações mais comuns são da Vegan Action, Vegan Society e da PETA (Cruelty Free and Vegan).
  • 9. Fairtrade: Um item fairtrade tem sua produção totalmente alinhada com princípios sociais, econômicos e ambientais. Portanto, é fruto de comércio justo, aquele que respeita todas as etapas da cadeia.
  • 10. Dermatest: Selo alemão que identifica cosméticos e maquiagens dermatologicamente testados em humanos voluntários.

Espero que tenha aprendido como ler rótulos de cosméticos e nunca mais fique coçando a cabeça quando se deparar com símbolos e selos!

você pode gostar também destes posts

8 comentários

  • responder Carina 20/05/2019 às 13:09

    ” O “e” minúsculo garante que a quantidade impressa no rótulo é a mesma encontrada dentro da embalagem.” – A que ponto chegamos pra ter que ter um SÍMBOLO pra nos garantir isso, né! rss

    Brincadeiras – e decepções capitalistas – à parte, achei o post ótimo!
    Sempre fico com funsa com esses símbolos, prestarei mais atenção.

    Se puder descobrir também – ou alguém puder dizer aí nos comentários: sempre tive a curiosidade de saber por que os ingredientes dos produtos cosméticos estão em inglês! Acho tão difícil! Não pode ser em português?

  • responder ZILANDRA 22/05/2019 às 19:00

    SEU VIDEO FOI UMA AULA
    ARRASOUUUU

  • responder Juliana 24/05/2019 às 09:42

    post maravilhoso!!!!!!!!

  • responder Links para Amar! ? #12 | Que se Ame 01/06/2019 às 15:00

    […] » Entenda como ler os rótulos de embalagens de cosméticos […]

  • responder Risoneide Nery 21/06/2019 às 00:20

    Adore o vídeo Thaís!!!!! Por favor você poderia tira um dúvida? Comprei uns produtos da Clarins no site da glamourosa, mas, ao tentar saber as datas de fabricação e validade eles não souberam dizer. Pesquisei os códigos em um site e deu erro, não deu certo. Fiquei até com medo de não ser original, embora eles garantam isso. Como e onde posso fazer essas buscas/pesquisas para descobrir as datas de fabricação e validade de produtos importados, inclusive os da clarins também? E como ter certeza que são originais? Depois de fazer um enorme investimento nesses produtos, fico com medo de usar por não saber essas informações com certeza. Tenho que descobrir isso o quanto antes, pois, se for o caso terei que exercer o direito de arrependimento e devolver os produtos, infelizmente.
    Já tentei entrar em contato com a clarins, mas não obtive êxito.
    Se alguém puder ajudar-me ficarei muito grata.

    • responder Katia 25/09/2023 às 12:30

      Seu vídeo me ajudou muito. Tem como saber se um produto é original? E o símbolo de um círculo em seta com um + no centro?

  • responder Amanda 07/01/2020 às 20:48

    Nossa eu sabia de muitas coisas, obrigada por compartilhar conosco! Nas embalagens de algumas maquiagens importadas que tenho tem o símbolo de uma face feminina… vcs sabem o quê significa?

  • responder Maria 08/09/2022 às 12:07

    Olá boa tarde!!! Querida faz um vídeo sobre as siglas nos rótulos de cosméticos que contenham cloridrato de cobalto por favor .. gratidão

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB